Alternador automotivo em uma turbina eólica
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Aproveitando o tempo!!
Comprei esses alternadores quebrados pois me falaram que não precisa estar funcionando para aerogerador, então o regulador que estava no fundo dele deve estar quebrado!!, será que precisa desse regulador ou seu regulador já faz esse serviço??
Abraços
Comprei esses alternadores quebrados pois me falaram que não precisa estar funcionando para aerogerador, então o regulador que estava no fundo dele deve estar quebrado!!, será que precisa desse regulador ou seu regulador já faz esse serviço??
Abraços
-
- Membro Dedicado
Notei outra coisa muito interessante nesse alternador
Nos tópicos anteriores o senhor explica que existem 6 polos, e claro 6 diodos, mas por que nesse altrernador que comprei da lucas indiel tem somente 3? esse serve??
Desculpe minhas ininterruptas mensagens
Felicidades
Nos tópicos anteriores o senhor explica que existem 6 polos, e claro 6 diodos, mas por que nesse altrernador que comprei da lucas indiel tem somente 3? esse serve??
Felicidades
-
- Membro Dedicado
Me desculpe pelos horarios das perguntas, sei que sou apressado e fico ansioso toda hora apertando a pagina 29 pra ver se respondeu, mas é por que aqui em casa o computador é disputado com umas 5 pessoas, meu tempo só é de madrugada, me desculpe
Saude e luz para todos!
Saude e luz para todos!
-
Autor do tópico - Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Se você lavar o bobinamento com thinner o verniz dissolve parcialmente, e dá de desenrolar o fio sem quebrar porque é um fio grosso. Acho mais fácil do que cortar. Faz-se menos força. Mesmo que não pretenda reaproveitar o fio.sclarenonz Escreveu:Boa noite
Muito obrigado josenir
me esclareceu bastante, já comprei fio 19 e já estou na fase de quebrar os fios do alternador, não tem como aproveitar ele sem cortar os fios?
A melhor é aquela que se encaixar melhor no seu orçamento. A mais indicado é a bateria estacionária. Recomendo usar baterias automotivas. Só é bom lembrar que não deve deixá-las descarregar abaixo de 60% da sua capacidade, para não encurtar a vida útil.sclarenonz Escreveu:Agora tenho outra duvida é sobre a bateria, qual o tipo de bateria que eu compro, qual a melhor?? Sinceros agradecimentos
Se a capacidade necessária das baterias não for muito grande as baterias de chumbo/gel usadas em no-break de computador também têm preço bastante acessível, e com a vantagem de poderem ser descarregadas abaixo dos 60% sem problemas. Só não pode é descarregá-las totalmente e deixar sem carga. Mas assim também não pode ser feito com bateria nenhuma.
-
Não, com certeza não vai precisar do regulador original. Mas acontece que na maiorria desses reguladores as escovas que vão pegar no rotor já vêm embutidas no regulador. Então se as escovas não estiverem no lugar, você vai acabar tendo que comprar um regulador automotivo original desse alternador só para desmontar e usar o suporte das escovas.sclarenonz Escreveu:Aproveitando o tempo!!
Abraços
-
É melhor examinar com mais cuidado. Os diodos estão em dois grupos de 3. Então, provavelmente você viu os três que estão mais à vista. E os outros estão por debaixo destes. Nunca ouvi falar de um alternador que não tenha uma ponte retificadora com 6 diodos.sclarenonz Escreveu:Notei outra coisa muito interessante nesse alternador
Felicidades
-
- Novo membro
- Registado: quarta dez 14, 2011 10:49 pm
Sei que faz tempo esse tópico mas agora que vi este seu projeto Josenir, me parece bem legal, você terminou ? ou não por causa de alguns contras.
Você sabe que na vida sempre encontraremos 50% de pessoas que concordam com a gente e 50% que não, e parece que sempre essas que não concordam vem primeiro, afinal construir é mais difícil.
Sempre vemos por aí as paredes pixadas e os seus autores achando que fizeram grande coisa, que na verdade não serve para nada apenas provam que não tem criatividade, e destruindo acham que ficam em evidência.
Trabalho como programador de computadores e adoro essas alternativas em energia, água quente etc.
Aqui no Brasil é tão difícil exercer a criatividade muito poucos dão valor e estão tão fixos no que já existe que defendem o pouco conhecimento que nós temos como regra.
Todos os que ousam tentar nova maneiras são a princípio ridicularizados para depois que provam suas ideias, serem reconhecidos.
Eu me lembro bem da frase que Einstein falou;
Estou tentando provar a teoria da relatividade, se conseguir, a Alemanha dirá que sou Alemão e a França que sou cidadão do mundo, se não, a França dirá que sou Alemão e a Alemanha que sou Judeu. rsrsrs
Achei bem legal e bem didática a sua proposta, poucos sabem quando tempo se gasta expondo algo assim.
Espero que continue com seus projetos.
Um abraço.
Você sabe que na vida sempre encontraremos 50% de pessoas que concordam com a gente e 50% que não, e parece que sempre essas que não concordam vem primeiro, afinal construir é mais difícil.
Sempre vemos por aí as paredes pixadas e os seus autores achando que fizeram grande coisa, que na verdade não serve para nada apenas provam que não tem criatividade, e destruindo acham que ficam em evidência.
Trabalho como programador de computadores e adoro essas alternativas em energia, água quente etc.
Aqui no Brasil é tão difícil exercer a criatividade muito poucos dão valor e estão tão fixos no que já existe que defendem o pouco conhecimento que nós temos como regra.
Todos os que ousam tentar nova maneiras são a princípio ridicularizados para depois que provam suas ideias, serem reconhecidos.
Eu me lembro bem da frase que Einstein falou;
Estou tentando provar a teoria da relatividade, se conseguir, a Alemanha dirá que sou Alemão e a França que sou cidadão do mundo, se não, a França dirá que sou Alemão e a Alemanha que sou Judeu. rsrsrs
Achei bem legal e bem didática a sua proposta, poucos sabem quando tempo se gasta expondo algo assim.
Espero que continue com seus projetos.
Um abraço.
-
Olá Carlos,
O projeto terminei, o que falta agora é colocar o produto no mercado. E é o que estou tentando fazer.
Agradeço as suas palavras de apoio. Também sou programador. Programo em Delphi, Clipper, C, Java e Assembler. O assembler para microcontrolador PIC, e as demais para PC. Bom saber que tem mais gente por aí que gosta de bater cabeça desenvolvendo aplicativos. Há quase 20 anos atrás, quando comecei a programar, já existia muito software gratuito, eu achava que iria trabalhar nessa atividade alguns poucos anos, e logo iria existir qualquer tipo de aplicativo gratuito, e iam existir filas de programadores esbarrando uns nos outros por aí.
O que eu vejo hoje é que um programador disponivel e disposto a fazer algum trabalho útil continua tão raro quanto há vinte anos atrás. E o nosso trabalho está cada vez mais valorizado. Essa é a minha impressão.
Seja bem vindo. Que bom que você dedicou a sua primeira mensagem a prestigiar um dos meus tópicos.
O projeto terminei, o que falta agora é colocar o produto no mercado. E é o que estou tentando fazer.
Agradeço as suas palavras de apoio. Também sou programador. Programo em Delphi, Clipper, C, Java e Assembler. O assembler para microcontrolador PIC, e as demais para PC. Bom saber que tem mais gente por aí que gosta de bater cabeça desenvolvendo aplicativos. Há quase 20 anos atrás, quando comecei a programar, já existia muito software gratuito, eu achava que iria trabalhar nessa atividade alguns poucos anos, e logo iria existir qualquer tipo de aplicativo gratuito, e iam existir filas de programadores esbarrando uns nos outros por aí.
O que eu vejo hoje é que um programador disponivel e disposto a fazer algum trabalho útil continua tão raro quanto há vinte anos atrás. E o nosso trabalho está cada vez mais valorizado. Essa é a minha impressão.
Seja bem vindo. Que bom que você dedicou a sua primeira mensagem a prestigiar um dos meus tópicos.
-
- Novo membro
- Registado: quarta dez 14, 2011 10:49 pm
Então Josenir eu também programo em tempos do DOS em .bat, Clipper, C, Delphi, Java (fiz curso), Asp, mas atualmente estou usando Linux (kubuntu) e programando em php. Realmente achei também que estaria repleto de programadores mas está difícil de se achar um disponível, a única coisa é que se exige muito para você ser programador de uma boa empresa e tem tantas regras que se você usasse o tempo para programar ao invés de ficar aplicando regras o programa sairia na metade do tempo. Enfim agradeço pelo seu projeto e esforço em explicá-lo, digo esforço para tirar todas a dúvidas que não são poucas, no meu caso apesar de ter feito técnico de eletrônica pouca coisa usei do curso então quanto mais detalhes melhor. Assim que puder vou tentar fazer esse projeto. Obrigado !
-
- Membro
- Registado: sábado dez 17, 2011 9:14 pm
Olá Josenir,
Primeiro lugar quero dar os parabéns para pela teu projeto do regulador/excitador e acima de tudo por compartilhar essas informações.
Eu trabalho com pesquisa acadêmica em energia eólica, e pela paixão que tenho pelo assunto resolvi fazer meu próprio aerogerador para instalar em minha casa. Devido ao custo do alternador de 12V ser mais em conta, comprei esse mesmo. Então surgiu uma dúvida. Como adaptar o teu regulador/excitador, que foi feito para um alternador de 24V, para um alternador de 12V? Seria somente trocar os diodos zener?
Tu pode me ajudar com isso?
Desde já, obrigado.
Primeiro lugar quero dar os parabéns para pela teu projeto do regulador/excitador e acima de tudo por compartilhar essas informações.
Eu trabalho com pesquisa acadêmica em energia eólica, e pela paixão que tenho pelo assunto resolvi fazer meu próprio aerogerador para instalar em minha casa. Devido ao custo do alternador de 12V ser mais em conta, comprei esse mesmo. Então surgiu uma dúvida. Como adaptar o teu regulador/excitador, que foi feito para um alternador de 24V, para um alternador de 12V? Seria somente trocar os diodos zener?
Desde já, obrigado.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Enquanto aguardas pela resposta, passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.pizzutipes Escreveu:Olá Josenir,
Desde já, obrigado.
Cumprimentos.
-
O projeto, como está publicado aqui, é justamente para o alternador de 12V, para gerar em 12V. Leia as mensagens anteriores e vai ver que além do circuito, você vai ter apenas que refazer o bobinamento do estator com o triplo do número de espiras.pizzutipes Escreveu:Olá Josenir,
Desde já, obrigado.
O que tem se discutido recentemente aqui sobre a troca de um tal diodo zener, é fazer este mesmo circuito passar a trabalhar gerando em 24V.
-
- Membro Dedicado
Boa noite
JOsenir comcei a bobinar e bobinei todo maluco mass consequir chegar até o final subindo e descendo os fios fazendo espiras, outra coisa girei 9 vezes o fio 19 como o senhor falou 3 vezes a mias que o original que vem em 3 voltas, mas teve espira que coloquei 10 voltas ,tem problema? e está tudo muito apertado acho que está tocando no ferro, tem problema?
JOsenir comcei a bobinar e bobinei todo maluco mass consequir chegar até o final subindo e descendo os fios fazendo espiras, outra coisa girei 9 vezes o fio 19 como o senhor falou 3 vezes a mias que o original que vem em 3 voltas, mas teve espira que coloquei 10 voltas ,tem problema? e está tudo muito apertado acho que está tocando no ferro, tem problema?
-
Então você escolheu um fio muito grosso. Não tem problema se uma ou outra bobina tiver uma espira a mais. Mas se o fio estiver em contato com o entreferro vai dar problema sim. Nos primeiros testes deve funcionar bem, mas quando estiver na turbina, com a vibração, vai dar um currto-circuito. Não deve pegar fogo, mas vai funcionar por pouco tempo.sclarenonz Escreveu:Boa noite
Tente inserir pequenos pedaços de plástico poliéster para tentar isolar onde o fio ficou em contato com o ferro. Se não ficar bom, depois refaça o bobinamento com fio 20, que deve ficar melhor.
-
- Novo membro
- Registado: sexta jun 10, 2011 2:17 am
Josemir, este circuito funciona para um alternador de 120 A ou 140 A de 12v?
-
Sim. Ele funciona em praticamente qualquer alternador automotivo. Só não esqueça que vai ter que refazer o bobinamento do estator do alternador para um novo com o triplo do número de espiras do bobinamento original.USER_007 Escreveu:Josemir, este circuito funciona para um alternador de 120 A ou 140 A de 12v?
-
- Novo membro
- Registado: sexta jun 10, 2011 2:17 am
Josenir, você possui algum esquema para modificação de alternador para utiliza-lo sem escovas?
-
Não. Mas se procurar, você encontra alternadores que usam rotor e estator estacionários, e por isso não usam escovas. Há poucos dias um membro do forum disse que tem um alternador desses. Dê uma lida algumas páginas atrás e deve encontrar.USER_007 Escreveu:Josenir, você possui algum esquema para modificação de alternador para utiliza-lo sem escovas?
-
- Membro Dedicado
Josenir estou com muito azar, deixei no chão e quando fui olhar os fios estão um pouco descascados, isso atrapalha?
-
Com certeza. Pelo sim, pelo não, eu faria um novo bobinamento.sclarenonz Escreveu:Josenir estou com muito azar, deixei no chão e quando fui olhar os fios estão um pouco descascados, isso atrapalha?