Orçamento
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta abr 20, 2011 10:53 am
Orçamento
Boa tarde,
preciso de ajuda a verificar se este orçamento (especialmente se o inversor será o mais correcto) está dentro dos valores :
tenho 10,35 kva de potência instalada
uma água do telhado voltada a Sul, tem uma chaminé a meio pelo que deve levar paineis dos dois lados, mas mais a baixo e sem sombra.
22 paineis M-Prime de 220 = 4840Wp
Inversor SolaMax 4200S, segundo a tabela técnica tem como potência máxima 3680 VA e potência nominal 3680 W (não será pouco ?)
estrutura em alumínio e toda as cablagens e quadros incluídos.
Preço 15500 E
preciso de ajuda a verificar se este orçamento (especialmente se o inversor será o mais correcto) está dentro dos valores :
tenho 10,35 kva de potência instalada
uma água do telhado voltada a Sul, tem uma chaminé a meio pelo que deve levar paineis dos dois lados, mas mais a baixo e sem sombra.
22 paineis M-Prime de 220 = 4840Wp
Inversor SolaMax 4200S, segundo a tabela técnica tem como potência máxima 3680 VA e potência nominal 3680 W (não será pouco ?)
estrutura em alumínio e toda as cablagens e quadros incluídos.
Preço 15500 E
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm
Re: Orçamento
Boas,
Em regime bonificado não pode ultrapassar os 3,68kw, daí o inversor ter essa potência nominal, já ao valor acho um pouco caro, consegue arranjar mais barato.
Em regime bonificado não pode ultrapassar os 3,68kw, daí o inversor ter essa potência nominal, já ao valor acho um pouco caro, consegue arranjar mais barato.
-
- Membro
- Registado: segunda set 12, 2011 9:57 pm
- Contacto:
Viva.
22 paineis parece-me demais. 20 será mais indicado. No verão 4840 poderá desligar o inversor. Potencia a mais.
O inversor é o meu preferido. Kaco a seguir.
Mais duvidas, apite.
Abraço. Raul
22 paineis parece-me demais. 20 será mais indicado. No verão 4840 poderá desligar o inversor. Potencia a mais.
Mais duvidas, apite.

Abraço. Raul
-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Deliga ??? Não desliga nada.... O calor nos painéis faz diminuir o rendimento......ecocrente Escreveu:Viva.
Mais duvidas, apite.
Abraço. Raul
Tenho 2 micros a caminho da 3ª, e tenho sempre posto o máximo.... e acho pouco!!!
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am
O inversor Solarmax 4200S permite 5000Wp de Campo Solar, por isso está perfeitamente dimensionado.
Porque não aplicar mais uns trocos e opta por um Fronius IG40 e lhe junta mais 2 paineis? Em pouco tempo tem o retorno do investimento ligeiramente superior
Porque não aplicar mais uns trocos e opta por um Fronius IG40 e lhe junta mais 2 paineis? Em pouco tempo tem o retorno do investimento ligeiramente superior
-
- Membro
- Contacto:
eheheh ok, é certo que a temp diminui o rendimento...
e no pico, 11-13h não atinge potencia » 4500W?... Alguns inversores poderão desligar com estas pot...
Preço 15500 mais IVAou não??
Abraço
e no pico, 11-13h não atinge potencia » 4500W?... Alguns inversores poderão desligar com estas pot...
Preço 15500 mais IVAou não??
Abraço
-
- Membro Silver
Se o inversor nas suas especificações permite potencia DC até 5000 W é garantido que não vai desligar até este valor, a potencia que não conseguir "inverter" para AC simplesmente é dissipada pelo inversor.
-
- Membro Silver
15.5000 + IVA nos dias que correm com as especificações indicadas é caro.ecocrente Escreveu: Preço 15500 mais IVAou não??
Abraço
Uma pessoa amiga recentemente adjudicou uma MP com 5060W de 22 x 230W de paineis monocristalinos + Fronius IG40 por 13800 euros já com IVA.
-
- Membro
- Contacto:
e qual a marca de paineis?
se for de qualidade media, acho um preço espectacular!!!
Eu instalei a minha 20xMItsubishi 225+Solarmax por 13.900+IVA.
Fronius aconselha comprar onde??
-
- Membro Silver
ecocrente Escreveu:e qual a marca de paineis?
Paineis Eurener monocristalinos. O inversor foi a empresa instaladora que tratou de tudo
-
- Membro
- Contacto:
viva.
Se bem que mono não serão a melhor opção para Portugal, por perderem rendimento com temp, o preço é muito bom.
Eurener são realmente medianos.
Abraço
Se bem que mono não serão a melhor opção para Portugal, por perderem rendimento com temp, o preço é muito bom.
Abraço
-
- Membro Silver
ecocrente Escreveu:viva.
Abraço
Mono não são a melhor opção para Portugal porque? Os mono perdem tanto rendimento com o tempo como os policristaninos
-
- Membro
- Contacto:
Viva.
Não écom o tempo, é com temperatura.
Os Mono têm mais quebras com temperatura.
ab
ab
-
- Membro
- Registado: sexta set 30, 2011 2:28 pm
- Contacto:
na minha opiniao mono é melhor poderei explicar porque mais á frente,
quanto ao orçamento pareceme um preço razuavel se for com iva incluido..
ai no forum á muitas empresas que fazem micro-geração.abraço
quanto ao orçamento pareceme um preço razuavel se for com iva incluido.
Código: Selecionar todos
moderado,art4, mauri
ai no forum á muitas empresas que fazem micro-geração.abraço
-
- Membro Gold
- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
Será?ecocrente Escreveu:Viva.
ab
Não foi essa a conclusão que tirei da análise às diferentes especificações técnicas quando estava a escolher... mas pode ser que tenha visto mal.
Dos poli que observei, todos tinham uma perca com a temperatura bem maior que os mono.
Será que neste item, os amorfos ainda são superiores?
JDuarte, "ou quem esteja mais perto", quer esclarecer-nos?
BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm
Ola pessoalBondadeSua Escreveu:Será?ecocrente Escreveu:Viva.
ab
Não foi essa a conclusão que tirei da análise às diferentes especificações técnicas quando estava a escolher... mas pode ser que tenha visto mal.
Dos poli que observei, todos tinham uma perca com a temperatura bem maior que os mono.
Será que neste item, os amorfos ainda são superiores?
JDuarte, "ou quem esteja mais perto", quer esclarecer-nos?
BondadeSua
Penso que os que perdem menos rendimento com a temperatura sao os amorfos , seguidos dos monocristalinos , e pelo contrario os que mais perdem sao os policristalinos.
Mas sao apenas conclusoes minhas tiradas do que leio nos forums
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
E temos lido o mesmo, por isso, calculo que ambos estejamos a ler bem.
. Os amorfos (podem ver o site online do JDuarte, que é prova diária) portam-se muito melhor com as temperaturas mais elevadas. Eu já vi mesmo ao vivo uma bateria de testes comparativos entre amorfos e poli. Não tenho dúvidas que os amorfos se portam muito melhor. Mas gostava de ouvir quem não partilha a mesma opinião...
.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm
Olá a todos!
Pelo que sei "..não há bela sem senão...", os monocristalinos comportam-se melhor com o calor, mas pior com baixa luminosidade. No fim de contas tudo bate +/- na mesma produção.
Paulo Dias
Pelo que sei "..não há bela sem senão...", os monocristalinos comportam-se melhor com o calor, mas pior com baixa luminosidade. No fim de contas tudo bate +/- na mesma produção.
Paulo Dias
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Pelo que sei "..não há bela sem senão...", os monocristalinos comportam-se melhor com o calor, mas pior com baixa luminosidade. No fim de contas tudo bate +/- na mesma produção.pjmdias Escreveu:Olá a todos!
Paulo Dias
Paulo Dias[/quote]
Do que tenho lido os mono ficam a ganhar nas MPs do sul (maior temperatura média e maior luminusidade), os poli ficam a ganhar nas zonas mais frescas e ganham quando sujeito a radiação difusa (norte).
Os amorfos embora que me tenham garantido que eram muito bons na luz difusa, eu acho que são muito bons no que toca às temperaturas elevadas.
Nesta primeira quinzena de Outubro, o litoral oeste teve temperatura máxima na casa dos 33 a 34º, a minha MP não ficou muito longe da MP do Sestevao (Odivelas, ~5000Wp mono e o mesmo xantrex fez +1Kwh/dia) e ficou a 0,7Kwh/dia da MP do Patalhetas (Albufeira, 4300W com Kaco), mesmo com o Algarve mais fresco do que o Litoral Oeste.
Claro que não há milagres, hoje por exemplo eu fiz 15,3Kwh, o Sestevao 22,9Kwh e o Patalhetas 22,4Kwh mas aqui o nevoeiro só desapareceu às 13:40 e mesmo assim não foi por completo.
Em resumo, amorfos se não houver restrições de área, mono no sul, poli no norte.