Pontos de carga Mobi-E / Rede Mobi-E

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

serafimsaudade
Membro
Membro
Registado: terça abr 07, 2009 11:32 pm

Re: Mobi-E

Mensagem por serafimsaudade »

jmal Escreveu:
hp78 Escreveu:Ainda não percebi, foi o funcionamento da tomada Menekes????

pois não existe nenhum sistema de segurança nesta tomada, como se tem a certeza que ninguém a tira quando está a carregar e o dono não está a ver???

Alguém sabe se existe alguma segurança para os utilizadores?? e que tipo de veículos vão usar, ou usam estas tomadas??

No catalogo da Menekes não se vê nada parecido com isso.

A tomada Menneke tem um trinco que prende a ficha enquanto o carro está a carregar.

Cumps

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

Email da Mobi.e:
Caros Utilizadores Pioneiros da Rede Mobie.E

Nos últimos meses a rede tem vindo a ter uma utilização cada vez maior por parte dos utilizadores à medida que mais e mais pessoas escolhem adquirir um veículo eléctrico, em detrimento de um veículo a combustão. Por outro lado o plano de instalação dos 1300 pontos de carregamento está em implementação, contando neste momento com mais de 600 pontos de carregamento instalados.

A experiência de utilização tem sido fundamental para corrigir falhas de desenvolvimento nos sistemas e equipamentos, normais num projecto piloto de inovação, e que podem assim ser prontamente identificadas e resolvidas.

As várias entidades envolvidas no projecto têm acompanhado os desenvolvimentos a nível internacional na área de veículos eléctricos e sistemas de carregamento, com o intuito de manter este projecto português na vanguarda do novo paradigma de mobilidade eléctrica. O melhor sinal deste desenvolvimento tem sido o reconhecimento do caso português nos vários eventos e fóruns Europeus e internacionais. Este reconhecimento permitiu que Portugal tenha sido dos primeiros países a ter tantas marcas de fabricantes de VEs com modelos à venda ao público e tenha sido já palco de importantes eventos de apresentação Europeia dos seus modelos.

No decorrer dessa evolução foi no entanto apenas dado acesso à rede a alguns utilizadores com veículos com características específicas de carregamento.

A rede está agora aberta a todos os donos de veículos eléctricos, sejam motos, scooters, quadriciclos, carros ou carrinhas com carregamento de energia a partir da rede eléctrica, e estão já a ser dados cartões de acesso a todos os utilizadores que o solicitarem no portal www.mobie.pt. Utilizadores que tenham já feito um pedido anteriormente, e que este tenha sido rejeitado, devem enviar um email para [email protected] com a informação pedida no portal para emissão de cartão: comprovativo de posse ou compra do VE, nome do cartão, e morada de envio.

De forma a que todos os veículos consigam carregar nos locais de carregamento, todos eles vão a curto prazo disponibilizar um ponto de carregamento (tomada) do tipo Modo 3 e uma tomada do tipo Modo 1/2. Neste momento, todos os pontos de carregamento em funcionamento são do tipo Modo 1. Junto enviamos um documento que visa esclarecer todas as dúvidas quanto ao carregamento de VEs e os seus modos, sendo muito importante que todos os utilizadores o leiam cuidadosamente.

Os cartões de pioneiro são fornecidos pela SGORME e o custo de electricidade é suportado por esta entidade como custo de desenvolvimento da rede. A validade impressa nos cartões é meramente indicativa mantendo-se todos os cartões válidos até indicação em contrário.

Neste momento várias empresas Operadoras de Pontos de Carregamento e Comercializadores de Mobilidade Eléctrica estão a ligar-se à rede, com o objectivo de abertura da rede em regime de mercado concorrencial nestas duas funções de mercado. Assim que estiverem reunidas as condições operacionais necessárias, os cartões de pioneiro terminarão, e o relacionamento dos utilizadores passará a ser com os Comercializadores a operar no mercado.

Todos os utilizadores serão oportunamente informados de como e quando será feita essa transição.

Os melhores cumprimentos,
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

Partilho o documento Mobi.e com esclarecimentos sobre o carregamento:

http://dl.dropbox.com/u/24276524/SGORME ... %20VEs.pdf

Leiam com atenção.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

Continuando a ronda pelos Mobi-E de Almada, ontem fui procurar o ponto de Cacilhas e está mesmo na praça em frente aos barcos, mesmo ao lado da praça de taxis.

38 41,248N 9 8,863W
Mobi.E de Cacilhas
Mobi.E de Cacilhas
IMG_20110822_200144.jpg (57.32 KiB) Visto 2309 vezes
Tem a identificação ALM-1 (parece estar no local há algum tempo), 2 fichas "normais" CEE e só é pena estar desligado. :roll:
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm

Mensagem por MH_electric »

Seal Escreveu:Email da Mobi.e:
Caros Utilizadores Pioneiros da Rede Mobie.E

Nos últimos meses a rede tem vindo a ter uma utilização cada vez maior por parte dos utilizadores à medida que mais e mais pessoas escolhem adquirir um veículo eléctrico, em detrimento de um veículo a combustão. Por outro lado o plano de instalação dos 1300 pontos de [...]
Também recebi...
Mas eles dizem que todos os postos vão ter os dois modos... Mas aqui na Praça de Espanha instalaram 1 este mês com 4 MENEKES :twisted: :evil: que raiva!!!
Assim não vai ser desta que utilizo a rede...
Vou fazer-lhes uma exposição por escrito e aguardar a resposta...
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 07, 2011 6:16 pm

Mensagem por futurewatt »

Bom meus caros amigos chegou o meu cartao ontem pelo correio e agora só falta mesmo é a máquina!!!! É bom para trabalhar a ansiedade...a minha mulher é que ja não acha piada nenhuma, eu para ela "olha ali mais um ponto mobi-e...vou lá só ver como aquilo funcion..."diz logo ela "nem penses nisso!Temos coisas para fazer!!!" Nããã, tou a brincar, ela não é nada assim, eu é que já não aguento mais ler o Volt e outros a falarem das vossas meninas e eu continuo á espera.....GGGGGGGGrrrrrrrrrrrrrrr!!!! Mas ja falta pouco, penso que mais duas semanas e ela ja ca deve andar. Vamos aguardar serenamente...(hummmmmm...sim sim...)
Já sei! Vou fazer um voto de "Celibato electrico" a termo certo e enquanto ela nao chegar vou me abster de comentar seja o que fôr!! Duvido que consiga....eheheh
...e agora em contagem crescente...
Mais um "verde" a alinhar nas fileiras!

32000kms + 11000kms emprestada and rising...rising...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

:-D. A espera é tramada. Ehehe.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Pelo que vejo são cada vez mais os postos com mennekes...

Alguém sabe se todos os postos vão ser substituídos e funcionar só com essa ficha? :?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

RuFuS Escreveu:Pelo que vejo são cada vez mais os postos com mennekes...

Alguém sabe se todos os postos vão ser substituídos e funcionar só com essa ficha? :?
Eu vou fazer uma ficha em barro, aqui nas caldas dá-se forma a tudo.... :lol: :lol:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por electrizado »

O meu cartão q não chega......
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

RuFuS Escreveu:Pelo que vejo são cada vez mais os postos com mennekes...

Todos os postos vão ter uma das "normais" de 3 pinos.

electrizado
Membro Silver
Membro Silver

Tens a certeza? só vejo é menekes.... ainda hoje vi dois postos em belem q me pareciam novos com menekes.... espero q tenhas razão...

Electrizado bbrrrrrr

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Leiam o mail que todos os pioneiros receberam. Está lá escrito.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Saudações verdes

JÁ TENHO CARTÃO :P :P :P
Pois é. Hoje chegou o cartão MOBI.E.
Utilizador e senha, já haviam chegado e funcionam.
Agora é experimentar, para ver que postos estão a funcionar.
Em Gaia junto à ponte D. Luis, tem 4 postos, que creio ainda estão inactivos. Uma das entradas, (portinhola), já não existe. Em lavadores (mesmo à entrada junto ao "Casa Branca", mas do lado dos prédios) também tem 2 postos. São para confirmar amanhã.
Da parte da tarde, vou à Casa da Musica, dar "palha à Mula", enquanto espero que a "patroa" acabe o seu horário de trabalho. Não está exactamente em caminho, (do Marquês à Rotunda), dista mais de um Kilometro, mas tem que ser.
:lol:
"Vamos a eles rapazes!"

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Saudações verdes

JÁ TENHO CARTÃO :P :P :P
Pois é. Hoje chegou o cartão MOBI.E.
Utilizador e senha, já haviam chegado e funcionam.
Agora é experimentar, para ver que postos estão a funcionar.
Em Gaia junto à ponte D. Luis, tem 4 postos, que creio ainda estão inactivos. Uma das entradas, (portinhola), já não existe. Em lavadores (mesmo à entrada junto ao "Casa Branca", mas do lado dos prédios) também tem 2 postos. São para confirmar amanhã.
Da parte da tarde, vou à Casa da Musica, dar "palha à Mula", enquanto espero que a "patroa" acabe o seu horário de trabalho. Não está exactamente em caminho, (do Marquês à Rotunda), dista mais de um Kilometro, mas tem que ser.
:lol:
"Vamos a eles rapazes!"

BondadeSua
É preciso algum adaptador para ligar às motos, ou tem tomada normal?
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

scerio
Membro
Membro
Registado: sexta jul 29, 2011 5:33 pm

Mensagem por scerio »

BondadeSua mandei um mail à mobi-e a pedir a localização dos proximos pontos de carga, uma vez que q cobertura no Grande Porto é mt limitada... até ao momento não obtive resposta...

Como soubeste desses novos pontos? Sabes de mais? Quando será actualizado aquele "maravilhoso" mapa que é mantido por alguns elementos do forum?

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

scerio Escreveu:BondadeSua mandei um mail à mobi-e a pedir a localização dos proximos pontos de carga, uma vez que q cobertura no Grande Porto é mt limitada... até ao momento não obtive resposta...

Como soubeste desses novos pontos? Sabes de mais? Quando será actualizado aquele "maravilhoso" mapa que é mantido por alguns elementos do forum?
Saudações verdes
:mrgreen:
Soube aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=180

pela intervenção do HP78. Mas está identificado no mapa da rede MOBI.E, como activo. Creio que no grande Porto será o único a funcionar mesmo!
Hoje fui lá abastecer, e funcionou lindamente. Quase "atestava" ....
mobie.JPG

O adaptador, é aquele que já foi descrito neste tópico , um pouco atrás...
penso eu de que! ... "tomada macho industrial 16A (azul), e no outro lado, aquela que te interessa para a tomada da mota.
Comigo funcionou,... certinho... direitinho. É bem simples. Só é pena é que já tenham vandalisado algumas "portinholas"

BondadeSua

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

BondadeSua Escreveu:
scerio Escreveu:BondadeSua mandei um mail à mobi-e a pedir a localização dos proximos pontos de carga, uma vez que q cobertura no Grande Porto é mt limitada... até ao momento não obtive resposta...

O adaptador, é aquele que já foi descrito neste tópico , um pouco atrás...
penso eu de que! ... "tomada macho industrial 16A (azul), e no outro lado, aquela que te interessa para a tomada da mota.
Comigo funcionou,... certinho... direitinho. É bem simples. Só é pena é que já tenham vandalisado algumas "portinholas"

BondadeSua
Onde se pode comprar esse adaptador? e qual o preço?
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

electrizado
Membro Silver
Membro Silver

tens de ser tua fazer, compras as fichas e o cabo com espessura minima de 1.5mm e fazes....

Electrizado bbrrrrrr

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold

Pois...
Eu já vi por cá foto de um adaptador, mas realmente para os "iniciados" como eu, tem mais piada construir um, "a gosto" de medida, e que pode ser usado em várias circunstancias.

BondadeSua

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”