Geogalhano Escreveu:Amigo, parece que já somos dois, eu também andei um pouco desaparecido, mas sempre interessado no Bio. Na altura lembro-me que fiz o teste, coloquei um frasco no congelador e outro no frigorífico normal.
Só me lembro que o do frigorífico normal não sofreu alterações o que foi bom. Já não tenho a certeza do que aconteceu com o do congelador, mas creio que ficou tipo gelatina, vou ver melhor e efectuar novamente o teste.
Só umas considerações: No frigorífico normal, parte não congeladora, a temperatura pode atingir quase os 0ºC. Mas no congelador, a temperatura pode atingir os -25ºC. Efectuei essas medições num frigorífico normal. Devemos ter em atenção de que se o BIO sofre alterações próxima dos 0ºC, é mau para regiões com invernos dessa temperatura, como seja em algumas regiões de Portugal, por isso não convêm ir com muita percentagem de Bio para a Serra da Estrela. p.e.. Outra coisa, o Metanol é um composto usado por exemplo no líquido dos radiadores dos carros, uma vez que tem um ponto de congelação muito baixo, daí o ser um anti-congelante.
Só uma questão, continua a não entender muito bem, se retirou a água congelada para fora do Bio ou não. Dá-me a entender que se limitou a retirá-lo do congelador e deixou descongelar novamente. Ora se assim foi, o que aconteceu à água? Ela deve de lá continuar na mesma.
Já o facto de o ter colocado no microondas, é normal que parte da água evapore e fique mais limpo. Eu quando vejo que o meu Bio fica laranja, basta aquecê-lo a cerca de 60ºC evaporando a água, fica limpinho. Mas isso tem um custo energético. O melhor é deixá-lo nos garrafões abertos, num local quente durante uns meses. O problema é agora no Inverno.
Se quer saber a quantidade de água que o seu Bio tem, é fácil, mede uma certa quantidade em ml, correcta, coloca por exemplo numa estufa ou forno a não mais do que 100ºC, e depois de arrefecer mede os ml que ficaram, a diferença é água.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Um abraço
Desde já obrigado pela reposta,
O que fiz foi pegar em duas porções de bio de má qualidade
(pois este bio feito pelo meu amigo não obedece ao protocolo e não efectua titulação, o que leva a que a transesterificação não se complete, o bio não é limpo, o que leva a que e tenha presença de água e soda),
e colocar em dois frascos parecidos, um coloquei no micro-ondas para evaporar a água, outro coloquei na arca congeladora ( aquela que vai aos -25ºC), reterei antes de congelar por completo ( o que não é relevante pois já repeti o teste e dessa vez esqueci-me do frasco no congelador, e quando o reterei já estava todo congelado, más obtive o mesmo resultado).
Quando retiro do congelador não mexo mais no frasco (nem sequer removo a provável água que poderá conter no fundo), coloco os dois frascos, um ao lado do outro (micro-ondas vs congelador) e deixo repousar, voltando a olhar para os dois frascos passado um dia, espanto meu é que o frasco que foi ao congelador fica notoriamente mais translúcido que o do micro-ondas.
Assumindo que o frasco do micro-ondas tenha ficado limpo de água, deveria estar mais translucido que o do congelador que não foi retirada a suposta água, más isso não acontece, por algum motivo a congelação leva a que a água e provavelmente soda + algum óleo ainda presente no bio, se separe do biodiesel, levando a ficar mais translucido (cor e transparência mais semelhante ao bio de boa qualidade).
Gostava de perceber realmente o que acontece com a congelação. Se deveras acelera a decantação, poderá ser um processo mais rápido e até ter um menor custo energético.
Espero não ter complicado...
Abraço.