Gerador com motor de ventilador
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am
Gerador com motor de ventilador
Bom se alguem mais for aficionado por geradores de energia como eu, dá uma olhada ai.
Aí esta o estator rerirada toda fiação original
Até
Aí esta o estator rerirada toda fiação original
Até
-
Re: Gerador com motor de ventilador
Estator com uma bobina para testes.
Até.-
Bom só faltando uma.
Paraquem está acompanhando meu gerador com imãs de HD os imãs abaixo são os mais gordinhos que reservei para esse projeto.
-
Agora o rotor com encaixe para os imãs
Os imãs já colocados.
-
Vejam como ficaram os polos.
Colocando na carcaça.
-
Agora já fechado pronto para testes.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm
Amigo Wolfire, gostava de saber qual foi o resultado dos testes, estou curioso porque também tenho intenções de fazer experiências idênticas, já agora se puder dizer como se fazem os encaixes para os imanes agradecia.Obrigado.
-
Gera 65w. Mandei tornear a parte do centro onde contem ferro, e as laterais só de aluminio fiz os encaixes com uma serra de cortar ferro e lima.renalte Escreveu:Amigo Wolfire, gostava de saber qual foi o resultado dos testes, estou curioso porque também tenho intenções de fazer experiências idênticas, já agora se puder dizer como se fazem os encaixes para os imanes agradecia.Obrigado.
Fiz o enrolamento com 4 fios portanto tem varias maneiras de ligar, posso por os quatro fios em série, dois a dois em série ou os quatro em paralelo,para retificar posso pegar as duas pontas para retificar em meia onda com um tap central para o negativo, ou fazer duas fases com dois fios e ligar inicio de uma com fim da outra para negativo e as outras pontas para retificar em meia onda tendo assim um gerador bifásico com oposição de fases entre outros.
Quando der coloco um video do gerador em funcionamento.
Até
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm
Ola amigo Wolfire, td bemWolfire Escreveu:Gera 65w. Mandei tornear a parte do centro onde contem ferro, e as laterais só de aluminio fiz os encaixes com uma serra de cortar ferro e lima.renalte Escreveu:Amigo Wolfire, gostava de saber qual foi o resultado dos testes, estou curioso porque também tenho intenções de fazer experiências idênticas, já agora se puder dizer como se fazem os encaixes para os imanes agradecia.Obrigado.
Fiz o enrolamento com 4 fios portanto tem varias maneiras de ligar, posso por os quatro fios em série, dois a dois em série ou os quatro em paralelo,para retificar posso pegar as duas pontas para retificar em meia onda com um tap central para o negativo, ou fazer duas fases com dois fios e ligar inicio de uma com fim da outra para negativo e as outras pontas para retificar em meia onda tendo assim um gerador bifásico com oposição de fases entre outros.
Até
Wolfire, vc e genio igual ao Josenir, rapaz, e de gente assim que nosso mundo precisa.
como ficou o peso no eixo desse gerador com carga? quais as dimencoes da helice p/ o peso dele? qual a rotacao p/ 14v?
Cara, eu ganhei um alternador de ar condicionado de onibus, ele e gigante da uns 4 tamanhos de um 24 v normal. ele e 24v x 105a, o induzido tem 8 polos, tem 6 fases c/ 48 bobinas enroladas em cerpentina c/ 6 expiras cada c/ fio duplo awg17. e muito rustico.
eu desmontei ele retirei a bobina do induzido, p/ ficar mais leve, fiz rebaixamento de 6mm nos 16 dedos do induzido, colei 16 imas de hd em sanduiches e resinei o induzido, desmontei o estator, tem 48 ranhuras, rebobinei em cerpentina do jeito que era original mas c/ um so fio awg 17 c/ 12 expiras, 6 fases c/ 8 bobinas cada, foi um parto enrolar, machuqei toda minhas maos..rsrs
mas o sacrificio esta valendo a pena velho, c/ um motorzinho de tanquainho 1/4 hp, rodo ele a uns 400rpm, gera 50v a 12a retificados.
ficou joia como gerador, o porem sera escolher as pas para ele, pois c/ motor de 1/4hp quando fecho curto no gerador p/ medir corrente, o motorzinho reduz a rotacao em 90%, quase para.
o bichao e pesado, creio que pesa uns 10 quilos.
amigo, se tiver outras experiencias, add mais fotos
-
Bom devagar com as comparaçõens, Josenir esse sim é genio.Pesa bastante por isso não é indicado para eolica foi só um projeto experimental fico feliz por usar a idéia para desenvolver o teu gerador, a rotação depende da configuração usada para mais ampéres mais ou menos 1000 para menos 450 rpm. Oops não é assim que se mede a corrente deve medir com uma carga compativel em em série já dito varias veses aqui no forum.lulagalter Escreveu:Ola amigo Wolfire, td bemWolfire Escreveu:Gera 65w. Mandei tornear a parte do centro onde contem ferro, e as laterais só de aluminio fiz os encaixes com uma serra de cortar ferro e lima.renalte Escreveu:Amigo Wolfire, gostava de saber qual foi o resultado dos testes, estou curioso porque também tenho intenções de fazer experiências idênticas, já agora se puder dizer como se fazem os encaixes para os imanes agradecia.Obrigado.
Até
Wolfire, vc e genio igual ao Josenir, rapaz, e de gente assim que nosso mundo precisa.
como ficou o peso no eixo desse gerador com carga? quais as dimencoes da helice p/ o peso dele? qual a rotacao p/ 14v?
Cara, eu ganhei um alternador de ar condicionado de onibus, ele e gigante da uns 4 tamanhos de um 24 v normal. ele e 24v x 105a, o induzido tem 8 polos, tem 6 fases c/ 48 bobinas enroladas em cerpentina c/ 6 expiras cada c/ fio duplo awg17. e muito rustico.
eu desmontei ele retirei a bobina do induzido, p/ ficar mais leve, fiz rebaixamento de 6mm nos 16 dedos do induzido, colei 16 imas de hd em sanduiches e resinei o induzido, desmontei o estator, tem 48 ranhuras, rebobinei em cerpentina do jeito que era original mas c/ um so fio awg 17 c/ 12 expiras, 6 fases c/ 8 bobinas cada, foi um parto enrolar, machuqei toda minhas maos..rsrs
mas o sacrificio esta valendo a pena velho, c/ um motorzinho de tanquainho 1/4 hp, rodo ele a uns 400rpm, gera 50v a 12a retificados.
ficou joia como gerador, o porem sera escolher as pas para ele, pois c/ motor de 1/4hp quando fecho curto no gerador p/ medir corrente, o motorzinho reduz a rotacao em 90%, quase para.
o bichao e pesado, creio que pesa uns 10 quilos.
amigo, se tiver outras experiencias, add mais fotos
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Muito bom Wolfire........
Parabéns.......

Parabéns.......

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/