Hora do relato dos 251km em VE.
A saída de Coimbra ocorreu cedo e ao final do primeiro led apagar parei para colocar a ventosa+máquina, pois em qualidade mínima dá para filmar cerca de 40 min. Não aguentou a viagem toda até Aveiro mas ainda dá para ver a competição entre mim e uma carrinha de caixa aberta, ora passava eu ora a passava a carrinha. Saí da EN1 e tomei a N235 em direção a Aveiro. Bom piso e faixa larga com boa berma. Aconselho.
Chegado a Aveiro, fui até ao Parque do Rossio e felizmente havia um lugar (dos habituais dois) disponível para mim. Ainda não tinha desmontado da mota e já estava um rapaz a perguntar se conseguia carregar ali. Com um olhar fulminante, fixei o visor do Mobi.E e o Passe Cartão estava a mudar de sítio, "Sim, vou, porque já vi que o posto está a funcionar!". O rapaz pertence a uma das empresas locais que organiza passeios pela ria e aluga segways. Devo dizer que Aveiro já se assemelha a alguns locais turísticos bem desenvolvidos no estrangeiro, pois há várias empresas instaladas a prestar serviços de turismo; vi e ouvi um senhor a bordo de um moliceiro a explicar coisas às pessoas enquanto o barco avançava pelo canal; há um serviço tipo riquexó; existe o aluguer de veículos; enfim, um bom destino para um passeio de fim-de-semana. A acrescentar aos serviços permanentes, havia uma feira de artesanato e gastronomia que deu muito jeito. Comprei um souvenir e almocei uma bela sandes de presunto (com cinco ou seis fatias) e um sumo mesmo ali perto da ria, com uma vista fantástica, temperatura alta e montes de gente (tugas, italianos, alemães) por ali a passear.
Durante a primeira hora passei várias vezes ao pé da mota para "ouvi-la" e ela lá estava a ficar de papo cheio. Depois sentei-me num banco ali perto, com vista direta para o posto, mas... (vim a saber mais tarde no email do Mobi.E) o carregamento acabou muito antes da carga completa. Provavelmente, enquanto eu não estava a ver alguém deve ter mexido no cabo ou no posto e o que é certo é que fiquei a vigiar a mota, sem estar a carregar!!! Quando chegou a hora de ir para o Glicínias faltava para aí um led. Esqueci de referir que gastei 4 led's de Coimbra a Aveiro.
No Glicínias, descendo para o P-1, logo à direita a seguir à curva da descida há um quadro com a querida tomada à espera dos VE's. Enquanto conheci o Jorge, o Renateves e o Johnny, lá ficaram as scooters a carregar mais um pouco.
Ordem de saída para Espinho e uma hora e pouco depois lá chegámos. A estrada nacional vai dar mesmo ao parque onde está o edifício multimeios e esperámos um pouco pela Isabel (que teve direito a transporte inaugural no mundo das motas, e logo numa elétrica). Devo dizer que dá para conversar perfeitamente enquanto se conduz. Mais um ponto a favor da mobilidade elétrica!
Rumámos em direção ao Sr. da Pedra e o GPS instalado na mota do Jorge lá nos orientou e quando chegámos já estava o pessoal do norte a aquecer o Mobi.E para nós. Fizemos a troca. Houve o momento de conhecer e dar a conhecer. Houve o momento dos esclarecimentos da praxe. E claro, houve o momento de deslocação até à esplanada mais próxima
O BondadeSua brindou-nos com um magnífico pão com sementes de linhaça feito em casa, acompanhado de rodelas de chouriço. Divinal! Ainda tentámos discutir se seria possível trazer uma máquina de fazer pão ligada à mota para se ir cozendo durante as viagens, mas rapidamente abandonámos este pensamento. Enfim, coisas de pessoal vocacionado para a eletricidade.
Segundo alarme do dia. O posto Mobi.E tinha-se desligado. Estavam três motas à carga, mas uma delas com um carregador extra. Tivemos que nos deslocar para outro ponto de carga, mas após algumas centenas de metros não demos com o Mobi.E de Espinho. A Isabel contactou o dono de um bar, Doo Bop (está no FB), instalado em plena praia à frente do Casino. Resposta afirmativa. Lá fomos até ao bar ligar as motas e conversar e beber mais uns refrescos. Entretanto surgiu uma das proprietárias que teve a simpatia de se sentar connosco, e receber uma boa dose de sensibilização elétrica. A modos que estamos em bom caminho de oficializar o Doo Bop como "Espinho's oficial electrical spot" (quem já viu as fotos com certeza que também achará uma boa ideia). Só resta dizer que enquanto lá estivemos o dj esteve a preparar o ambiente para o fim de tarde/noite, e pelo que nós ouvimos foi uma pena ter que regressar...
Posto isto, o pessoal do norte regressou à base e o pessoal do centro idem aspas. Deixámos a Isabel novamente perto do centro multimeios (aliás ela elevou exponencialmente a nossa satisfação com esta contribuição fantástica deste bar. Muito obrigado Isabel. A partir de ontem, já és uma das nossas )
A viagem até Aveiro já foi praticamente feita de noite e com as peripécias dos Mobi.E's lá tive que carregar a mota antes de entrar na última etapa. O Johnny seguiu para casa, e eu e o Jorge ficámos no Glicínias a jantar, a ver o golo do Benfica (o primeiro... pois o segundo foi noutro local...). Obrigado Jorge pela companhia.
Depois de mais umas fotos no P-1 e com uns seis ou sete led's fiz-me ao caminho e próximo de Anadia aparece uma brigada da GNR. Documentos... "O sr. quase que podia passar por aqui que não dávamos conta", "Pois, se viesse com os faróis desligados só davam conta do vento!". Bem enquanto o sr. agente verificava a papelada lá ia desbobinando a história toda dos led's, quantos km's fazia com uma carga, etc, etc, etc... até que fui testar a tensão no voltímetro deles e deu 0,00. Fixe! Entretanto, também me atualizou do resultado final do SLB e lá segui marcha. Quando cheguei à garagem, 251km, 1,5 led acesos e o ponteiro do voltímetro (em descanso) praticamente em cima do traço 4/4. Nunca tal acontecera, mas de Aveiro até casa vim sempre a uns 70, 80 pois sabia que os led's aguentavam o esforço. E assim foi.
Resumindo, dia fantástico; grupo ainda mais fantástico; experiência a repetir certamente e que a Mobilidade Elétrica continue a contagiar mais pessoas.
Curioso, foi também o facto de o Jorge também ter sido mandado parar por outra brigada. Fica a questão, será que já andamos a ser vigiados e controlados? Será que o lobby do petróleo já acordou e já nos anda a controlar ?
P.S. - acabei de ver agora que o Doo Bop tem mais que 5000 amigos no FB.

- IMG_20120401_003629.jpg (64.51 KiB) Visto 1851 vezes

- IMG_20120401_003618.jpg (61.64 KiB) Visto 1851 vezes