EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por zointz »

Jorge Rocha Escreveu: Eu estou a pensar seriamente em fazer um reforço ás minhas usadas de 40Ah Gel, mas com baterias de lítio 16*3,2v 10Ah, isto porque não queria gastar muito mais de 300€, e aumentando apenas 4,8 kg.
Boas,
Eu julgo que não vais conseguir juntar lithium com chumbo devido as curvas de descarga diferentes, isto sem um circuito complexo pelo meio.
Repara, o chumbo varia bastante a tensao consoante o nivel de carga, já o lithium a tensao é praticamente constante, o resulltado disto será que as de lithium vao descarregar primeiro e vao acabar por se estragar pela tensão que atinjirá valores demasiado baixos.
Eu por acaso ate acho que isso já foi feito pela SW, nas foi um teste e não sei se resolveram esse problema.
Esta minha opinião é meramente teorica pelo que me pode escapar algo, mas julgo que estou correto.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Desculpa se me engano, mas a minha, comprada muito recentemente com já dois anos e meio, e que é quase igual à tua, ainda tinha o plastico de protecção de origem, que depois de retirado ficou como novo... penso que o teu será igual, embora como já apanhou mais sol, será mais dificil retira-lo.
Se isso realmente se verificar, com a ajuda de um secador de cabelo, podes retira-lo com maior facilidade!

Pelas minhas contas, e pelo peso das minhas baterias (8*20Ah) 56 kg, serão 28 kg de aumento na tua mota, para esse aumento que pretendes de 20 para 40Ah. Poderá não ser uma melhoria tão desejada como possas pensar, mas realmente aumentaria o tempo de vida útil das mesmas, por as carregares menos vezes, consequentemente pouco mais de metade do esforço para cada uma...

Eu estou a pensar seriamente em fazer um reforço ás minhas usadas de 40Ah Gel, mas com baterias de lítio 16*3,2v 10Ah, isto porque não queria gastar muito mais de 300€, e aumentando apenas 4,8 kg.

Quanto ao controlador, não há qualquer problema, como tu mesmo referiste, o aumento de potencia não altera a tensão, logo seria o mesmo funcionamento, só que durante mais tempo. E pelo menos o da minha Flash 2000, que deve ser parecido, já esteve a bombar com 60v durante 15km onde não notei diferença alguma no seu aquecimento (mas também não quis abusar da sorte e mantive o punho a meio, nos 40km/h)!

Bons electricos kms!

A ideia é boa, mas cuidado com as tensões de trabalho de cada pack(gel e lítio), podem não ser muito compatíveis com corte do controlador e tensão máxima de carga com o carregador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Desculpa se me engano, mas a minha, comprada muito recentemente com já dois anos e meio, e que é quase igual à tua, ainda tinha o plastico de protecção de origem, que depois de retirado ficou como novo... penso que o teu será igual, embora como já apanhou mais sol, será mais dificil retira-lo.
Bom dia Jorge! Fiquei cheio de esperanças com essa notícia - olhei logo para a foto que tinha colocado aqui, e do lado direito do painel aparecem umas pontas da dita pelicula de protecção, mas afinal as pontas são apenas restos que ficaram depois de a tirar... :?

Ontem tinha dado uma espreitadela num DB que agora vi que era o teu, aquele painel deu-me logo umas ideias malucas! :D
Também vou inventar um bocado, e a despesa que iria fazer no painel novo, vai servir para "modificar" um bocado o actual... digamos que é capaz de ficar um bocado mais... futurísta! eh eh

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

A máquina cá continua a andar, faz hoje uma semana que recomeçou a andar. Vai devagarinho mas vai somando quilometros. Começou na sexta a fazer o percurso para que foi projectada, cerca de 27/28Km diários. Está neste momento a fazer apenas carregamento intermédio de 1:30h ao almoço, e à noite chega a casa com 3 dos 5 niveis de bateria acesos. Parece-me que não estará a esforçar muito as baterias.

Mas agora estou com um problema... :(
A minha mulher pegou o vicío e hoje virou-se para mim: "Se a coisa pegar, tenhos que arranjar uma mais forte que esta anda devagar!" LOL :lol:
Tou tramado...

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

Devagar se vai ao longe!
E é apenas o início!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm

Mensagem por zepequeno »

pedrolopes Escreveu:A máquina cá continua a andar, faz hoje uma semana que recomeçou a andar. Vai devagarinho mas vai somando quilometros. Começou na sexta a fazer o percurso para que foi projectada, cerca de 27/28Km diários. Está neste momento a fazer apenas carregamento intermédio de 1:30h ao almoço, e à noite chega a casa com 3 dos 5 niveis de bateria acesos. Parece-me que não estará a esforçar muito as baterias.

A minha mulher pegou o vicío e hoje virou-se para mim: "Se a coisa pegar, tenhos que arranjar uma mais forte que esta anda devagar!" LOL :lol:
Tou tramado...

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

pedrolopes Escreveu: Mas agora estou com um problema... :(
Tou tramado...
Quando menos esperares, chegas à garagem para pegar na mota e já ela a levou primeiro! :lol:
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

e_bike Escreveu:Quando menos esperares, chegas à garagem para pegar na mota e já ela a levou primeiro! :lol:
Já acontece... de manhã ando eu, à tarde a scooter está por conta dela :)
A EcoSpider só não anda mais porque o nosso filho de quase 3 anos nos obriga a ter um carro a andar no levar e buscar ao infantário. Por isso não comprámos uma coisa melhor como uma Predator por exemplo :P (que bem as ando a namorar), mas também porque eu e até mais a minha mulher não tinhamos grande experiência nas 2 rodas, e partir logo para uma coisa dessas era demais. Para já queriamos ver a funcionalidade da coisa, e para começar não está nada mau! ;)

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Código: Selecionar todos

moderado, mauri
pedrolopes Escreveu:A máquina cá continua a andar, faz hoje uma semana que recomeçou a andar. Vai devagarinho mas vai somando quilometros. Começou na sexta a fazer o percurso para que foi projectada, cerca de 27/28Km diários. Está neste momento a fazer apenas carregamento intermédio de 1:30h ao almoço, e à noite chega a casa com 3 dos 5 niveis de bateria acesos. Parece-me que não estará a esforçar muito as baterias.

Tou tramado...
Devias carregar de modo a chegares com os 5 níveis de bateria ao final do dia...ñ tens como medir a tensão total do pack? Qt menos as descarregares mais tempo elas durarão...ñ tenhas dúvidas disso...baterias de gel/chumbo ñ duram mt tempo se forem levadas ao limite...

Código: Selecionar todos

moderado, mauri
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

RuFuS Escreveu:Devias carregar de modo a chegares com os 5 níveis de bateria ao final do dia...ñ tens como medir a tensão total do pack? Qt menos as descarregares mais tempo elas durarão...ñ tenhas dúvidas disso...baterias de gel/chumbo ñ duram mt tempo se forem levadas ao limite...
Embora chineses, penso que terão tido o cuidado de pelo menos quando estiver com o laranja ligado (2 led da bateria) esteja ainda com 30% de bateria (já não falo no vermelho), a partir daqui penso que já será realmente perigoso baixar mais o nível. Com o 3º led ligado penso ter 40/50% de bateria.
Mais logo vou medir o pack quando ela chegar a casa após mais um dia de viagens! ;)

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

Essas baterias estão a ser muito esforçadas, atenção que vão durar pouco.

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

RuFuS Escreveu:ñ tens como medir a tensão total do pack?
Acabada de chegar a casa com 30km feitos hoje (carregamento de 1:20h ao almoço), pack medido e a marcar 49.3V (4/5 led´s acesos), nesta altura já a acusar por exemplo numa subida - não notei no andamento mas sim no medidor da bateria que descia para 2/5 quando rodava o punho para o máximo (a subir).

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

Com baterias de Gel, esse efeito é normal!
Fizeste 30kms...com uma carga pelo meio....parece-me bem...esse carregador é de qto ah?
Não aconselho fazres mais de 25kms em modo moderado.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Pois é o que eu imaginava,

Estás no ponto minimo de tensão, normalmente os controladores cortam se a tensão do conjunto de baterias baixar dos 48V , estás a esforçar muito as baterias , por norma em baterias de gel nunca se deixa descarregar para valores inferiores a 70-80% da capacidade das mesmas .

Uma bateria com 12V pode-se considerar descarregada , porque daí para baixo a descarga é a pique com graves consequencias para a bateria se for constantemente descarregada.

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

O_volt Escreveu:Com baterias de Gel, esse efeito é normal!
Fizeste 30kms...com uma carga pelo meio....parece-me bem...esse carregador é de qto ah?
Não aconselho fazres mais de 25kms em modo moderado.
Em condições normais irá fazer 27km/dia com a dita carga pelo meio, hoje é que tive que fazer um pequeno desvio, e fez mais uns 3km.
O carregador é de 59v / 2,8ah
tavares Escreveu:Estás no ponto minimo de tensão, normalmente os controladores cortam se a tensão do conjunto de baterias baixar dos 48V , estás a esforçar muito as baterias , por norma em baterias de gel nunca se deixa descarregar para valores inferiores a 70-80% da capacidade das mesmas.
70-80% ?? :shock: tinha ideia que fosse mais por volta dos 50%...
Nos primeiros dias, e como coloquei aqui, apertei bastante com ela para ver até onde chegava, de tal modo que chegou a um ponto em que se notou bastante no andamento - a subir não passava dos 10km/h e nessa altura apenas com o led vermelho aceso - o curioso é que nunca cortou.

Vi o teu tópico com as alterações que fizeste na tua... parece-me ter ficado com uma boa perfomance ;)
O teu controlador deve ser igual ao meu (1500w) - se for deve ter uma nota com "limite de corrente: 35ah", não houve problemas na transformação para os 40ah? É que é uma alteração que ainda pondero fazer.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

Ui, esse carregador não dá quase nada....pensava que seria de 5ah.....daí as tuas dificuldades!
E nunca faças esse tipo de testes. De cada vez que fazes uma, as baterias entram nas lonas e isso é altamente prejudicial.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Encontrei dois foruns "ingleses" com 2 opções interessantes de conversão para aumento de performance - curioso que em inglaterra não são muito adeptos das conversões para litium - pelo menos para este modelo, em que 90% das conversões que encontrei incidem sobre 2 hipoteses:

1º - colocação de mais 1 bateria em série, passando o sistema a funcionar a 60v, sem necessidade de alterar mais nenhum componente - aparentemente tanto o controlador como o conversor DC 12v aguentam. O controlador parece que corta mesmo a partir de uma determinada tensão, de tal forma que com o pack totalmente carregado, é necessário "descarregar" ligeiramente o mesmo para que o controlador arranque (falam que deixar por exemplo as luzes ligadas 2 ou 3 minutos é o suficiente). Estou farto de procurar e entre as várias alterações feitas ainda não encontrei nenhuma que tivesse dado problemas. Aqui só teria que comprar outra bateria igual e o carregador para os 60v - TENTADOR - ainda mais quando anunciam um aumento de velocidade de ponta em cerca de 9Km/h e autonomia de 15/20km

2º - colocação de mais 2 baterias em série, passando o sistema a funcionar a 72v. Aqui já obriga a mudar controlador, conversor, carregador, cablagem, e ter mais alguns conhecimentos no ramo :)

Gostaria de ter opiniões dos entendidos sobre estas formas de aumentar a performance, principalmente a dos 60v... :D

tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

pedrolopes Escreveu: Vi o teu tópico com as alterações que fizeste na tua... parece-me ter ficado com uma boa perfomance ;)
O teu controlador deve ser igual ao meu (1500w) - se for deve ter uma nota com "limite de corrente: 35ah", não houve problemas na transformação para os 40ah? É que é uma alteração que ainda pondero fazer.
Não tive qualquer problema da transformação para 40Ah excepto com a colocação das baterias pq tive de andar a " inventar" e ainda tenho uma tampa que não consigo colocar , quando fizer 1000kms e como preparação para o inverno quero fazer uma revisão ás ligações e aí tento resolver o problema.

Eu mantive o carregador de origem e á dias por acaso notei algum aquecimento na ficha onde o carregador encaixa na mota , no dia seguinte voltei a notar o aquecimento e aí investiguei e o aquecimento não vem da ficha mas sim dos fios de carga entre a ficha e as baterias , portanto tenho de trocar essa parte da cablagem.
pedrolopes Escreveu:Encontrei dois foruns "ingleses" com 2 opções interessantes de conversão para aumento de performance - curioso que em inglaterra não são muito adeptos das conversões para litium
Se puderes coloca aqui os endereços desses foruns , é que por acaso quando comprei as minhas baterias (4 ) comprei mais uma e assim facimente passo para os 60V

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

O_volt Escreveu:Ui, esse carregador não dá quase nada....pensava que seria de 5ah.....daí as tuas dificuldades!
E nunca faças esse tipo de testes. De cada vez que fazes uma, as baterias entram nas lonas e isso é altamente prejudicial.
...e mesmo assim é o carregador que já carrega o pack original de 24/28ah :)
O teste foi mesmo só nequele dia... :twisted: Prometo, podem ficar descansados!
tavares Escreveu:Se puderes coloca aqui os endereços desses foruns , é que por acaso quando comprei as minhas baterias (4 ) comprei mais uma e assim facimente passo para os 60V
A scooter igual à minha em inglaterra é uma EGO Street Scoota (curiosamente o painel de instrumentos da minha também tem escrito EGO :roll: ).
Existe um tipo que tem um blog dedicado inteiramente a modificações na dita:
http://zenid10.wordpress.com/
Passo a passo da modificação dos 60v:
http://zenid10.wordpress.com/category/4 ... v-upgrade/
E muitas mais modificações que podem encontrar no menu ao lado - e sim também existe a conversão para litio! :D

Esse mesmo tipo participa também num forum interessante:
http://electricmotoring.forumup.co.uk/f ... oring.html
Alguns depoimentos sobre as alterações feitas para 60v e 72v:
http://electricmotoring.forumup.co.uk/a ... oring.html

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

tavares Escreveu:Pois é o que eu imaginava,

Estás no ponto minimo de tensão, normalmente os controladores cortam se a tensão do conjunto de baterias baixar dos 48V , estás a esforçar muito as baterias , por norma em baterias de gel nunca se deixa descarregar para valores inferiores a 70-80% da capacidade das mesmas .

Uma bateria com 12V pode-se considerar descarregada , porque daí para baixo a descarga é a pique com graves consequencias para a bateria se for constantemente descarregada.

Os controladores cortam muito mais abaixo, nas 2 que medi, uma bereco aos 39-40 v, e uma evader a +- mesma tensão, menos de 48v dão elas assim que arrancas mesmo carregadas, queda de tensão.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”