SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por Mumia »

Parabens... agora é preciso é que ande... sem dar qq problema.. ;) o que as vezes nas nossas motas é tramado que pensam ter vontade propria :lol: :lol:

O que me espantou... 25km 2 led's ehehe sim sr... é a diferença dos 70ah ;)

Quanto a ficha pros pontos de carga pq uma de 90º ?? pq n fazer uma? :P fiz uma e funciona bem cabe la tudinho ehehe

Bons Km's venham de lá mais relatos e fotos...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Mumia Escreveu:Parabens... agora é preciso é que ande... sem dar qq problema.. ;) o que as vezes nas nossas motas é tramado que pensam ter vontade propria :lol: :lol:

O que me espantou... 25km 2 led's ehehe sim sr... é a diferença dos 70ah ;)

Quanto a ficha pros pontos de carga pq uma de 90º ?? pq n fazer uma? :P fiz uma e funciona bem cabe la tudinho ehehe

Bons Km's venham de lá mais relatos e fotos...

Pois, tenho uma de 40ah e em autoestrada 2 leds sao 10kms aprox ... consigo fazer nas nacionais 8/9km por led mas o problema é que nunca ando em nacionais ... a minha mota tem 3000 km dos quais 2600 devem ser na vci/a4!!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Ora mais uma voltinha para procurar o passa montanhas. Fui à Norauto e só havia um modelo e pareceu-me muito fino. Optei por um tapa-pescoço de material mais convincente, e o passa montanhas ficará para outra ronda (decathlon ou sport zone...).
Depois fui até à Leroy Merlin tratar da questão da ficha 90º. Lá encontrei as peças que precisava para fazer um chicote e a questão ficará resolvida brevemente.
No parque subterrâneo, andei lá às voltas à procura de tomadas, mas nada. Rien de rien. Só detectores de CO2 e outras geringonças para prevenir intoxicações causadas pelos CI's. Como não havia tomadas, toca de tirar umas fotos...
predator_lmerlin1.jpg
predator_lmerlin1.jpg (65.91 KiB) Visto 4150 vezes
predator_lmerlin2.jpg
predator_lmerlin2.jpg (56.29 KiB) Visto 4150 vezes
A seguir ao L Merlin, umas voltinhas pela circular externa e... pânico: alguém andou a derramar combustível para o piso. Há uma série de rotundas manchadas e com areia espalhada... Enfim, ataques ambientais em plena cidade.
Nas rectas da circular, com o punho a fundo o ponteiro do voltímetro manteve-se sempre um traço acima do meio (talvez durante 30 ou 60s seguidos). Como fiz no sentido ascendente, não chegou a atingir os 100. Quando fizer ao contrário logo vejo.
Ao chegar à garagem, verificação dos led's e dos km's. 35km, 2 led's. Portanto, a carga desta noite fez-lhe bem. Ontem fez 26km. Hoje já fez 35km. Talvez amanhã descubra quantos km's faz com 3 led's.
leds_km_predator.jpg
leds_km_predator.jpg (40.17 KiB) Visto 4150 vezes
Ainda não tinha referido, mas vou colocar uma topcase com encosto. É simplesmente aborrecido e chato andar com o KCê ao pendurão no braço.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Acabei de guardar a máquina e hoje foram 55km (35km -> Parada sem carregar -> 20km). Quando entrou na garagem tinha acabado de apagar o 4º led. (55km, 4 led's). Subidas e descidas em Coimbra, algumas aceleradelas e frio qb.
leds_55km_predator.jpg
leds_55km_predator.jpg (66.56 KiB) Visto 4130 vezes
Agora, o que se vai aprendendo na condução...
Se mantiver o punho numa posição em que o ponteiro esteja no 1º traço logo a seguir ao H, então consigo viajar a cerca de 50,60 (em plano), o que chega perfeitamente para a cidade. Ele só desce mesmo ao 2º traço quando subo ladeiras inclinadas, ou então quando acelero mais, mas também já reparei que é fácil corrigir a situação. Diminui-se um pouco o acelerador até ficar próximo do 1º traço e ela lá vai (portanto, para bem das baterias é uma questão de rolar entre o H e o 1º traço do voltímetro, acho eu...).
Dos led's, verifiquei que antes de apagarem vão diminuindo gradualmente o brilho. A regenerativa ajuda a mantê-los vivos durante mais uns metros.
Bem, dois dias de VE e pode dizer-se que já não sou o mesmo! Isto é demais! Aliás, até a cidade já não é a mesma :) (Só aquela calçada antiga, redonda e desalinhada ao pé da estátua do Papa é que é do pior)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

ICEM4N Escreveu:Pois, tenho uma de 40ah e em autoestrada 2 leds sao 10kms aprox ... consigo fazer nas nacionais 8/9km por led mas o problema é que nunca ando em nacionais ... a minha mota tem 3000 km dos quais 2600 devem ser na vci/a4!!

Ui... isso a mim não me agrada NADA!! tambem tenho uma de 40ah, e como ja tinha dito... 1 led faz paí 3/4km, a que velocidades circulas???? em ambos os casos...
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Mumia Escreveu:
ICEM4N Escreveu:Pois, tenho uma de 40ah e em autoestrada 2 leds sao 10kms aprox ... consigo fazer nas nacionais 8/9km por led mas o problema é que nunca ando em nacionais ... a minha mota tem 3000 km dos quais 2600 devem ser na vci/a4!!

Ui... isso a mim não me agrada NADA!! tambem tenho uma de 40ah, e como ja tinha dito... 1 led faz paí 3/4km, a que velocidades circulas???? em ambos os casos...
Ando sempre em auto estrada 90% dos meus percursos... 80kmh media , sozinho, peso cerca de 70kg por isso a mota desenrasca-se bem nas subidas e rectas e compenso nas descidas.. tento controlar a velocidade, por vezes vou a 80 e o ponteiro baixa muito, quando noto retiro um pouco de potencia e a mota continua a 80, ou seja, estava apenas em esforço nao estava a desenvolver... quando ando nas nacionais, tipo marginal de gaia e por ai ando na conversa com a pendura a 50kmh sem tentar estorvar o transito, como normalmente é domingo 50kmh até é muito até tenho de travar para não bater nos carros!!!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

bem quanto aos valores... deixa-me a pensar na minha.... deixa deixa.... q peso ligeiramente menos que tu, ando smp na casa dos 70km/h.. +- e meus led's não se aguentam de forma alguma dessa maneira...

e mesmo a 50km/h com 2 pessoas na marginal, consegues 8/9km por led?????? :o ok sem duvidaaaaaaaaa a estranhar MUITO!!! Se a SW já ca tinha de vir... então......

Mas gosto de ler isto.. pq dá para ter uma ideias dos consumos/condução/autonomia eheheh não é só para pensar/falar mal ;)

P.s. - Sorry o offtopic ;) que isso com 70Ah os led's não têm fim ehehehe e que tal condução :)

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Estes offtopic's são construtivos. Obviamente devem ficar aqui e são bem vindos. Não me esqueço que passei horas e horas à procura de informação, e este é o género de informação e partilha que os futuros proprietários precisam de saber. Quais as nossas experiências, limitações, aventuras,... A partir de uma informação minha, surge naturalmente a conversa entre outras pessoas (e assim sucessivamente).
Quanto à condução, passei muitos anos sem conduzir mota, (a CB500 já foi embora há muito... a adrenalina não é a mesma...), mas as sensações ficaram gravadas e vão voltando. Fiz alguns percursos que fazia anteriormente, e claro que não ando por aí a inclinar-me e a roçar as botas em algumas curvas, até porque não dá, mas estou a gostar muito. Ontem também aconteceu uma coisa gira. Ao chegar ao Forum há umas rotundas. Alguém me ligou e acabei por fazer a rotunda a ouvir a música do telemóvel. A ausência de ruído é tal que até mesmo com o capacete se consegue ouvir o telemóvel que está no bolso (e o toque nem é nada estridente).
Ontem fui verificar os kWh depois de a ter carregado e já posso começar a contabilidade energética. Dos 9 led's, apagaram 4 (com 55km). Gastou 2.8kWh. Portanto, 2,8x0,13€=0,364€, o que para 100km dará 0,66€. Não são os 0,50€, mas também é um cálculo. Hoje vou andar mais e prefiro fazer as contas com km reais e quantidade de energia medida. Acho que fica mais esclarecedor.
Para terminar, também um offtopic :) . Só para terem uma noção, deixei o medidor ligado 24h ao modem/router durante 2 meses (para experimentar o medidor enquanto a predator chegava). Desliguei-o ontem e estava lá marcado um consumo de 14.6 kWh. A mota fica completamente carregada com 5kWh. Ou seja, é inacreditável o consumo que estes pequenos electrodomésticos têm. Claro que o podia desligar durante a noite e tal, mas tive que abandonar essa ideia rapidamente, pois o modem chegava a demorar horas até ganhar rede na manhã seguinte. Agora pensem em todos os pequenos electrodomésticos que têm em casa, e no tempo que estão ligados sem usufruir deles..... Aquelas campanhas do poupar e desligar as luzinhas vermelhinhas e azulinhas, e de usar tomadas com interruptor são para levar a sério senhores consumidores de electricidade :)

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Eu tb gosto destes offtopic, pois para mim isto é que interessa, motas electricas avariarem??? Claro que avariam mas também vejo muito bom mercedes de 40.000eur em cima de reboques!!!
Quanto a consumos em auto estrada estou a carregar a cada 16kms ultimamente e está a dar mais ou menos 0.85kwh, o que da 0.11€ ou seja, 0.67€/100km... quando carrego aos 33km 1.80 - 1.85kwh. ou seja, nem faço grandes contas, vou trabalhar e venho por menos de 0.25€,..... Mumia na marginal se eu levantar um lenço no ar a mota faz viagem à vela, eu ando quase sem mexer o ponteiro por isso quase nem gasta mesmo com pendura a mota aguenta muito bem, mas a estrada ali ajuda muito. Com pendura em auto sao 4km /led sempre quase no maximo.

Ja agora quanto à condução eu tento nao andar com a mota em esforço, ou seja, se tenho uma subida acelero mais um pouco para depois na subida ela poder morrer um pouco e eu nao ter que estar com punho colado. Já faço isso nos carros com bons resultados, ando sempre com velocidades altas mas demoro um pouco a lá chegar pois vou rodando o punho e não colo de 1x so

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

Bem pafi gostei de ler... e a minha opinião é a mesma, mas como deves calcular... não sabia a tua opinião e como tou "em casa alheira" uma pessoa tem de pedir dsclp ;)

Como te percebo ehehe ja me aconteceu tanto ir a ouvir os tlm's ahahaah pior é que tb vibra e irrita :P

Sim em comparação a andar numa CB500 é um pouco diferente eheheh mas vá... é uma diferença tambem bastante boa ihihi sabe tao bem olhar plos espelhos e ver o ppl a ficar a olhar pra mota tipo "qué q passou aqui?!? :shock: :o " "onde ta o brulho daquilo?" ehehehe :lol: :lol:

IceM4n concordo contigo... quando ando numa de passeio, sem duvida que vou acelerando e ela vai chegando à velocidade que gosto... Não tenho a mesma condução quando vou pro trabalho que já preciso que ela "lhe dê mais" ;), apesar de ter sempre atenção aos arranques e ao voltimetro, para não passar do tal "ponto" que me informaram qd me entregaram a mota, mas como já tinha dito no meu.. vejo tipo o 1º led aguenta os seus 3/4km foi algo que na altura até falei no meu DB. Daí as perguntas que fiz quando li as tuas experiencias :P

Contas... contas tenciono fazer ao ano ;)

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

Muitos parabéns pafi

Eu pessoalmente também adoro o branco… :D

Espero que desfrutes imenso do teu novo brinquedo e um dia destes venhas até Viseu, ou então podemos combinar num local a meio caminho entre Viseu e Coimbra…. ;)

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Primeiro dia à chuva. Nada de muito intenso, mas suficiente para redobrar cuidados. O passa montanhas e o protector do pescoço dão um jeitão. Quando ando sem eles noto logo a aragem interior. Duas peças fundamentais para prevenir constipações e gripes!
Quanto à água, a mota passou o dia todo a levar com água em cima, pois não tenho tecto para a guardar durante o horário laboral. O que vale é que de noite dorme bem protegida.
Continuo a conduzir de olho no voltímetro e a tirar conclusões. Vendo bem estes meros 3 dias de experiência, basta rodar muito pouco o punho para fazer viagens citadinas a 50,60. Hoje, por exemplo, só quando já estava a regressar é que se apagou o led (devo ter feito uns 18km, não sei bem, porque não pus o contador a zero). Tenho que explorar este pormenor, pois o ir a fundo, muitas das vezes não trás vantagens em termos de velocidade. Trás é descarga desnecessária.
Outro detalhe para quem faz o mesmo circuito muitas vezes é o de adicionar à condução preventiva a "condução previsível". Faço isso por exemplo na aproximação a rotundas e a cruzamentos ou semáforos onde sei que é muito muito provável ter que parar. E por isso aproveito o balanço da mota. Mais uma vez optando por não gastar carga. Demoro mais um ou dois minutos do que se for a acelerar e a travar? Sim, mas as variáveis tempo e distância terão que se inverter, dando mais importância à segunda. Será uma questão de hábito provavelmente. Custa bastante saber que se podia ir a fundo neste ou naquele troço de estrada, mas paciência... neste altura não podemos ter tudo. Mas nem tudo é poupança, os arranques dos semáforos são sempre curiosos. O que não tenho tido é mesmo pessoas curiosas, mas também ainda foi o primeiro dia útil de circulação eléctrica. Ainda ninguém me questionou, mas também ainda não me pus propriamente a jeito. As pessoas que me viram chegar hoje disseram "Grande mota", "É sua?", "Então agora és motard?", mas não repararam na essência que a move. Talvez amanhã :)

ricardocruzs2 e t3lmo, temos que formar um clube de branquinhas! No mínimo já somos três.

Obrigado (volt, acho?) por já constar da lista dos VE's do fórum!

Curiosidade do dia. No parque do Dolce Vita foi necessário recorrer à regra da direita entre mim e a segway do segurança. Foi o meu primeiro encontro imediato com outro VE! Passei primeiro ;)

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Yeap. Tenho a lista aqui ao pé e não custa nada actualizar. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Dia da primeira mini-viagem pela nacional. Coimbra-Condeixa. 20km de porta a porta. Viagem a controlar o voltímetro perto do 1º traço e com esta referência lá foi ela a rolar a 70,80. Baixava para 60,65 nas subidas e chegou aos 100 nas descidas. 1 led apagou e o seguinte começou a esmorecer de brilho. Para a próxima viagem para este destino experimentarei com mais punho para comparar em termos de led's. No regresso, fiz uma paragem no Forum para testar o chicote (home made) no lugar que, felizmente ainda estava disponível, (no outro uma carrinha fumarenta... ai os autocolantes :) ). Por momentos pensei que não estava a funcionar, mas lá acabei por conseguir ouvir o bufar do carregador.
No final das voltinhas todas foram 62,6km (com 3 carregamentos incompletos e 1 completo no final do dia). Com as pressas esqueci-me de levar o contador de kWh e acabei por perder a noção de quanta energia gastei. Não fiz medições em Condeixa e no Forum.
Hoje resolvi levar o blusão de cabedal (um daqueles tradicionais de motard que são pesadíssimos e com gola curta). Com o passa montanhas e o protetor do pescoço não se sente nada. Impecável. Peças fundamentais para esta estação do ano.

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Primeira semana. 388km e 2,44€.
Também hoje estreei o Mobi.E enquanto fui comprar pão e ao MB. Foram apenas 0,20kWh. O posto é mesmo em frente a estes serviços e daí o carregamento ser tão modesto. Funcionou tudo ok. O sistema de opções é muito simples de seguir e tinha todos os lugares disponíveis :) Portanto lá ficou ela a carregar à larga!
Relativamente aos curiosos, apenas no local de trabalho. Pedidos de sites, visitas de estudo ao veículo, uns test-drives para os amigos e claro, velhos do Restelo também "Ah, pois, concordo com os elétricos, mas a autonomia...". Deixá-los andar mais uns meses a meter 80, 90 e 100€ por depósito, de quinze em quinze dias, e pode ser que o led que gasto para ir e vir, e as várias centenas de milhar de km de vida útil das baterias se tornem mais convincentes...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Nem mais. :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Como manter as baterias quentinhas? Simples.
Hoje fiz uma corridinha para buscar o almoço ao take away. Claro que aproveitei a saída para dar uma volta à cidade e acabar por ir a um sítio que até fica próximo de casa, mas no regresso à garagem lá estava: 17,3km, 1 led e 0,9kWh. Portanto, o calor do frango de churrasco colocado por baixo do banco deve ter uma influência positiva na autonomia. Ou então o aroma do frango excitou os e- :) Ah, e o banco também fica levemente aquecido. Aproveitamento da energia no seu melhor!
Portanto, ao fim de uma semana de andamento e de registos, com cerca de 0,9kWh conseguem-se fazer à volta de 19,20km.

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

pafi Escreveu: Portanto, ao fim de uma semana de andamento e de registos, com cerca de 0,9kWh conseguem-se fazer à volta de 19,20km.
Bela ideia, essa do frango! :D

Em relação aos consumos, acho que andas muito devagar. A minha média são 0.8Kwh por cada 10 kms. Também sou um pouco pesado o que pode ter influência...
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

e_bike Escreveu:
pafi Escreveu: Portanto, ao fim de uma semana de andamento e de registos, com cerca de 0,9kWh conseguem-se fazer à volta de 19,20km.
Bela ideia, essa do frango! :D

Em relação aos consumos, acho que andas muito devagar. A minha média são 0.8Kwh por cada 10 kms. Também sou um pouco pesado o que pode ter influência...
Faço 0.9 cada 17kms em auto estrada

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Pois, se calhar à primeira vista ando. Deve ser ainda o reflexo do depósito inicial da paciência para apreciar a autonomia e não ver os led's a desaparecer. Repara que é raro andar de punho a fundo (costumo puxar até ao 1º traço do voltímetro). Rodo-o de maneira a que vá acelerando progressivamente e por enquanto tem sido assim. Claro que lá vai havendo uma entrada na IC, ou uma ultrapassagem, ou um fumarento qualquer que lá obriga a rodar completamente. Por acaso hoje acrescentei mais uma coluna na folha de cálculo - média de led's e de deslocações, e está em 1,8led/25,3km.
Mas para concluir a tua pergunta. Em ruas de cidade rolo entre 40 e 60 (chega perfeitamente). Nas outras mais externas os 70,80 ainda não provocaram filas atrás de mim :) O que poderá estar a fazer a diferença será o aproveitar o balanço para não estar sempre a acelerar e travar. Acho que esse deve ser o principal factor destes consumos. E claro, o peso também. Devo estar na divisão pesos pluma :)
Só uma questão e_bike, nos semáforos e cruzamentos arrancas a fundo ou vais rodando o punho?

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”