Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Bem... sem qq duvida muitos parabens!! 1º pelo partilhar de tudo... e 2º pelo brutal projecto..
Fico por cá à espera de mais novidades e mais videos e fotos
Fico por cá à espera de mais novidades e mais videos e fotos
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
A recompensa pelo trabalho que se vai desenvolvendo sente-se diariamente à medida que cada peça ou elemento é melhorado ou recuperado, mas sem dúvida que este é o momento mais gratificante e em que mais se nota a compensação pelas muitas horas investidas.
Parabéns pelo fantástico trabalho e pelo resultado que, embora ainda não seja final, é a conclusão da etapa mais importante.
Um abraço
Parabéns pelo fantástico trabalho e pelo resultado que, embora ainda não seja final, é a conclusão da etapa mais importante.
Um abraço
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Andava eu à procura de informação sobre a conversão de uma mota, quando deparei com o teu tópico... digo-te que li as 14 paginas de uma virada - agradeço-te toda a informação e disponibilidade para ajudar quem como eu tem estas "ideias doidas".
Depois de converter a minha bicicleta com um Hub motor 36V 500W, a mota é a evolução natural....
obrigado e continua assim...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Vamos tentando sempre actualizar o projecto com o máximo de informação possível.Mumia Escreveu:Bem... sem qq duvida muitos parabens!! 1º pelo partilhar de tudo... e 2º pelo brutal projecto..
Fico por cá à espera de mais novidades e mais videos e fotos
Tens razão quanto às fotos e vídeos; “dizem mais que mil palavras”
Uggabugga,uggabugga Escreveu:A recompensa pelo trabalho que se vai desenvolvendo sente-se diariamente à medida que cada peça ou elemento é melhorado ou recuperado, mas sem dúvida que este é o momento mais gratificante e em que mais se nota a compensação pelas muitas horas investidas.
Parabéns pelo fantástico trabalho e pelo resultado que, embora ainda não seja final, é a conclusão da etapa mais importante.
Um abraço
É precisamente como dizes, o resultado final é o somatório de várias fases em que esta, é como que a “etapa rainha” do projecto.
Agora que a máquina já “mexe” só temos é de aproveitar a boa onda e continuar a pedalar forte.
Abraço e obrigado pelas tuas palavras.
ri6as Escreveu:Andava eu à procura de informação sobre a conversão de uma mota, quando deparei com o teu tópico... digo-te que li as 14 paginas de uma virada - agradeço-te toda a informação e disponibilidade para ajudar quem como eu tem estas "ideias doidas".
Depois de converter a minha bicicleta com um Hub motor 36V 500W, a mota é a evolução natural....
obrigado e continua assim...
Caro amigo,
Caramba, ler as 14 páginas duma assentada, é dose, mas se o fizeste foi porque encontras-te matéria que te interessou.
Podemos afirmar que com excepção de alguns detalhes de execução, que embora fossem descritos em pormenor, não chegámos a mostrar (pinturas de diversas peças por exemplo), quase tudo o que fizemos até agora, está no tópico.
Se der para aproveitar alguma coisa para o projecto que pretendes iniciar em breve, já valeu a pena teres dedicado o teu tempo, a veres tudo de “enfiada”.
Qualquer dúvida dispõe.
Aproveitamos entretanto para uma actualização do tópico, com um assunto que vem a calhar certinho nesta época natalícia.
Já algumas semanas atrás recebemos o conversor DC –DC que o Pai Natal quis oferecer à Suzuki.
Trata-se de um equipamento escolhido criteriosamente devido à forma como delineámos todos os circuitos eléctricos; o existente o de potência e o de comando.
A Suzuki vai continuar a ter uma bateria de 12V (10Amp), para alimentar todos os circuitos eléctricos originais + o circuito de comando principal, e para que esse acumulador (de chumbo por enquanto) se mantenha sempre bem carregado, era necessário um conversor com saída mínima a 13,5V.
Por isso optámos por este “rapaz”,
Tem as seguintes características;
Dimensões: 200mm (L) * 140mm (W) * 72mm (H)
Potencia : 300W
Tensão de entrada: DC 72V
Tensão de saída: DC 13.5V
faixa de tensão de operação: 56V-97V
Corrente de saída: 25A
Temperatura de operação: -10C - +40 C
Anti choque, à prova de água (dizem os chineses?), isolado entre a entrada e a saída. etc.
Terminamos com votos de Bom Natal para todos, e que no próximo ano a Suzuki possa finalmente “sair à rua“, toda verdinha a consumir apenas electrões.
(parece que agora, para além das baterias também a energia eléctrica das nossas casa vai começar a ”falar chinês". Estranho!!!!!!.Chamam a isto Globalização, mas a mim parece-me que a palavra é outra, embora também acabe em .......ão)
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Parabéns pelo projecto carlos!
Já está quase na meta final!
Boa Sorte!
Já está quase na meta final!
Boa Sorte!
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
pedm Escreveu:Parabéns pelo projecto carlos!
Já está quase na meta final!
Boa Sorte!
Iniciamos aqui o 1º post de 2012, com uma saudação especial ao Pedm a quem devolvemos o cumprimento e desejamos o maior êxito no seu projecto.
O Clio II está em bom ritmo, e o processo de conversão, que só recentemente tive oportunidade de ver em pormenor, está num nível muito elevado, os nossos parabéns.
Vamos estar atentos e acompanhar o teu projecto com todo o interesse. Ao preço a que as marcas nos querem “impingir” os veículos eléctricos disponíveis no mercado , quem sabe se o nosso próximo “passatempo” não será um 4 rodas.
Bem, ideias já temos mas antes, temos que concluir a Suzuki EV, e assim ganhar mais “endurance” para outros voos.
Hoje vamos actualizar o projecto com algumas fotos dos últimos trabalhos em curso.
O mais importante é não perdermos a motivação (apesar do frio que faz na garagem), e avançarmos definitivamente para o epilogo desta “never ending story”.
Se bem se lembram, faltavam as caixas para arrumar e proteger condignamente as baterias.
São feitas em chapa de em aluminio quinado, com 1 e 2 mm.
chegaram assim às nossa mãos;
Depois, foram forradas no interior, com alcatifa sintética de 2mm. As células ficam bem apertadas e evitam-se ruídos em andamento.
o estofador de serviço pôs-se em campo com a prata da casa, e já estão praticamente finalizadas para montar;
Terminamos dando nota de mais uma aquisição recente. O objectivo é definir a forma de interligar l todas as boxes de células, garantindo a melhor conexão possível.
Trata-se do conector Anderson SB 175, que é usado em muitos projectos de conversão e por algumas marcas de motos eléctricas.
Tem contactos com banho de prata, para um óptima condutibilidade sem "espinhas" no caminho .
Fica aqui a foto para o album;
Voltaremos em breve com mais novidades.
Abraço e bom ano para todos.
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Obrigado pelo FeedBack, qualquer coisa vai dizendo!
Mega abraço!
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Adorei ver a GSXR a rolar
A colocação das baterias deitadas é que nao me agrada particularmente, tenho opinião que essas baterias devem funcionar na vertical, mas se tomarem precauções para evitar sobrecargas e a possivel "ventilação" de qualquer um dos elementos... talvez.
Continuação de excelente projecto
A colocação das baterias deitadas é que nao me agrada particularmente, tenho opinião que essas baterias devem funcionar na vertical, mas se tomarem precauções para evitar sobrecargas e a possivel "ventilação" de qualquer um dos elementos... talvez.
Continuação de excelente projecto
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Também tenho essa opinião , e já li algures que elas teem um angulo máximo de inclinação , ao que parece deve-se a um electrólito que teem no interior e que em contacto com os bornes pode-os corroer, o que tenho um bocado de dúvida.Barrocas Escreveu:A colocação das baterias deitadas é que nao me agrada particularmente, tenho opinião que essas baterias devem funcionar na vertical
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Meus caros Amigos,
Agradecemos todo o vosso cuidado relativamente à posição das células, mas, se bem me recordo essa foi uma questão já antes levantada pelo Tavares aqui:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=32&t=14094
Na altura o Njay fez algumas considerações sobre as causas do derrame nas TS, agora numa nova versão e rebatizadas WB, que basicamente se deve ao aumento de pressão. A posição nada tem a ver com o derrame do electrólito.
Também colocou este link http://visforvoltage.org/forum/9972-thu ... rientation com bastante informação sobre esse tema.
Depois, e como todos vocês também já certamente viram, existem N projectos de conversão em que as células estão “muito longe”da posição vertical, ao alto.
Um dos grandes “senhores” nestas andanças das conversões, americano que muito prezo e sigo com todo o interesse, Jack Rickard da EVTV, já as colocou deitadas na horizontal, num dos seus modelos replica, penso que num porche speedester e nada de trágico aconteceu. Aqueles que conhecem as suas ideias, conhecimento e investigação sobre o assunto, também sabem que o único equipamento que não tem lugar nos seus trabalhos é o tão badalado BMS, de resto é respeitar a margem de segurança, na carga e descarga e fazer Kms e mais Kms.
O grande problema está no aquecimento, que se traduz num aumento de pressão para além dos limites aceites, e dá-se o tal fenómeno de derrame do electrólito,
Aqui no fórum, existem alguns DB`s em que mesmo estando as células na posição vertical ao alto, as células “rebentaram” e o electrólito até vaporizou.
Mas isto, é a nossa opinião, e como já alguém disse, a nossa intenção depois de tanto trabalho, é conservar a GSX –R EV por muitos e bons anos.
Abraço.
Agradecemos todo o vosso cuidado relativamente à posição das células, mas, se bem me recordo essa foi uma questão já antes levantada pelo Tavares aqui:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=32&t=14094
Na altura o Njay fez algumas considerações sobre as causas do derrame nas TS, agora numa nova versão e rebatizadas WB, que basicamente se deve ao aumento de pressão. A posição nada tem a ver com o derrame do electrólito.
Também colocou este link http://visforvoltage.org/forum/9972-thu ... rientation com bastante informação sobre esse tema.
Depois, e como todos vocês também já certamente viram, existem N projectos de conversão em que as células estão “muito longe”da posição vertical, ao alto.
Um dos grandes “senhores” nestas andanças das conversões, americano que muito prezo e sigo com todo o interesse, Jack Rickard da EVTV, já as colocou deitadas na horizontal, num dos seus modelos replica, penso que num porche speedester e nada de trágico aconteceu. Aqueles que conhecem as suas ideias, conhecimento e investigação sobre o assunto, também sabem que o único equipamento que não tem lugar nos seus trabalhos é o tão badalado BMS, de resto é respeitar a margem de segurança, na carga e descarga e fazer Kms e mais Kms.
O grande problema está no aquecimento, que se traduz num aumento de pressão para além dos limites aceites, e dá-se o tal fenómeno de derrame do electrólito,
Aqui no fórum, existem alguns DB`s em que mesmo estando as células na posição vertical ao alto, as células “rebentaram” e o electrólito até vaporizou.
Mas isto, é a nossa opinião, e como já alguém disse, a nossa intenção depois de tanto trabalho, é conservar a GSX –R EV por muitos e bons anos.
Abraço.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Cabos e Terminais
Alguns dos cabos que fizemos para o 1 passeio da Suzuki na garagem, eram provisórios, e apenas estavam unidos aos terminais por aperto com alicate de pressão.
Chegou o momento de começarmos a fazer todas as ligações definitivas, à medida que vamos acabando as caixas das células (tarefa que nos está a dar muita luta, mas que está perto do fim…..finalmente).
Existem duas formas de ligar permanentemente cabos e terminais de grande secção. Por cravamento com alicate apropriado, ou por soldadura. Também se pode usar as duas, uma após a outra.
Decidimos pela 2ª opção e adquirimos terminais em cobre próprios para soldar. O processo requer uma boa fonte de calor, solda e fluxo (decapante químico para limpar e promover uma boa ligação entre as duas partes)
Para este tipo de terminais (com 25mm² de secção), usámos um pequeno maçarico, fio de uma liga de estanho e chumbo 50/50, já com fluxo resinoso.
Em resumo, e para quem quiser fazer os seu próprios cabos, fica aqui um síntese de todo o processo.
1. Confirmar que as superfícies a soldar estão limpas, sem ferrugem gordura etc.
2. Ligar o maçarico e aquecer bem o terminal. Estanhar ligeiramente as paredes interiores do terminal.
3. Inserir o cabo sem esquecer que tem de estar limpo (passar uma lixa fina ajuda bastante), e aquecer as duas superfícies em simultâneo. deixar uma folga de segurança até ao isolamento, para não queimar.
4. Aquecer novamente de baixo para cima, e quando a superfície estiver quente qb a solda funde-se imediatamente e flui para o interior oco do terminal. A solda tem de aderir bem às duas superfícies (terminal e cabo) para uma união perfeita.
5. Parar quando a união estiver completamente preenchida e coberta.
6. Aplicar manga termoretratil (com sopro de ar quente), para um acabamento “profissional”, e de acordo com as normas de segurança.
para quem tiver interesse fizemos um vídeo que complementa esta nossa actividade em final de Domingo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1R9kUxh5 ... ature=plcp[/youtube]
Fiquem bem e até à próxima.
Alguns dos cabos que fizemos para o 1 passeio da Suzuki na garagem, eram provisórios, e apenas estavam unidos aos terminais por aperto com alicate de pressão.
Chegou o momento de começarmos a fazer todas as ligações definitivas, à medida que vamos acabando as caixas das células (tarefa que nos está a dar muita luta, mas que está perto do fim…..finalmente).
Existem duas formas de ligar permanentemente cabos e terminais de grande secção. Por cravamento com alicate apropriado, ou por soldadura. Também se pode usar as duas, uma após a outra.
Decidimos pela 2ª opção e adquirimos terminais em cobre próprios para soldar. O processo requer uma boa fonte de calor, solda e fluxo (decapante químico para limpar e promover uma boa ligação entre as duas partes)
Para este tipo de terminais (com 25mm² de secção), usámos um pequeno maçarico, fio de uma liga de estanho e chumbo 50/50, já com fluxo resinoso.
Em resumo, e para quem quiser fazer os seu próprios cabos, fica aqui um síntese de todo o processo.
1. Confirmar que as superfícies a soldar estão limpas, sem ferrugem gordura etc.
2. Ligar o maçarico e aquecer bem o terminal. Estanhar ligeiramente as paredes interiores do terminal.
3. Inserir o cabo sem esquecer que tem de estar limpo (passar uma lixa fina ajuda bastante), e aquecer as duas superfícies em simultâneo. deixar uma folga de segurança até ao isolamento, para não queimar.
4. Aquecer novamente de baixo para cima, e quando a superfície estiver quente qb a solda funde-se imediatamente e flui para o interior oco do terminal. A solda tem de aderir bem às duas superfícies (terminal e cabo) para uma união perfeita.
5. Parar quando a união estiver completamente preenchida e coberta.
6. Aplicar manga termoretratil (com sopro de ar quente), para um acabamento “profissional”, e de acordo com as normas de segurança.
para quem tiver interesse fizemos um vídeo que complementa esta nossa actividade em final de Domingo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1R9kUxh5 ... ature=plcp[/youtube]
Fiquem bem e até à próxima.
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Gostei desse maçarico, que marca é e como funciona?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Pelo que me deu a perceber o maçarico é da marca dremel, há disponivel no aki se não me engano.
Edit: fiz uma pequena pesquina no site da dremel e é o dremel versatip, aqui tens o site do produto:
http://www.dremeleurope.com/dremelocs-p ... p%E2%84%A2
e aqui podes encontrar o agente autorizado mais proximo de ti:
http://www.dremeleurope.com/dremel/deal ... country=PT
Edit: fiz uma pequena pesquina no site da dremel e é o dremel versatip, aqui tens o site do produto:
http://www.dremeleurope.com/dremelocs-p ... p%E2%84%A2
e aqui podes encontrar o agente autorizado mais proximo de ti:
http://www.dremeleurope.com/dremel/deal ... country=PT
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Murias, é precisamente esse o equipamento que usámos. É uma ferramenta muito boa e versátil, vale bem o que custa.
Podem também encontrá-lo aqui e poupar alguns€€€ : http://www.amazon.co.uk/dp/B002LARRQW/r ... pe_epc_dt8" onclick="window.open(this.href);return false;
No passado fim de semana esteve em promoção a 27.99£, já com portes incluídos para Portugal
Por cá penso que neste momento custam entre 40 e 50€,
Ontem, devido ao “adiantado da hora”, não mostrámos o resultado final da operação de soldadura que fizemos no vídeo.
Eis a foto com os dois ligadores já prontinhos a instalar.
grão a grão……..
Podem também encontrá-lo aqui e poupar alguns€€€ : http://www.amazon.co.uk/dp/B002LARRQW/r ... pe_epc_dt8" onclick="window.open(this.href);return false;
No passado fim de semana esteve em promoção a 27.99£, já com portes incluídos para Portugal
Por cá penso que neste momento custam entre 40 e 50€,
Ontem, devido ao “adiantado da hora”, não mostrámos o resultado final da operação de soldadura que fizemos no vídeo.
Eis a foto com os dois ligadores já prontinhos a instalar.
grão a grão……..
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Como já vem sendo habitual, mais um excelente tutorial do Carlos.
Não me lembrei dessa opção, quando tive de cravar os terminais da ficha Anderson do meu carregador. Para a próxima já sei como é.
Não me lembrei dessa opção, quando tive de cravar os terminais da ficha Anderson do meu carregador. Para a próxima já sei como é.
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
As vantagens que se tiram do cravamento, em relação à brasagem com estenho, é que ficam flexíveis desde as extremidades e que se torna muito mais rápido. Eu tenho um alicate de cravar e raramente o utilizo, prefiro estanhar quando não necessito de toda a flexibilidade, sempre é melhor o contacto.
Tudo por um mundo mais limpo!
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
E então, não há mais novidades da conversão mais bem feita do país ?!?
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Boas
já algum tempo que não há novidades deste excelente projecto, espero que nada de errado tenha acontecido.
cumprimentos
já algum tempo que não há novidades deste excelente projecto, espero que nada de errado tenha acontecido.
cumprimentos
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
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Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
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- Membro Silver
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Ansiamos por mais notícias !!
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Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
Então o que se passou com esta magnífica conversão? Que se passou para terminar já na fase final?
:-S
Alguém sabe?
:-S
Alguém sabe?