Análise de orçamentos

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
JFCruz
Membro
Membro
Registado: segunda nov 07, 2011 8:02 pm

Análise de orçamentos

Mensagem por JFCruz »

Boa noite,
Sou caloiro nestas andanças e preciso urgentemente da ajuda de alguém mais experiente em matéria de micro-produção.
Pretendo tornar-me microprodutor mas ainda não consigo fazer sozinho a análise dos orçamentos de que já disponho. Peço ajuda urgente a quem ainda tiver paciência para mais uma análise. Agradeço desde já a vossa disponibilidade.
Já sei que o sistema que pretendo montar em casa é o fixo e os orçamentos que já tenho são os seguinte:

Orçamento A 12.800 € + IVA

1 Schüco MPE 230
18 Módulo Schüco MPE 230 de 230 Wp (-0%; + 5%)
2 Inversor SMA SB 3800 PT (3680 W) 1
3 Cabo ligação módulos 4sw 40 m
4 Jogo base MC-T4
4Ligadores multi-contacto MC-T4(+)
5 Jogo Cavilhas MC-T4
4 Ligadores multi-contacto MC-T4(-)
6 Acessórios fixação simples Tipo 41-1 16
7 Acessórios fixação duplo Tipo 42-2 32
8 Estrutura em alumínio p/ instalação dos módulos sobre telhado paralelo 1
9 Jogo de acopladores (para interligação dos módulos)

Preço Especial
- Incluindo todos os equipamentos atrás descritos
- Incluindo montagem e arranque do sistema
- Incluindo contador de produção
- Incluindo acessórios de fixação (parafusos; buchas; abraçadeiras; etc.)
- Incluindo todos os cabos eléctricos necessários, considerando uma distância
máxima de 30 metros entre os paineis solares e o contador de produção.
- Incluindo construção civil (execução de maciços de suporte, abertura de valas,
rasgos, etc.)
- Excluindo taxas de licenciamento (500 € + IVA)
- Excluindo mudança do actual contador de consumo p/ o exterior, caso aplicável
- Excluindo eventual execução “terra” caso não seja possível utilizar o existente
- Excluindo Solar Térmico

Orçamento B € 10.360 + IVA

KIT 4,14
18 Painéis Suntech* policristalinos, com potência de 230 Wp/cada 30 m2, 6,9 KW
Inversor Kaco Powador 3600xi** com potência de 3,45 KW de ligação à rede
contador trifásico Siemens Landis Gyr+
Até 30 m de cabo AC de 10 mm2 e até 100 m de cabo DC de 4 mm2
Estruturas de Alumínio

Preço Especial
- Incluindo todos os equipamentos atrás descritos
- Incluindo montagem e arranque do sistema
- Incluindo contador de produção
- Incluindo acessórios de fixação (parafusos; buchas; abraçadeiras; etc.)
- Incluindo todos os cabos eléctricos necessários, considerando uma distância
máxima de 30 metros entre os paineis solares e o contador de produção.
- Incluindo construção civil (execução de maciços de suporte, abertura de valas,
rasgos, etc.)
- Excluindo taxas de licenciamento (500 € + IVA)
- Excluindo mudança do actual contador de consumo p/ o exterior, caso aplicável
- Excluindo eventual execução “terra” caso não seja possível utilizar o existente
- Excluindo Solar Térmico

Já agora, painéis monocristalinos, policristalinos ou amorfos? quais é que devo escolher?
Obrigada
J Cruz

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Re: Análise de orçamentos

Mensagem por JDuarte »

Viva JCruz,
Quanto ao tipo de paineis, se tiver a possibilidade de instalar amorfos, vai poder verificar que nos dias quentes fazem a diferença pela positiva, mas tudo depende da zona em que vai ser feita a instalação.
Para instalação fixa, colocar menos de 4400W DC é um erro grave, deve procurar inversores que suportem maior potência DC e instalar valores próximos do "máximo" recomendado para esse inversor.
Quanto ao preço dos orçamentos, se ainda não tem potência atribuída pelo SRM, espere porque os instaladores vão ter de rever a politica de preços. Para ter uma pequena ideia, estão a pedir-lhe mais do que eu paguei à 1 ano e meio atrás e nessa altura as tarifas bonificadas eram superiores a 0,55€ por Kwh produzido.
Cmps,

Autor do tópico
JFCruz
Membro
Membro

Mensagem por JFCruz »

Obrigado JDuarte pela sua resposta. A minha pressa prende-se neste momento com o aumento do IVA para 2012.
JCruz

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

JFCruz Escreveu:Obrigado JDuarte pela sua resposta. A minha pressa prende-se neste momento com o aumento do IVA para 2012.
JCruz
Sim esse é um factor a ter em conta, mas não se precipite. Dê uma vista de olhos nos tópicos dos últimos projectos, pode verificar que existem preços bastante mais apelativos (pelo menos mais potência instalada para um mesmo preço), peça contactos dos instaladores aos "donos" desses tópicos para que possa ter mais opções de escolha.
Cmps,

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Estou 100% de acordo... Não o diria melhor. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
JFCruz
Membro
Membro

O que me dizem deste novo orçamento?

Mensagem por JFCruz »

ORÇAMENTO C - CHAVE NA MÃO COM IVA SEM SOLAR TÉRMICO - 12129€

- 4560 w EM MÓDULOS MONOCRISTALINOS Samsung ou LG
-Inversor DC/AC modelo Kako Powador 3600 xi
-Dispositivo de alarme para informação de falha de produção modela Vauga EBM- sb
-Contador de produção marca siemens
-e tudo o resto descrito nos outros orçamentos apresentados. Inclui trabalhos de construção cívil.
A Zona onde moro é Cantanhede.

A minha grande dúvida neste momento é se ainda é rentável este sistema face às tarifas anunciadas para os novos contratos. Outra coisa, nos 15 anos de contrato a EDP não poderá nunca alterar as regras do jogo, correcto? Não existe a possibilidade de eles fazerem alteração das tarifas no decorrer do contrato?

Obrigado pelos vossos comentários e esclarecimentos.

JFCruz

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Boa potência. Está a melhorar... Quanto a contas, é fazê-las. :-).
Acreditando que o governo não mexerá na tarifa contratada (a EDP não é chamada ao assunto), digamos que com essa produção e uma boa instalação (e sem sombras!) conseguirá (pelo menos!) 6 mil kWh anuais. Recebendo 0.326€ por kWh, dará (6000*0.326) 2 mil euros por ano. Atenção que estou a fazer as contas "por baixo". Mesmo que perca 1% por ano (estimo 1% de perda nos painéis), em 8 anos receberá 15,5 mil euros. Dá para pagar o investimento e ainda terá mais uns anitos de produção. Claro que isto não contempla avarias e outros azares. Por via das dúvidas, há que fazer um seguro (que é mais uma despesa anual de uns 100 euros +/-).

PS: Se alguém quiser melhorar as minhas contas, esteja à-vontade. ;-).

HTeixeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm

Mensagem por HTeixeira »

Se recorrer ao crédito para a compra dos painéis, o próprio banco lhe fará um seguro muito mais em conta.
Eu fiz, e pago 3€/mês de seguro (já engloba as tretas todas de papelada e IS).
Fiz um estudo de mercado :D e perguntei a 2 pessoas quanto pagam pelo seguro dos seus painéis, pelo que 1 disse que ainda não tinha assegurado este serviço, e a outra paga 100€/ano...

O meu crédito é do Totta.

HTeixeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm

Mensagem por HTeixeira »

Pelo que sei, agora o Kaco 3600XI foi substituído pelo Powador 4200.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Os seguros são, por si só, um mundo. Para compará-los é preciso muito mais informação (especialmente nas coberturas e no capital seguro). Eu podia dizer-vos que há quem pague menos do que esses 3 euros mensais, mas a única coisa que tem coberta é a Responsabilidade Civil (e mesmo esta tem um limite máximo de indemnização)...

Se querem comparar preços, precisam ter em conta:
- Capital Seguro (quanto maior for, mais caro fica);
- Coberturas abrangidas (quantas mais, mais caro);
- Franquias em caso de sinistro (quantas menos, mais caro);
- Sistema coberto (se inclui o AQS, o inversor, etc.).

Creio que, estes seguros, dificilmente têm a concorrência que se vê nos seguros mais frequentes. O mais provável é terem todos o mesmo preço (se tiverem todos as mesmas características).

:-).

Autor do tópico
JFCruz
Membro
Membro

Mensagem por JFCruz »

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Na verdade, começo a ficar seriamente preocupado e ainda com mais dúvidas sobre a rentabilidade do investimento e sobretudo sobre a seriedade de algumas empresas instaladoras.
Hoje deparei-me com um orçamento no valor de 13000€ chave na mão que já inclui a inscrição no valor de 500€ + IVA e o solar térmico da Ariston.
É o chamado KIT 3,84 que alguns de vocês já desaconselharam por aqui em termos de potência, composto por 16 módulos fotovoltáicos monocristalinos de 240 W da marca Isofotón, com inversor KAKO de 4200W, contador GSM e todos o material e, equipamentos, ligações, testes, manutenção por 5 anos e trabalhos de construção cívil.
Quando a esmola é muita o santo desconfia. O que acham disto?
O que me leva a desconfiar destaproposta é ser a única empresa que me garante para o sistema fixo, uma produção de 8200 KW anuais quando todas as outras (e já são 7) me garantem um máximo de 6300/6500 KW de produção.
É possível ascender a estes valores? O telhado, de facto, tem a inclinação correcta e está voltado a sul mas tanto?É o que me dizem da marca destes painéis? Ao que pesquisei é espanhola mas não consegui encontrar grandes informações.
Para o KIT de 4,32 KW com 18 módulos de 240 W da mesma marca e inversor KAKO 4400W e tudo o resto descrito no KIT anterior, a mesma empresa deu-me o orçamento de 13500 € já com IVA.
Qual é o que compensa mais? devo desconfiar ou são valores justos?
Desde já os meus agradecimentos a todos.
JFCruz

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

JFCruz Escreveu:Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Na verdade, começo a ficar seriamente preocupado e ainda com mais dúvidas sobre a rentabilidade do investimento e sobretudo sobre a seriedade de algumas empresas instaladoras.
Hoje deparei-me com um orçamento no valor de 13000€ chave na mão que já inclui a inscrição no valor de 500€ + IVA e o solar térmico da Ariston.
É o chamado KIT 3,84 que alguns de vocês já desaconselharam por aqui em termos de potência, composto por 16 módulos fotovoltáicos monocristalinos de 240 W da marca Isofotón, com inversor KAKO de 4200W, contador GSM e todos o material e, equipamentos, ligações, testes, manutenção por 5 anos e trabalhos de construção cívil.
O que me leva a desconfiar destaproposta é ser a única empresa que me garante para o sistema fixo, uma produção de 8200 KW anuais quando todas as outras (e já são 7) me garantem um máximo de 6300/6500 KW de produção.
É possível ascender a estes valores? O telhado, de facto, tem a inclinação correcta e está voltado a sul mas tanto?É o que me dizem da marca destes painéis? Ao que pesquisei é espanhola mas não consegui encontrar grandes informações.
Para o KIT de 4,32 KW com 18 módulos de 240 W da mesma marca e inversor KAKO 4400W e tudo o resto descrito no KIT anterior, a mesma empresa deu-me o orçamento de 13500 € já com IVA.
JFCruz
amigo nao vá no conto do vigario, 8200kw num ano,para um sistema fixo com essa potencia(3840WP)? só um milagre, nem um seguidor fazia essa produçao.tomara-lá voce 5500kw num ano já era bem bom.cuidado
1abraço
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Autor do tópico
JFCruz
Membro
Membro

Mensagem por JFCruz »

Desculpem a ignorância mas não consigo enviar mensagens privadas. Como devo fazer? A empresa que me deu estes dois últimos orçamentos que referi é da margem sul e preciso de saber se alguém já ouviu falar e se é fiável. Se alguém puder ajudar também nisto, agradeço.

Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Mensagem por Neutrao »

jama Escreveu:
JFCruz
amigo nao vá no conto do vigario, 8200kw num ano,para um sistema fixo com essa potencia(3840WP)? só um milagre, nem um seguidor fazia essa produçao.tomara-lá voce 5500kw num ano já era bem bom.cuidado
1abraço
....E se tiver acidentes de percurso como no meu caso nem aos 5000kws vai chegar :(

Estou super arrependido de ter investido na microgeracao.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

JFCruz Escreveu:Desculpem a ignorância mas não consigo enviar mensagens privadas. Como devo fazer? A empresa que me deu estes dois últimos orçamentos que referi é da margem sul e preciso de saber se alguém já ouviu falar e se é fiável. Se alguém puder ajudar também nisto, agradeço.
Já pode. É ao fim de 5 mensagens que se pode enviar MPs.

luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm

Mensagem por luisameixa »

jama Escreveu:
JFCruz
1abraço
Caro colega, moro no Algarve e tenho um sistema de 4,32 ligado em 26 de Maio deste ano e nas simulações de produção devo produzir 7000kwh ano, o que mais ou menos está a acontecer com alguns melhoramentos, por isso se no sistema que lhe estão a querer (empurrar) se não tiver um outro gerador acopolado para quando não há sol só irá vender mais ou menos o que os colegas lhe dizem.
Não tenha pressa mas faça o investimento até ao fim do ano por causa do aumento do iva de 10% que tem algum significado.
Compts
luisameixa

Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Mensagem por Neutrao »

luisameixa Escreveu: se não tiver um outro gerador acopolado para quando não há sol só irá vender mais ou menos o que os colegas lhe dizem.
Boas Luis

A que outro gerador te referes? Aerogerador?
Eu ainda andei com ideias de um complemento barato desse género para me rentabilizar a produção. Mas não e ilegal?

Autor do tópico
JFCruz
Membro
Membro

Mensagem por JFCruz »

Boas,
Alguém daqui conhece ou dispõe de informações sobre a empresa Vantagem Capital, com sede no Barreiro? É esta a empresa que me garante produção superior a 8000 KW/Ano. Esta garantia aparece na minuta do contrato que eles trouxeram aquando da verificação das instalações e do orçamento. :o
Obrigado
JFCruz

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Mensagem por Bubas »

JFCruz Escreveu:Boas,
Alguém daqui conhece ou dispõe de informações sobre a empresa Vantagem Capital, com sede no Barreiro? É esta a empresa que me garante produção superior a 8000 KW/Ano. Esta garantia aparece na minuta do contrato que eles trouxeram aquando da verificação das instalações e do orçamento. :o
Obrigado
JFCruz

Boas,

Se esses senhores forem os responsáveis pela meteorologia, acredito.

Bubas

luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm

Mensagem por luisameixa »

Sim, Neutrão é ilegal e facil de detetar pelo comprador da energia.
Eu estava com esta conversa porque dis-se por ai que os espanhoes nos grandes parques fotovoltaicos poêm geradores a diesel a ajudar na produção nas horas de menor radiação solar, porque o preço que é pago pela energia compensa.

Compts
luisameixa

Responder

Voltar para “Micro-Produção”