Olá,
Estou a realizar uma série de testes relacionados com energias renováveis e deparo-me com alguns exercícios que não consigo resolver!
Não encontro nenhuma fórmula nos meus apontamentos que me permita calcular a velocidade de rotação de um gerador. Alguém pode dar uma ajuda?
O problema é o seguinte:
Qual a velocidade de rotação de um gerador se para um vento de 70 Km/h as pás (rádio 26) rodam a uma velocidade de 33 r.p.m. (sabendo que o multiplicador tem uma relação de transformação de 1:50 e que a potência fornecida à rede é de 700MW)?
Agradeço a vossa atenção!
Muitas dúvidas! Energia eólica!
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: domingo dez 04, 2011 8:09 pm
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Re: Muitas dúvidas! Energia eólica!
Enquanto aguardas pela resposta de quem poderá saber, passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm
Explica lá isso melhor porque creio que não existe formula, apenas um fazer contas!adrix Escreveu:Olá,
Estou a realizar uma série de testes relacionados com energias renováveis e deparo-me com alguns exercícios que não consigo resolver!
Não encontro nenhuma fórmula nos meus apontamentos que me permita calcular a velocidade de rotação de um gerador. Alguém pode dar uma ajuda?
O problema é o seguinte:
Qual a velocidade de rotação de um gerador se para um vento de 70 Km/h as pás (rádio 26) rodam a uma velocidade de 33 r.p.m. (sabendo que o multiplicador tem uma relação de transformação de 1:50 e que a potência fornecida à rede é de 700MW)?
Agradeço a vossa atenção!
"radio 26" ???? Será raio = a 26m? A velocidade de rotação é a linear das pontas das pás ou as r.pm. (que pelos vistos é 33)?
-
- Membro Silver
- Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm
Pelo exposto, parece-me que a velocidade do gerador é 33*50 = 1650 rpm.adrix Escreveu: Qual a velocidade de rotação de um gerador se para um vento de 70 Km/h as pás (rádio 26) rodam a uma velocidade de 33 r.p.m. (sabendo que o multiplicador tem uma relação de transformação de 1:50 e que a potência fornecida à rede é de 700MW)?
Abraços!