Afonsinha

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça jun 09, 2009 12:59 am

Re: Afonsinha

Mensagem por Mtomas »

ora vivas,

após praticamente 920 kms percorridos, a afonsinha, lá vai ziguezagueando pelas estreitas e irregulares estradas de guimarães, com excelentes prestações.

uma coisa que gostaria que alguém me confirmasse, tive uma ligeira sensação que hoje atingi uma velocidade de topo ligeiramente mais elevada ao costume! será que o facto do tempo estar um pouco mais fresco ajuda? eu explico, passei hoje numa rua que normalmente, em dia de sol, com uma temperatura ambiente a rondar os 30 graus a afonsinha circulava a sensivelmente 45 km/h. na mesma estrada, à noite, com uma temperatura a rondar os 15 graus centígrados, a afonsinha circula a uns 50 km/h! o porquê desta diferença? está relacionado com a temperatura ou com o facto de ser à noite?

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Afonsinha

Mensagem por mix »

normalmente quando faz mais frio a velocidade costuma ser menor pois veste-se mais roupa, casacos etc e perde-se um pouco de aerodinâmica e a resistência ao ar é maior.
as baterias, de chumbo pelo menos, têm piores autonomias com temperaturas mais baixas, mas em termos de performance não é perceptível.
não terás verificado o ar dos pneus na ultima vez que andaste?
pode ainda ser dos km que já fizeste e a mota já ficou mais solta, p.e. as pastilhas já não tocam no disco...

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Afonsinha

Mensagem por jmal »

mix Escreveu:normalmente quando faz mais frio a velocidade costuma ser menor pois veste-se mais roupa, casacos etc e perde-se um pouco de aerodinâmica e a resistência ao ar é maior.
as baterias, de chumbo pelo menos, têm piores autonomias com temperaturas mais baixas, mas em termos de performance não é perceptível.
não terás verificado o ar dos pneus na ultima vez que andaste?
pode ainda ser dos km que já fizeste e a mota já ficou mais solta, p.e. as pastilhas já não tocam no disco...

[[]]

além do que o mix disse pode ser também o aumento natural da eficiência das baterias, penso que até aos 10.000 kms vais notar que as baterias ficam cada vez melhor. isto não quer dizer que entretanto fica a dar 100 kmh, mas se isso foi um salto repentino deve ter a ver com algo nos travões ou na pressão dos pneus.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça jun 09, 2009 12:59 am

Re: Afonsinha

Mensagem por Mtomas »

em termos de aerodinâmica, não sei se o facto de ter usado um casaco adequado a quem anda de moto poderá ter ajudado... quanto aos pneus, confesso que ainda não lhes fiz uma revisão desde à quatro semanitas... portanto este incremento de velocidade poderá estar relacionado com o facto de o material se encontrar um pouco mais rodado, mais solto, e como tal, estar a render um pouco mais... isso é óptimo!


Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça jun 09, 2009 12:59 am

Re: Afonsinha

Mensagem por Mtomas »

Olá, ora vivas, eis-me aqui de novo para vos relatar umas quantas novidades da Afonsinha!...

Conta já com uns modestos 3100 Kms, e umas quantas assistências pelo meio, um especial agradecimento ao Sr. Eduardo, pela disponibilidade demonstrada, na resolução dos problemas encontrados.

Dados que se destacam,

Actualmente não consigo dar uma leitura muito precisa da autonomia da scooter, pois isto de se andar em Guimarães, armado em radical que leva as baterias até ao limite, tem que se lhe diga, pois para além de umas ruas serem em alcatrão, e outras que por um acesso de vontade municipal, ou mesquinhice-política, é em paralelo, ou pelo facto de encontrar uma subida até casa. Assim muito raramente levo as baterias ao limite, com receio de ficar apeado, e ter que puxar pela "bela adormecida"! No entanto, há outras leituras que se consegue fazer, por exemplo, o comportamento temperamental do ponteiro do nível de carga das baterias, noto que actualmente anda bem mais activo que no início, antes pouco baixava da letra H, somente quando passava dos 40 Kms, começava a baixar, mesmo quando ficava sem carga o ponteiro não baixava mais do que a posição de meio. Actualmente, ao fim de 30 Kms, e com uma condução extremamente passiva/defensiva, o ponteiro deixa o H com uma coragem tal, que às vezes penso que estarei a perder algum rendimento nas baterias... Já agora uma questão, devo levar a carga das baterias sempre até ao fim, ou sempre que ando, carga, nelas?

Fora isso, não ando tanto como seria suposto, mas neste último ano, o agregado familiar aumentou, e com um bebé, tive mesmo que regressar ao velhinho 4 rodas.


Desculpem ter estado desligado todo este tempo, mas tem sido difícil conciliar algumas coisas... Estou a regressar aos poucos à minha rotina! Por outras palavras, estou de volta!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Afonsinha

Mensagem por jmal »

A scooter esteve parada algum tempo ? quanto tempo ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Afonsinha

Mensagem por zointz »

Mtomas Escreveu:Já agora uma questão, devo levar a carga das baterias sempre até ao fim, ou sempre que ando, carga, nelas?
Boas,
Não percebi pela leitura na diagonal do teu DB se é de chumbo ou LiPo, mas em qq dois casos não faz mal carregar sempre, na de chumbo é um must, deves manter sempre carregadinha mas com poucos Km's.

Bem vindo de volta ;)
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça jun 09, 2009 12:59 am

Re: Afonsinha

Mensagem por Mtomas »

Chegou a estar parada dois meses seguidos, foi precisamente na altura que o meu pequenote nasceu... Tinha sempre a preocupação de quando fazia ideia que iria ficar mais parada, de a carregar antes. No entanto é então normal, o ponteiro indicador do nível de carga das baterias estar mais vezes fora do "H"?

A minha scooter tem baterias de litium, é uma Bereco Flash, com motor de 2,5 Kw. Nova, conseguia percorrer com uma carga completa, perto de 80 kms. Agora, confesso que ainda não a levei ao limite, para perceber com segurança qual a sua autonomia.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Afonsinha

Mensagem por jmal »

Mtomas Escreveu:Chegou a estar parada dois meses seguidos, foi precisamente na altura que o meu pequenote nasceu... Tinha sempre a preocupação de quando fazia ideia que iria ficar mais parada, de a carregar antes. No entanto é então normal, o ponteiro indicador do nível de carga das baterias estar mais vezes fora do "H"?

A minha scooter tem baterias de litium, é uma Bereco Flash, com motor de 2,5 Kw. Nova, conseguia percorrer com uma carga completa, perto de 80 kms. Agora, confesso que ainda não a levei ao limite, para perceber com segurança qual a sua autonomia.
Quais os problemas que tivesses, falas que houve umas quantas intervenções ?

Penso que isso se deve a ter estado parada durante algum tempo, faz uma descarga até ela parar e recarrega, depois já deves ver o ponteiro sempre lá em cima.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça jun 09, 2009 12:59 am

Re: Afonsinha

Mensagem por Mtomas »

Os problemas prenderam-se com a excelente qualidade do mecanismo do conta quilómetros instalado na roda dianteira, pois por três vezes partiu e fiquei com a "bicha" ao penduro. Felizmente ainda estava dentro do período de garantia, e tive uma atenção especial por parte do Sr. Eduardo, que sempre se prontificou a deslocar-se a Guimarães.

Por último, e desta vez precisou ir até Aveiro, tinha um defeito no acelerador, quando acelerava, às vezes a aceleração falhava, parecia que se engasgava, e andava aos soluços. Pelos vistos, havia um problema de contactos. O que não me admira, pois as ruas por aqui, estão um caos autêntico, principalmente desde que arrancaram as obras de Guimarães 2012. Sim, é verdade as ruas de paralelos também são excelentes.

Bem mas ao fim deste tempo, tenho carregado sempre que chego à garagem, e parece que a atitude do ponteiro começa a ser diferente, dá-me a sensação que estava a precisar de rodar, simplesmente...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Afonsinha

Mensagem por jmal »

Mtomas Escreveu:Os problemas prenderam-se com a excelente qualidade do mecanismo do conta quilómetros instalado na roda dianteira, pois por três vezes partiu e fiquei com a "bicha" ao penduro. Felizmente ainda estava dentro do período de garantia, e tive uma atenção especial por parte do Sr. Eduardo, que sempre se prontificou a deslocar-se a Guimarães.

Por último, e desta vez precisou ir até Aveiro, tinha um defeito no acelerador, quando acelerava, às vezes a aceleração falhava, parecia que se engasgava, e andava aos soluços. Pelos vistos, havia um problema de contactos. O que não me admira, pois as ruas por aqui, estão um caos autêntico, principalmente desde que arrancaram as obras de Guimarães 2012. Sim, é verdade as ruas de paralelos também são excelentes.

Bem mas ao fim deste tempo, tenho carregado sempre que chego à garagem, e parece que a atitude do ponteiro começa a ser diferente, dá-me a sensação que estava a precisar de rodar, simplesmente...
E quanto mais rodares melhor fica, faz uma descarga completa, até ela parar, depois de carregar deve ficar melhor que nova.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: Afonsinha

Mensagem por ogadiv »

Mtomas Escreveu:
marcopns Escreveu:81km com uma carga é muito bom... foram feitos na poupança ou foi sempre a topo com subidas??
na sua grande maioria foi na poupança, circulava entre os 35 e os 40, tinha muitas subidas, e claro nas descidas aproveita o lanço que a scooter oferece, e nem usava o acelerador... no entanto, na subida à penha, as inclinações não são nada meigas, a cota creio ser sempre superior a 6%. nos últimos quilómetros é que aproveitei para apertar um pouco, e consegui circular em piso regular, com tapete mais ou menos recente, com vento em sentido oposto, e a circular numa média de 50 km/h.

de facto, estou muito contente com a meta alcançada...
Olá, estive a ver o teu DB, moro de felgueiras e também adquiri recentemente uma moto eléctrica.
Os teus 81 km. de autonomia, inclui uma subida à penha?
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info


Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça jun 09, 2009 12:59 am

Re: Afonsinha

Mensagem por Mtomas »

ogadiv Escreveu:
Mtomas Escreveu:
marcopns Escreveu:81km com uma carga é muito bom... foram feitos na poupança ou foi sempre a topo com subidas??
na sua grande maioria foi na poupança, circulava entre os 35 e os 40, tinha muitas subidas, e claro nas descidas aproveita o lanço que a scooter oferece, e nem usava o acelerador... no entanto, na subida à penha, as inclinações não são nada meigas, a cota creio ser sempre superior a 6%. nos últimos quilómetros é que aproveitei para apertar um pouco, e consegui circular em piso regular, com tapete mais ou menos recente, com vento em sentido oposto, e a circular numa média de 50 km/h.

de facto, estou muito contente com a meta alcançada...
Olá, estive a ver o teu DB, moro de felgueiras e também adquiri recentemente uma moto eléctrica.
Os teus 81 km. de autonomia, inclui uma subida à penha?
Sim, isto quando a scooter era nova, passados 3400 kms, e uns quantos problemas de rendimento nas baterias, que quero resolver em breve, a longevidade das cargas não é tanto...

Mas aquela longevidade era alcançada através duma condução muito passiva, sem usar o booster, sem acelerações a fundo, sem travagens intensas... É como aqueles passeios de Domingo, muito calminhos, que se goza mais a paisagem que o facto de querer chegar ao destino antes que seja tarde demais.


Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça jun 09, 2009 12:59 am

Re: Afonsinha

Mensagem por Mtomas »

Mtomas Escreveu:Os problemas prenderam-se com a excelente qualidade do mecanismo do conta quilómetros instalado na roda dianteira, pois por três vezes partiu e fiquei com a "bicha" ao penduro. Felizmente ainda estava dentro do período de garantia, e tive uma atenção especial por parte do Sr. Eduardo, que sempre se prontificou a deslocar-se a Guimarães.

Por último, e desta vez precisou ir até Aveiro, tinha um defeito no acelerador, quando acelerava, às vezes a aceleração falhava, parecia que se engasgava, e andava aos soluços. Pelos vistos, havia um problema de contactos. O que não me admira, pois as ruas por aqui, estão um caos autêntico, principalmente desde que arrancaram as obras de Guimarães 2012. Sim, é verdade as ruas de paralelos também são excelentes.

Bem mas ao fim deste tempo, tenho carregado sempre que chego à garagem, e parece que a atitude do ponteiro começa a ser diferente, dá-me a sensação que estava a precisar de rodar, simplesmente...

Peço desculpa, pois nesta mensagem cometi um pequeno lapso, não foi o Sr. Eduardo quem se deslocou a minha casa para substituir a tal peça, mas sim o Sr. Hélder. E na primeira vez até houve um pequeno desencontro, por culpa minha, mas demonstrou sempre disponibilidade para repor o que de errado ia acontecendo...

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: Afonsinha

Mensagem por ogadiv »

Mtomas Escreveu:
Olá, estive a ver o teu DB, moro de felgueiras e também adquiri recentemente uma moto eléctrica.
Os teus 81 km. de autonomia, inclui uma subida à penha?

Sim, isto quando a scooter era nova, passados 3400 kms, e uns quantos problemas de rendimento nas baterias, que quero resolver em breve, a longevidade das cargas não é tanto...

Mas aquela longevidade era alcançada através duma condução muito passiva, sem usar o booster, sem acelerações a fundo, sem travagens intensas... É como aqueles passeios de Domingo, muito calminhos, que se goza mais a paisagem que o facto de querer chegar ao destino antes que seja tarde demais.
Muito bem, eu com a minha não consigo mais do que 55 a 60 km. e sem subidas da penha, nem nada que se pareça, só tenho o cuidado de não ultrapassar os 50 Km/h.
Secalhar este fs até vou a guimarães, já testaste os postos mobi-e?
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”