e_bike Escreveu:Perdeste toda a garantia na mota só porque foste tua a trocar as baterias?
Quando se fala de garantia, pode ter várias definições, digo eu.
Pelo que tenho verificado a maioria dos VE são chineses e como todos sabemos, a qualidade não abunda, por esse motivo, nós os proprietários "vamos dando um jeito" para ter a maquina sempre a funcionar, fazendo o que deveria ser a garantia a funcionar.
Eu com outros veículos que tive nunca funcionou assim, em garantia ia logo para o representante e rapidamente estava pronto.
Actualmente já existe muitos à procura de VE, mesmo sem conhecimentos para ir resolvendo os pequenos problemas, e claramente vai esgotar a mão de obra dos representantes em garantias, e talvez alguns euros se os chineses não assumirem as peças. Existe a possibilidade de não terem solução e não estão para se chatear e deixam de o usar.
No meu caso devo ter perdido a garantia, quando tive meses há espera de um disco para a frente pois estava empenado desde a compra da mota, e tive eu de comprar.
Ou terá sido depois de me trocarem a bomba e a pinça da frente por bloquear, e após alguns dias estava igual e tive mais uma vez de comprar a bomba e a pinça da frente.
ou terá sido da colocação das baterias de litio, pois no representante só tinham 5000km de garantia e por esse motivo coloquei eu.
A conclusão que tiro é que um VE neste momento ainda é um risco, mesmo com garantia, apenas ganhamos conhecimentos para outros projectos e testamos a tecnologia para dar oportunidade de evoluir.
Além de ter o prazer de andar de VE, mas que fica caro, fica.
augsantos Escreveu:Hp. Onde compraste o controlador?
Se tiveres uma alternativa, aconselho pois se o da Kelly não dá para reparar e se existe outro que que seja compatível e seja possível a sua reparação é bem melhor.
Eu comprei no evassemble mas também existe no site da kelly, o preço é idêntico.
Mas ainda assim, somos cobaias deste tipo de veículos de origem chinesa. Também é verdade que existe alternativa com qualidade mas os preços não são justificáveis.
Eu quando comprei sabia perfeitamente a qualidade que estava a comprar. Prefiro trocar alguma peça, 50 ou 100euros do que pagar o dobro por uma mota de qualidade com a mesma autonomia.
Também é verdade que tenho um carro de qualidade alemã com 2 anos e já foi 2 vezes à oficina com avisos no computador de bordo e tive de pagar 2 despesas (ambas após o termino da garantia).
Para gastar na mota eléctrica o que paguei, dava para trocar muita peça.
Enfim todos temos opiniões diferentes, mas reais.
Eu também tive o problema do disco da frente que empenou e fui autorizado a passar num oficina de motos. Detectaram que o disco agarrado na jante não estava perfeitamente alinhado. A oficina mandou limar ligeiramente e ficou perfeito.
Também já retirei o sistema de apoio à travagem da frente porque o travão ficava rijo com muita frequência. Após isto está impecável e a circular no trânsito todos os dias na cidade de Lisboa. Acompanha qualquer outra mota na cidade.
A minha predator fez dois anos no passado dia 19, e já conta com 23850 km, que dá uma média de 993 km/mês.
Ora foi a minha experiencia durante dois anos que vou descrever, a compra de um veiculo eléctrico, dos primeiros a serem vendidos pela Empresa SW, e com baterias de gel, e que fui a Leiria ver a sua apresentação em Outubro de 2009, onde fiz um test drive numa de gel e lítio, também experimentei a concorrente Batlight Thunder 5000. A predator é uma mota relativamente grande que enche a vista, e que na altura verifiquei logo os seus fracos acabamentos e a fraca qualidade que é característico de todos os veículos chineses, mesmo assim optei por entrar neste mundo de inovação e diferente.
Os primeiros kilometros são a adaptação a estes veículos, e que se vão tornando viciantes, pois quanto mais se anda mais se quer andar. Eu fui fazendo pequenas alterações, desde colocação de lâmpadas led, a comprar carregadores mais pequenos, com saída de 72V/2,5 amperes, para as baterias de gel terem um melhor tratamento. Após 4000km tive um decréscimo de tensão sempre que andava, e aos 5000km foi trocado uma bateria. As baterias de gel de origem tiveram uma duração de 10000km e é notório a sua autonomia durante a sua vida, em que até aos 5000km é estável, após estes km a sua autonomia vai decrescendo, até que aos 10000km, tinha autonomia de 15km.
Entretanto tive problemas na travagem que demoraram muito a ser resolvidas pela assistência, desde os primeiros km, que detectei que a travagem da frente não estava correcta e travava com impulsos. Após verificação pela assistência, fiquei sem travão da frente durante meses a aguardar material. Foi substituída em garantia o sistema completo da travagem da frente –pinça+cabo+bomba- após alguns kms ficou tudo igual, e optei por comprar um disco da frente+pinça da frente+bomba da frente, que coloquei e resolveu. O acelerador também deixou de ser linear e teve de ser substituído (esta intervenção foi mais rápida, um mês de espera).
Voltei a colocar baterias de gel, vendidas pela SW, que coloquei aos 10000km, pois na altura a troca para lítio, era 2400euros e tinha garantia de 5000km. A partir desta altura comecei a me informar acerca da transformação para lítio e ser feita por mim, que agendei para trocar após ter usado as baterias de gel. Aos 15000km começou a diminuir a autonomia e aos 16600km foi o momento.
Os pneus originais não são de borracha, mas sim de plástico, e na condução temos a percepção que o seu formato é diferente de redondo, mas lá foi andando, e aos 6000km troquei o pneu traseiro para o Michelin pilot sport que voltou a ser substituído aos 18000km, por um igual. À frente o original durou até aos 15000km, e foi trocado por um Michelin pilot sport. O andamento da predator em estradas planas é relativamente bom, já que todos os sinais da estrada são facilmente transmitidos ao condutor pela lomba causada pelo menos bom funcionamento dos amortecedores, que ficam muito aquém do seu funcionamento ideal. Já em estradas más e de paralelos, temos que rezar que não se desintegre, pois o sentimento que se têm é mesmo esse.
Coloquei eu as baterias de lítio da Républica checa, e o bms da China, o restante material comprei em lojas da especialidade no Porto. O total do investimento foi 1650 euros. Também comprei um carregador de 72V/4 amperes, que coloquei dentro da mota, como o original de 72V/10 Amperes, tendo assim a opção de carregar a 4/10/14 amperes, dependendo da necessidade, e normalmente 95% dos carregamentos são a 4Amperes.
Aos 22500km tive problemas na Predator, que como estava com um comportamento estranho e ainda em garantia, entrei em contacto com a SW e o diagnóstico, foi que o problema estava localizado ou nas baterias ou no bms (peças que fui eu que coloquei), fiquei sem solução. Verifiquei tudo e optei por comprar um controlador, que após chegada e instalado, ficou a predator a funcionar. É com estas atitudes que a implementação dos VE se torna difícil, já que uma má experiência faz replicar o sentimento, pelos que nos rodeiam. Uma garantia que se refugia em possibilidades hipotéticas, sem analisar e ter essa certeza, peca pelo desleixo que dá aos clientes. Desejo que a SW tenho muitos anos de vida, para assistir os clientes com garantias, pelo menos, e este é o conselho que dou, não troquem nem uma lâmpada, pois podem ficar sem direito há garantia, e coloquem por escrito sempre que o veiculo está imobilizado ao abrigo da garantia, para ter a garantia de 2 anos com o veículos sempre disponível para o seu proprietário.
Agora é tempo de contas e o valor gasto até agora no meu VE, com a compra, upgrade para lítio, baterias de gel, sistema de travagem, seguro, pneus, carregadores, controlador e claro eletrões foi de 5957 euros, que dá um valor diário de 8,24 euros em 723 dias.
Olá hp78. Bom desempenho elétrico com uma quilometragem muito semelhante a um carro. Fartaste-te de economizar €!
Um questão sobre esse "conjunto" de carregadores. Portanto, a mota tem um incorporado e tu arranjaste outro. Como é que fazes, na prática, a seleção dos A a que queres carregar? Ligas o de 4 à tomada e depois ligas esse à ficha que está na mota?
Aconselhas esse investimento num carregador extra?
E qual é o limite de A que as baterias podem receber no carregamento?
Relato 5*. É um excelente resumo. O valor de 25 cêntimos por quilómetro (5957/23850) até não é muito elevado. Acho que falta somar o valor do "combustível" e retirar o valor de uma eventual venda (para contabilizar o activo que é a mota). Ainda assim, de certeza absoluta que acabaste por gastar bem menos que gastarias com uma CI equivalente.
.
333.333,3 KM a bombar faísca! Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Grande hp78...relato realista, verdadeiro e cheio de frontalidade...coisa que ñ se viu por aqui no fórum durante uns tempos...parabéns!
Qt a ter sido cobaia...independemente disso merece ser tratado como qualquer outro cliente! Até digo mais, mesmo tendo sido dos primeiros alguns problemas ainda persistem...
Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Editionentre muitas outras scooters eléctricas
Está um historico muito rico em todos os aspectos, parabéns!
...mesmo assim optei por entrar neste mundo de inovação e diferente...
É de pessoas assim empreendedoras que este país e o mundo necessita!
...É com estas atitudes que a implementação dos VE se torna difícil, já que uma má experiência faz replicar o sentimento, pelos que nos rodeiam...
Não estás isolado, quando tentas remar contra a corrente, pois nós estamos todos contigo no mesmo barco a ajudar-te!
Quando a corrente nos puxa para o precepicio, e nem todos o querem ver, pela dificuldade que é remar contra corrente, é louvavel, todo esse acreditar! (por todos nós)
...não troquem nem uma lâmpada, pois podem ficar sem direito há garantia...
Realmente é assim que as coisas funcionam, e por eu já saber disso, tomei a decisão de comprar uma em segunda mão, não muito cara, para que à medida do necessário, eu mesmo, possa transformar um produto de muito pouca qualidade em algo muito funcional e eficiente! e até agora não apareceu nada que me fizesse ter arrependido, muito pelo contrário!
pafi Escreveu:Portanto, a mota tem um incorporado e tu arranjaste outro.
A minha mota trazia o carregador de origem fora da mota, só depois de colocar as baterias de litio é que instalei o de 10 Amperes dentro, e um sistema de ventilação extra. O carregador de 4 Amperes já estava instalado dentro ainda com as baterias de gel, também colocado por mim.
pafi Escreveu:
Como é que fazes, na prática, a seleção dos A a que queres carregar? Ligas o de 4 à tomada e depois ligas esse à ficha que está na mota?
Como as fichas usadas tem a limitação maxima de 10A, eu coloquei duas por baixo do banco, ligadas internamente entre si, assim posso ligar 1 carregador ou 2, basta ligar a alimentação do(s) carregador(es) que pretender ligar
pafi Escreveu:
Aconselhas esse investimento num carregador extra?
Isto é uma resposta difícil, pois depende da necessidade de cada utilizador, mas se tiveres espaço com ventilação fica certamente mais barato colocar mais um carregador pequeno, que tirar o que existe e colocar um maior, isto é se tiveres um de 10 e colocares mais um de 4, é mais barato que retirar o de 10 e comprar um de 14. Também tem vantagem ter dois internos por vários motivos, não estão há vista de ninguém, sempre que saires de casa nunca te esqueces de os levar e se avariar um tens o outro.
pafi Escreveu:
E qual é o limite de A que as baterias podem receber no carregamento?
Nas baterias de litio a corrente ideal de carga deve ser inferior a 20A.
galt Escreveu:Foste um dos clientes cobaia.
Bom relato.
Quanto é que te cobraram para detectar o problema?
Julgo que te estás a referir ao ultimo que o controlador estava avariado, não foi cobrado nada e nada foi detectado. Apenas me foi dito após uma pequena verificação, que o problema estava em alguma bateria ou bms.
Volt Escreveu:Relato 5*. É um excelente resumo. O valor de 25 cêntimos por quilómetro (5957/23850) até não é muito elevado. Acho que falta somar o valor do "combustível"
No valor já tem os eletrões que gastei
Volt Escreveu:
e retirar o valor de uma eventual venda (para contabilizar o activo que é a mota).
Claro que deve ter algum valor, mas ninguém a comprava
Volt Escreveu:
Ainda assim, de certeza absoluta que acabaste por gastar bem menos que gastarias com uma CI equivalente.
.
Eu entento o teu raciocinio, mas nestes dois anos acho que não, mas a vida da predator não irá acabar por aqui e já que o investimento está feito agora o custo por km vai baixar certamente.
Pois... Tens razão... São 25 euros a cada 100 quilómetros... Numa CI equivalente, gasta-se: 3000 na compra e mais 1200 em gasolina e em 8 revisões (para os quase 24 mil quilómetros) no máximo, mais 600... Dá 4800. São cerca de 20 euros a cada 100 quilómetros... Não me agrada muito saber isto... Devia estar a dormir em pé quando escrevi o outro post...
333.333,3 KM a bombar faísca! Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Parabéns pelo teu percurso corajoso. É necessário alguma persistência para entrar nestas aventuras. Eu também estou a sentir na pele as mesmas dificuldades por que tu passas-te. Relembro que comprei uma mota com 3800Km que só tinha 15km com as baterias de gel.
Não recorri à SW para qualquer melhoria, nem sequer para reclamar alguma garantia que pudesse ter pois a mota tinha pouco mais de um ano.
Apenas comprei lá um acelerador que, tal como o teu, não veio com o desempenho correcto e que me custou 25€. Depois de comprar um no e-bay que me custou serca de 10€ devolvi-o à SW para ser avaliado e receber um de substituição. Mas realmente, tudo lá demora muito tempo a ser resolvido...
Outro componente que lá comprei foi um DC DC, mas esse até agora parece-me ter sido uma boa opção.
Também estou junto contigo nesta luta, mas também defendo a tua posição, o nosso sucesso passa mais pela nossa união e partilha de experiências... Tenho encontrado muito apoio aqui no fórum sem o qual tudo teria sido muito mais difícil. Devo-te destacar a ti como impulssionador inicial da minha adesão ao VE e também ao JMAL, que além da parte comercial da venda do BMS, tem-me dado um apoio incondiocional quer se trate do objecto da garantia (o BMS) quer se trate de qualquer outra questão relacionada com qq outro componente.
Desculpa estar a aproveitar-me do teu tópico, mas só quero que saibas que não estás sozinho...
Boas festas para todos!
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel) Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km) AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€