Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por sclarenonz »

Que tipo de motor é o seu??

se não ultrapassa os 80 rpm deve ter uma engrenagen dentro deve está levando muito peso, que tipo de helice vc está usando?,

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta dez 30, 2010 10:22 pm

Mensagem por joao000020 »

Eu fiz um aerogerador de já aqui foi referido. Nas páginas anteriores até tenho algumas fotos.
O gerador é trifasico e as pás são feitas com tubo pvc.
se vir as imagens secalhar será mais fácil
Obrigaado

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta dez 30, 2010 10:22 pm

Mensagem por joao000020 »

Página 25 deste tópico estão lá as fotos.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos!

Josenir, você está na área (forum)?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Olá a todos!
Josenir, você está na área (forum)?
Estive uns dias fora, mas já estou de volta.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Olá Josenir!

Já estava sentindo falta das nossas conversas aqui no fórum, bom retorno.
Já volto te dando trabalho :mrgreen:

Encontrei um regulador, gostaria de sua opinião sobre ele, se puder, dê uma dica de uma modificação para que a tensão da bateria não volte para o gerador , pois o LED na entrada do regulador fica aceso com a tensão da bateria, e com isso perco o monitoramento do gerador.

No lugar do 7812 estou utilizando o LM317.

Gostaria de comentar algo estranho que ocorreu em meu gerador:
Calibrei o regulador para 15V utilizando 4 baterias de 6v em série (24v) na entrada do regulador, retirei as baterias e conectei o regulador ao gerador e a tensão caiu para 13,7v.

O problema foi sanado quando coloquei capacitor na saída do gerador (antes do regulador).
Achei estranho, pois o gerador dá 30V na saída (sem capacitor).

Imagem

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Olá, FG,

É bom considerar que o LM317 não é compatível pino a pino com o 7812. Logo é possível que o circuito não funcione como esperado. Quanto ao capacitor eletrolítico na entrada do 7812, ele é realmente necessário, caso contrário, o ruído produzido pelo gerador vai prejudicar o funcionamento do CI. E é necesário também um capacitor cerâmico de 100nF o mais próximo possivel do pino de entrada do CI.

Quanto ao LED, a meu ver, ele não deveria acender com a tensão da bateria. Deve ter algo errado.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Olá Josenir!

Quanto aos pinos, realmente são incompatíveis, mas eu fiz a adaptação (liguei os pontos corretos, apesar de os pinos serem em posições diferentes).
Vou inserir os capacitores que você indicou, realmente existia no projeto, mas eu eliminei.

Gostaria de esclarecer mais uma dúvida: o capacitor de 47.000u (seria microfaradis?) na saída dos diodos é normal?

O maior capacitor que encontrei foi de 6.800 microfaradis, para chegar aos 47.000 ficaria um troço meio estranho. O que você acha disso?
Estou pensando no hipótese de eliminar o LM e inserir o 7812, só que este circuito está montado para três reguladores (12v, 15v e 22v- foi por não encontrar regulador de 22v que eu optei por usar o LM).

Estou usando uma chave na entrada de cada CI para escolher qual vou usar, pode acontecer de eu ter de usar dois de vez.

Obrigado pela atenção.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Sim. Os capacitores eletrolíticos em geral são expressos em uF (Microfarads).

Uma conta prática para dimensionar capacitores de filtragem é usar 1000uF para cada ampère de corrente. Para usar 47000uF de capacitor de filtragem estariamos pressupondo uma corrente de 47A. Eu duvido que o circuito sugerido possa trabalhar bem com mais de 10A. Não tenho fé nesse tipo de regulador de tensão. Nessa configuração os transistores estarão trabalhando em modo linear, e assim a dissipação de calor vai ser muito grande. Vai haver um grande desperdício de energia, que vai se perder na forma de calor.

O regulador ideal deve ser chaveado, do tipo daquele que eu sugeri para geradores de imãs permanentes. Neste tipo de circuito os transistores trabalham em modo de comutação, e assim a dissipação de calor é mínima. E a aficiência é bem maior. Assim que puder vou concluir a versão simplificada desse regulador.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Josenir Escreveu:Nessa configuração os transistores estarão trabalhando em modo linear, e assim a dissipação de calor vai ser muito grande.
Realmente eu constatei isso, tive de colocar um dissipador enorme para suportar os dois TIP2955 que utilizei.
Josenir Escreveu:Assim que puder vou concluir a versão simplificada desse regulador.
Vou usar esse regulador por enquanto, assim que você liberar sua nova versão eu a montarei (já comprei a maioria dos componentes).

Obrigado mais uma vez, até mais.

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Mensagem por Wolfire »

Parabéns pelos progressos FG.
Josenir também estou a espera da nova versão desse regulador.
Abraços.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Obrigado Wolfire, mas os créditos são para vocês que estão sempre à disposição para ajudar.

Abraço.

lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

IMAS DE HD P/ AEROGERADOR DO LULA

Mensagem por lulagalter »

OLA JOSEMIR,E PARTICIPANTES
SOU NOVO NESSE FORUM, TENHO MAIS DE 40 IMAS DE HD, IGUAIS A ESSES DO NOSSO AMIGO, MEDEM 4CM COMPRIDO, 2CM LARGURA E 1,5MM DE ESPESSURA, E QUERO FAZER UM AEROGERADOR E ARRANCAR O MAXIMO DE ENERGIA ELETRICA DELE, ENTAO PRECISO DOS PRECIOSOS CONHECIMENTOS DO PROFESSOR JOSEMIR. PRETENTO FAZER C/ 28 POLOS E 14 BOBINAS EM EM 2 DISCOS DE ACO (FREIO DE CARRO) COM 26CM DE DIAMETRO, DISTRIBUI OS IMAS NAS BORDAS E FICARAM C/ 1CM DE DISTANCIA UM DO OUTRO, O PROBLRMA E QUE OS POLOS DESSES IMAS SAO MUITO PROXIMOS UM DO OUTRO, POIS SAO NA MESMA FACE. ENTAO PERGUNTO AO PROFESSOR: SERA MELHOR CORTA-LOS EM 2 E COLAR OS POLOS SEPARADOS PODENDO ASSIM FAZER UMA BOBINA MAIOR COM FIO MAIS GROSSO, OU UTILIZO INTEIROS E FACO AS BOBINAS MENORES C/ FIO DUPLO MAIS FINO? QUE FORMA ARRANCO MAIS ENERGIA EM VOLTS, WATTS E AM? AH, MEUS VENTOS SAO FRACOS POR AQUI, ENTAO PRECISO DE UM GERADOR P/ POUCO RPM. FAREI AS PAS DE HELICES DE CANO PVC 100MM. COMO P/ VENTOS FRACOS COMO DEVE SER A BORDA DE ATAQUE DAS PAS, MAIS PASSO OU MENOS PASSO?

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: IMAS DE HD P/ AEROGERADOR DO LULA

Mensagem por mauri »

lulagalter Escreveu:OLA JOSEMIR,E PARTICIPANTES?
Enquanto aguardas pela resposta de quem poderá saber, passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Espero que não voltes a escrever tudo em letra maiúscula porque não fica bem e não é normal.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Perddao pela ignorancia e falta de conhecimentos de etica com a lingua portuguesa
nao pecarei nesse erro novamente
grato

jose

lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado

[quote="fgsouza68"]Olá a todos.

Josenir, obrigado por mais essa aula, já recortei esse material e colei em minha “apostila técnica para montagem de gerador”.

Segue abaixo os cálculos com base nos dados de minhas bobinas:

Cada bobina possui 11,50 metros de fio.

Quatro bobinas de fio 20 = 46,0 metros - Resistência = 0,033
Três bobinas de fio 21= 34,5 metros - Resistência = 0,042

46 x 0,033 = 1,51hm
34,5 x 0,042 = 1,44hm
1,51 + 1,44 = 2,95hm

I = 14V / 2,95
I= 4,75A
4,75A por fase, total 9,48A.
9,48 x 14 = 132W

Encontrei um novo tipo de imã, Veja abaixo:

Imagem
Imagem

Isso me fez tomar a decisão de abandonar o projeto com os imãs que utilizo hoje, vejo que não consigo seguir a técnica que você ensinou sobre como posic

Imagem

Apesar de ser um imã pequeno 15 x 20 mm, fazendo um sanduiche com quatro ou mais terei além de 10mm de espessura e fazendo com dois pratos posso fazer as bobinas bem grossas o que, acredito, irá compensar o pequeno tamanho.

Fico no aguardo de sua opinião.[/

caro fg souza, estou com o mesmo dilema que vc.
tenho mais de 40 desses imas c/ dois polos juntos, e nao consigo chegar a uma conclusao com relacao a cortar eles ou utilisa-los inteiros igual ao seu, porem c/ um de frente p/ o outro podendo assim fazer 14 bobinas mais longas, estava planejando fazer tbm c/ 28 polos p/ gerar c/ pouco vento ja que aqui em minha cidade os ventos sao brisas.
me ajude por fvr a opinar a melhor forma com relacao a bitola do fio, espiras dimencao do disco de fixacao dos imas e distancia um ima do outro

grato lula

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

lulagalter Escreveu:caro fg souza, estou com o mesmo dilema que vc.
tenho mais de 40 desses imas c/ dois polos juntos, e nao consigo chegar a uma conclusao com relacao a cortar eles ou utilisa-los inteiros igual ao seu, porem c/ um de frente p/ o outro podendo assim fazer 14 bobinas mais longas, estava planejando fazer tbm c/ 28 polos p/ gerar c/ pouco vento ja que aqui em minha cidade os ventos sao brisas.
me ajude por fvr a opinar a melhor forma com relacao a bitola do fio, espiras dimencao do disco de fixacao dos imas e distancia um ima do outro

grato lula
Olá amigo, seja bem vindo ao fórum!

Montei o meu gerador com 14 pólos (dividi os imãs ao meio e fiz sobreposição, ficando com uns 9 mm cada pólo) e 14 bobinas. Estou utilizando este gerador em uma bicicleta fixa, assim me exercito e carrego umas baterias, gostei muito do projeto.

Vou te dar uma boa sugestão, dê uma lida no tópico de nosso amigo Wolfire, neste tópico você encontrará todos os detalhes para montar o gerador que deseja, caso tenha alguma dúvida é só postar a pergunta.

O tópico é: “Gerador com imãs de HD” ( a partir do índice do fórum vai em EÓLICA).

Sempre que puder nos envie fotos do projeto, gostamos muito de ver o trabalho dos amigos, boa sorte.

lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado

grato pela recepcao fgsouza
pergunta, como sou novo nesse forum, nao sei como add fotos e videos, por fvr se pssvl me explique como procedo.
estou comecando colar os ims nos dicscos, estou garimpando hds por toda a cidade..rsrs, ate na prefeitura ja pedi ao tecnico em informatica, conssegui 30 hds, porem uns tem imas muito finos e pequenos e outros tem apenas 1 ima, estou aproveitando os de maior tamanho 4cm e colocando na lateral dos discos e os menores coloco frente p/ o grande com mesmo polo, assim poderei fazer as bobinas maiores c/ fio mais grosso, (sera que to certo ?) ou esses imas sozinhos nos discos na exercem o campo magnetico suficiente p/ gerar energia boa? vc cre que sera melhor eu juntar mais imas e sobrepor uns 3 ou 4 cada polo p/ somar as forcas?
meus discos tem 26cm de diametro, c/ 14 imas frente um p/ outro e 28 polos farei 14 bobinas nas dimencoes dos dois polos, pretendo faze-las mais finas e mais longa em forma de pera, assim terei uma aerea perpendicular mais longa tocando os imas (isso que importa, nao e?)
sonho em obter ao menos uns 1000 watts nesse projeto...sera utopia??
sds

lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado

fgsouza68 Escreveu:Será que posso sobrepor dois de 50 x 30 x 5 mm para fazer um de 50 x 30 x 10 mm?
bom dia souza
sobre os imas de hd, vc esta contente com seu gerador?
to quebrando a cabeca c/ esses imas tbm, nao sei se utiliso dois um de frente p/ outro aumentando assim a aerea de campo c/ a bobina, ou se colo um sobre o outro aumentando o magnetismo c/ menas area ou se tento corta-los ao meio.
cortar e dificil, pois eles dificilmente quebram ao meio certinho.
to de cabelos brancos c/ eles..rsrs

sds lula

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Olá lula!!
lulagalter Escreveu:pergunta, como sou novo nesse forum, nao sei como add fotos e vídeos, por fvr se pssvl me explique como procedo
Para aprender a adicionar fotos existe explicação no fórum, a partir do índice vá em: “Regras e Suporte Técnico” / “Como colocar fotos no fórum?”.
estou comecando colar os ims nos dicscos, estou garimpando hds por toda a cidade..rsrs, ate na prefeitura ja pedi ao tecnico em informatica, conssegui 30 hds, porem uns tem imas muito finos e pequenos e outros tem apenas 1 ima
Não desanime com os imãs, é o “preço” que se paga para baratear o projeto, te garanto que vale a pena, eu também gastei muita sola de sapato para encontrar os meus. Finalmente encontrei um técnico que tem grande quantidade de HDs velhos, o cara conserta até placas mãe por isso é muito procurado, talvez você conheça alguém assim aí em sua cidade.

Quanto ao fabricante gostaria de dar uma sugestão, tive o melhor resultado com o Seagate, pois os imãs são bem grossos (apesar de estreitos) com apenas dois imãs consegui fazer um pólo de quase 9mm.
Obs.: Cuidado com estes imãs, principalmente após efetuar a sobreposição e colá-los no prato.
sonho em obter ao menos uns 1000 watts nesse projeto...sera utopia??
Com relação aos 1000 wats acredito que está pensando muito alto, principalmente sendo seu primeiro projeto, nosso amigo Josenir sempre dá um bom conselho: “Inicie com um pequeno projeto que alimente alguns leds”, mas a ansiedade não nos permite seguir este sábio conselho. Mas como aqui o processo da tentativa é também prazeroso, acabamos por conseguir montar um projeto grande de início, mesmo que deixemos alguns fios de cabelo pelo caminho .

Caro lula, não é por má vontade, aqui sempre pedimos que se leia o que já foi publicado para se evitar dizer o que já foi dito, principalmente para um projeto desde o início. Leia o tópico que te indiquei e entre em contato em caso de dúvidas. Você poderá efetuar perguntas no próprio tópico que te indiquei, acredito que Wolfire não deixará de te auxiliar.
Abraço e boa sorte.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”