1ª mini eólica

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Unimog
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado nov 05, 2011 12:18 am

1ª mini eólica

Mensagem por Unimog »

Olá a todos, parabéns por este excelente fórum, é uma inspiração e fonte de
conhecimento e ajuda.
já á algum tempo que ando a tentar fazer uma mini eólica, mas tem me faltado
os componentes e mais importante, conhecimentos. Mas finalmente estou a
conseguir fazer algo, este é o meu primeiro protótipo funcional, construído
com materiais reutilizados ou fáceis de encontrar como podem ver nas fotos em baixo.
As hélices foram feitas de uma lata e fixadas a uma tampa muito resistente de um bidão de 20L, a cauda 2 CD's velhos fixados a uma vara alumínio.
O motor é de um moinho de café, não sei mais nada sobre ele, mas consegiu gerar até 6v apesar de ser "pesado", ou seja, custa a arrancar, não gira com brisas, só com vento médio, infelizmente quando tirei as fotos não havia vento, mas assim que houver mostro.
A montagem é ainda muito rudimentar mas como disse é ainda o 1º protótipo . Mas funciona, para mim é o mais importante.

Mas e agora, que usos posso dar a isto?? Posso ligar directo a uma barra de leds(como faria isto??) ou passo por uma pequena bateria primeiro??

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: 1ª mini eólica

Mensagem por mauri »

Muito interessante o teu projeto.
Passa pelas apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Eugênio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 14, 2012 2:30 am

Re: 1ª mini eólica

Mensagem por Eugênio »

Gostei da ideia estou pensando em fazer com um motor de partida q já tem estator de imãs, verei no q dá !!!

Avatar do Utilizador

Rios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm
Localização: Brasil - SP

Re: 1ª mini eólica

Mensagem por Rios »

Bom você precisará de algo que controle a carga, pois para carregar os acumuladores (baterias) necessita de manter a corrente estável para as baterias, não podendo ficar oscilando tanto. Como temos aí metódos caseiros, acredito que você conseguirá utilizando componentes de equipamentos quebrados, por exemplo: um capacitor de algum rádio de pilha.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”