como carregar baterias de lhitium

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
manueli
Membro
Membro
Registado: domingo out 23, 2011 9:00 pm

como carregar baterias de lhitium

Mensagem por manueli »

olá gostaria de uma opinião sobre o carregamento de baterias de lhitium 60v 60ah, será bom deixa-las descarregar até ao fim ou carrega-las a metade da autonomia. obrigada

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: como carregar baterias de lhitium

Mensagem por jmal »

manueli Escreveu:olá gostaria de uma opinião sobre o carregamento de baterias de lhitium 60v 60ah, será bom deixa-las descarregar até ao fim ou carrega-las a metade da autonomia. obrigada

Em qualquer tipo de bateria, o melhor é usar o mínimo possível da sua capacidade, mas claro que isso não faria sentido usá-las, já que a sua densidade energia ainda é muito pequena.

Sobre o descarregar até ao fim, primeiro é melhor esclareceres esse ponto, o que consideras descarregar até ao fim ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
manueli
Membro
Membro

Mensagem por manueli »

não é descarregar mesmo até deixar de andar, mas sei lá deixar +- 10km

Autor do tópico
manueli
Membro
Membro

Mensagem por manueli »

manueli Escreveu:olá gostaria de uma opinião sobre o carregamento de baterias de lhitium 60v 60ah, será bom deixa-las descarregar até ao fim ou carrega-las a metade da autonomia. obrigada
descarregar até ao fim, +- deixar uns 10km, já ouvi dizer que cada vez que se recarrega conta como um ciclo

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

manueli Escreveu:não é descarregar mesmo até deixar de andar, mas sei lá deixar +- 10km
Dependendo de cada tipo de baterias de litio, pode ser visto, mais ou menos destes modos (em cada celula):
Ciclos de 100% (com carga até aos 3,9V e descarga até aos 2,5V) 1500 vezes.
Ciclos de 80% (com carga até aos 3,7V e descarga até aos 2,7V) 2000 vezes.
Ciclos de 60% (com carga até aos 3,7V e descarga até aos 2,9V) 3000 vezes.

Supondo que uma carga de um ciclo a 100% daria para percorrer em média 100 Km,
no final da vida util das baterias estariam 150 000Km percorridos.

Já com cargas de ciclos a 80%, as baterias dariam para percorrer 160 000Km.

E com cargas de ciclos de apenas 60%, as baterias percorreriam 180 000Km.

Podemos então concluir, que quanto menor for a percentagem do ciclo, maior será, no final, o percurso obtido.

PS:Isto são exemplos, que dependendo de vários factores, seus valores poderão ser afectados.

Espero que tenha ajudado!
Tudo por um mundo mais limpo!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Jorge Rocha Escreveu:
manueli Escreveu:não é descarregar mesmo até deixar de andar, mas sei lá deixar +- 10km
Dependendo de cada tipo de baterias de litio, pode ser visto, mais ou menos destes modos (em cada celula):

Podemos então concluir, que quanto menor for a percentagem do ciclo, maior será, no final, o percurso obtido.

PS:Isto são exemplos, que dependendo de vários factores, seus valores poderão ser afectados.

Estes valores/tensões de carga e descarga terão de ser medidos em trabalho, nunca em vazio, ou não terão qualquer fundamento!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:

Estes valores/tensões de carga e descarga terão de ser medidos em trabalho, nunca em vazio, ou não terão qualquer fundamento!

Nas baterias de lítio-ferro, e até mesmo em outras tecnologias que usam lítio, a tensão não indica a capacidade das mesmas, alias, isto é válido para todas as baterias. Referes que as tensões devem ser medidos em trabalho, mas a que nível de trabalho ? qual o débito que corresponde esses valores ( descarga em C's) ?

Podes postar a fonte dessa informação para podermos retirar mais dados.
Cumps Inovadores

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu: Dependendo de cada tipo de baterias de litio, pode ser visto, mais ou menos destes modos (em cada celula):

Nas baterias de lítio-ferro, e até mesmo em outras tecnologias que usam lítio, a tensão não indica a capacidade das mesmas, alias, isto é válido para todas as baterias. Referes que as tensões devem ser medidos em trabalho, mas a que nível de trabalho ? qual o débito que corresponde esses valores ( descarga em C's) ?

Podes postar a fonte dessa informação para podermos retirar mais dados.
Olá jmal! Ainda bem que há mais alguém que gosta de saber as fontes da informação! Serve para que nós próprios possamos fazer o balanço e entender como acharmos melhor e sem influencias! :)
Eu talvez me tenha excedido um pouco ao colocar números, mas eu queria fazer-me entender, e sem números a coisa não se tornava muito fácil de explicar! :roll:
Queria realmente transmitir o que (agora) sublinhei a vermelho
E também referi que não fossem à risca com os valores descriminados (a cor de laranja), pois poderiam ser alterados dependendo de vários factores, incluindo os C`s das cargas e descargas ;)
Tudo o que escrevi foi um pouco de memória, e foi relacionado com muita informação que tenho lido, e de experiencias que tenho feito e tirado apontamentos.
Deixo aqui algumas das fontes de informação que me refiro, e que de vez em quando, dou uma vista de olhos:
Estimativas de condução.gif
Grafico de ciclos (%).gif
Grafico de descarga 0,5; 1; 3; e 5C.gif
Grafico de descarga 0,5; 1; 3; e 5C.gif (12.57 KiB) Visto 5065 vezes

Boas visualizações

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Estes graficos são da GWL-POWER...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Ok, agora entendi, e realmente tens razão, mas repara bem no teu exemplo, a 80% DOD consegue-se (pelos numeros) fazer 180.000 kms, e a 60 % DOD consegui-mos 160.000 kms, ora a diferença final não justifica ter mais baterias (ou capacidade) para se ter mais duração.

Bom trabalho, continua e vai postando para aprender-mos contigo e tu connosco. :)
Cumps Inovadores

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu:Ok, agora entendi, e realmente tens razão, mas repara bem no teu exemplo, a 80% DOD consegue-se (pelos numeros) fazer 180.000 kms, e a 60 % DOD consegui-mos 160.000 kms, ora a diferença final não justifica ter mais baterias (ou capacidade) para se ter mais duração.

Bom trabalho, continua e vai postando para aprender-mos contigo e tu connosco. :)
Tenho aprendido muito com o forum. E aprendo mais ainda quando tento ensinar alguma coisa :lol:

Agora em relação aos meus exemplos, penso que não foi assim que eu lá mencionei, penso que trocaste os dados... mas já deu para entender! :)

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:Ok, agora entendi, e realmente tens razão, mas repara bem no teu exemplo, a 80% DOD consegue-se (pelos numeros) fazer 180.000 kms, e a 60 % DOD consegui-mos 160.000 kms, ora a diferença final não justifica ter mais baterias (ou capacidade) para se ter mais duração.

Tenho aprendido muito com o forum. E aprendo mais ainda quando tento ensinar alguma coisa :lol:

Agora em relação aos meus exemplos, penso que não foi assim que eu lá mencionei, penso que trocaste os dados... mas já deu para entender! :)

Sim tens razão, mas deu para entender, o raciocínio tá certo, os números estão errados :lol:

- 80 % -> 160.000 kms
- 60 % -> 180.000 kms.

Obrigado
Cumps Inovadores

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Andei a ler o manual das baterias thundersky e fiquei com algumas dúvidas que gostava que alguem esclarecesse.

Até agora sempre assumi que as baterias de litio, teriam tensão nominal de 3,2V ou 3,7V consoante a química. Ao ler este manual deparo-me com tensão de carga máxima de 4,25V e mínima de 2,5V a 25ºC.

Afinal podemos carregar as TS LFP acima do 4V sem as danificar, porque é que os BMS não as deixam passar do 3,8V? Será que estamos mesmo a aproveitar toda a capacidade das baterias? O gráfico mostra que os 100% de capacidade se atingem acima dos 4V.

Deixo aqui duas páginas do manual:
Anexos
LFP60A.jpg
Carga.jpg
Carga.jpg (42.99 KiB) Visto 4788 vezes
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

A meu ver, o objectivo será fazer com que as baterias de lítio durem muitos anos/utilizações, e não explorar 120% delas para as ver irem à vida (morte) em três tempos.

Pelas experiencias que fiz, concluo que as baterias TS, sendo carregadas a 0,1C, assim que atingem os 3,7v já estão 100% carregadas, e a partir desse momento toda a energia que entra, mesmo que pouca, faz subir em flecha a tensão, chegando muito rapidamente aos valores que referiste (4,25V). Nessas situações já elas poderão libertar um gás, que pode fazer com que elas inchem e até rebentem ( se a válvula não abrir).

Eu estive a observar o teu carregador, com alguma atenção, e verifiquei que quando ele estava a fornecer mais corrente (+/- 0,4C), as tensões oscilavam pelos 3,5v a 3,7v e para o final com correntes menores (inferiores a 0,1C) as tensões andavam pelos 3,8v por célula!
Eu acho que, com aquele carregador de 20A, já poderás fazer o uso bem perto dos 100% da capacidade das baterias. Se quiseres melhor, só com um pack extra como o jmal tem, para as grandes viagens!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

O máximo e mínimo são os extremos que nunca se deve chegar por segurança, as baterias acima de 3.8 3.9 v elevam muito a resistência interna, e qualquer pequena corrente as faz subir de tensão, por isso tornasse mais difícil ao bms conseguir manter estas tensões abaixo do máximo, e a diferença dos 3.6 até até aos 4v não nos não 500 metros de autonomia.
Cumps Inovadores

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Muito bom tópico pois estas baterias só agora estamos a aprender com elas e existem muitas caracteriticas unicas em cada marca e modelos...

Realmente é pena o preço ainda ser muito elevado para as de muito boa qualidade, claro está se tem qualidade custam dinheiro... Obvio!

Uma coisa que me faz confusão é quanto menos descarregarmos menos ciclos de vida retiramos, quase que faz lembrar as de Chumbo mas um plano muito mais alargado de kms, já se notou que quando não se descarregam por completo parece existir um efeito de memoria! Pois só com uma descarga completa volta a ter o dinamismo e autonomia que tinha...

A pergunta é isto acontece com todas as marcas: Winston, TS, A123 outras...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:Muito bom tópico pois estas baterias só agora estamos a aprender com elas e existem muitas caracteriticas unicas em cada marca e modelos...

Realmente é pena o preço ainda ser muito elevado para as de muito boa qualidade, claro está se tem qualidade custam dinheiro... Obvio!

Uma coisa que me faz confusão é quanto menos descarregarmos menos ciclos de vida retiramos, quase que faz lembrar as de Chumbo mas um plano muito mais alargado de kms, já se notou que quando não se descarregam por completo parece existir um efeito de memoria! Pois só com uma descarga completa volta a ter o dinamismo e autonomia que tinha...

A pergunta é isto acontece com todas as marcas: Winston, TS, A123 outras...

Isso acontece com todas as marcas, mais numas que outras, mas penso que a quanto menor for a resistência interna delas, menor será este efeito.
Cumps Inovadores

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Então não vale a pena subir a tensão de carga?

Jorge, mesmo que o meu carregador no final da carga esteja a 90V, o pack fica pelos 86V no final da carga. Ao primeiro arranque da mota, caem logo para os 81V e não voltam a subir. Talvez seja por aquilo que o jmal disse, a carga acima dos 3,8 quase não serve para nada.

Apenas achei estranho o próprio fabricante estar a dar estes valores de tensão, já percorri todas as páginas do manual e nunca fala em tensão nominal, daí eu não perceber donde vem esse valor dos 3,6V ou 3,8V.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

e_bike Escreveu:Então não vale a pena subir a tensão de carga?

Jorge, mesmo que o meu carregador no final da carga esteja a 90V, o pack fica pelos 86V no final da carga. Ao primeiro arranque da mota, caem logo para os 81V e não voltam a subir. Talvez seja por aquilo que o jmal disse, a carga acima dos 3,8 quase não serve para nada.

Apenas achei estranho o próprio fabricante estar a dar estes valores de tensão, já percorri todas as páginas do manual e nunca fala em tensão nominal, daí eu não perceber donde vem esse valor dos 3,6V ou 3,8V.
e_bike,
Se o pack no final da carga fica pelos 86V, é porque o BMS faz-lhes a descarga e balanceamento até os 3,6V por célula. Bom trabalho do BMS!
Se ele não existisse, haveria essa tensão elevada por muito tempo, e sempre a oxidar as células, até que os valores diminuíssem.
Por esse mesmo factor, e por eu não ter colocado o BMS para essa mesma gestão, regulei a tensão máxima do alimentador para 54V, estando as 15 células balanceadas por cima, quando a carga termina, todas estão com 3,6V
(ainda descem qualquer coisa porque existe um nivelamento interno, dentro de cada uma, que faz com que a tensão diminua um pouco até estabilizar).

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Desenterrando alguns tópicos...

É sempre bom visualizar o nosso crescimento dos conhecimentos adquiridos.

Muito interessante ver como é que alguém mesmo com pouca experiência (a que eu tinha na altura), já conseguia dizer coisas tão assertivas, ou nem tanto...

;)

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”