Sou, desde à alguns tempos a esta parte, um grande entusiasta das energias renováveis – “o meu paradigma” é a independência total em termos de energia e combustíveis (ultimamente acrescentei à lista a independência em termos de àgua e alimentação).
A minha área profissional nada tem a ver com as engenharias, sou professor, mas “fiz-me à estrada” e lá fui tentando aprender umas coisitas sobre os assuntos das renováveis, no entanto estou ainda muito, muito verdinho...
Em Abril de 2010 comprei uma maxi scooter à SW Energy, uma Predator de 40 Ah Lithium. Nunca tinha andado de mota na vida, mas tomei-lhe o gosto e já fiz nela mais de 10.000 kms. Uso-a todos os dias na deslocação para o trabalho, faço 56 km diários, a uma velocidade média de 50/60 Kms/hora e carrego-a durante a noite em casa (+/- 2,3/2,4 kw). O único dinheiro que gastei com ela (para além dos pouquíssimos euros de electricidade), foram 120,00 euros numa troca de pneus.
Brevemente vou fazer, nas oficinas da SW, um upgrade para 60 Ah, mas pretendo manter as baterias de 40 Ah e, talvez, “engenhocar” um sistema para acoplar as baterias de 40Ah na mota, ligando-as às outras de 60 Ah – vamos ver, ainda não me decidi e o Humberto da SW também terá uma palavra neste assunto.
Basicamente estou interessado em todos os temas, áreas e assuntos das renováveis – a minha necessidade em aprender parece que nunca mais acaba, pena eu não ter a capacidade suficiente para compreender todos os vastos e interessantes assuntos relacionados com este fantástico mundo das renováveis.
Espero poder aprender (e compreender) com os forenses mais avalizados dicas e truques para alcançar o “meu paradigma”.
Saudações para todos.
Obrigado.
presentação - "renovável" das Caldas
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: sexta out 07, 2011 11:07 pm
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Re: presentação - "renovável" das Caldas
Olá!!!
Muito Bem vindo !
Antes de mais muito obrigado por te teres aparecido aqui no Fórum
Espero que gostes desta pequena comunidade e nos ajudes a fazê-la ficar ainda maior, muito melhor e mais conhecida.
Se tiveres oportunidade ajuda-nos a divulgar este espaço em outras comunidades.
Todos te ficávamos gratos pela partilha.
Vai participando.
Abre um Diário de Bordo e coloca lá as tuas peripécias.
Com os melhores cumprimentos

Muito Bem vindo !
Antes de mais muito obrigado por te teres aparecido aqui no Fórum
Espero que gostes desta pequena comunidade e nos ajudes a fazê-la ficar ainda maior, muito melhor e mais conhecida.
Se tiveres oportunidade ajuda-nos a divulgar este espaço em outras comunidades.
Todos te ficávamos gratos pela partilha.
Vai participando.
Abre um Diário de Bordo e coloca lá as tuas peripécias.
Com os melhores cumprimentos

-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Bem-vindo.
.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Olá henriques513,
Isso é que são grandes argumentos para os VE's. Não há volta possível a dar aos teus factos: 10000km e uma mudança de pneus! Haja quem ouse contradizer
Concordo com o mauri, um DB sobre uma hipotética (60+40)Ah... isso é que era!
Suponho então que os 40Ah já sabem a pouco não é verdade? No final desses 56km, ainda sobra alguma coisa nas baterias, ou é esse o motivo do upgrade?
Isso é que são grandes argumentos para os VE's. Não há volta possível a dar aos teus factos: 10000km e uma mudança de pneus! Haja quem ouse contradizer

Suponho então que os 40Ah já sabem a pouco não é verdade? No final desses 56km, ainda sobra alguma coisa nas baterias, ou é esse o motivo do upgrade?
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: sexta out 07, 2011 11:07 pm
Convém dizer que mudei de pneus apenas porque a "malta" da SW me disse que ficaria com uma mota com um melhor andamento na estrada - e de facto fiquei muitíssimo bem impressionada com a mudança para os pneus Michelin!pafi Escreveu:Olá henriques513,
Mantenho a intenção de conversar seriamente com o Humberto para ver da viabilidade de ligar os dois conjuntos de baterias (60 Ah + 40 Ah).
No final do 56 kms ainda sobra um bocadinho das baterias, mas se tenho de acelerar um pouco mais numa das viagens, já tenho de efectuar um carregamento intermédio, para não correr o risco de ficar a pé...
P.S. Só agora dei conta, faltou o "A" na "Apresentação" - ficou só "presentação". As minhas desculpas pelo lapso ao teclar!
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Pois é henriques513, eu nem sequer vou experimentar os pneus chineses. Quando a Predator chegar vai levar logo com os Michelin.
Voltando ao teu "DB". Com a combinação 60/40Ah queres alcançar os 100Ah, ou outro valor intermédio de capacidade?
Em termos de carregador, também aí poderá haver uma melhoria, já que a de 40 e de 60 levam um de 10Ah, enquanto que a 70Ah vem equipada com um de 15Ah (que ainda pode ser aumentado...). Isto é, com um "depósito electrónico" tão grande deverá haver um upgrade no carregador, caso contrário irá demorar imenso tempo a carregar (provavelmente umas dez ou doze horas, não?...)
Voltando ao teu "DB". Com a combinação 60/40Ah queres alcançar os 100Ah, ou outro valor intermédio de capacidade?
Em termos de carregador, também aí poderá haver uma melhoria, já que a de 40 e de 60 levam um de 10Ah, enquanto que a 70Ah vem equipada com um de 15Ah (que ainda pode ser aumentado...). Isto é, com um "depósito electrónico" tão grande deverá haver um upgrade no carregador, caso contrário irá demorar imenso tempo a carregar (provavelmente umas dez ou doze horas, não?...)
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Muito Bem vindo !
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa