Valor de deslizamento?

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
adrix
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo dez 04, 2011 8:09 pm

Valor de deslizamento?

Mensagem por adrix »

O outro exercício que tenho dificuldade em resolver diz o seguinte:

Considera uma máquina assíncrona que está a rodar a 1350 r.p.m. com um deslizamento de 0,1. Considere agora que houve uma alteração do regime de funcionamento e a máquina está a rodar a 1400 r.p.m. Qual o novo valor de deslizamento? Nota: a frequência da alimentação não se alterou e como tal a velocidade síncrona é constante.

Aless
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: Valor de deslizamento?

Mensagem por Aless »

adrix Escreveu:O outro exercício que tenho dificuldade em resolver diz o seguinte:

Considera uma máquina assíncrona que está a rodar a 1350 r.p.m. com um deslizamento de 0,1. Considere agora que houve uma alteração do regime de funcionamento e a máquina está a rodar a 1400 r.p.m. Qual o novo valor de deslizamento? Nota: a frequência da alimentação não se alterou e como tal a velocidade síncrona é constante.
Chamando de R o número síncrono de rpm, podemos dizer que
(R-1350)/R = 0,1
de modo que R=1350/0,9=1500

Assim, no novo regime de funcionamento, o deslizamento será de
(R-1400)/R
o que nos dá o valor de 100/1500 , ou seja,
um deslizamento de aproximadamente 0,067.

Abraços!

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

Aless Escreveu:
adrix Escreveu:O outro exercício que tenho dificuldade em resolver diz o seguinte:

Chamando de R o número síncrono de rpm, podemos dizer que
(R-1350)/R = 0,1
de modo que R=1350/0,9=1500

Assim, no novo regime de funcionamento, o deslizamento será de
(R-1400)/R
o que nos dá o valor de 100/1500 , ou seja,
um deslizamento de aproximadamente 0,067.

Abraços!
:o :o :lol: porra até tenho os olhos em bico :mrgreen:
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

Os calculos estão certos,mas sabes o que é o deslizamento? Um motor de Tesla ou em gaiola de esquilo? São os motores assincronos indutivos e é neles que existe o dito "deslizamento".
Nos motores assíncronos ou de indução ocorre sempre um deslizamento (defasagem) em relação à rotação síncrona, pois eles funcionam a uma velocidade inferior à síncrona (atraso), tanto em carga como no vazio. Os motores sincronos, por sua vez, tendem a permanecer com uma rotação constante mesmo em carga.
Ou seja, no problema apresentado 1350 rpm corresponde a um deslizamento ou desfasamento de 10% (em relação ao motor sincrono/velocidade sincrona) e 1400 rpm um menor deslizamento de apenas 6,7%. Atendendo que a nossa rede funciona a 50 hertz (frequencia de alimentação) estamos perante um motor AC assincrono de 4 polos com um funcionamento caracteristico perto dos 1350 rpm. No caso de uma aerogerador que use um motor assincrono tens de rectificar o sinal antes de o injectares na rede devido às irregularidades apresentadas pelo ...nem mais ... deslizamento (acrescida da intermitencia/inconstancia da fonte renovável).
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Aless
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Aless »

Bluesky Escreveu:Os calculos estão certos,mas sabes o que é o deslizamento?
Aqui entre nós Bluesky, esta foi apenas mais uma fanfarronice sua... :lol:

Caso não tenha percebido, a pergunta estava em aberto há mais de um mês, e quem a respondeu fui eu.
Depois que alguém coloca o ôvo em pé, é muito fácil qualquer outro usar o google, e vir cacarejar em volta...

Abraços verdes a todos!
:mrgreen:

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

Achas? Tu lá sabes ...colocar o ovoide de pé foi Nikola Tesla, mais ninguém (força dos campos magneticos)

Aless
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Aless »

...e durma-se com um barulho desses! :mrgreen:

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

Bom, para quem não está a entender, foi uma experiencia de Tesla fez para provar a eficácia dos campos magneticos em rotação (spin), o principio básico dos motores de indução, ou motores assincronos....perái, isto também fui buscar à wikipédia (ou nao)...e mais um video do youtube, provavelmente falso... que mania que tenho! Ai o gajo.... e sim, podem fazer isto em casa facilmente!

Link

Foi voce que pediu gosma verde?

Aless
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Aless »

Isto chama-se "despeito"... :mrgreen:

Responder

Voltar para “Energia Eólica”