óla pessoal
como em janeiro tinha que levar o carro á ipo, em dezembro só pus gasolio para limpar o sistema e não cheirar a fritos,mas quando foi á ipo chumbou porque fazia muita poluiçao com opacidade superior a 3% . para ir á reinspecção pus 10litros de gasolio e 10 de ovu e quando puzeram o detetor de fumos no escape e mandaram acelarar dava uma percentagem de opacidade muito pequena, intrigado com isso o inspector pediu-me para entrar dentro do carro e ser ele a acelerar, mas por mais que acelarasse a maquina não passou de 2,1%
para eliminar um pouco o cheiro a fritos usei uma mesinha que li neste forum, usei essencia de baunilha.
Passou na inspecçao
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pois, já é bastante comentado o facto de o ovd reduzir o fumo. posso comprovar isso todos os dias quanto subo a serra de alvaiázere pela en 348, o carro deita para aí metade do fumo do que só a gasóleo (uso cerca de 30% ovd e consigo controlar o fumo pelo retrovisor direito).
se quiseres ir à inspecção só com gasóleo e sem o carro cheirar a fritos, mete-lhe um frasquinho de acetona que o resultado é o mesmo.
se quiseres ir à inspecção só com gasóleo e sem o carro cheirar a fritos, mete-lhe um frasquinho de acetona que o resultado é o mesmo.
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ainda assim o melhor é vocês mandarem verificar o sistema de injecção. demasiado fumo é sinal de problemas. provávelmente injectores. e se a injecção não está bem a gasoleo podem vir a sofrer graves dissabores com o ov. eu consideraria a verificação dos injectores uma prioridade antes de voltar a queimar ov. sériamente.
já agora podem aproveitar para mandar retarar os injectores.
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senhores:
além do que citou manuelcar, os injetores, é preciso verificar outros itens:
- turbocompressor: em caso de avaria (caso exista), pode emitir mais fumaça escura no escape
- filtro de ar do motor: caso esteja muito velho ou gasto, é indício certo de falta de ar na combustão, ocasionando mais fumos no escape
- regulagem da bi: caso esteja com débito de diesel excessivo, certamente haverá maior quantidade de diesel na combustão que o necessário, causando aumento de fumos. provavelmente este é o ponto crucial de existência das inspeções, manter a bi regulada para evitar danos ao meio ambiente.
aqui no brasil existem inspeções obrigatórias, porém não foi ainda regulamentada a lei, desta forma elas deixam de existir.... mas o que conta mesmo é a consciência de cada condutor e o bolso de cada um... tenho uma pick-up s10 da chevrolet (aí é opel ou gm) com o mesmo motor dos land rover, procuro sempre mantê-la regulada (válvulas, ponto de injeção, filtros) para evitar problemas maiores; no âmbito ecológico, porém, a europa está a anos-luz do brasil em termos de consciência, infelizmente....
além do que citou manuelcar, os injetores, é preciso verificar outros itens:
- turbocompressor: em caso de avaria (caso exista), pode emitir mais fumaça escura no escape
- filtro de ar do motor: caso esteja muito velho ou gasto, é indício certo de falta de ar na combustão, ocasionando mais fumos no escape
- regulagem da bi: caso esteja com débito de diesel excessivo, certamente haverá maior quantidade de diesel na combustão que o necessário, causando aumento de fumos. provavelmente este é o ponto crucial de existência das inspeções, manter a bi regulada para evitar danos ao meio ambiente.
aqui no brasil existem inspeções obrigatórias, porém não foi ainda regulamentada a lei, desta forma elas deixam de existir.... mas o que conta mesmo é a consciência de cada condutor e o bolso de cada um... tenho uma pick-up s10 da chevrolet (aí é opel ou gm) com o mesmo motor dos land rover, procuro sempre mantê-la regulada (válvulas, ponto de injeção, filtros) para evitar problemas maiores; no âmbito ecológico, porém, a europa está a anos-luz do brasil em termos de consciência, infelizmente....
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
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pelo facto de eu ter dito que o meu carro deita menos fumo a ovd, isso não quer dizer que esteja com problemas na injecção. é normal os diesel deitarem sempre algum fumo, especialmente quando o motor circula com fortes cargas.
o meu foi à inspecção o mês passado só a gasóleo e deitou muito pouco fumo. aquilo que eu disse é que com 30% de ovd o fumo ainda é menos, mas isso só se nota com o motor em carga ou com forte aceleração. doutra maneira nem se vê qualquer tipo de fumo.
o meu foi à inspecção o mês passado só a gasóleo e deitou muito pouco fumo. aquilo que eu disse é que com 30% de ovd o fumo ainda é menos, mas isso só se nota com o motor em carga ou com forte aceleração. doutra maneira nem se vê qualquer tipo de fumo.