urgente carro parece que gagueja

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
luisfil78
Membro
Membro
Registado: terça mar 06, 2007 12:56 am

urgente carro parece que gagueja

Mensagem por luisfil78 »

boas tenho um seta ibiza diesel normal de 94 utilizo ovd desde janeiro e agora apresenta me em baixas rotações uma especie de gaguejos o que sera que se passa? as pecentagens que tenho colocado são 30 ovd 10 gasolina.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá luisfil 78
são muitas as razões para os sintomas que descreves. sugiro que consultes o teu mecânico para ele fazer o diagnostico. com as percentagens que descreves, a menos que tenhas uma bomba de injecção lucas ou rotodiesel não me parece que se possa atribuir a causa directamente ao uso do ovd.

Autor do tópico
luisfil78
Membro
Membro

Mensagem por luisfil78 »

no tera nada a ver com o filtro???

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

os problemas de fornecimento de combustivel geralmente são mais notórios nos regimes mais elevados, ora o que referes é que o problema aparece nas baixas rotações. mas vamos vêr. quantas vezes mudaste o filtro desde que começaste a consumir ovd?
pode ser um problema de ar no circuito... já me sucedeu devido a uma negligencia do mecânico. por isso agora sou eu quem muda os filtros. descreve lá melhor os sintomas.
Última edição por manuelcar em terça mar 27, 2007 9:51 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
luisfil78
Membro
Membro

Mensagem por luisfil78 »

nao mudei ainda nenhuma na realidade vejo bolhas de ar a passar nos tubos de gasoleo como retiro isso achas que deva mudar o filtro tb

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

pois, foi o que pensei. mudas o filtro, verificas todas as mangueiras e uniões purgas cuidadosamente o sistema. se o teu carro tem uma bomba de purga manual podes aproveitar para realimentar o fluxo de retorno que a purga será sempre simples de realizar. ar no sistema é inaceitável qualquer que seja o combustível que uses. já agora, podes reduzir para metade a percentagem de gasolina que usas. 5% dá bom resultado de inverno e de verão nas percentagens de ov recomendadas.
Última edição por manuelcar em terça mar 27, 2007 9:56 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
luisfil78
Membro
Membro

Mensagem por luisfil78 »

mas o meu nao tem purga como e k faço????

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

nesse caso não fazes nada enquanto o carro não funcionar perfeitamente. o circuito de retorno encarrega-se de reenviar as bolhas de ar de volta ao tanque. não te preocupes. pode ser uma coisa tão simples como um tubo gretado, ou a junta do filtro mal apertada. qual é a bomba que tens? é linear ou rotativa? tem bomba auxiliar? já agora, quantos quilómetros fizeste antes de usar ov e quantos fizeste depois? e, aproveitando ainda a oportunidade verifica lá se a bomba tem alguma fuga de combustível e diz lá se o tubo onde vês passar bolhas de ar se situa antes da bomba de injecção ou no retorno desta
Última edição por manuelcar em terça mar 27, 2007 10:03 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
luisfil78
Membro
Membro

Mensagem por luisfil78 »

n sei e um seat de 94 n sei bem kual e a k vem

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

ok, tranquilo amigo! amanhã mandar mudar o filtro e verificar toda a tubagem, substituindo o que for necessário e apertando o que estiver largo. aproveitas e pedes ao homem para procurar a etiqueta do fabricante da bomba. atenção que podes ainda ter algum problema nos vedantes da bomba, isso acontece com a idade. mas a indicação do local onde vês as bolhas de ar poderia dar mais algumas pistas... resolve o problema rápidamente não é aceitável andar com o carro assim. falhas de combustivel são também falhas de lubrificação de alguns componentes.

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm

Mensagem por Jorge Santos »

ora aqui vai um conselho baseado num palpite: evita abastecer na repsol ou gasolineiras de supermercado em que o combustível seja fornecido por essa marca!

saudações oleosas!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

um bom conselho é sempre de seguir!

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

também pode ser um problema com injectores - verificar e limpar
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

só um aparte:
10% de gasolina não será exagerado?

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

tens razão, 2% da gasolina chega, esta escapou-me
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

jorge santos Escreveu:ora aqui vai um conselho baseado num palpite: evita abastecer na repsol ou gasolineiras de supermercado em que o combustível seja fornecido por essa marca!

saudações oleosas!
porquê?

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver

porquê?[/quote]

orbis,

pega em 2 ou 3 garrafões vazios de àgua e enche-os separadamente num posto repsol, num gasolineira de supermercado abastecida pela repsol e numa galp (sem serem gasóleos gt's) e compara-os.

da comparação que já fiz, o repsol cheira-me que anda "marado" (de aspecto até parece só oleo) e se juntar-mos a isso injectores sujos, bi não adequada e % de oleo elevada, creio que a probabilidade de gaguejar será muito maior, penso eu de que!

saudações

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

estou farto de usar repsol e nunca notei nenhuma diferença....

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver

no ford que tenho nunca notei nada, mas no nissan que só abastecia em repsol (bomba mais proximo de casa) quando comecei a meter oleo, gaguejava que até dava saltos, apartir daí nunca mais, quem quiser que vá lá, e nem limpei injectores, nem mudei filtro de gasoleo, zero só mudei de bombas!
mas faz o teste, o garrafão não engana!

Biod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am

Mensagem por Biod »

essas generalizações..

isso tem a ver com o posto de abastecimento, o que tu relatas ja aconteceu em bombas galp, bp, shell etc. falta de manutenção do posto, apenas e só.

os depositos de gasoleo ganham água por quase de umas bacterias que nele existem e de x em x tempo tem de ser limpos.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”