Como diz no título projecto para um seguidor, como alguns de vós já devem ter lido alguns tópicos meus dá para ver que eu vou aumentar a minha mini produção caseira para mais 4 painéis para juntar aos 2 que já tenho, e então já gastei dezenas de horas na Net a ver varias formas de montar painéis, fixos, móveis etc… claro que fixo seria a forma mais rápida mas…
Depois de muitas pesquisas acho que vou optar por uma das duas situações 2 situações que tenho na ideia, os 2 são seguidores mas diferentes, 1 é um seguidor normal só com uma coluna de fixação, o outro é com duas fixações como explica a imagem.
Alguns exemplos.

Tanto um como o outro só vai levar um motor para fazer o acompanhamento do sol, quanto a inclinação para já vai ser feita manual, no Verão 20% e no Inverno 35% ou melhor alterando pelo Ano fora.
Agora é que é a pior parte, são os custos do material para fazer um ou outro, o que eu quero fazer é o seguidor normal, mas para esse é preciso ter material forte e para o outro não carece de material tão forte.
Mas vou pedir a vossa opinião isto para o de uma coluna só, um tubo redondo ou quadrado de 100 mm parede grossa 4 mm, fixa-lo uma sapata em betão que até já está feita.
Estou a pensar em por de altura 2 a 3 metros visto que o tamanho dos 6 painéis juntos é de 3 metros por 3 metros, nem que tenha de meter uma verguinhas e meter betão para dentro.

Agora no topo onde vai fixar os painéis passou-me uma ideia pela mona em meter uma manga de eixo dum carro completa, da manga eu aproveitava a parte onde fixa o disco para fixar no topo da coluna do outro lado aproveitava para fixar a estrutura dos painéis, agora a minha pergunta é será que suporta o peso da estrutura e dos 6 painéis?

PS: Os discos e o resto é para saírem .
E para fazer rodar tenho um motor de parabólica de 12” (polegadas) de 24 volts.
Para orientar o motor pensei em 2 situações uma por temporizador e outra por sensor.
Por temporizador: 2 temporizadores: 1 semanal e outro universal 12V a relé 1 segundo a 5 minutos e de X em X tempo avançar um pouco e no final do dia um inversor para voltar a inicio ( custo em € cerca 50€ )

PS: Este material eu já tenho.
Por sensor no ebay ( custo em € cerca de 35€ )

Ps: Este ainda tenho de comprar.
Assim que tenha uma decisão começo o projecto e vou pondo fotos aqui.
Para já aqui fica a ideia, e todas as que vierem serão sempre bem aceites.