AJUDA EM ESCOLHA
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: segunda nov 28, 2011 9:56 am
AJUDA EM ESCOLHA
Bom dia a todos:
Quero instalar um sistema fotovoltaico fixo e entre estas duas propostas, qual escolheriam?
18 x Trina Solar 235 Wp
Inversor Kaco 3600Xi
ou
18 x 240 Martifer
Inversor SMA 4000 TL (4,32)
Os preços são bastante idênticos e não é, portanto, esse factor que influenciará a decisão.
Obrigado desde já pelas vossas opiniões.
Quero instalar um sistema fotovoltaico fixo e entre estas duas propostas, qual escolheriam?
18 x Trina Solar 235 Wp
Inversor Kaco 3600Xi
ou
18 x 240 Martifer
Inversor SMA 4000 TL (4,32)
Os preços são bastante idênticos e não é, portanto, esse factor que influenciará a decisão.
Obrigado desde já pelas vossas opiniões.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: AJUDA EM ESCOLHA
Mais potência é melhor.
.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro
Obg pela sua resposta "volt" mas o que quer dizer exactamente? .... a 2ª proposta, é isso?
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Viva,Volt Escreveu:Mais potência é melhor.
.
Para uma instalação fixa 3,68 estar a colocar menos de 4600W não me parece boa opção.
O SMA 4000TL parece ter performance muito boas, os testes demonstram um óptimo nível de rendimento (chega aos 97%, quando está a debitar os 4000W AC).
Cmps,
-
Autor do tópico - Membro
Mais uma vez obrigado pelos vosso contributos mas continuo por esclarecer:
Devo optar por um inversor com potência superior ao proposto (SMA 4000 TL 4,32)?
Obg
Devo optar por um inversor com potência superior ao proposto (SMA 4000 TL 4,32)?
Obg
-
- Membro Platinium
Bom, acho que faltam aqui dados. Primeiro, a micro é de 3.45 ou 3.68? Mas, independentemente da que for, falta potência. Um sistema fixo, para estas novas tarifas, tem de ter mais potência (menos de 4400W é pouco, 4600W, como diz o JDuarte, era bem melhor) de forma a compensar o investimento.
Os 4,32 de que fala, não é do inversor, mas sim a potência proposta (18 painéis de 240W cada). Não fazia mal nenhum instalar mais, se puder.
.
Os 4,32 de que fala, não é do inversor, mas sim a potência proposta (18 painéis de 240W cada). Não fazia mal nenhum instalar mais, se puder.

-
Autor do tópico - Membro
Obg aos dois.
A micro é de 3,68 e começo a "formar" melhor a minha opinião com a vossa ajuda.
Posso, então, concluir que devo instalar mais potência se tiver espaço disponível (20 painéis em vez dos 18 propostos).
E quanto aos inversores? Se instalar os 20 painéis continuam estes dois modelos adequados à instalação ou devo também considerar o seu up-grade?
Grato desde já pela vossa ajuda.
A micro é de 3,68 e começo a "formar" melhor a minha opinião com a vossa ajuda.
Posso, então, concluir que devo instalar mais potência se tiver espaço disponível (20 painéis em vez dos 18 propostos).
E quanto aos inversores? Se instalar os 20 painéis continuam estes dois modelos adequados à instalação ou devo também considerar o seu up-grade?
Grato desde já pela vossa ajuda.
-
- Membro Platinium
Eu sempre ouvi dizer que o Fronius (ver projecto do jama) é dos melhores inversores para 3.68.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jun 02, 2011 10:43 pm
Olá João!
Aconselho instalar uma potência superior, tal como já referiram aqui.
Se colocares mais 2 painéis, facilmente obtens esse mesmo retorno, consequência do aumento de produção...
Optando pelos 20 painéis,terás que escolheres outro inversor. Exemplo: o SolarMax4200S (Potência de entrada 5000W) ou Fronius 3.8 SP
Resumindo, instalar uma potência superior é a melhor opção. Esta é a minha opinião..por isso tenho uma MP de 4700W com seguidor:)
Aconselho instalar uma potência superior, tal como já referiram aqui.
Se colocares mais 2 painéis, facilmente obtens esse mesmo retorno, consequência do aumento de produção...
Optando pelos 20 painéis,terás que escolheres outro inversor. Exemplo: o SolarMax4200S (Potência de entrada 5000W) ou Fronius 3.8 SP
Resumindo, instalar uma potência superior é a melhor opção. Esta é a minha opinião..por isso tenho uma MP de 4700W com seguidor:)
-
Autor do tópico - Membro
Obg mais uma vez pela vossa ajuda.
Já estou decidido a optar por mais potência como me sugerem.
Alguém me falou nos painéis Sun Tech STP 275W como forma de aumentar potência não comprometendo o espaço ...
Alguém conhece ou quer dar opinião?
Obg mais uma vez a todos pelos contributos
Já estou decidido a optar por mais potência como me sugerem.
Alguém me falou nos painéis Sun Tech STP 275W como forma de aumentar potência não comprometendo o espaço ...
Alguém conhece ou quer dar opinião?
Obg mais uma vez a todos pelos contributos
-
Autor do tópico - Membro
Bom dia a todos.
Quero agradecer a todos que deram a sua opinião e me ajudaram á escolha deste investimento.
O que irei instalar (ainda não contratualizei mas, está quase ...)
20 painéis Samsung 247 wp + Xantrex 3.8SP + Siemens ZMG310 ...
Acham bem?
Quero agradecer a todos que deram a sua opinião e me ajudaram á escolha deste investimento.
Acham bem?
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Viva João,joao5907 Escreveu:Bom dia a todos.
Acham bem?
Embora eu goste imenso do Xantrex, como a instalação é 3,68 iria procurar um inversor que permitisse maior potência AC (exemplo do IG40 da fronius), embora possamos estar a falar de 400Kw no final do ano.
Cmps,
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am
Eu pessoalmente iria de caras para o Solarmax versão 3,45 
3% de rendimento euro superior ao Fronius e possibilidade de o configurar para aumentar a potencia máxima em 10% o que perfaz 4180W AC, isto num inversor desenhado para instalações 3,68, também muito robusto.
Claro que a isto convem associar uma boa potência de paineis, quanto a mim nunca inferior aos 5000Wp

3% de rendimento euro superior ao Fronius e possibilidade de o configurar para aumentar a potencia máxima em 10% o que perfaz 4180W AC, isto num inversor desenhado para instalações 3,68, também muito robusto.
Claro que a isto convem associar uma boa potência de paineis, quanto a mim nunca inferior aos 5000Wp
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am
Falha minha, assumi não sei porquê que a instalação era 3.45. Sendo uma 3.68 seria o Fronius sem qualquer dúvida. O inversor custará pouco mais de 100 euros relativamente à concorrencia.
-
Autor do tópico - Membro
Muito obg mais uma vez pelas vossas ajudas que foram determinantes nas minhas opções.
mais uma questão sff: não encontrei no portal renovaveisnahora a lista de inversores autorizados...
Alguém me diz onde posso consultar?
Cumpts e grato desde já.
mais uma questão sff: não encontrei no portal renovaveisnahora a lista de inversores autorizados...
Alguém me diz onde posso consultar?
Cumpts e grato desde já.
-
Autor do tópico - Membro
Já descobri !!!!!!
Obg na mesma a todos...
Obg na mesma a todos...
-
- Membro Platinium
Fixe. Depois abre um projecto e partilha connosco.
.