A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por serges »

Volt Escreveu:Pois... Ainda lhe vou dar um toque para ele perceber a mais valia que é ter uma 125 para emprestar aos clientes... :-).

Ou uma electrica quem sabe não ganhava mais clientes!!!

Está aqui a um pulinho... devias falar com ele para ser um ponto de carga fixo para eléctricos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Também é bem pensado. :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Descobri ontem que a descarga completa também faz maravilhas nas Vectrix de lítio. Tal como eu suspeitava, a "reserva" tem de ser gasta de vez em quando.

O que estava a acontecer nestes últimos quilómetros era: Pegava na mota com a carga completa e ao fim de 50 quilómetros sem carregar as barras restantes (praticamente metade da carga), notava a mota com menos potência, e as barras aceleravam o seu processo de "desaparecimento". Na prática, o que se sucedia era que, a segunda metade do "depósito" durava umas quatro vezes menos que a primeira. Deixei de ter a autonomia esperada em condução normal de 80 a 100 quilómetros, e passei a ter 60 a 70.

Ora, a última descarga completa que tinha feito, tinha sido em Portimão, ainda o Glorioso estava presente nesta edição da Taça de Portugal... ;-).

Ontem gastei a reserva. Depois de carregar no trabalho (em Lisboa), fui a casa (Quinta do Conde), peguei na Maria e dei-lhe boleia até ao trabalho dela (Barreiro). Decidi então regressar a Lisboa (e dentro de Lisboa a mota já só andava a 50 kph). Gastei a tal "reserva" com os 77,7 quilómetros deste percurso. O BMS não cortou, mas também já não devia faltar muito para o fazer... Carreguei durante duas horas (o suficiente para ter meia carga) e regressei à margem-sul. Passei pelo Barreiro para resgatar a Maria do trabalho e quando chegámos a casa a mota gastou as últimas barras com a mesma autonomia que as primeiras. Fiz 48,6 quilómetros com apenas a segunda metade da carga. Senti o depósito fiável. :-).

No total do dia foram 155,4 quilómetros. Nada de extraordinário.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Descobri também outra coisa... Creio que não é boa ideia carregar quando as baterias estão muito frias... Acho que a autonomia sofre por isso. Daí que, neste tempo mais frio, decidi passar a escolher a meia-hora de "arrefecimento(*)" antes do carregamento (em vez de 2 ou 3 horas).

(*) - Na pratica, como já está frio, as ventoinhas não se activam, ficando somente a contar o tempo...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Esse efeito também se deve ao contador de corrente (as barras), não é muito certo porque conta para baixo (descarga) e para cima (carga) como as baterias não são 100 % eficientes num processo nem noutro, a coisa começa a andar longe do real, quando a descarregas completamente ela acerta as barras com o facto da tensão estar a baixar, e quando a carregas completamente o cb enche o deposito de barras porque já está na tensão máxima. No cb que desenvolvi acontece o mesmo e ainda não consegui encontrar o ponto certo para ter uma precisão aceitável.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

Basicamente parece ser o mesmo que se costuma fazer com as baterias dos portáteis, quando a indicação de carga já não é a real (fazendo o pc entrar em stand-by, por exemplo, quando ainda há bastante carga na bateria) - solução: descarga + carga completa para o "contador de carga" voltar a acertar os valores mínimo e máximo da bateria...

Ou seja, será uma questão ligada ao indicador da carga e não relativa às baterias em si (ou possível efeito de memória), certo?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

hmma Escreveu:Basicamente parece ser o mesmo que se costuma fazer com as baterias dos portáteis, quando a indicação de carga já não é a real (fazendo o pc entrar em stand-by, por exemplo, quando ainda há bastante carga na bateria) - solução: descarga + carga completa para o "contador de carga" voltar a acertar os valores mínimo e máximo da bateria...

Ou seja, será uma questão ligada ao indicador da carga e não relativa às baterias em si (ou possível efeito de memória), certo?

Mas nos portáteis há a "possibilidade" de desconectar a bateria e voltar a conectar...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

afoganso
Membro
Membro
Registado: quinta fev 16, 2012 11:53 pm

Mensagem por afoganso »

Boa tarde,
Depois de mais uma maratona de leitura conclui o DB da Super-ZEV! Deu para ficar com a ideia que realmente será a Li+ que serve os meus propósitos! Qual é que é o valor actual e as garantias vigentes ?
Parabéns pela manutenção dos excelente relatos!

PS: e viva o Benfica ;) lool

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

É só ir ao site do representante da Vectrix cá em Portugal.
Um google por Vectrix e já tá, OK ;)

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Pois... Eu paguei 11540 euros. Foi-me oferecido (o valor d') os documentos.
Creio que há concessionários (há pelo menos um) que fazem um desconto maior, mas eu não gosto muito deles (acho que não têm os conhecimentos e a vontade necessária para me aturar) e preferi comprar ao Armando da Motonova, quanto mais não seja pela paciência de ter cuidado das minhas ZEV's até hoje. :-).

Espero que tenhas gostado da leitura e tenhas ficado a conhecer este "mundo Vectrix". É, na minha opinião, o melhor veículo para o dia-a-dia do comum mortal. Só tem o "senão" de precisar de um investimento inicial "grande", mas é um investimento que compensa e terá retorno. :-).

joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Mensagem por joseneves »

viva:

Volt respondeu:Eu paguei 11540 euros. Foi-me oferecido (o valor d') os documentos.

Quanto é o valor dos documentos?(não é oferecido a toda a gente).

cumprimentos

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Não sei ao certo, mas é menos de 100 euros. E não, não é oferecido. Em todas as compras de mota tem de se adicionar o custo dos documentos.

:-).

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Cheguei aos 13 mil quilómetros. Eu sei que há opiniões parvas que "rezam" à lenda que contar quilómetros é "criancice", mas, pensar isso é que é pura parvoíce.

A melhor prova que temos para perceber se um veículo é bom, é ver quantos quilómetros fez e em quanto tempo. Esta mota Vectrix, a Super-ZEV, fez 13 mil quilómetros desde que a comprei há 204 dias atrás (ou seja, mais de 60 quilómetros por dia de média!). Isto comprova fiabilidade. Isto mete a Vectrix no patamar dos Nissan, e não há outra marca nos VE de duas rodas que se assemelhe.

Fiabilidade e segurança são duas das características que mais valorizo. Podem criticar-me à vontade por aconselhar fiabilidade e segurança a quem me pede opinião, pois orgulho-me muito disso.

Dos diários de bordo de VE que conheço e acompanho online, apenas duas Vectrix (a minha e a do futurewatt) e um Leaf (o do ruimegas) fizeram mais de 50 quilómetros por dia de média. Eu, desde finais de Agosto de 2008, já fiz quase 70 mil quilómetros usando energia eléctrica. São mais de 50 quilómetros diários (e estão incluídos os dias em que as motas ficaram paradas na garagem)! Não conheço mais ninguém que tenha feito o mesmo com outro veículo. Isto é, para mim, um motivo de orgulho. Desculpem-me os que, invejosamente, procuram desvalorizar isto ("criancice"?!) e, sabendo quais os reais interesses dos que o fazem, digo, deixai-me ver a vossa consciência e direi quem sois.

Ontem li uma notícia sobre o facto das nossas autoridades deixarem de retirar animais das vias por já não terem verba para tal... Quando fui para casa, era noite. Ao passar por uma zona com menor iluminação, reparo em algo que "sai" debaixo do carro que seguia à minha frente. Sem hipótese de desvio, a roda da frente embate num pedaço do corpo de um animal atropelado. Pensei logo para mim mesmo que isto vai ser mais comum daqui para a frente. Todo o cuidado vai ser pouco, à medida que este país caminha para o terceiro-mundo...

Quem anda em duas rodas, procure fazê-lo de dia e sempre o mais afastado possível dos outros...

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

Bem, vou ter de intervir:)
Concordo contigo Volt, acho que deves defender a tua Dama, mas tens de reconhecer o seguinte, na tua óptica, em termos de veículos eléctricos de 2 rodas, temos vectrix ou vectrix, certo? O que não é nada bom, não concordas?
Isto porque o investimento inicial é avultado, e sem concorrência ... sabes como são os preços.
Mas concordo contigo, ao investir seja em algo que seja fiável, mas agora pergunto-te: se tivesses no meu caso, e tivesses de fazer no máximo por dia 25 km. optavas na mesma por uma vectrix (olhando apenas ao aspecto económico do investimento, sem olhar ao aspecto ambiental)?
Se eu realizar cerca de 25 km. por dia com a aquisição da minha vou rentabilizar o investimento em 4 anos, com uma vectrix .... já não aconteceria o mesmo, não te parece? Apesar de de vez quando fazer uns km. extra, mas também nem todos os dias faço os 25 km.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Podes intervir à vontade. Até é bom que o faças, que assim até se esclarece algumas coisas.

Eu nunca disse que apenas havia Vectrix, embora eu compreenda que haja quem queira fazer passar a imagem de que eu afirmo esse género de coisas e ande por aí a poluir a mente dos que chegaram há menos tempo e não estão a par da realidade dos factos...

O que afirmo (e não sou o único), é que a Vectrix vale o preço que custa, ao contrário de muito material sem qualidade que se vende muito acima do seu real custo. O barato, grande parte das vezes, sai caro. Não é neste DB que se pode verificar isso, mas pelo fórum há vários exemplos a comprová-lo. :-).

Quanto à tua pergunta, eu não poderia estar na tua posição, por várias razões. Porque peso 100 quilogramas, tenho um metro e oitenta, ocupo espaço (altura sobretudo) que dificilmente a tua mota conseguiria satisfazer, e sou muito exigente com as motas que compro, bem como o é o percurso que faço... Mas mesmo assim, posso responder-te que já estive perto da tua posição quando decidi oferecer uma Sym 125 à minha Maria... E acho que isso diz tudo... Não eram 25, mas sim 24 quilómetros diários. :-). Claro que, como era para ela, a minha preocupação sobre segurança e fiabilidade tornou-se mais importante ainda.

De resto, ou muito me engano, ou a Vectrix ainda sai mais barata que a tua, se contabilizarmos a compra, os gastos/desvalorização e a venda... Ora, com a minha outra Vectrix, em três anos e 52 mil quilómetros "gastei" menos de 4500 euros (estou a contar tudo, desvalorização, electricidade, pneus). Isto dá menos de 9 cêntimos por quilómetro. Não sei se a tua mota conseguirá rentabilizar o investimento tão bem como a minha. Mas era um óptimo sinal se o fizesse, e é coisa que desejo, acredita. :-).

O facto de eu ter uma mota com qualidade e valor de mercado, faz com que o investimento se rentabilize muito mais rápido. Mas é claro que nem todos podem investir "à cabeça", ou fazer um leasing, que permita a sua compra...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Este db tresanda baba por todo o lado, bem feito. :lol: :lol: :lol:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Só não concordo com a parte que a vectrix sai mais barata do que a minha, então eu em menos de 8 meses recuperei 16% do investimento (o que poupei/3.500€) se fosse com a vectrix teria recuperado 6% (o que poupei/10.000).
Com a compra da minha e a andar o que tenho andado recupero o investimento em 4 anos aproximadamente.
Com a vectrix, recuperaria em 11 anos.
Espero não me ter enganado nas contas.
Agora não coloco aqui a possibilidade de avarias, ainda por cima com o encerramento da SW, que ao avariar, não sei se vai para o lixo ...
O que quero dizer com isto é o seguinte, se fizesse os km. que tu fazes, não teria dúvida em optar por uma vectrix, apesar de eu achar que apesar da qualidade é um preço elevado. Mas fazendo os poucos km. que eu faço, era um investimento que me iria levar muitos anos a recuperar o investimento
Sw Predator 75 Ah

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Eu percebo o que dizes, mas não concordo com o facto de deixares de lado o valor do activo (que é a mota). Consideras que precisas de 11 anos para recuperar o investimento, quando, na realidade, se venderes o activo, o investimento é recuperado em muito menos tempo. E há outro factor a considerar, caso não queiras vender o activo, como dizes e bem, que é a expectativa de vida... Se a mota te durar 3 anos e depois for para o lixo, não recuperas o investimento. Enquanto que a outra, se durar os 11, acabas por o recuperar...
Espero que esta conversa mais técnica e de âmbito mais económico não seja muito chata... :-D.

jmal, é verdade... Isto é baba por todo o lado. :lol:
Os meus próximos posts têm de ser mais humildes, ou corro o risco de passar uma imagem de mim menos correcta... ;-)

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Ainda é um tempo considerável de 4 para 11, a vectrix pode também correr esse risco de entretanto avariar. Mas não interessa, penso era que deveria haver mais diversidade de escolha nas eléctricas, diversidade e fiabilidade, para além de veiculos para uma utilização menos intensiva, que é o meu caso.
Já agora actualiza aí a minha quilometragem: 5429
:D
Sw Predator 75 Ah

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Aí, estamos plenamente de acordo. Nas motas CI, há maxi-scooters de grande qualidade (Suzuki Burgman 650/400, Honda SW 600/400, Yamaha T-Max 500, Piaggio MP3/XEvo/X9/X8 500/400, etc). Também há scooters de boa qualidade (Suzuki Burgman 250/200/125, Honda SW 125, Sym GTS 300/250/125, etc.). Por fim, há scooters "chinesas" de material duvidoso mas barato (EU-R Big Boss 125, etc.).

Nas motas VE, em maxi-scooters, só há Vectrix VX-1 (e a VX-3?) com grande qualidade. Há scooters com boa qualidade, embora sejam pouco vendidas (a Vectrix VX-2 é o caso e creio que as Emax também se podem incluir aqui). No último patamar, também há motas VE chinesas, mas são muito caras quando comparadas com as CI. Basta verem que as CI equivalentes (a Big Boss por exemplo) custam cerca de 1500 euros.

No caso dos ciclomotores já não conheço tão bem a sua realidade...

PS: É verdade, a VX-3 está para breve... :-).

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”