Extinção das tarifas reguladas já está em marcha.

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Extinção das tarifas reguladas já está em marcha.

Mensagem por Esteves »

A partir de 1 de Julho começa a extinção das tarifas reguladas e o mercado passa a ditar os preços da electricidade e do gás natural.

Os consumidores de gás natural e de electricidade vão, dentro de dois meses, ser confrontados com uma nova realidade. A extinção das actuais tarifas reguladas, fixadas pela Entidade Reguladora do Sector Energéticos (ERSE), obrigará à escolha de novos fornecedores.

1 - Extinção das tarifas
A extinção das tarifas reguladas significa que os preços do gás natural e da electricidade deixam de ser fixados, anualmente, pela ERSE. Será o mercado a ditar o seu preço. A liberalização do sector é uma imposição da União Europeia.

2 - Quem é abrangido pela extinção das tarifas?
Cerca de seis milhões de consumidores domésticos de electricidade e 1,3 milhões de clientes de gás natural.

3 - Quando arranca este processo?
A partir de 1 de Julho deste ano serão extintas as tarifas reguladas para os consumidores de electricidade com potência contratada igual ou acima a 10,35 kVA (950 mil clientes) e para os consumidores de gás com consumo anual superior a 500 metros cúbicos (146 mil clientes). Em Janeiro de 2013, é a vez das famílias que ficam abaixo destas fasquias, ou seja, a esmagadora maioria dos consumidores domésticos de gás natural e de electricidade. Nos Açores e na Madeira mantêm-se as tarifas reguladas.

4 - Procura de novos fornecedores
Quem quiser pode começar a procurar novos fornecedores de energia porque já existem ofertas no mercado liberalizado de electricidade (EDP Comercial e Endesa) e gás natural (Galp e EDP). Com a extinção das tarifas, espera-se que surjam ofertas de novos comercializadores, sobretudo espanhóis.

5 - O que é o período transitório?
O período transitório depois da extinção das tarifas visa assegurar a passagem gradual dos consumidores para o mercado livre para o mercado livre. A primeira fase vai até 31 de Dezembro de 2014 e destina-se aos consumidores abrangidos pela extinção das tarifas a partir de 1 de Julho. A segunda visa quem for abrangido a partir de 1 de Janeiro de 2013. Neste último caso, o período de transição é até 31 de Dezembro de 2015. Durante este período, os consumidores continuarão a ser abastecidos de energia pelo chamado comercializador de último recurso com uma tarifa transitória, a qual promete ser mais elevada do que a praticada no mercado liberalizado. Esta será revista trimestralmente pelo regulador para que nunca sela inferior à de mercado.

Fonte da noticia AQUI
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Extinção das tarifas reguladas já está em marcha.

Mensagem por serges »

Vai ser bonito vai...

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

serges Escreveu:Vai ser bonito vai...

vai ser bonito...? , já temos o exemplo nas gasolineiras ..... chupão-nos até ao tutano ... acho que isto só acaba quando viermos todos para a rua, começar a fazer o que se faz nos outros paises... é chato ? é! mas só assim resulta...
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Mensagem por cupMH »

E alguém sabe como fica depois as tarifas da Micro?
Por este andar a Micro vai deixar de compensar ou não??
Estando no regime bonificado penso que não podem pagar menos do que o que nós pagamos, estarei errado?

Cmps,

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Eu já o faço e chamam me de reacionario, revolucionario, anarquista e comunista...

Hjm prefiro fazer essa figura do que ficar de braços caidos...

Enfim voltando ao tema desculpem o desabafo. Preocupa me que "passos" aí vem...

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

Esteves Escreveu:4 - Procura de novos fornecedores
Quem quiser pode começar a procurar novos fornecedores de energia porque já existem ofertas no mercado liberalizado de electricidade (EDP Comercial e Endesa) e gás natural (Galp e EDP). Com a extinção das tarifas, espera-se que surjam ofertas de novos comercializadores, sobretudo espanhóis.
Mexem na pia mas os porcos a comer são sempre os mesmos!!!! E como já temos o exemplo do «pitrólio» vamos pagar ainda mais!!!

Paga zé!!! para a edp e a galp investirem no brazil, angola e por aí fora.
Inté

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

serges Escreveu:
Preocupa me que "passos" aí vem...
Off tópic
Mas ele ainda não chegou? Julguei que fosse ele que está a governar!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

Alguém tem novidades acerca deste assunto?

É que eu liguei para iberdrola, visto ser a que faz mais barato, há 2 semanas, disseram-me que ía ser contactado, mas até hoje nada.
Inté

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

Este assunto continua muito parado. Já lá vai + de 1 mês e nada! Alguém já mudou de fornecedor? Como foi contactado? Ou muito me engano ou quando apertar a hora as ruas vão ser invadidas de «vendedores de electricidade.
Inté

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

lrds Escreveu:Este assunto continua muito parado. Já lá vai + de 1 mês e nada! Alguém já mudou de fornecedor? Como foi contactado? Ou muito me engano ou quando apertar a hora as ruas vão ser invadidas de «vendedores de electricidade.
Bem isto para já, não é para nós, porque temos o tal contrato com a EDP para a venda de energia, que nos obriga a manter a compra e mesma empresa, faz sentido.

agora depois de 2015 ?? deverá ficar tudo igual, certo ? vendemos a EDP e compramos e EDP !!
corriga-me se tiver enganado .
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

Bem eu não estou a falar de microprodutores, eu não sou. Estou a falar de consumidores, como fazemos a mudança? Como já disse à mais de um mês que me disseram que ia ser contactado e nada.
Se deixamos para o fim, é tipico, e à portuguesa. Se nos queremos começar a mexer, nem sabemos para onde. :?
Inté

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”