M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Tudo que seja relacionado com Projectos

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Volt »

Sempre ouvi dizer que não... O contrato pode mudar de nome, mas os valores mantêm-se, tal como a morada.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Mensagem por Smamede »

Boa noite,
aqui deixo a contagem da produção do mes de Fevereiro para o pessoal poder comparar e comentar
Dias KW
1 6,4
2 23,7
3 24,1
4 24,2
5 16,8
6 17,4
7 15,7
8 24,5
9 23,6
10 24,7
11 24,4
12 25,5
13 25,4
14 22,8
15 24,3
16 25,1
17 23,3
18 24,6
19 25
20 25,1
21 23,7
22 25,1
23 25,5
24 25,3
25 25,2
26 24,9
27 23,6
28 24,4
29 24,6
total 668,9 contador -660kw
Media 23,07 Kw 22,76

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

Viva Mamede,
Para Fevereiro é excelente, ninguém poderia prever tanta produção.
Quando é que estes dados passam a gráfico? :roll:

ricardofaria
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta mar 09, 2012 10:32 am

Mensagem por ricardofaria »

andcosta Escreveu:Bom dia a todos,

Sou proprietário de "dois" inversores Solarmax 4200s, um para uma instalação de 3,68 e outro para uma instalação de 3,45.

Posso dizer que são maquinas muito boas. Em minha casa tenho um logger a funcionar em linux para registo e consulta em tempo real da produção via web. A nível de potencia de saída, neste momento os dois inversores estão parametrizados para a potencia máxima (4180W), ou seja, +10% da potencia nominal (3800W).

Nos dias com alguma nuvem quando o sol abre (céu limpo por um pedaço) o sistema facilmente atinge os 4180W e fica por lá enquanto os painéis não aquecem. (NOTA: Potencia total dos painéis: 4620W)

Imagem

A alteração dos parâmetros (no meu caso a potencia) faz-se com o software MaxTalk Pro, que é disponibilizados aos instaladores através da linha hotline da Solarmax.

Bom dia.
Como fazes a recolha para linux?

Obrigado

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

http://sourceforge.net/projects/solarmaxwatcher/" onclick="window.open(this.href);return false;

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Eu antes de comprar o EeePC ainda andei a "namorar" uma IPCAS Linux Box, para colocar o solarmaxWatcher adaptado para o xantrex... mas depois os euros falaram mais alto... poupei alguns trocos e com o EeePC (tem monitor, o IPCAS não) posso estar a almoçar e acompanhar o inversor.
O código fonte deste projeto está muito claro e embora não exista o português nas opções de idiomas, facilmente se adiciona (possui um ficheiro de traduções).
É uma excelente opção para quem solarmax.

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Smamede »

JDuarte Escreveu:Viva Mamede,
Para Fevereiro é excelente, ninguém poderia prever tanta produção.
Quando é que estes dados passam a gráfico? :roll:
Boas JDuarte ,
realmente tá ser muito bom para as produções, supera as provisoes .O pior é a falta de chuva que está me a entrar na carteira, e o que micro produção amigalha não chega para as percas devido a falta de chuva. :o Mas ja alguem dizia não se pode ter tudo.
Entao fica aqui o grafico da produção desde 14/08/ 2011 ate 29/02/2012
Cumpr.
BR
Anexos
grafico de prod.
grafico de prod.
gragico jpg.JPG (32.95 KiB) Visto 5056 vezes

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Smamede »

Ao mes de Outubro de 2011 deve se somar 68,3 aos 550,8 do grafico, uma vez que ao acertar as horas do inversor o Mes de outubro ficou a zero e desde desse dia ate ao final do mês ainda produziu 68,3.
Cumpr,
BR

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Smamede »

JDuarte Escreveu:
Eu antes de comprar o EeePC ainda andei a "namorar" uma IPCAS Linux Box, para colocar o solarmaxWatcher adaptado para o xantrex... mas depois os euros falaram mais alto... poupei alguns trocos e com o EeePC (tem monitor, o IPCAS não) posso estar a almoçar e acompanhar o inversor.
O código fonte deste projeto está muito claro e embora não exista o português nas opções de idiomas, facilmente se adiciona (possui um ficheiro de traduções).
É uma excelente opção para quem solarmax.
Boas,
JDuarte explique me se fizer o favor, porque facilidade não tou a ver nenhuma :? , pois tambem não sou la grande entendido na materia de informatica. Pois nem se quer consegui instalar o Solarmax Watcher , uma vez que me faz questoes as quais aparece umas sugestoes , mas não sei a qual sera a mais util.
Pergunto, para ter simplesmente estes graficos que sao mais ou menos como os que fez no seu site , é preciso o k?
É possivel te-los de forma facil ? Eu pretendia ter so os graficos para minha analise , uma vez que não tenho acesso á net junto á produção e tambem não pretendo investir mais "cash" . Os dados que o inversor descarrega no pc é em excel. Haverá alguma forma facil de ter uns graficos tipo os seus para podermos analisar os dados da produção. Não me importo de não ser em online uma vez qué preciso net , e isso eu não tenho.
Cumpr.
BR

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Os meus gráficos são criados por scripts PHP, uma linguagem orientado para os serviços web. No meu caso os gráficos são gerados no servidor web (num ISP), mas é possivel instalar no seu PC local o PHP e criar os gráficos localmente (o Patalhetas e o JoseVazMartins utilizam os scripts que fiz, e o alojamento é feito em casa deles).
Uma vez que não possui internet na máquina que faz o log, não teria um site de internet, mas sim de intranet... seria só para si.
Mas esta trabalheira não será necessária uma vez que pode utilizar o software da própria solarmax para criar e ver os gráficos (o Maxtalk parece bom para o efeito).
Cmps,

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Smamede »

JDuarte Escreveu: Uma vez que não possui internet na máquina que faz o log, não teria um site de internet, mas sim de intranet... seria só para si.
Mas esta trabalheira não será necessária uma vez que pode utilizar o software da própria solarmax para criar e ver os gráficos (o Maxtalk parece bom para o efeito).
Cmps,
Boas, JDuarte,
obrigado pela atenção prestada e esclarecimento ás minhas duvidas .
O que será preciso para ter os tais dados ( PCA, Temp ,V , etc. ) num grafico de um dia , com ligaçao intranet ? Pois pretendo grafico para poder analisar as variaçoes das temperaturas,os Picos, etc, durante o dia.Algo semelhante ao seu .Será muito complicado p ter tal? Sei que os dados são guardados em doc. excel que proprio Maxtalk cria, como pode verificar um ex. em anexo. Dá para seleccionar os dados a visualizar ,e até o periodo de tempo de recolha de dados no monitor para depois serem reproduzidos em grafico em tempo real e funciona na perfeição.
Sabe de algum microprodutor que tenha inversor solarmax e com acesso a grafico do genero?

Cumpr
BR
Anexos
2011-12-28_16-14-25_Monitor1.csv
(1.78 KiB) Transferido 258 vezes

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Viva Smamede,
O colega Ogadiv também tem um solarmax e eu já lhe prometi alterar os scripts do xantrex para o log do solarmax. Uma vez que os ficheiros de log são guardados em ficheiros CSV não será nada do outro mundo colocar isto a funcionar.
Agradeço que por MP me envie um ficheiro de log de um dia inteiro. Assim que tiver um bocadinho faço as essas alterações.
Cumprimentos,

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Smamede »

JDuarte Escreveu:Viva Smamede,
O colega Ogadiv também tem um solarmax e eu já lhe prometi alterar os scripts do xantrex para o log do solarmax. Uma vez que os ficheiros de log são guardados em ficheiros CSV não será nada do outro mundo colocar isto a funcionar.
Agradeço que por MP me envie um ficheiro de log de um dia inteiro. Assim que tiver um bocadinho faço as essas alterações.
Cumprimentos,
Boas ,
e obrigado eu. Não consigo enviar por MP. Tomei a liberdade de lhe enviar para morada do seu site.
Melhores cumpriemmntos ,
BR

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Disparo do interruptor corte geral

Mensagem por Smamede »

Boas,
hoje afinal do dia quando o PCA ja apenas contava os 50-70W , comecei a lavar os S-Energy (ja frios) quando o interruptor(diferencial) do corte geral disparou (sensibilidade 0,03) . Depois liguei-o e voltou a disparar novamente .Voltei liga-lo e continuou ligado até o inversor desligar se por ele por falta de potencia(W) , como normal pois era ja o fim do dia.
Será grave? O que se poderá se ter passado ? Será da lavagem ? Foi a 1ª vez que este episodio se passsou, e ja os lavei mais vezes :?
Cumpr.
BR

QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm

Mensagem por QVF »

Smamede Escreveu:
JDuarte Escreveu: Uma vez que não possui internet na máquina que faz o log, não teria um site de internet, mas sim de intranet... seria só para si.
Cmps,
Boas, JDuarte,
obrigado pela atenção prestada e esclarecimento ás minhas duvidas .
O que será preciso para ter os tais dados ( PCA, Temp ,V , etc. ) num grafico de um dia , com ligaçao intranet ? Pois pretendo grafico para poder analisar as variaçoes das temperaturas,os Picos, etc, durante o dia.Algo semelhante ao seu .Será muito complicado p ter tal? Sei que os dados são guardados em doc. excel que proprio Maxtalk cria, como pode verificar um ex. em anexo. Dá para seleccionar os dados a visualizar ,e até o periodo de tempo de recolha de dados no monitor para depois serem reproduzidos em grafico em tempo real e funciona na perfeição.
Sabe de algum microprodutor que tenha inversor solarmax e com acesso a grafico do genero?

Cumpr
BR
Viva Smamede,
Eu também gostaria de criar um site. Também possuo o Solarmax e instalei o Maxtalk. O que eu não sei é onde o maxtalk guarda o ficheiro excel com os dados. Se possível, agradecia que me informasse onde esses dados são guardados.
Obrigado

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Re: Disparo do interruptor corte geral

Mensagem por jama »

Smamede Escreveu:Boas,
hoje afinal do dia quando o PCA ja apenas contava os 50-70W , comecei a lavar os S-Energy (ja frios) quando o interruptor(diferencial) do corte geral disparou (sensibilidade 0,03) . Depois liguei-o e voltou a disparar novamente .Voltei liga-lo e continuou ligado até o inversor desligar se por ele por falta de potencia(W) , como normal pois era ja o fim do dia.
Será grave? O que se poderá se ter passado ? Será da lavagem ? Foi a 1ª vez que este episodio se passsou, e ja os lavei mais vezes :?
Cumpr.
BR
posssivelmente entrou agua para algum contacto e hove uma passagem á terra.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Re: dados Solarmax

Mensagem por Smamede »

Viva Smamede,
Eu também gostaria de criar um site. Também possuo o Solarmax e instalei o Maxtalk. O que eu não sei é onde o maxtalk guarda o ficheiro excel com os dados. Se possível, agradecia que me informasse onde esses dados são guardados.
Obrigado[/quote]
Bom dia,
entao é assim, já configurou os dados que deseja guardar? Vou tentar cintizar lhe tudo que vai ser mais facil.
Entra no Maxtalk, seleciona a sua instalação
de seguida separador -"Sinoptico de Monitor "- seleciona "Adicionar "para ver os parametros que quer analisar (nos intervalos de tempo convem ser 60segundos para não fazer o ficheiro demasiado grande)
em baixo tem "Directorio de registo" carrega num seprarador pequeno que tem uns" ... "(ai sugere lhe locais onde guardar os registos) escolhe o local- salva e Ok . tá feito
Para colocar isto tudo a funcionar vai
"Sinoptico de monitor" escolhe o monitor que preparou para guardar os registos depois seleciona "Registrador de Dados" e abre -se um monitor que tem que ficar aberto sempre. E já tá a registar..
Cumpr
BR

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Re: Disparo do interruptor corte geral

Mensagem por Smamede »

jama Escreveu:
Smamede Escreveu:Boas,
Cumpr.
BR
posssivelmente entrou agua para algum contacto e hove uma passagem á terra.
Bom dia Jama,
Obrigado .Tenho que chamar cá o pessoal então para verem isso. Pode tornar grave , começar a chover e disparar o dijuntor e não estar ninguem por perto para voltar a liga-lo

Cumpr
BR

QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm

Mensagem por QVF »

Obrigado Smamede,
Neste momento tenho o meu magalhães avariado, mas logo que ele chegue vou testar.
Mais uma vez muito obrigado
Cumprimentos.
QVF

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Pico

Mensagem por Smamede »

Boa noite,
já tinha notado na estatistica maxtalk picos um pouco acima da minha potencia maxima (4500W). Por exemplo 5327w. Hoje estava por perto quando atingiu os 4805W de entrada e fiz um "Prt Sc" para poder mostrar valores medidos ao pessoal . Será Normal?Será que é um erro? Qaundo isto aconteceu o sol tinha á frente uma daquelas nuvens largas" tipo fumo de avião". Será que é correcto neste caso, mutilpicar o UCA (258,6 V) e ICA(17,5A) para ter o pico de saida ? Neste caso seria 4525,5W. Se for correcto, poderá dizer que é um caso identico ao Kaco do colega patalhetas que deixa passar acima do limite ?
Cump.
BR
Em anexo Quadro de Valores Medidos
1º rectangulo nao se pode ler tudo, mas é valores de saida
UCC Icc
Usim
PCA
2º rectangulo valores de saida
UCA ICA
UCA10 min
PCA
Frequencia