Sim, é possível, mas nessa caso tens elementos pequenos e iguais, não é como neste caso que temos elementos grandes e de diferente tamanho e capacidade, ligar em paralelo consegue-se, mas não concordo que seja fácil nem que seja necessário mais nada, pelo menos mais um bms.serges Escreveu:Desculpem invadir o tópico, mas uma duvida imagina que um tipo coloca umas baterias a123 e depois quer adicionar mais uns elementos a123 do mesmo tipo para aumentar a capacidade, seria possivel?
SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Claro que sim!serges Escreveu:Desculpem invadir o tópico, mas uma duvida imagina que um tipo coloca umas baterias a123 e depois quer adicionar mais uns elementos a123 do mesmo tipo para aumentar a capacidade, seria possivel?
Assim como de cada celula parte um condutor para o bms, também poderá partir um outro condutor (de maior secção) para um outro pack de inferior capacidade, reforçando assim o outro. É conveniente que fique em paralelo celula a celula, para o BMS fazer o trabalho também a este novo pack, e que todos os fios condutores tenham o mesmo comprimento, para que as perdas sejam iguais.
Isto é um erro muitissimo comum, e que poderá fazer com que o bms seja enganado, enquanto o pack está em carga ou descarga.
Inclusivé, neste pequeno encontro, alguem relatou esse facto, o de se notar uma diferença de 0,2V entre uma das celulas enquanto estavam à carga, e que depois, quando a carga terminava os valores normalizavam.
Sua mota tinha uma barra de ligadores, de onde vinham os fios condutores de cada célula para depois entrar no BMS, onde se podia fazer facilmente a leitura de todas as celulas com um vulgar multimetro.
Esse BMS, que eu reconheço ser muito bom por ter transferencia de cargas atravéz de condençadores, está a ser enganado.
O que acontesse é que existirá um dos chantes entre as celulas, que terá maior comprimento, prejudicando na leitura real das celulas, influenciando o BMS, que ao ser enganado poderá estar a fazer um mau trabalho.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
e como se processa a carga e descarga destas celulas? o duo de 40+20ah?Jorge Rocha Escreveu: Claro que sim!
Assim como de cada celula parte um condutor para o bms, também poderá partir um outro condutor (de maior secção) para um outro pack de inferior capacidade, reforçando assim o outro. É conveniente que fique em paralelo celula a celula, para o BMS fazer o trabalho também a este novo pack, e que todos os fios condutores tenham o mesmo comprimento, para que as perdas sejam iguais.
a descarga é feita em igual pelas 2 células? descarrega primeiro uma e depois outra?
Como funciona em termos praticos?
-
- Membro Platinium
Exacto, concordo com tudo, dai eu ter dito que não é fácil, além de o estares a enganar ainda mais, ainda o vais sobrecarregar, eu já o fiz e tá explicado no meu diário de bordo, até com baterias diferentes em termos de tensão nominal, e acabei por usar um bms para cada pack, até hoje sem qualquer problema e a fazer viagens grandes.Jorge Rocha Escreveu:Claro que sim!serges Escreveu:Desculpem invadir o tópico, mas uma duvida imagina que um tipo coloca umas baterias a123 e depois quer adicionar mais uns elementos a123 do mesmo tipo para aumentar a capacidade, seria possivel?
Isto é um erro muitissimo comum, e que poderá fazer com que o bms seja enganado, enquanto o pack está em carga ou descarga.
Inclusivé, neste pequeno encontro, alguem relatou esse facto, o de se notar uma diferença de 0,2V entre uma das celulas enquanto estavam à carga, e que depois, quando a carga terminava os valores normalizavam.
Sua mota tinha uma barra de ligadores, de onde vinham os fios condutores de cada célula para depois entrar no BMS, onde se podia fazer facilmente a leitura de todas as celulas com um vulgar multimetro.
Esse BMS, que eu reconheço ser muito bom por ter transferencia de cargas atravéz de condençadores, está a ser enganado.
O que acontesse é que existirá um dos chantes entre as celulas, que terá maior comprimento, prejudicando na leitura real das celulas, influenciando o BMS, que ao ser enganado poderá estar a fazer um mau trabalho.
Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
O que o Jorge propõe é que se ligue cada célula de 20 às existentes de 40ah, a meu ver fica uma confusão muito grande de fios e a mota vai parecer uma central de telefones. Neste caso elas carregam paralelamente sem qualquer problema, com 2 packs em paralelo, ou seja, um pack de 24 celulas de 40ah + um de 24 celulas 20ah, cada um com o seu bms a coisa funciona melhor, porque cada 1 carrega independentemente do outro mas em simultâneo, a descarregar a mesma coisa, teoricamente carregam e descarregam os 2 ao mesmo tempo, mas não é bem assim, o primeiro que descarregar é desligado do bus pelo bms respectivo.boostpt Escreveu:e como se processa a carga e descarga destas celulas? o duo de 40+20ah?Jorge Rocha Escreveu: Claro que sim!
a descarga é feita em igual pelas 2 células? descarrega primeiro uma e depois outra?
Como funciona em termos praticos?
Cumps Inovadores
-
ou seja, qualquer umas destas 2 hipóteses, vai aumentar a capacidade ás baterias, permitindo reconfigurar o controlador para debitar mais corrente destas.
os valores de undervoltage sendo os mesmos, são atingidos mais tarde, pois a capacidade do pack total foi aumentado para 60ah (mesmo debitando mais corrente destas com a reconfig do controlador)
a de ligar o pack de 20ah em paralelo ao já existente parece ser uma solução economicamente mais favorável e que não carece de tantas capacidades técnicas para o fazer.
Já a que sugeres, sendo aparentemente de melhor funcionamento, já requer maiores capacidades, quer financeira por causa do BMS, quer técnicas para a sua montagem....
os valores de undervoltage sendo os mesmos, são atingidos mais tarde, pois a capacidade do pack total foi aumentado para 60ah (mesmo debitando mais corrente destas com a reconfig do controlador)
a de ligar o pack de 20ah em paralelo ao já existente parece ser uma solução economicamente mais favorável e que não carece de tantas capacidades técnicas para o fazer.
Já a que sugeres, sendo aparentemente de melhor funcionamento, já requer maiores capacidades, quer financeira por causa do BMS, quer técnicas para a sua montagem....
-
- Membro Platinium
Concordo em tudo o que acabaste de dizer! 

-
- Membro Silver
- Registado: sábado nov 14, 2009 4:18 pm
Aqui julgo que te estás a referir em força que a mota não te dá, certo.boostpt Escreveu: Partindo para algo mais palpável, material, o que se pode fazer para aumentar a sua potencia?
Aceito sugestões.
então experimenta, após uma viagem com alguns km, coloca a mota a carga e no final vai dar uma volta e notas diferença, pois com os dias de frio as baterias não têm a mesma resposta, e após a carga como ficam mais quentes respondem muito melhor.
Estive a ver os parametros do controlador e estão como o meu o que está diferente no "max battery current . 45%", a resposta é bastante boa.
Bons KW.
BRAMMO EMPULSE OWNER
Predator 63215km
BRAMMO EMPULSE OWNER
Predator 63215km
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm
Boas
Eu estive a ver o meu e tenho basicamente as mesmas configurações que o teu, só difere no "max battery current", no meu está a 40%, e também o "throttle up/down rate" eu tenho a 10.
Depois meto as imagens no meu DB.
Abraço
Eu estive a ver o meu e tenho basicamente as mesmas configurações que o teu, só difere no "max battery current", no meu está a 40%, e também o "throttle up/down rate" eu tenho a 10.
Depois meto as imagens no meu DB.
Abraço

25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
por acaso ainda n vi a minha... tenham sempre em atenção o caso de 40ah ou 60ah 

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
e la ultrapassou 1 marca histórica no dia 10 de fevereiro:

conta agora com 10.278km

conta agora com 10.278km
-
- Membro Gold
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Parabéns boost! Mais uma Predator a passar dos 10K!
Olha ainda não passaste pelo tópico da concentração de Aveiro? Há pessoal que vai aí da zona do Porto, podias juntar-te a eles. Vai ser no próximo sábado 25.
Vê aqui: http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=30&t=15557" onclick="window.open(this.href);return false;

Olha ainda não passaste pelo tópico da concentração de Aveiro? Há pessoal que vai aí da zona do Porto, podias juntar-te a eles. Vai ser no próximo sábado 25.
Vê aqui: http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=30&t=15557" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- Membro Platinium
Muito bem lembrado e_bike!e_bike Escreveu:Parabéns boost! Mais uma Predator a passar dos 10K!![]()
Carregamentos, cá em aveiro, não há falta. Todos os mobi-e estão a funcionar, no Forum Aveiro basta pedir a chave aos seguranças, no Glicinias penso que se tem permição para ligar a qualquer umas das 50 tomadas espalhadas pelo parque de estacionamento, mas ainda vou confirmar, e em minha casa que é mesmo ao lado!
Irá haver chá quente e biscoitos para o pessoal fazer a viagem de regresso mais tranquila (oferta cá do rapaz)!
-
Bom dia malta.
Eu ja andei a ver o post da concentracao,mas n posso ir. Ja tinha respondido ao colega icem4n.
Vou trabalhar nesse dia. Ate consegui ferias nesta semana,mas no sabado vou trabalhar. Gostava mto de ir a concentracao,mas n posso
Eu ja andei a ver o post da concentracao,mas n posso ir. Ja tinha respondido ao colega icem4n.
Vou trabalhar nesse dia. Ate consegui ferias nesta semana,mas no sabado vou trabalhar. Gostava mto de ir a concentracao,mas n posso

-
- Membro Gold
É pena!boostpt Escreveu:Bom dia malta.

Quantos mais melhor! Ha-de-se arranjar uma data para um grande encontro no Norte, em que se possa juntar o máximo de VE.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 11, 2010 10:20 am
tira-me uma duvida se puderes:
onde arranjas-te o programa para controlar as baterias e o controlador!!!
como ligaste a mota a esse programa!!
eu tambem gostava de fazer algumas alteraçoes na minha bm-sw 1º-porque ainda nao a vendi
2º gostava de ter mais autonomia
3º nao tenho ninguem que queira me ajudar com conhecimentos em electronica aqui na zona do fundao
4 terei que eu estudar e solucionar soluçoes so por min
se me puderes ajudar agradecia

eu tambem gostava de fazer algumas alteraçoes na minha bm-sw 1º-porque ainda nao a vendi
3º nao tenho ninguem que queira me ajudar com conhecimentos em electronica aqui na zona do fundao
4 terei que eu estudar e solucionar soluçoes so por min

se me puderes ajudar agradecia

-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
o prog sacas do Site da Kelly 
dp é um conversor (n é caro) para ligares a mota a uma porta USB e está feito

dp é um conversor (n é caro) para ligares a mota a uma porta USB e está feito

Queimo, mas apenas electrões....
-
exacto: o programas sacas do site do controlador. Só tens que ter em atenção o modelo do controlador para tirares o soft específico.josecaixa Escreveu:tira-me uma duvida se puderes:
4 terei que eu estudar e solucionar soluçoes so por min![]()
![]()
se me puderes ajudar agradecia![]()
Depois arranjas um conversor USB-» rs232 (ou porta série).
Se ligares num pc de secretária que tenha 1 porta serie, já não precisas do adaptador. É ligar directo.
o Conversor é para ligar os portáteis que não tem porta COM (rs232).
Depois é ir tentando configurações....
Eu ainda estou á espera de coragem (ou que acabe a garantia) para alterar os valores e ir tentando configurações que melhor me sirvam...
E tanbem estou á espera de 1 adaptador, porque o que tinha por vezes não lia os dados e dava erro.. era chinoca

-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 11, 2010 10:20 am
o modelo do controlador estara no proprio descrito !!!!!
-
- Membro Gold
Que garantia? Esquece lá isso, com o fecho da SW, estamos por nossa conta!boostpt Escreveu:[
Eu ainda estou á espera de coragem (ou que acabe a garantia) para alterar os valores e ir tentando configurações que melhor me sirvam...

Claro que não te aconselho a mudar parâmetros ao calhas sem saber o que se está a fazer.
Não sei como é na BM, mas nas predators o controlador está à mostra por trás da roda da frente e tem uma etiqueta com o modelo. Espreita por detrás da roda que deves conseguir ver.josecaixa Escreveu:o modelo do controlador estara no proprio descrito !!!!!