Rendimentos Microprodução - IRS 2011
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm
Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011
Eu fiz exactamente a mesma coisa. Submeti-o ontem. Caso tenha de retificar, tenho 30 dias
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta jun 17, 2011 7:51 pm
A minha já fou submetida no dia 5.4.2012 e foi aceite , no entanto se tiver se fazer alguma alteração tenho de fazer até quando?
Obrigado
Obrigado
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm
penso que é 30 dias, logo até 5 de Maio
-
- Membro Silver
- Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm
Miko Escreveu:A minha já fou submetida no dia 5.4.2012 e foi aceite , no entanto se tiver se fazer alguma alteração tenho de fazer até quando?
Obrigado
Sem multa, julgo que é até ao final do prazo para entrega o estipulado para o tipo de rendimentos que apresenta, de pendendo também se entrega a declaração em papel ou pela Internet. Ou seja, ao entregar pela Internet e tendo só rendimentos da categoria A, o prazo é até final deste mês, quer para a 1ª declaração quer para as declarações de substituição, com rendimentos da categoria B o prazo já será até final de Maio.
Agora, entregando na 1ª fase e depois acrescentar a categoria B, não sei qual será o entendimento do fisco quanto ao prazo a considerar. Julgo que o melhor é informar-se junto das finanças.
Cps
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm
VivaMiko Escreveu:A minha já fou submetida no dia 5.4.2012 e foi aceite , no entanto se tiver se fazer alguma alteração tenho de fazer até quando?
Obrigado
Quem submeteu a declaração na primeira fase (trabalho depedente e pensões) e que queira agora apresentar o anexo B com os rendimentos da microprodução, pode fazê-lo até ao final de Maio sem qualquer coima, uma vez que, embora seja uma declaração de substituição é dentro do prazo porque tem anexo B. Após o fim de Maio, ainda tem 30 dias para fazer qualquer alteração, seja a seu favor ou a favor do Estado sem penalizações.
No limite, pode ainda fazer alteração à declaração no prazo de 120 dias a contar da liquidação (no caso de reembolso) ou da data limite de pagamento, sem coima, uma vez que os rendimentos até aos 5000€ não vão provocar alteração na liquidação. (cfr ofício-circulado 20048 de 03.08.2001). Isto quer dizer que quem apresentou a declaração sem o anexo B tem quase 6 meses para o fazer sem qualquer coima (apenas quem tem < 5000€).
Espero ter sido claro.
Cps
-
Por lapso escrevi 6 meses quando são 4 meses (120 dias).Ferreira73 Escreveu:VivaMiko Escreveu:A minha já fou submetida no dia 5.4.2012 e foi aceite , no entanto se tiver se fazer alguma alteração tenho de fazer até quando?
Obrigado
Quem submeteu a declaração na primeira fase (trabalho depedente e pensões) e que queira agora apresentar o anexo B com os rendimentos da microprodução, pode fazê-lo até ao final de Maio sem qualquer coima, uma vez que, embora seja uma declaração de substituição é dentro do prazo porque tem anexo B. Após o fim de Maio, ainda tem 30 dias para fazer qualquer alteração, seja a seu favor ou a favor do Estado sem penalizações.
No limite, pode ainda fazer alteração à declaração no prazo de 120 dias a contar da liquidação (no caso de reembolso) ou da data limite de pagamento, sem coima, uma vez que os rendimentos até aos 5000€ não vão provocar alteração na liquidação. (cfr ofício-circulado 20048 de 03.08.2001). Isto quer dizer que quem apresentou a declaração sem o anexo B tem quase 6 meses para o fazer sem qualquer coima (apenas quem tem < 5000€).
Espero ter sido claro.
Cps
-
- Membro Dedicado
Pessoal então não há novidades?
Abraço
Abraço
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Parece que não.
O melhor será regularizar já com a identidade IRS para que não haja falsas declarações e o restante logo se vê...
Entretanto como surgiu a noticia dos cortes em todas as formas de produção eletrica vamos ver o que virá por aí.
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=77&t=15920" onclick="window.open(this.href);return false;
cumprimentos
O melhor será regularizar já com a identidade IRS para que não haja falsas declarações e o restante logo se vê...
Entretanto como surgiu a noticia dos cortes em todas as formas de produção eletrica vamos ver o que virá por aí.
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=77&t=15920" onclick="window.open(this.href);return false;
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça abr 10, 2012 6:24 pm
Meus caros,
Tenho insistido com os órgãos de comunicação social que referi, que me prometem ir tratar de noticiar o assunto...mas ,na verdade , ainda não vi qq referência na imprensa.Mas isto é assim mesmo...há outras prioridades.Se puderem também enviar emails, ajudava e muito...
Tenho insistido com os órgãos de comunicação social que referi, que me prometem ir tratar de noticiar o assunto...mas ,na verdade , ainda não vi qq referência na imprensa.Mas isto é assim mesmo...há outras prioridades.Se puderem também enviar emails, ajudava e muito...
-
- Membro Dedicado
Meus caros,
Ao tentar preencher o anexo B ,que ja está disponível para entrega de IRS na net, aparecem novos obstáculos ,para além do campo 423.Na realidade também os campos 1003,1004 ou 1005 e 1006, exigem que indiquemos os valores obtidos em 2010 e 2009 para quem já tinha rendimentos de microproducáo nesses anos ,que deviam ter sido declarados em 2011 e 2010 e que porventura ninguém declarou...
Também não sei se esta actividade que pelos vistos temos sem saber é considerada "vendas " ou "outros rendimentos" , o que temos de saber para optar pelos campo correctos...
Talvez o Ferreira 73 possa dar uma ajuda para esta questões que aqui deixo.
Pelos ensaios que fiz é obrigatório indicar um código CIRS (campo 10)ou CAE (campo 11), assinalar regime simplificado ( campo 01)e rendimentos profissionais,comerciais e industriais ( campo 03).
Como se vê tudo muito simples, prático e acessivel a qq um, especialmente para quem nem sabe o que é o anexo B, tudo muito "simplex",em conformidade com o espírito e letra do DL 363/2007 ....
Experimentem ,vale a pena...
Ao tentar preencher o anexo B ,que ja está disponível para entrega de IRS na net, aparecem novos obstáculos ,para além do campo 423.Na realidade também os campos 1003,1004 ou 1005 e 1006, exigem que indiquemos os valores obtidos em 2010 e 2009 para quem já tinha rendimentos de microproducáo nesses anos ,que deviam ter sido declarados em 2011 e 2010 e que porventura ninguém declarou...
Também não sei se esta actividade que pelos vistos temos sem saber é considerada "vendas " ou "outros rendimentos" , o que temos de saber para optar pelos campo correctos...
Pelos ensaios que fiz é obrigatório indicar um código CIRS (campo 10)ou CAE (campo 11), assinalar regime simplificado ( campo 01)e rendimentos profissionais,comerciais e industriais ( campo 03).
Como se vê tudo muito simples, prático e acessivel a qq um, especialmente para quem nem sabe o que é o anexo B, tudo muito "simplex",em conformidade com o espírito e letra do DL 363/2007 ....
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Miko Escreveu:A minha já fou submetida no dia 5.4.2012 e foi aceite , no entanto se tiver se fazer alguma alteração tenho de fazer até quando?
Obrigado
Boas!
Por mim... enquanto não receber nada que justifique ou me obrigue a declarar, não se passa nada, igualando as respostas que recebi da Certiel e DGEG (especialmente esta tem TODA a responsabilidade e obrigação de esclarecer todos os actuais e futuros microproductores) ou enquanto no site "Renovaveis na hora" nada seja informado nesse sentido!
Outro motivo para não declarar tem a ver com o facto de não ter qualquer declaração a validar o valor exacto (fazendo eu as contas corro o risco de imprecisão ou falsa declaração, vai dar ao mesmo), como a EDP só envia para quem ultrapassou os 5.000€/ano... e como não recebi nada até à data, concluo que continuo "excluido"!
-
- Membro Silver
- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Eu tambem já enviei a minha declaraçao em abril e olha seja o que deus quiser, nao declarei nada.PaulOL Escreveu:Miko Escreveu:A minha já fou submetida no dia 5.4.2012 e foi aceite , no entanto se tiver se fazer alguma alteração tenho de fazer até quando?
Obrigado
Boas!
Por mim... enquanto não receber nada que justifique ou me obrigue a declarar, não se passa nada, igualando as respostas que recebi da Certiel e DGEG (especialmente esta tem TODA a responsabilidade e obrigação de esclarecer todos os actuais e futuros microproductores) ou enquanto no site "Renovaveis na hora" nada seja informado nesse sentido!
Outro motivo para não declarar tem a ver com o facto de não ter qualquer declaração a validar o valor exacto (fazendo eu as contas corro o risco de imprecisão ou falsa declaração, vai dar ao mesmo), como a EDP só envia para quem ultrapassou os 5.000€/ano... e como não recebi nada até à data, concluo que continuo "excluido"!
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM
-
- Membro Dedicado
Acabei de mandar o texto
FISCO MATA MICROPRODUÇÂO ?
Para a TVI mas tem a caixa cheia
Mas se de facto ainda tenho 120 dias para declarar o anexo B , ainda dá para ver no que vai dar.
Miko
Para a TVI mas tem a caixa cheia

Mas se de facto ainda tenho 120 dias para declarar o anexo B , ainda dá para ver no que vai dar.
Miko
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Miko Escreveu:Acabei de mandar o texto
Para a TVI mas tem a caixa cheia![]()
Miko
Há muito mais para onde mandar, como: EDP, DGEG, Certiel, Diário Economico, JN, Diário Nocitias, TVI, SIC, RTP, etc...
algum ha-de pegar no assunto... e já está preparada nova "fornada"!!!!
É preciso persistir até haver "luz"...

-
- Membro Platinium
Viva Jose0209,Jose0209 Escreveu:Meus caros,
olhe que os campos 1003,1004... não existem, deve querer dizer 1103....
mas como o campo 423 só aparece este ano não creio que tenha que ir aos anos anteriores preencher.
Eu continuo a dizer que isto pode ser mais facil do que se está a imaginar, segundo as indicações que tenho das finanças e que exaustivamente intrepelei se declararmos o campo 423 (colocando no codigo CAE o numero 35113, que corresponde a Produção de energia solar da tabela de atividades) tudo fica regularizado com a identidade IRS e assim multas não irão aparecer.
Quanto ás finanças logo que possamos teremos que nos coletar para regularizar, em principio sem multas também.
O pior será para quem ainda não faz descontos que vai ter que pagar segurança social para rendimentos superiores a 2500€, neste caso o melhor é passar as micros para nome dum elemento que já faça descontos.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Dedicado
Viva pnunes,
Tem razão. Troquei os campos .Queria dizer 1103,1104,1105 ,1106.
As minhas desculpas.
Tomara que seja como diz quanto às indicações que tem das Finanças.
As associações de instaladores estão a informar os sócios de que deverão prevenir os clientes para abrirem actividade.Só agora ,ao fim de cinco amos ,quase...Claro que para tudo se resolver com justiça ,era esquecer o que está para trás ,para quem tem rendimentos abaixo se 5000 €.Mas oficialmente.E dar um prazo para que todos pudessem regularizar a situação criada sem multas ou outros efeitos colaterais (SS,Iva,etc)
Tem razão. Troquei os campos .Queria dizer 1103,1104,1105 ,1106.
As minhas desculpas.
Tomara que seja como diz quanto às indicações que tem das Finanças.
As associações de instaladores estão a informar os sócios de que deverão prevenir os clientes para abrirem actividade.Só agora ,ao fim de cinco amos ,quase...Claro que para tudo se resolver com justiça ,era esquecer o que está para trás ,para quem tem rendimentos abaixo se 5000 €.Mas oficialmente.E dar um prazo para que todos pudessem regularizar a situação criada sem multas ou outros efeitos colaterais (SS,Iva,etc)
-
Viva, boa noiteJose0209 Escreveu:Meus caros,
Pois é amigo Jose0209, começam os problemas e as dúvidas.
Em primeiro lugar, nos anos de 2009 e 2010 a declaração de IRS não estava preparada para declarar rendimentos de microprodução, pelo menos não existia um campo que assumisse a isenção até aos 5000€ (embora eu desconheça se antes da alteração ao DL 363/2007 efectuada em 2010 existia essa isenção), não existido campo especifico ninguém declarou e não é agora que vai declarar para os anos de 2009 e 2010.
Vou deixar aqui uma pequena ajuda para o preenchimento do anexo B, no entanto deixo o alerta que quem não está ainda colectada e indique código CAE e actividade profissional/empresarial poderá vir a ter problemas.
Pese embora a informação prestada pelo amigo pnunes, creio que o sistema informático vai detectar a divergência. Numa primeira fase vai aceitar a declaração sem erros, no entanto a nivel de validação central vai gerar uma divergência, da qual, quem não está colectado, vai ser notificado para apresentar na sua repartição os respectivos documentos e será aqui que forçosamente terá que efectuar o inicio de actividade. Resumindo o sistema dá um divergência para analise (contribuinte com anexo B sem incio de actividade)
Quem está no regime normal de IVA, também já colectado anteriormente com outras actividades, penso que irá ter igualmente problemas, uma vez que o valor constante das declarações periódicas de IVA do ano de 2011 não estarão certas com os valores que constarão agora do anexo B.
Quem já estava coletado no regime de isenção de IVA em outra actividade, julgo que não terá qualquer problema, no entanto o código de actividade para estes será sempre o da actividade para a qual já se encontravam colectado e nunca o da microprodução.
Ora vamos então quadro a quadro, indicando...
Quadro 1 - 01 Regime simplificado de tributação; 03 Profissionais, comerciais e industriais (uma cruz em cada)
Quadro 3 - Indicação do NIF ou NIF`s dos sujeitos passivos
Quadro 3 A- 08 - Indicção do NIF do titular do rendimento; Herança indivisa -Não; 11 - indicação do CAE;
Quadro 3 B - Possui estabelecimento estável - 14 Não
Quadro 4 - 423 Total dos rendimentos
Quadro 4 C - (Não sei se este campo estará activo, no entanto indicar à primeira pergunta Sim e à segunda Não)
Quadro 4 D - Não
Quadro 11 - Indicar apenas o ano N no campo vendas -1101- com o valor igual indicado no campo 423
Quadro 12 - Cessou a actividade? Não
Preencher estes e só estes campos!!!
Qualquer outra dúvida disponham...
Cps
-
- Membro Platinium
Viva Ferreira73,
foi assim de facto que enviei a minha declaração e foi aceite,
em relação á abertura de atividade é essa a indicação que tenho, abrir logo de seguida.
obrigado
cumprimentos
em relação á abertura de atividade é essa a indicação que tenho, abrir logo de seguida.
obrigado
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Viva pnunespnunes Escreveu:Viva Ferreira73,
obrigado
cumprimentos
Espero estar enganado relativamente ás validações informáticas que seram efectuadas após a submissão. Como disse, inicialmente a declaração é aceite e validada, numa fase posterior é que deverá surgir a tal divergência, no entanto como já enviou a declaração peço-lhe que nos mantenha informados quando à evolução da declaração e da respectiva liquidação.
Cps
-
- Membro Platinium
ok assim o farei
abc
abc
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp