COM OU SEM SEGUIDOR?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
rui_do_campo
Membro
Membro
Registado: segunda set 26, 2011 3:17 pm

COM OU SEM SEGUIDOR?

Mensagem por rui_do_campo »

Boas tenho falado com vários instaladores e a versão deles difere em muito no que toca a instalações com ou sem seguidor.
Uns dizem que sim porque rentabiliza a exploração em 30 a 40 por cento. Outros falam apenas em 25... Consideram que quem fala em 40 ou 35 % não está a contabilizar o consumo do mesmo e a sua manutenção e como tal é preferível apostar no sistema fixo porque torna o investimento inicial mais barato.
Ora por outro lado há quem diga que esta tal manutenção é mínima, resumindo-se a injetar massa lubrificante de vez em quando, e o seu consumo ser relativamente pequeno em relação ao seu ganho, o que o torna amortizável normalmente na mesma altura que os painés...
O que pensam vocês acerca disto?

Cumprimentos a todos,

Rui Costa

afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Re: COM OU SEM SEGUIDOR?

Mensagem por afstoni »

Boas, com seguidor realmente aumenta o rendimento em média 30%, valores mais concretos são pura especulação, já tem o registo feito e já tem orçamento?
Estou á disposição.

HTeixeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm

Mensagem por HTeixeira »

Se o terreno for amplo, ou seja, sem sombras, e se tiver €€€ que possa dispor para os seguidores...

ecocrente
Membro
Membro
Registado: segunda set 12, 2011 9:57 pm
Contacto:

Mensagem por ecocrente »

Viva.
Com terreno livre e sem sombras, seguidor é a opção certa.
Tem já a potencia atribuída?
Estou À disposição.
Cpts e muito sol ;)

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Olá Rui.
Acho que isso também vai da opinião de cada um, e logo aí sou suspeito em apoiar a instalação com seguidor :) Qualquer das formas posso falar das minhas escolhas... tendo espaço e uma boa exposição solar é logo uma mais valia. A questão do consumo acho que nem se coloca, pois tenho ligado desde março e o contador de consumo ainda nem contabilizou 1Kw - é certo que durante o dia deve "roubar" o consumo à produção, mas já várias vezes no fim da produção desligada eu vou lá rodar a coisa por este ou aquele motivo e o consumo continua a zero, por isso não acredito que seja muito significativo.
Sobre a manutenção... tendo mais partes móveis, um seguidor tem logo outros custos associados, como a sua obvia lubrificação, e o risco de avarias também será maior.
Por último o tempo de amortização... há quem diga que é mais rápido amortizar com o seguidor, mas embora a produção seja maior o custo de instalação também o é considerávelmente. Por isso prefiri pensar que o tempo de amortização fosse igual nos dois casos.
Mas foi neste ponto que optei por seguidor, pois dois equipamentos (fixo e seguidor) se se amortizarem em igual periodo, o seguidor vai dar um maior lucro nos anos seguintes em relação ao sistema fixo.

Mas acho que é como tudo, vai da opinião de cada um ;)

Abraço,

Pedro-Braga
Membro
Membro
Registado: sexta set 30, 2011 2:28 pm
Contacto:

Mensagem por Pedro-Braga »

ola,
na minha opinião perfiro fixa.
o seguidor é mais rentavel SE estiver sempre alguem de olho nele, ou imagine que vai de ferias ou não esta em casa e o seguidor entra em erro ou fica desorientado por cada dia perde +-15€ e la se vai o investimento e sem falar nas preocupações.
o melhor exemplopara seguidores é como ja devem ter visto MINI-gerações onde tem centenas de seguidores e uma pessoa está a vigialos.( ai sim compensa)
cumprimentos.
estou ao dispor.

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am

Mensagem por Marco P G Silva »

é isso mesmo,eu no meu caso pedi os dois estudos de rentabilidade (seguidor e fixo)ao meu imstalador.
Para o mesmo equipamento o ano de retorno era o mesmo,pelo que apos essa data o seguidor tem mais rendimento,por esse optei.
Isto foi apenas o meu caso,clara que ha outro factores ja aqui falados que alteram a escolha.
boa sorte.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Com seguidor. Sem qualquer dúvida. Se eu pudesse, nem pensava duas vezes. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

Volt Escreveu:Com seguidor. Sem qualquer dúvida. Se eu pudesse, nem pensava duas vezes. :-).
Boas!

Completamente de acordo!!!!

Obviamente COM SEGUIDOR... e porquê :?:

Por todos os argumentos já mencionados e mais um..., até para desmistificar alguns "bitates" sobre a média da % entre SEGUIDOR/FIXA ERRADAS e falo do que conheço e por experiência própria no terreno!!!
Acompanho 2 MPs exactamente iguais em equipamentos instalados, a pouca distancia uma da outra, sendo uma com seguidor DEGER (existem outros mas não é a mesma coisa! :lol: :lol: ), sombras (1/2hora de manhã + 1 hora no fim do dia) e a outra FIXA,orientada a SUL 0º, inclinada a 34º, s/sombras,..... a Produção MÉDIA é superior a 35%... esta é VERDADE!!!!!... e se não houvessem as SOMBRAS quanto sería???

"E esta hem..." como dizia o saudoso Fernando Peça, na RTP :lol: :lol:

Espero ter ajudado com a minha isenção e sem qualquer interesse comercial neste ramo!

Cumps.

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

Boas,

Hoje instalaria seguidor, embora não me possa queixar do rendimento da minha MP fixa.
Em média uma instalação com seguidor custa até mais 4000€ do que a fixa, poderá representar perto de dois anos de produção o que coloca os períodos de amortização próximos (fixa e seguidor).
Se olharmos como um projecto a 20 anos... o seguidor fica a ganhar a léguas... pois mesmo em caso de avaria depressa de transforma um seguidor avariado num sistema fixo com inclinação ideal, enquanto se aguarda a reparação/reprogramação.

Cmps,

Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm

Mensagem por Albator »

Viva!

Optei pelo seguidor, pelos motivos já referidos acima pelos companheiros e apesar de também existir umas sombras de manhã e ao fim da tarde (que acabam por ser um problema residual), e porque pretendo ficar com a área do telhado livre (150 m2) para que futuramente possa acrescentar mais um sistema fotovoltaico ligado a baterias para consumo da casa ou findo o contrato de 15 anos passar para regime geral, ficando assim com um leque de opções mais alargado para futuras soluções energéticas com esse espaço.

Cumprimentos

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Foi uma boa escolha.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

DomingosX
Membro
Membro
Registado: sábado fev 14, 2009 11:27 pm

Mensagem por DomingosX »

JDuarte Escreveu:Boas,

Hoje instalaria seguidor, embora não me possa queixar do rendimento da minha MP fixa.
Em média uma instalação com seguidor custa até mais 4000€ do que a fixa, poderá representar perto de dois anos de produção o que coloca os períodos de amortização próximos (fixa e seguidor).
Se olharmos como um projecto a 20 anos... o seguidor fica a ganhar a léguas... pois mesmo em caso de avaria depressa de transforma um seguidor avariado num sistema fixo com inclinação ideal, enquanto se aguarda a reparação/reprogramação.

Cmps,
Caro JDUARTE

Não esquecer os custos do maciço de betão que custa cerca de 1000€ e não é incluído nos orçamentos.

A minha opinião continua a ser sistemas fixos com cerca de 6KWp com inversor de 2 MPPT´s em casa que tenham aguas do telhado a este e oeste. A produção é de 8000kWh/ano.
Os seguidores mais dia menos dia acabam por ter avarias mecânicas e a microgeração deverá produzir durante 15 anos e depois passa para o regime geral. Ao fim de 20 anos talvez tenha que substituir o inversor uma vez e fazer limpeza aos painéis.

Embora quem ficou com tarifas acima de 0,55€ tira bastante proveito mas também pagou mais de 25 mil euros se não produzir 5 mil euros ano, acaba-se o período bonificado e ainda não teve o retorno do investimento.
Claro que isto é a minha opinião! ;)

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Caro DomingosX, essa opinião é descabida. Para já, começo pelo fim: Está a falar de orçamentos de 25 mil euros que são caros até para quem tem tarifas de 60 e tal cêntimos.
Tudo o resto sobre inversor a ter de ser trocado e seguidor com avarias é pura especulação sem qualquer base. Leia mas é os projectos que estão no fórum e são públicos.
O maciço não entra nos orçamentos? Porquê? Onde é que leu isso no post do JDuarte?
Instalações viradas para oeste e este com produções de 8 mil kWh ano?! Deixem-me rir...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Mensagem por pjmdias »

Olá a todos!
"...Faça você mesmo o maciço do seguidor..."
Apesar dos instaladadores considerarem cerca de 900 €uros para abertura de valas e roços e construção da sapata, nós podemos optar por fazer esses trabalhos.
O meu teve os seguintes custos:
- 4,5m3 de betão bombado- 270 €
- 2 dias de pedreiro---------120 €
- 2 dias de trabalho meu ----100 €
- 12 barras ferro 12mm
- 4 barras ferro 16 mm
- +/- 2m3 de rachão

Custo total - cerca de 600 €

Paulo Dias

Autor do tópico
rui_do_campo
Membro
Membro
Registado: segunda set 26, 2011 3:17 pm

Mensagem por rui_do_campo »

Boas!
Peço desculpa pela demora na resposta mas tenho estado de ferias e completamente "desligado".
ANtes de mais obrigado a todos pelas opiniões.
Não, não tenho ainda a potência atribuída...!
Quanto à sapata de cimento, não creio ser esse um grande problema. Tenciono ser eu e um amigo a fazê-la, portanto é apenas o custo do material.
Também andava com uma ligeira "inclinação" para o sistema com seguidor, obrigado pelas dicas!

Abraço

Responder

Voltar para “Micro-Produção”