Aquecimento central - Pedido de Ajuda

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
luispalha
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda dez 05, 2011 9:49 pm

Aquecimento central - Pedido de Ajuda

Mensagem por luispalha »

Boa noite.

Gostaria da vossa ajuda para tentar resolver um problema que estou a ter com o aquecimento central. Tenho a casa equipada com uma caldeira Fagor (FEB-20E UK ECOPLUS), ligada a gás natural, que apenas serve para aquecer a água e radiadores (um por divisão).

Apesar da instalação já ter uns 2 anos, o seu uso é recente. Como nunca tinha usado uma caldeira deste género nem aquecimento central e era completamente leigo neste assunto, fui usando "normalmente" tal como me foi indicado pelos técnicos aquando da instalção do gás. O uso que lhe dava era só para aquecimento de água, sem dar uso ao aquecimento central (na própria caldeira).

No entanto, cerca de 2 meses após o inicio, ao ligar água quente a caldeira "morria", ficando um sinal vermelho a piscar, que pelo código do livro de instruções correspondia ao erro "Low central heating pressure or Hi-limit stat failure" (piscava 3 vezes). Na altura experimentei mudar na caldeira a opção "só água", para "água e aquecimento central", desligando cada um dos radiadores, de forma a ter apenas água tempo e não usar o aquecimento. Reparei que assim já tinha água quente, apesar de ter o trabalho de desligar/ligar a caldeira cada vez que queria agua quente, de forma a não estar sempre a gastar gás. No entanto, por incompatibilidade de horários para combinar com um técnico, fui usando este método (ainda liguei para a assistência da caldeira da Fagor, mas não me conseguiram ajudar por telefone e não consegui combinar com nenhum técnico).

Durante cerca de um mês fui aguentando a situação até que a caldeira, mesmo em modo "água mais aquecimento central", ao ligar para este modo, e após alguns "arranques", a caldeira "morria" novamente, assinalando o mesmo erro que referi antes. Nesta altura, investiguei na internet, e pelo que li e tendo em conta o que se passava comigo, pensei que provavelmente o problema seria falta de pressão no sistema do aquecimento central. Li também que a causa mais frequente é a necessidade de purgar os radiadores, o que nunca tinha feito. Assim, ao purgar os radiadores, reparei que a maioria estavam com a purga aberta (os meus radiadores são dos que não vertem água, apenas deixam sair o ar, e quando já não sai mais ar, não chega a verter água), e apenas dois estavam completamente fechados e ao purgar efectivamente saiu ar (num deles bastante até). Quando acabei de purgar todos os radiadores e depois de fechar todas as purgas, tentei novamente ligar o radiador e experimentar os 2 modos ("só água" e "água e aquecimento central"). No entanto, nos 2 modos, e quase após de os ligar (agora nem o sinal de chama aparecia), a caldeira "morria", novamente com o mesmo erro.

De referir que agora, estando a caldeira desligada ou ligada em "só água" (tanto sem correr água, como água fria ou água quente), o barómetro permanece nos 0 bar; com a caldeira ligada em "água mais aquecimento central" o barómetro sobe até aos 0,5 bar, antes de "morrer" e descer para os 0 bar. Em relação às pressões que davam antes, apenas reparei nestas pressões quando a caldeira já "morria" em modo "só água" e usava o modo "água mais aquecimento central" em que a caldeira antes de "morrer" no 1º modo atingia um máximo de 0,5 bar e quando ligada no "modo água e aquecimento central", mantinha-se nos 1 bar.

Agora, como já referi, em qualquer modo, a caldeira não ganha pressão, mantendo-se nos 0 bar durante alguns segundos, até "morrer" e dar o erro de piscar 3 vezes, "Low central heating pressure or Hi-limit stat failure".

Pelo que li, penso que a solução seria em aumentar a pressão, mas não sei como fazê-lo (encontrei referencias a outras caldeiras, que tinham uma torneira, que se abria até a pressão subir para 1 bar, desligando-se de seguida, mas penso não ser o caso da minha caldeira)!

Gostaria da vossa ajuda para tentar arranjar uma solução que eu próprio consiga executar e meter a caldeira a funcionar, já que me vai ser muito difícil combinar com um técnico para vir ver este problema, pelo menos até ao início do próximo ano!!

Desde já agradeço a vossa paciência e colaboração e espero ter sido claro a explicar a minha situação (apesar do testamento!). Se o texto estiver muito confuso, peço que me digam para tentar clarificá-lo!

Autor do tópico
luispalha
Novo membro
Novo membro

Re: Aquecimento central - Pedido de Ajuda

Mensagem por luispalha »

Boa noite. Na altura resolvi o problema aumentando a pressão e, até ontem, a caldeira FAGOR Ecoplus FEB-20E tem funcionado na perfeição.

Isto até hoje, em que simplesmente "deixou" de funcionar. Simplificando, quando puxo água quente em qualquer torneira a caldeira mantém-se igual (não liga nenhuma luz (nem a laranja de ignição, nem a vermelha de erro/anomalia), não faz qualquer som, nem varia a pressão, que se mantém em 1 bar, pressão a que tem estado desde o último problema referido), mantendo apenas a luz verde (de estar ligada) acesa. Se tentar passar a caldeira do modo "só água" para o modo "água mais radiadores" (modo em que supostamente está sempre a aquecer), mantém-se na mesma, sem qualquer alteração.

Sinceramente não percebo o porquê, até porque até ontem funcionava sem problemas e apenas hoje, sem qualquer motivo aparente já não funciona!!

Tentei reiniciar a caldeira, bem como o gás, não tento surtido qualquer efeito!

Dada a urgência em ter este assunto resolvido, agradeço desde já a vossa colaboração!

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

Movi o tópico de off topic conversa para Geral.
Espero que tenhas a resposta desejada e enquanto aguardas passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
luispalha
Novo membro
Novo membro

Mensagem por luispalha »

Boa noite. Na altura resolvi o problema aumentando a pressão e, até ontem, a caldeira FAGOR Ecoplus FEB-20E tem funcionado na perfeição.

Isto até hoje, em que simplesmente "deixou" de funcionar. Simplificando, quando puxo água quente em qualquer torneira a caldeira mantém-se igual (não liga nenhuma luz (nem a laranja de ignição, nem a vermelha de erro/anomalia), não faz qualquer som, nem varia a pressão, que se mantém em 1 bar, pressão a que tem estado desde o último problema referido), mantendo apenas a luz verde (de estar ligada) acesa. Se tentar passar a caldeira do modo "só água" para o modo "água mais radiadores" (modo em que supostamente está sempre a aquecer), mantém-se na mesma, sem qualquer alteração.

Sinceramente não percebo o porquê, até porque até ontem funcionava sem problemas e apenas hoje, sem qualquer motivo aparente já não funciona!!

Tentei reiniciar a caldeira, bem como o gás, não tento surtido qualquer efeito!

Dada a urgência em ter este assunto resolvido, agradeço desde já a vossa colaboração!

Autor do tópico
luispalha
Novo membro
Novo membro

Mensagem por luispalha »

Alguém sabe o que posso tentar fazer para verificar / resolver o problema? É que vai ser complicado combinar com um técnico para vir ver o equipamento!

Responder

Voltar para “Geral”