Como ando a aprender, volto ao assunto:Volt Escreveu:Não percebo como é que um mecânico diz isso... Eu sei que isso é material chinês e já pouca coisa me admira, mas daí até ser normal vão anos-luz de distância... Não é normal gastar pastilhas em tão poucos quilómetros, nem é normal que se gastem mais num lado que no outro. Enfim... Provavelmente tens qualquer coisa torta (discos ou roda ou outra coisa qualquer).BondadeSua Escreveu: ........
Boa sorte com isso. Espero que nenhuma consequência grave advenha disso.
Também achei um desgaste muito rápido das pastilhas. Mas depois pus-me a pensar na forma como usava o travão.
Durante muito tempo andava convencido que a manete da direita era do travão de trás, mas não é. Por outro lado, como estava habituado à anterior, "(embraiagem da italiana)", ficou sempre a tendência para usar primeiro o da direita. E muitas vezes até era o único usado.
Nos trajectos que faço normalmente, casa/trabalho/casa, raramente se faz mais de 500 m, sem travar e/ou parar, o que leva a um desgaste maior do que o espectável.
Pensei na possibilidade de o disco estar desalinhado ou defeituoso, o que nem seria de estranhar com os "chineses".
Olhando para ele de perto, até parece que não é simétrico nas duas faces.
Fui reparar na honda CI do meu filho e também me pareceu assimétrico. Como as pastilhas que trocou à 1 ano duraram muito mais e nas actuais, não se vê bem, presumo que a imagem que vi é ilusória.
Já outros proprietários das chinesas, por cá disseram que a travagem, passou a ser muito mais fácil e precisa, desde que mudaram de pastilhas. O que vem confirmar, mais uma vez, a baixa qualidade, (ou fiabilidade em esforço acrescido) de certos artigos.
Como ainda são recentes as novas, e agora ando a usar mais o travão traseiro, ainda não tenho uma opinião definitiva. Mas já sinto, que faço menos esforço para parar nas descidas acentuadas que tenho.
Nunca havia tido oportunidade de ver as pastilhas velhas, porque as que gastei com a vespa, foram sempre substituídas durante a revisão do veículo e por isso nunca estive presente. Como confiei sempre no mecânico, nem vi se o desgaste era simétrico.
Sabendo que o circulo, em algumas partes do mundo, por vezes é perfeito, acredito que não sendo este o caso, as pastilhas se gastem de forma assimétrica. Espero que seja apenas isso, sem outros problemas.
Frequentemente, nós os do VE, ouvimos o disco a tocar nas pastilhas durante a viagem. É natural que não rocem de forma simétrica, pois os êmbolos também podem afastar-se de forma diferente. Resultado desgaste diferente.
Mas eu ando a aprender e como tal agradeço a vossa opinião. Achei que duraram pouco e disso quero dar conta mais uma vez à SW, na próxima revisão. Mesmo assim, o comportamento e a confiança, em andamento, travagem/paragem e arranque, é muito maior, do que quando andava de (italiana).
BondadeSua