Flash 2000 40Ah Gel / Swen JR 4,35KWh LiFePO4

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por serges »

ICEM4N Escreveu:
ricardocruzs2 Escreveu:Boas

Não me querendo meter neste assunto, o que posso dizer é que eu uso e abuso da travagem regenerativa, não pelos ganhos energéticos mas sim porque é muito prático e eficaz, uso-a em praticamente 70% do total das minhas viagens, uso a regenarativa especialmente quando me preparo para as rotundas, é como se metesse uma ou duas mudanças abaixo :D é mesmo fantástico, recorrendo apenas aos travões Brembo em situações a que isso me obriga ;)
Exactamente, tenho que dar razao ao jorge e ao volt.
Mas explico. Ao Jorge pois está provado que a travagem realmente regenera energia e está PROVADO QUANTO %%%% regenera num troço exactamente igual. Pois Volt se eu morar na serra da estrela na torre e trabalhar no final é uma situação possível e realmente a travagem vai ajudar em muito na autonomia quando voltar ao cimo da torre.

Agora dou também razão ao Volt pois eu ainda hoje devido à conversa contei em segundos ... de cabeça... o tempo que travo com calço e com regen. Ou seja com calço travei o equivalente a 5/6 segundos e com travagem regenerativa cerca de 20segundos. Tendo em conta que demoro 25min a chegar ao trabalho e travo 20seg com o botao e 6 seg com a manete, eu não travo a não ser em 2 rotundas o resto é autoestrada.... conclusao .. para mim eu regenero 0.05% e quem mora na serra da estrela regenera uns 15%..

Isto é a minha humilde opinião de quem não tem muitos brinquedos para fazer testes.

Partilho da tua humilde opinião pois raramente uso os travões e a explicação é a mesma que a tua!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Mensagem por Roger a Jazz »

CONCLUSÂO: Para quem circula em estradas sem grandes inclinações, a regenerativa não é vantajosa do ponto de vista de ganhos energéticos, mas vantagosas do ponto de vista da segurança. Para quem circula em estradas com mais inclinações a regenerativa é vantajosa do ponto de vista de ganhos energéticos e de segurança.

Portanto, quem não tem regenerativa não tem vantagens que é o meu caso. Mas agora sou um adepto da regenerativa e logo que possível será ativada ;)

Uma boa teoria, é boa até ser refutada e para ser refutada tem que apresentar estudos que o comprovem. (ou então se adquirir a zone, mas ficam já avisados que a senhora não está incluida no pacote que eu já liguei para la e eles disseram que não ;))

zig
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm

Mensagem por zig »

Jorge Rocha Escreveu:Não resisti... fiz as ligações, mesmo provisorias, e fui esperimentar, para ver seu comportamento!

......

E a suspensão??? Como eu desafinei a força das molas, por saber que iria reduzir o peso, e fi-lo para o maximo de desafinação (quero dizer, menos força), agora já posso passar por os pisos degradados (que neste país é uma constante) sem que se note tanto!
Está a fazer mais trabalho agora a suspensão! Bom para o conforto!

....

Jorge
tenho de te dar os parabéns, és uma "oficina de um homem só"

pelo que li, fizeste de tudo, soldadura, luzes, baterias, velocimetro/acessórios de controle, etc, etc ;) ; não chega a tanto mas quase refizeste a mota..
acho que demonstras uma capacidade de inovação/engenho/prática impressionantes

mas a parte que mais me "interessa" é esta questão acima referida, das molas e dos amortecedores
a minha eléctrica tem, ao que julgo, o mesmo chassis que a tua e a suspensão também
(tu próprio o disseste no DB do civic, daí vir aqui ler o teu e pedir a tua opinião)

eu já tenho as minhas molas reguladas para o máximo de "distensão" possível, mas mesmo assim acho-as durissimas

eu até encaro a hipótese de comprar outros, não é que "nade em dinheiro", mas as minhas costas são mais importantes que os euros

mas não faço ideia de quais, pois não disponho de documentação técnica sobre a mota

penso que a escolha deve ser em função nao só das dimensões físicas deles, como do "esforço" que precisam suportar, quer eles quer as molas

tens alguma sugestão de como se poderia melhorar/suavizar esta questão ??

obrigado e cumprimentos

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

zig Escreveu:
eu já tenho as minhas molas reguladas para o máximo de "distensão" possível, mas mesmo assim acho-as durissimas

eu até encaro a hipótese de comprar outros, não é que "nade em dinheiro", mas as minhas costas são mais importantes que os euros

mas não faço ideia de quais, pois não disponho de documentação técnica sobre a mota

penso que a escolha deve ser em função nao só das dimensões físicas deles, como do "esforço" que precisam suportar, quer eles quer as molas

tens alguma sugestão de como se poderia melhorar/suavizar esta questão ??

obrigado e cumprimentos
Até tenho uma sugestão, e que me parece muito simples também, passo a explicar:
Os amortecedores traseiros são duros e têm pouco curso de amortecimento, certo?! Ora se diminuirmos a distancia dos amortecedores ao eixo (que fica a meio da mota) já os amortecedores ficam sujeitos a mais esforço, devido à alavanca ser maior, tornando-os mais suaves e com mais curso de amortecimento.
Esta alteração não custará muito mais que uma hora de trabalho com uns cortes dos apoios dos amortecedores e de seguida a soldadura dos mesmos, um pouco mais perto do eixo (que não me refiro ao da roda, mas ao da forquilha da roda), e claro uns toques de pintura.

Ou então a compra de uns com um curso maior e de menor força, mas muito provavelmente, não terão as mesmas fixações, e logo a necessidade de cortes e soldaduras e pinturas também, fora o gasto do dinheiro nos amortecedores!
Se não me fiz compreender avisa.
Um abraço
Tudo por um mundo mais limpo!

zig
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zig »

confesso que não percebi muito bem, mas logo vou ler isto melhor, olhando para a mota, para ver se vejo a coisa ;(

inte

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

zig Escreveu:confesso que não percebi muito bem, mas logo vou ler isto melhor, olhando para a mota, para ver se vejo a coisa ;(

inte
Poderei eu não ter dito os nomes corretos às coisas... :oops:
Tenta visualizar estas imagens!
https://picasaweb.google.com/1082784669 ... hvL-2YGGVQ#" onclick="window.open(this.href);return false;

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

O problema não é a suspensão, o problema é o motor hub, pesa entre 20 a 30 kg, se não tiver uma suspensão dura, ele vai andar a saltar na estrada, isto quando se já atingue algumas velocidades, para andar a 50 kmh talvez se consiga melhor com essa solução, mas em estradas muito irregulares vão verificar que a roda vai andar a saltar. Quanto a mim é um problema que está apenas no peso que não anda suspenso, se não houver uma suspensão que "segure" o motor ao chão, o motor vai saltar e isso compromete a segurança.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

ja agora...
se o motor estiver na roda da frente pode levar uma suspensao mais suave atras?
na minha bicicleta com motor na frente ao inclinar nas curvas a direcçao desvia-se para fora da curva por causa do peso
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu:O problema não é a suspensão, o problema é o motor hub, pesa entre 20 a 30 kg, se não tiver uma suspensão dura, ele vai andar a saltar na estrada, isto quando se já atingue algumas velocidades, para andar a 50 kmh talvez se consiga melhor com essa solução, mas em estradas muito irregulares vão verificar que a roda vai andar a saltar. Quanto a mim é um problema que está apenas no peso que não anda suspenso, se não houver uma suspensão que "segure" o motor ao chão, o motor vai saltar e isso compromete a segurança
Penso que o que conta é a relação entre o peso total no eixo de trás e o peso do conjunto que está agarrado à roda de trás. E nisso até tem uma relação muito positiva, a favorecer o trabalho da suspensão!

É muito fácil fazer essas verificações, as dos pesos:
Pendura-se a mota pelo suporte do top case, de modo a que a roda de trás fique suspensa uns 10 cm, coloca-se uma balança por baixo da roda, desaperta-se as fixações dos amortecedores pela parte inferior (e com cuidado para a roda não cair sobre a balança com força), e verificar o peso.
Depois é só fazer as contas às proporcionalidades. Quanto maior é o motor hub, em principio, também a mota o é, directamente proporcional!

Muito mais peso têm as scooters CI com os motores e caixa seguros ao eixo da roda de trás... http://saopedrodacova.olx.pt/motor-de-s ... -133998610" onclick="window.open(this.href);return false;

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:O problema não é a suspensão, o problema é o motor hub, pesa entre 20 a 30 kg, se não tiver uma suspensão dura, ele vai andar a saltar na estrada, isto quando se já atingue algumas velocidades, para andar a 50 kmh talvez se consiga melhor com essa solução, mas em estradas muito irregulares vão verificar que a roda vai andar a saltar. Quanto a mim é um problema que está apenas no peso que não anda suspenso, se não houver uma suspensão que "segure" o motor ao chão, o motor vai saltar e isso compromete a segurança
Penso que o que conta é a relação entre o peso total no eixo de trás e o peso do conjunto que está agarrado à roda de trás. E nisso até tem uma relação muito positiva, a favorecer o trabalho da suspensão!

É muito fácil fazer essas verificações, as dos pesos:
Pendura-se a mota pelo suporte do top case, de modo a que a roda de trás fique suspensa uns 10 cm, coloca-se uma balança por baixo da roda, desaperta-se as fixações dos amortecedores pela parte inferior (e com cuidado para a roda não cair sobre a balança com força), e verificar o peso.
Depois é só fazer as contas às proporcionalidades. Quanto maior é o motor hub, em principio, também a mota o é, directamente proporcional!
É mais facil tirar a roda/motor e pesar. O problema é o peso que roda não suspenso.
Jorge Rocha Escreveu:Muito mais peso têm as scooters CI com os motores e caixa seguros ao eixo da roda de trás... http://saopedrodacova.olx.pt/motor-de-s ... -133998610" onclick="window.open(this.href);return false;
Neste caso o peso do motor não está no eixo da roda, e não roda, logo também não cria o efeito de centrifugação que os motores hub criam, para entenderes o que digo, numa rebarbadora mete um disco novo e liga-a, depois tenta agita-la para cima e para baixo e vê a contra-força que ela te faz, depois faz o mesmo com um disco mais leve ou gasto e vê a diferença, não é por acaso que tanto em motas como em carros a segurança e conforto depende do peso das rodas (jantes de liga leve, etc).
Cumps Inovadores

zig
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zig »

Jorge, pelo que percebi dos teus esquemas, sugeres que diminuir/apertar os amortecedores os tornaria mais macios ??

eu tenho a regulação dos meus ao contrário, isto é, tenho os amortecedores regulados para estarem o maiores possíveis

fiz umas fotos e coloquei onde todos possam ver, para não estar a encher o forum de fotos da minha vermelhinha

estão em http://dl.dropbox.com/u/4213389/mota/amortecedores.html

(espero não estar a violar nenhuma regra do forum ao recorrer a um servidor externo ao forum)

será que estou a fazer o contrário do que devo no que se refere à regulação dos amortecedores ?

outra coisa, estou aqui preocupado com a minha motita, a "poluir" o teu DB, queres que passemos o assunto para o meu DB ??

obrigado

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

zig Escreveu:Jorge, pelo que percebi dos teus esquemas, sugeres que diminuir/apertar os amortecedores os tornaria mais macios ??
eu tenho a regulação dos meus ao contrário, isto é, tenho os amortecedores regulados para estarem o maiores possíveis
fiz umas fotos e coloquei onde todos possam ver, para não estar a encher o forum de fotos da minha vermelhinha
estão em http://dl.dropbox.com/u/4213389/mota/amortecedores.html
(espero não estar a violar nenhuma regra do forum ao recorrer a um servidor externo ao forum)
será que estou a fazer o contrário do que devo ?

outra coisa, estou aqui preocupado com a minha motita, a "poluir" o teu DB, queres que passemos o assunto para o meu DB ??
obrigado
Não, não era essa a ideia. Pelo facto de colocar os amortecedores mais perto do eixo (mais para a esquerda no desenho) faz com que eles sejam mais apertados devido a uma maior alavanca, daí o desenho mostrar menos curso de mola (pois já está a fazer trabalho, apenas com o peso da mota), mas sem diminuir o curso que tinha na origem (pois eles quanto mais perto do eixo estiver mais curso a roda tem).

Tens os teus amortecedores já no máximo de afinação, para suave, mas continuam muito duros. Na minha passa-se a mesma coisa. Eu já experimentei andar só com um amortecedor e a mota ficou um espectáculo (mas afinei-o para mais força primeiro). Mesmo eu pesando apenas 65 kg, quando passava por um buraco, o amortecedor até batia na borracha, mas absorvia o impacto muito bem. É claro que isto foi só uns metros, pois a estrutura de aço não foi construída para assim trabalhar.

Quanto ao tema estar a ser desenvolvido no meu DB, eu não fico nada incomodado, e até acho que se adequa, tendo a Flash os mesmos sintomas, mas se acharem que se deva mudar, estejam à vontade! :)
E para ti também, se achares que ficaria melhor no teu diário, passamos para lá!

zig
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zig »

Jorge Rocha Escreveu: Quanto ao tema estar a ser desenvolvido no meu DB, eu não fico nada incomodado, e até acho que se adequa, tendo a Flash os mesmos sintomas, mas se acharem que se deva mudar, estejam à vontade! :)
E para ti também, se achares que ficaria melhor no teu diário, passamos para lá!
para mim, está tudo bem, serve aqui no teu DB ou no meu, penso que o importante é o tema
só levantei a questão não fosses estar a ficar aborrecido com as minhas perguntas
como é mais certo seres tu a descobrir uma boa solução e não eu, por mim, podemos continuar aqui

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Eu como não posso colocar em pratica o que está no desenho, pois tenho as minhas baterias a ocupar esse espaço, e enquanto não tiver dinheiro para comprar uns amortecedores de maior curso e menor força de molas, baixei a pressão de ar nos pneus, e já se anda melhor!

Também já estou a necessitar de lhe fazer um investimento em pneus, pois aqueles meias lecas não deverão chegar aos 10 mil kms, com muita pena minha!

Quando me lembro, que comprei a mota há apenas 6 meses e ela já correu comigo 6 mil e tal kms... nos ultimos dois meses fiz tantos kms como nos primeiros quatro! E graças ao litio :mrgreen:

Já poupei perto de 500 € de combustivel, para 30€ de electricidade gastos!

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu:
É mais facil tirar a roda/motor e pesar. O problema é o peso que roda não suspenso.
Devemos pesar todo o conjunto que permanece paralelo ao solo, daí a roda ser muito pouco...
jmal Escreveu: Neste caso o peso do motor não está no eixo da roda, e não roda, logo também não cria o efeito de centrifugação que os motores hub criam, para entenderes o que digo, numa rebarbadora mete um disco novo e liga-a, depois tenta agita-la para cima e para baixo e vê a contra-força que ela te faz, depois faz o mesmo com um disco mais leve ou gasto e vê a diferença, não é por acaso que tanto em motas como em carros a segurança e conforto depende do peso das rodas (jantes de liga leve, etc).
Deves te ter enganado, e estavas a pensar que estavas a dizer que a força centrifuga tende em manter o equilibrio, e quando numa rebarbadora se inclina o disco para uns dos lados, parece que ele se opõe querendo manter-se direito. Sim, isso é verdade, mas não intrefere no seu peso.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Devemos pesar todo o conjunto que permanece paralelo ao solo, daí a roda ser muito pouco...
O motor roda deve andar pelos 85-90 % do peso não suspenso, fora ele tens o braço oscilante, travões e nalguns caso o guarda-lama.
Jorge Rocha Escreveu:Deves te ter enganado, e estavas a pensar que estavas a dizer que a força centrifuga tende em manter o equilibrio, e quando numa rebarbadora se inclina o disco para uns dos lados, parece que ele se opõe querendo manter-se direito. Sim, isso é verdade, mas não intrefere no seu peso.
Não é inclinar, imagina que o disco é a roda da tua mota, e fazes o movimento como se tivesse uma suspensão, primeiro executa o movimento para cima e para baixo com o disco parado, e depois com o disco a andar.

Não interfere no peso, mas interfere na dinâmica de movimentos.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu:

Não é inclinar, imagina que o disco é a roda da tua mota, e fazes o movimento como se tivesse uma suspensão, primeiro executa o movimento para cima e para baixo com o disco parado, e depois com o disco a andar.

A minha rebarbadora é uma Bosch GWS 20-230 H e o disco é de 230/diamante para pedras duras.

Fiz tal e qual tu indicaste, e não verifiquei nenhuma diferença entre quando parada e quando a 6450 rpm.

Para tentar ainda encontrar a razão para essa tua ideia, pendurei a minha bicicleta, coloquei na mudança mais pesada, rodei os pedais até não poder mais, e de seguida, levantei-a e simulei uma estrada cheia de lombas e buracos. Depois deixei parar a roda por completo e fiz a mesma coisa, e também não notei diferença alguma!

Conclusão: a rotação da roda não interfere com o seu peso para a suspenção.

Se isso assim fosse, nas inspecções de veiculos, teriam lá os sistemas de verificar suspenções com as rodas em andamento, que não é o caso.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:

A minha rebarbadora é uma Bosch GWS 20-230 H e o disco é de 230/diamante para pedras duras.

Fiz tal e qual tu indicaste, e não verifiquei nenhuma diferença entre quando parada e quando a 6450 rpm.

Para tentar ainda encontrar a razão para essa tua ideia, pendurei a minha bicicleta, coloquei na mudança mais pesada, rodei os pedais até não poder mais, e de seguida, levantei-a e simulei uma estrada cheia de lombas e buracos. Depois deixei parar a roda por completo e fiz a mesma coisa, e também não notei diferença alguma!

Conclusão: a rotação da roda não interfere com o seu peso para a suspenção.

Se isso assim fosse, nas inspecções de veiculos, teriam lá os sistemas de verificar suspenções com as rodas em andamento, que não é o caso.
Eu não disse que interferia no peso, interfere sim na dinâmica de movimentos da suspensão.

http://bestcars.uol.com.br/glo/m.htm
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu: Eu não disse que interferia no peso, interfere sim na dinâmica de movimentos da suspensão.

http://bestcars.uol.com.br/glo/m.htm
Não devemos confundir as coisas... O que diz neste link eu também estou de acordo!
Que quanto menor for o peso do conjunto não suspenso ás molas, em relação ao conjunto que fica suspenso, melhor é a resposta dos amortecedores, empurrando a roda à estrada, porpocionando maior segurança em pisos degradados, tanto em travagem, como em acelaração, e ou em curva!
Os motores hub nem sempre são o problema de peso extra, pois na minha scooter até a beneficia em relação a uma CI.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

Por acaso eu já aqui expliquei o que se passa com as nossas motas , devido á utlização do motor hub , mas como temos por aqui foristas novos e isso já foi á cerca de dois anos , volto a explicar:

as rodas conjuntamente com os pneus , e parte dos elementos da suspensão constituem os denominados " pesos não suspensos " , com uma grande influencia no comportamento das motos.
quanto menores forem estes pesos ( devido a menores massas ) melhor será a estabilidade geral e a maneabilidade .
no entanto existe um outro factor bastante importante a ser considerado nas rodas que é o " momento de inércia " , este depende da geometria e da distribuição da massa .

a energia total [e] de uma roda em movimento é igual a :

e = 1/2 m.v^2+ 1/2 j.w^2

em que m é a massa; v é a velocidade longitudinal; w é a velocidae angular ; j é o momento rotacional de inércia

j = m.r^2

em que r é a distancia a que se encontra a massa

por aqui se vê que quanto menor a massa ( variação linear) , e quanto menor a distancia a que se encontra ( variação quadrática ) , menor será a energia necessária para o seu movimento, o que corresponde a que com a mesma potencia se conseguirá obter maior velocidade e melhores acelerações

chattering-

é um fenónemo generalizado de vibração das massas não suspensas da moto que aparece durante a travagem e em curva , causando uma instabilidade tal que obriga a diminuir a velocidade para manter a trajectória em curva.

esta vibração é auto-excitada o que explica o seu súbito aparecimento em determinadas situações , podendo as acelerações das massas não suspensas atingir os 5g.

a origem do chatter depende da rigidez e da inércia dos elementos mecânicos e , em geral , quanto menores forem as massas, menor será a vibração

a eliminação ou redução das vibrações obriga a um estudo bastante complexo que passa por alterações na redistribuição das massas, implicando o redesenho dos elementos mecânicos e em particular o braço oscilante.

agora pergunto:

este fenónemo é ou não é conhecido pelos utilizadores de mota eléctrica ? em especial os que possuem motas mais rápidas.

pois a culpa é do motor hub que todos temos desde as chinesas á vectrix . em motas tipo scooter não há grandes hipóteses de alteração mas em outro tipo de motas há toda a vantagem em utilizar-mos motores on-board.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”