POTENCIA DE PAINEIS
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: domingo nov 20, 2011 4:13 pm
POTENCIA DE PAINEIS
Boas, gostava que o pessoal entendido aqui do forum me ajude, para uma micro 3.45 fixa qual a potencia maxima em paineis e o inversor indicado para essa potencia?
Na zona Oeste (malveira).
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Re: POTENCIA DE PAINEIS
Viva,MP1 Escreveu:Boas, gostava que o pessoal entendido aqui do forum me ajude, para uma micro 3.45 fixa qual a potencia maxima em paineis e o inversor indicado para essa potencia?
Para 3,45 penso que a escolha deverá recair sobre o SolarMax 4200 ou então no Xantrex 3.8GT, isto se estiver-mos a falar de campo DC na casa dos 5000W.
É pena o IG40 da Fronius não "entrar" na lista... mas só dá para 3,68.
Cmps,
-
Autor do tópico - Membro
Mas o amigo JDuarte nao acha que 5000w é muito?
tenho visto aqui no forum pessoal com 4050, 4300, 4500, mas
com 5000w nao conheço.
O inversor xantrex e melhor que o kako?
ate ja
com 5000w nao conheço.
ate ja
-
- Membro Gold
Viva,MP1 Escreveu:Mas o amigo JDuarte nao acha que 5000w é muito?
com 5000w nao conheço.
ate ja
Com o diminuir das tarifas bonificadas, temos assistido também a uma diminuição dos preços por W instalado.
À cerca de 2 anos atrás, quando neste forum vi o Jama escrever... "carreguem nas vossas instalações com silicio... tudo que seja menos de 4500W é pouco" ... pensei não será um exagero.
Com o conhecimento que fui ganhando, confirmei que o Jama tinha toda a razão, desde que o inversor suporte o sobredimensionamento da instalação quanto mais potência DC melhor.
Eu não estou a defender que não se cumpram as indicações dos fabricantes dos inversores, pelo contrário, defendo é a escolha de um bom inversor.
No sobredimensionamento de uma MP penso que o cuidado principal será o controlo da temperatura do inversor.... de resto quanto mais potência melhor... isto se queremos rentabilizar o investimento.
Quanto a um inversor ser melhor que outro... não é fácil responder, os inversores são componentes vitais e felizmente de grande fiabilidade. Se assim não fosse os fabricantes não davam garantias tão longas.
A Kaco recomenda para o 4200 um campo fotovoltaico de 4400W, para o solarmax 4200 é recomendado um máximo de 5000W, o xantrex 3.8 recomenda apenas 4180W. Os rendimentos médios pouco variam de marca para marca (normalmente entre os 94 e 96%).
Eu tenho lido muito sobre o Xantrex e sobre este posso falar com alguma experiência. É um dos inversores que limita a potência à entrada... ou seja por mais campo solar que se tenha só entram 4180W, o que permite uma produção na casa dos 3900W.
Pode parecer excessivo colocar 5000W sobre um xantrex, pois num bom dia de sol e temperaturas baixas podemos estar desperdiçar potência... mas temos garantia que o inversor não "torra" por excesso de potência e esses 5000W farão toda a diferença durante o inverno e dias quentes do verão. (que o diga o Sestevao e outros aqui no forum que apostaram em potências superiores a 4600w).
No Xantrex o corte de potência é efectivo, não passa mesmo mais nada.... já o kaco por exemplo, diz no seu visor que o pico máximo é de 3800W, mas deixa passar muito mais que isso... há aqui no forum logs que mostram saídas superiores a 4300W, agora o que acontece se forem injectados 4800W num Kaco, não sei... se houver alguém no forum alguém que conheça os limites reais do kaco, que se pronuncie!!!
Eu recordo que ter 5000W instalados não significa ter 5000W a entrar no inversor.... pois nos meses quentes as perdas por temperatura podem ultrapassar os 20% e no inverno com a menor quantidade de luz os 5000W nem aos 4000 chegam.
Amigo MP1, se tem possibilidade aposte numa boa potência DC e vai ver que não se arrepende, lembro-lhe que se conseguem instalar 5000W DC na casa dos 12500€ já com IVA.
Cmps,
-
Autor do tópico - Membro
Obrigado pela explicaçao, tenho um orçamento para paineis suntech 20x240, inversor solarmax 4200s 3.45 etc valor 12600€ com iva.
O que acha disto JDuarte?
-
- Membro Gold
Viva,MP1 Escreveu:Obrigado pela explicaçao, tenho um orçamento para paineis suntech 20x240, inversor solarmax 4200s 3.45 etc valor 12600€ com iva.
Parece-me um bom preço, tipo de estrutura? trabalhos incluídos?
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm
está com bom preço, se realmente os trabalhos de instalação já estiverem incluídos.MP1 Escreveu:Obrigado pela explicaçao, tenho um orçamento para paineis suntech 20x240, inversor solarmax 4200s 3.45 etc valor 12600€ com iva.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
HTeixeira Escreveu:está com bom preço, se realmente os trabalhos de instalação já estiverem incluídos.MP1 Escreveu:Obrigado pela explicaçao, tenho um orçamento para paineis suntech 20x240, inversor solarmax 4200s 3.45 etc valor 12600€ com iva.
Boas,
Mas alguem aceita um orçamento sem instalação?...

-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm
É um orçamento tipo chave na mão?MP1 Escreveu:Obrigado pela explicaçao, tenho um orçamento para paineis suntech 20x240, inversor solarmax 4200s 3.45 etc valor 12600€ com iva.
Já inclui a taxa do registo e todos os trabalhos?
Para paineis chineses penso que está um pouco caro, ora veja um sistema com 18 paineis samsung 250wp e inversor Xantrex com todo incluido fica por pouco mais de 13 mil euros, e já com iva e registo no site incluido.
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm
Paulo, quando falei em instalação, referia-me á instalação completa (montagem, instalação, aberturas de rotas, colocação de quadros, etc) e não apenas á montagem dos painéis...PaulOL Escreveu:HTeixeira Escreveu:está com bom preço, se realmente os trabalhos de instalação já estiverem incluídos.MP1 Escreveu:Obrigado pela explicaçao, tenho um orçamento para paineis suntech 20x240, inversor solarmax 4200s 3.45 etc valor 12600€ com iva.
Boas,
Mas alguem aceita um orçamento sem instalação?...e então a certificação, quem se responsabiliza?
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Atenção que os Suntech não são meros painéis "chineses". Até são mais caros do que muitos painéis de menor qualidade... E pelas experiências que temos tido aqui no fórum, Suntech é bom material. Ainda agora estive (por acaso) a ver o projecto do jasmim (que tem 4400W de painéis Suntech e está com uma média acima dos 20 kWh por dia!).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a