Microprodução - Proteções AC e DC

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Microprodução - Proteções AC e DC

Mensagem por mcarneiro »

Viva pessoal ,

estou em vias de instalar uma microprodução, e com toda a gente, ando prai a pedir orçamentos a torto e direito, como peço sempre o orçamento detalhado ao ponto de saber todo o material que esta nos quadros electricos AC e DC, deparei-me com configurações muito diferentes , tenho configurações em que do lado dc simplemente nao existe qualquer proteção as strings ligam directamente no inversor outras Teem dijuntoes outras teem fusiveis,. setá que me podem ajudas e descreverem aqui que proteções teem nos quados das vossas microproduções.

Obrigado

Mario

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Re: Microprodução - Proteções AC e DC

Mensagem por Patalhetas »

Ora aí está um belo tema, proteções, quando tudo corre bem ninguem se lembra...mas depois já é tarde :)

No meu caso, de "origem" tinha fusiveis da parte DC e do lado do AC tem um dijuntor bipolar e diferncial. Na latura da montagem mandei instalar tambem um conjunto de descargadores do lado AC, nunca se sabe o que pode vir do lado da "rua" :mrgreen:

espero ser suficiente, mas só daqui a uns anos o poderei dizer ... :lol:
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Caro Palhetas ,

É também a minha opiniao, e tenho um orçamenrto que contempla um quadro ac que tem descarregador dijuntor e diferencial , So tenho que apertar com eles é do lado DC que nao existe nada, o ideal seria um dijuntor para cada string mas isso vao cobrar mais de certiza porque os dijuntores de DC são caros, Uns
fuziveis e cabo de 6mm vao ter que meter de quiserem vender.

Ja agora a minha microproduçao Vai ficar perto de Lagos

Sou um atento seguidor da sua microprodução , visto que tambem esta no Algarve, agora só falta a potencia...

Mario

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

mcarneiro Escreveu:Caro Palhetas ,

É também a minha opiniao, e tenho um orçamenrto que contempla um quadro ac que tem descarregador dijuntor e diferencial , So tenho que apertar com eles é do lado DC que nao existe nada, o ideal seria um dijuntor para cada string mas isso vao cobrar mais de certiza porque os dijuntores de DC são caros, Uns
fuziveis e cabo de 6mm vao ter que meter de quiserem vender.

Ja agora a minha microproduçao Vai ficar perto de Lagos

Sou um atento seguidor da sua microprodução , visto que tambem esta no Algarve, agora só falta a potencia...

Mario
Boas,
eu pessoalmente acho que os dijuntores AC não se justifica, pois os fusiveis fazem o papel deles em caso de proteção ou de isolamanento .

Vamos então agurdar por essa potência e por o silicio ao sol :mrgreen:
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Pois ,

Também acho que sim , e a minha carteira tambem , ´´e que os dijuntores DC custam no minimo 150 € cada um , e eu , posso precisar de um ou dois , dependendo da opão que tomar em relação a marca do inversor , viva os fusiveis... :D

jorge1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo dez 25, 2011 7:32 pm

Mensagem por jorge1 »

mcarneiro Escreveu:Pois ,

Também acho que sim , e a minha carteira tambem , ´´e que os dijuntores DC custam no minimo 150 € cada um , e eu , posso precisar de um ou dois , dependendo da opão que tomar em relação a marca do inversor , viva os fusiveis... :D
150 euros cada!!!! não exagerem!!!
por uma duzia de euros já se compram disjuntores para as strings todas, se o vendedor disse esse valor só se forem contactos a ouro!!!
não é por aí que vai conseguir baixar o preço da instalação.

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

jorge1 Escreveu:
mcarneiro Escreveu:Pois ,

150 euros cada!!!! não exagerem!!!
por uma duzia de euros já se compram disjuntores para as strings todas, se o vendedor disse esse valor só se forem contactos a ouro!!!
não é por aí que vai conseguir baixar o preço da instalação.

Entao Arranje lá dois dois dijuntores 600v 10amp , para corrente continua , por meia duzia de euros que eu compro já! :D

alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Mensagem por alexpt »

Em micro-produção, serão poucos os casos com necessidade de utilizar fusíveis na parte DC.

Raramente se utilizam mais de duas strings, e os módulos suportam a corrente de curto circuito.

Leitura recomendada:
http://files.sma.de/dl/7418/Stringsiche ... 083420.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

alexpt Escreveu:Em micro-produção, serão poucos os casos com necessidade de utilizar fusíveis na parte DC.

Raramente se utilizam mais de duas strings, e os módulos suportam a corrente de curto circuito.

Leitura recomendada:
http://files.sma.de/dl/7418/Stringsiche ... 083420.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Nesse aspecto tens razão, agora imagina este cenário, tens uma avaria no inversor e precisas de desligar as strings as 15h !!! tens ideia do arco eletrico criado pela corrente continua ?
estamos a falar de 500V (consuante a instalação) com 15 ou mais Amperes ... é um sr estouro !!! :mrgreen:
metam lá os fuziveis pois não ficam lá a mais ;)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Por isso é que existe uma etiqueta de alerta junto ao inversor que diz:
Desligar do lado "AC e só depois manobrar"
para que se desligue primeiro a saída e só depois a entrada, assim nunca haverá arco eletrico.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Mensagem por xandecool »

Esta questão (do quadro de corrente continua) aplica-se a quem têm inversor Sunny Boy que já têm corte de corrente continua (electronic solar swicht)?
No meu caso só tenho quadro de corrente alterna, o instalador disse-me que não era necessário quadro de corrente continua porque o inversor já tinha corte.

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Viva ,

Éaplicavel a todos , não é obrigatorio mas é aconselhavel , torna a instalação mais segura de manobrar durante o dia se for necessario

Mario

Responder

Voltar para “Micro-Produção”