Boa noite,
no outro dia deparei em com apresentação sobre erros comuns nas instalações fotovoltaicas. uma das questoes abordadas era a da incorrecta ligação terra dos paineis.
Fui investigar quais as especificações tecnicas do fabricante (suntech) e deparei me com este ficheiro
http://www.solar-energy.at/dwn/MODULE-S ... glisch.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
onde mencionam este tipo de conectores terra:
è pratica comum nas instalações? O que têm na Vossa?
na minha não colocaram nada disto......limitaram-se a uns olhais cravados num fio de de cobre de 2mm2....
Cumps
Como é a vossa Ligação terra??
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: segunda jun 01, 2009 10:27 pm
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Re: Como é a vossa Ligação terra??
Essa é uma forma mais cara de fazer as ligações á terra, normalmente o que se utiliza é o vulgar parafuso autoroscante e o olhal.
É claro que os instaladores não vão colocar uma peça mais cara se legalmente pode ser utilizada uma mais barata, a não ser que seja um orçamento previamente aceite e onde seja mensionado esse ou outro material de alta qualiade.
cumprimentos
É claro que os instaladores não vão colocar uma peça mais cara se legalmente pode ser utilizada uma mais barata, a não ser que seja um orçamento previamente aceite e onde seja mensionado esse ou outro material de alta qualiade.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo