Boa noite .
Estou a ponderar em iniciar um projecto que consiste no seguinte :
Aproveitamento dos gases de escape da caldeira para aquecimento da habitação .
Como todos sabemos muita da energia é desperdiçada pelo tubo de exaustão da caldeira a minha ideia consiste em desenvolver um permutador ar/ar ou então um permutador ar/água de forma a aumentarmos o rendimento efectivo da caldeira .
Tendo em conta que temos cerca de 50/60 diria eu no tubo de escape poderíamos aquecer o ar ou então um outro circuito de água fechado com ventiloconvectores.
Não sei se existe alguém com conhecimentos na área das térmicas para ajudar a estudar a solução e verificar o custo/vantagens .
Aproveitamento Gases Escape caldeira aquecimento central .
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta mai 21, 2008 10:47 pm
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: Aproveitamento Gases Escape caldeira aquecimento central
É perfeitamente possivel, embora sendo para aquecer água tem que se ter muito cuidado devido ás sobre-pressões, caso não seja uma instalação bem feita pode dar origem a acidentes muito graves, o mais fácil e seguro de aplicar é através de permutador ar-ar.
Onde trabalho temos duas turbinas Boeing a funcionar a gás que produzem electricidade e através dos gases de escape , produzem água quente , vapor , óleo quente e thermex , o principio de funcionamento é o que queres implementar.
Onde trabalho temos duas turbinas Boeing a funcionar a gás que produzem electricidade e através dos gases de escape , produzem água quente , vapor , óleo quente e thermex , o principio de funcionamento é o que queres implementar.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Viva,robertofonte Escreveu:Boa noite .
Como todos sabemos muita da energia é desperdiçada pelo tubo de exaustão da caldeira a minha ideia consiste em desenvolver um permutador ar/ar ou então um permutador ar/água de forma a aumentarmos o rendimento efectivo da caldeira .
Tendo em conta que temos cerca de 50/60 diria eu no tubo de escape poderíamos aquecer o ar ou então um outro circuito de água fechado com ventiloconvectores.
Não sei se existe alguém com conhecimentos na área das térmicas para ajudar a estudar a solução e verificar o custo/vantagens .
se for ar/agua tem aqui uma solução que tambem ando a implementar (está no fundo da pagina lado direito).
cumprimentos
http://www.marla.pt/acumuladores.php
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta mai 21, 2008 10:47 pm
pnunes Escreveu:Viva,robertofonte Escreveu:Boa noite .
se for ar/agua tem aqui uma solução que tambem ando a implementar (está no fundo da pagina lado direito).
cumprimentos
http://www.marla.pt/acumuladores.php
Desde já quero agradecer ... Parece-me uma solução muito interessante .
Por acaso já começas te o projecto???
Iras acoplar ventilo-convectores ?
O sistema terá de levar uma sonda de pressão, uma sonda de temperatura para medir gases de temperatura vou implementar isto tudo num PLC se precisares de ajuda na parte de controlo apita .
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Viva,
eu estou a ponderar fazer aquecimento de agua com esse sistema, no entanto dado que é necessário um certo investimento que pode não compensar (+ uma bomba circulação, 2 valvulas 3 vias etc) acho que vou fazer o proveitamento do retorno da agua para a caldeira.
Esse tubo está de facto permanentemente com uma temperatura acima do 90ºc
cumprimentos
eu estou a ponderar fazer aquecimento de agua com esse sistema, no entanto dado que é necessário um certo investimento que pode não compensar (+ uma bomba circulação, 2 valvulas 3 vias etc) acho que vou fazer o proveitamento do retorno da agua para a caldeira.
Esse tubo está de facto permanentemente com uma temperatura acima do 90ºc
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp