Extinção das tarifas reguladas já está em marcha.
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Extinção das tarifas reguladas já está em marcha.
A partir de 1 de Julho começa a extinção das tarifas reguladas e o mercado passa a ditar os preços da electricidade e do gás natural.
Os consumidores de gás natural e de electricidade vão, dentro de dois meses, ser confrontados com uma nova realidade. A extinção das actuais tarifas reguladas, fixadas pela Entidade Reguladora do Sector Energéticos (ERSE), obrigará à escolha de novos fornecedores.
1 - Extinção das tarifas
A extinção das tarifas reguladas significa que os preços do gás natural e da electricidade deixam de ser fixados, anualmente, pela ERSE. Será o mercado a ditar o seu preço. A liberalização do sector é uma imposição da União Europeia.
2 - Quem é abrangido pela extinção das tarifas?
Cerca de seis milhões de consumidores domésticos de electricidade e 1,3 milhões de clientes de gás natural.
3 - Quando arranca este processo?
A partir de 1 de Julho deste ano serão extintas as tarifas reguladas para os consumidores de electricidade com potência contratada igual ou acima a 10,35 kVA (950 mil clientes) e para os consumidores de gás com consumo anual superior a 500 metros cúbicos (146 mil clientes). Em Janeiro de 2013, é a vez das famílias que ficam abaixo destas fasquias, ou seja, a esmagadora maioria dos consumidores domésticos de gás natural e de electricidade. Nos Açores e na Madeira mantêm-se as tarifas reguladas.
4 - Procura de novos fornecedores
Quem quiser pode começar a procurar novos fornecedores de energia porque já existem ofertas no mercado liberalizado de electricidade (EDP Comercial e Endesa) e gás natural (Galp e EDP). Com a extinção das tarifas, espera-se que surjam ofertas de novos comercializadores, sobretudo espanhóis.
5 - O que é o período transitório?
O período transitório depois da extinção das tarifas visa assegurar a passagem gradual dos consumidores para o mercado livre para o mercado livre. A primeira fase vai até 31 de Dezembro de 2014 e destina-se aos consumidores abrangidos pela extinção das tarifas a partir de 1 de Julho. A segunda visa quem for abrangido a partir de 1 de Janeiro de 2013. Neste último caso, o período de transição é até 31 de Dezembro de 2015. Durante este período, os consumidores continuarão a ser abastecidos de energia pelo chamado comercializador de último recurso com uma tarifa transitória, a qual promete ser mais elevada do que a praticada no mercado liberalizado. Esta será revista trimestralmente pelo regulador para que nunca sela inferior à de mercado.
Fonte da noticia AQUI
Os consumidores de gás natural e de electricidade vão, dentro de dois meses, ser confrontados com uma nova realidade. A extinção das actuais tarifas reguladas, fixadas pela Entidade Reguladora do Sector Energéticos (ERSE), obrigará à escolha de novos fornecedores.
1 - Extinção das tarifas
A extinção das tarifas reguladas significa que os preços do gás natural e da electricidade deixam de ser fixados, anualmente, pela ERSE. Será o mercado a ditar o seu preço. A liberalização do sector é uma imposição da União Europeia.
2 - Quem é abrangido pela extinção das tarifas?
Cerca de seis milhões de consumidores domésticos de electricidade e 1,3 milhões de clientes de gás natural.
3 - Quando arranca este processo?
A partir de 1 de Julho deste ano serão extintas as tarifas reguladas para os consumidores de electricidade com potência contratada igual ou acima a 10,35 kVA (950 mil clientes) e para os consumidores de gás com consumo anual superior a 500 metros cúbicos (146 mil clientes). Em Janeiro de 2013, é a vez das famílias que ficam abaixo destas fasquias, ou seja, a esmagadora maioria dos consumidores domésticos de gás natural e de electricidade. Nos Açores e na Madeira mantêm-se as tarifas reguladas.
4 - Procura de novos fornecedores
Quem quiser pode começar a procurar novos fornecedores de energia porque já existem ofertas no mercado liberalizado de electricidade (EDP Comercial e Endesa) e gás natural (Galp e EDP). Com a extinção das tarifas, espera-se que surjam ofertas de novos comercializadores, sobretudo espanhóis.
5 - O que é o período transitório?
O período transitório depois da extinção das tarifas visa assegurar a passagem gradual dos consumidores para o mercado livre para o mercado livre. A primeira fase vai até 31 de Dezembro de 2014 e destina-se aos consumidores abrangidos pela extinção das tarifas a partir de 1 de Julho. A segunda visa quem for abrangido a partir de 1 de Janeiro de 2013. Neste último caso, o período de transição é até 31 de Dezembro de 2015. Durante este período, os consumidores continuarão a ser abastecidos de energia pelo chamado comercializador de último recurso com uma tarifa transitória, a qual promete ser mais elevada do que a praticada no mercado liberalizado. Esta será revista trimestralmente pelo regulador para que nunca sela inferior à de mercado.
Fonte da noticia AQUI
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Extinção das tarifas reguladas já está em marcha.
Vai ser bonito vai...
Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
vai ser bonito...? , já temos o exemplo nas gasolineiras ..... chupão-nos até ao tutano ... acho que isto só acaba quando viermos todos para a rua, começar a fazer o que se faz nos outros paises... é chato ? é! mas só assim resulta...serges Escreveu:Vai ser bonito vai...
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm
E alguém sabe como fica depois as tarifas da Micro?
Por este andar a Micro vai deixar de compensar ou não??
Estando no regime bonificado penso que não podem pagar menos do que o que nós pagamos, estarei errado?
Cmps,
Por este andar a Micro vai deixar de compensar ou não??
Estando no regime bonificado penso que não podem pagar menos do que o que nós pagamos, estarei errado?
Cmps,
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Eu já o faço e chamam me de reacionario, revolucionario, anarquista e comunista...
Hjm prefiro fazer essa figura do que ficar de braços caidos...
Enfim voltando ao tema desculpem o desabafo. Preocupa me que "passos" aí vem...
Hjm prefiro fazer essa figura do que ficar de braços caidos...
Enfim voltando ao tema desculpem o desabafo. Preocupa me que "passos" aí vem...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
Mexem na pia mas os porcos a comer são sempre os mesmos!!!! E como já temos o exemplo do «pitrólio» vamos pagar ainda mais!!!Esteves Escreveu:4 - Procura de novos fornecedores
Paga zé!!! para a edp e a galp investirem no brazil, angola e por aí fora.
Inté
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Off tópicserges Escreveu:
Preocupa me que "passos" aí vem...
Mas ele ainda não chegou? Julguei que fosse ele que está a governar!
-
- Membro Silver
Alguém tem novidades acerca deste assunto?
É que eu liguei para iberdrola, visto ser a que faz mais barato, há 2 semanas, disseram-me que ía ser contactado, mas até hoje nada.
É que eu liguei para iberdrola, visto ser a que faz mais barato, há 2 semanas, disseram-me que ía ser contactado, mas até hoje nada.
Inté
-
- Membro Silver
Este assunto continua muito parado. Já lá vai + de 1 mês e nada! Alguém já mudou de fornecedor? Como foi contactado? Ou muito me engano ou quando apertar a hora as ruas vão ser invadidas de «vendedores de electricidade.
Inté
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Bem isto para já, não é para nós, porque temos o tal contrato com a EDP para a venda de energia, que nos obriga a manter a compra e mesma empresa, faz sentido.lrds Escreveu:Este assunto continua muito parado. Já lá vai + de 1 mês e nada! Alguém já mudou de fornecedor? Como foi contactado? Ou muito me engano ou quando apertar a hora as ruas vão ser invadidas de «vendedores de electricidade.
agora depois de 2015 ?? deverá ficar tudo igual, certo ? vendemos a EDP e compramos e EDP !!
corriga-me se tiver enganado .
-
- Membro Silver
Bem eu não estou a falar de microprodutores, eu não sou. Estou a falar de consumidores, como fazemos a mudança? Como já disse à mais de um mês que me disseram que ia ser contactado e nada.
Se deixamos para o fim, é tipico, e à portuguesa. Se nos queremos começar a mexer, nem sabemos para onde.
Se deixamos para o fim, é tipico, e à portuguesa. Se nos queremos começar a mexer, nem sabemos para onde.

Inté