Boas,
Gostava de saber que tipo de proteções usam ou instalam em sistemas autônomos.
Tipo nas baterias, painéis. Dos painéis para o controlador e do controlador para baterias e inversor, tipos de cortes e onde colocam disjuntores ou diferenciais, ou aplicaçoes ou ideias a baixo custo são bem vindas desde que sirvam para proteger.
Painel para Controlador ; Controlador para baterias ; Baterias para Inversor ( Aparelhos de corte e proteção )
Cumpts
Proteção Sistemas Solares Fotovoltaicos
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Proteção Sistemas Solares Fotovoltaicos
Eu acho que é relativamente fácil.
Para a parte DC, usas a fórmula usada à decadas nos automóveis, Fusíveis. Na parte AC, fusíveis, ou disjuntores.
Para a parte DC, usas a fórmula usada à decadas nos automóveis, Fusíveis. Na parte AC, fusíveis, ou disjuntores.
-
- Novo membro
- Registado: segunda mai 07, 2012 12:53 pm
Para a proteção deves usar dois tipos de equipamento.
Proteçção de sobretensão (contra raios) se a instalação é em zonas propicia a trevoadas, na entrada dos paineis ao controlador e magnetotermico de controle CC uni ou bipolares 125Vcc 10KA
Nas baterias podes usar tambem magnetotermicos CC ou mais usual Fusiveis.
Proteçção de sobretensão (contra raios) se a instalação é em zonas propicia a trevoadas, na entrada dos paineis ao controlador e magnetotermico de controle CC uni ou bipolares 125Vcc 10KA
Nas baterias podes usar tambem magnetotermicos CC ou mais usual Fusiveis.
-
A escolha de fusíveis para a parte dc? Critérios? Intensidade dos painéis?
-
- Novo membro
- Registado: sábado mar 17, 2012 8:52 am
eu estou a fazer um projecto.. e o meu sistema autonomo é um sistema pequeno..
gerador tenho 100w, 2 paineis, ligados em serie, tensao de 3.08.. so me falta escolher as proteções que devo usar e os cabos..
como proteções queria usar disjuntores, mas n sei como escolhe-los.. o mesmo se passa com os cabos.. alguem pode ajudar?
gerador tenho 100w, 2 paineis, ligados em serie, tensao de 3.08.. so me falta escolher as proteções que devo usar e os cabos..
como proteções queria usar disjuntores, mas n sei como escolhe-los.. o mesmo se passa com os cabos.. alguem pode ajudar?
-
Disjuntores, tem que ser DC 12v, porque se for normal não funcionam como corte, usa fusíveis, como nas instalações dos carros . Tens ligados em serie para fazer 24v ? Pois se quiseres mais potencia ligas em paralelo e tens 200w.
Se nos painéis não passam dos 10A ou 5A, metes fusível de 5A , se passar de 10A metes de 10A conforme o controlador que tiveres, no lado das baterias depende dos A delas que retiras para o inversor, se for de 300W o inversor no máximo passa nos cabos 25A.
Se nos painéis não passam dos 10A ou 5A, metes fusível de 5A , se passar de 10A metes de 10A conforme o controlador que tiveres, no lado das baterias depende dos A delas que retiras para o inversor, se for de 300W o inversor no máximo passa nos cabos 25A.