Instalação de uma MP 3,45kW com seguidor de 2 eixos

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
vmacosta
Membro
Membro
Registado: quinta jan 19, 2012 10:40 am

Instalação de uma MP 3,45kW com seguidor de 2 eixos

Mensagem por vmacosta »

Boas,

Sou um novato nestas andanças e estou a ponderar a instalação de uma MP 3,45kW com seguidor de 2 eixos numa aldeia do concelho de S. Pedro do Sul.
O local tem boa exposição solar, e não tem sombras.

Ainda tenho algumas dúvidas, por exemplo:

Uma prende-se com o facto de o consumo no ramal poder não ser suficiente para escoar a produção.
A aldeia é servida por um PT, e ainda não tem nenhuma instalação de MP. Tem cerca de 50 moradores, 2 pequenos cafés, e uma oficina auto também de pequena dimensão.
Um potencial instalador já se deslocou ao local e descansou-me quanto a este ponto; tenho também conhecimento do limite de 25% de potência das MP em relação à potência do PT.

Caso venha a concluir que este fator não será impeditivo, outra dúvida prende-se com a potência a instalar nos painéis.
Já andei a espreitar as produções nos projetos e no ficheiro excel do googledocs:
MarioSolar (4300W - Viana): 8692 kwh
PaulOL (4370W - Aveiro): 8629 kwh
PedroNuno (4400W - Figueira): 7728,5 kWh (falta Janeiro, Fevereiro e 10 dias de Março, para um ano, pelo que chegará a +/- 8800 kWh, bem acima do limite)
Qualquer um destes sistemas, são seguidores (3,45 kW), idênticos ao que pretendo instalar, o que me leva a concluir que uma potência de painéis da ordem dos 4300W-4400W, será suficiente para assegurar a produção máxima anual (8280kWh).

Já deixei passar o pagamento de um registo MP em 25-1-2012 por ainda ter tantas dúvidas, inclusivamente a nível de preços e características dos componentes (marca, modelo).

Agradeço desde já os comentários possíveis, na esperança de me ajudarem a tomar uma decisão!
Cumps

hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Re: Instalação de uma MP 3,45kW com seguidor de 2 eixos

Mensagem por hfmjanela »

Se tens dinheiro para investir a longo prazo, penso que esta é uma boa opção de o rentabilizar, visto que tens que esperar uns anitos para teres novamente o dinheiro no teu bolso.

Na minha opinião acho que vale mais este investimento de que comprar por exemplo um carro para "Inglês ver", que ao contrário de rentabilizar, só dá prejuízo.

Mesmo com as tarifas de 2012 é uma questão de fazer contas, investimento vs retorno, se se demorar 7 anos como máximo para reaver o investimento, acho que é de apostar. Se demorar mais um ano também não é a morte do artista, visto que estamos a falar de um projecto para durar 25 anos a facturar, mesmo depois desse período podemos continuar a produzir não sabemos é quanto é que os painéis ainda podem aguentar.

Agora é contigo.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”