Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

cmspinto
Membro
Membro
Registado: sexta abr 20, 2012 1:43 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por cmspinto »

xandecool Escreveu:
boostpt Escreveu:o mais grave que eu acho disto tudo são os problemas com a segurança social.
Eu neste momento sou empregado por conta de outrem unicamente, desconto o normal para a SS.
hipotese: amanhã tenho o azar de ficar desempregado (nfelizmente é o pão nosso de cada dia) E DEPOIS??? Subsídios??

A meu ver acho que até será o maior problema no meio destas implicações todas....

Se soubesse disto antecipadamente, não avançava com o projecto, não iria correr riscos. deixava estar o dinheiro no banco a render juros seguros.
Mas agora é tarde... pelo menos já paguei o registo e são 615€ pela cano abaixo!!!

Eu fiz hoje a minha abertura de actividade nas finanças :?
Amanhã vou à Segurança Social pedir isenção de descontos.
De facto também o que mais me preocupa é a questão de ficar desempregado, se ficar desempregado (espero que o diabo esteja entretido com outra coisa qualquer neste momento), espero sabe-lo com uns dias de antecedência, digo eu, e poderei fechar a actividade, depois logo se vê, passo a MP para o nome da minha mulher...
Em termos de Finanças, quem abrir a actividade agora, reportando à data de início da produção, não deverá ser penalizado com a coima por esse atraso, desde que fundamente devidamente (a própria DECO indica qual o artigo do RGIT que deverá ser invocado no requerimento a entregar nas finanças). Conheço vários casos de microprodutores que o fizeram e não lhes foi aplicada qualquer coima. Ou seja, para já não deverá haver problemas com as Finanças; se se lembrarem de tributar todos os rendimentos, indepedentemente do valor dos mesmos, aí sim estaremos todos tramados ...
O maior problema será mesmo com a Segurança Social.
Em termos de Segurança Social, e para quem trabalha por conta de outrém, alguém consegue confirmar se é necessário pedir formalmente a isenção de contribuições? Parece-me que a lei em vigor indica que não será necessário, porque já o estamos a fazer por sermos trabalhadores dependentes. Se alguém tiver a indicação de que é necessário formalizar por escrito junto da Segurança Social esse pedido de isenção, agradecia que informasse. Assim, ficamos todos esclarecidos.
Não resolve é o problema caso sejamos despedidos. Por isso, tal como o João Gomes refere, também sou da opinião que o Decreto Lei que regulamenta a actividade deveria ser alterado por forma a precaver as situações relacionadas com a Segurança Social.

Jose0209
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 10, 2012 6:24 pm

Mensagem por Jose0209 »

EM TEMPO:

O texto de repúdio e indignação poderia ser colocado sob forma de petição "on-line" , para que pudéssemos assinar.Quem sabe fazer isso?

joaogomes
Membro
Membro
Registado: segunda mai 07, 2012 12:14 pm

Mensagem por joaogomes »

Jose0209 Escreveu:Caro PaulOL,

...

1-Não queremos que nos seja imposta AGORA a abertura de uma actividade , que não tendo sido alertado por ninguém, causa enormes dificuldades aos microprodutpres.

2- Sempre se deu a entender que se tratava de um regime ESPECIAL, e portanto não podem de forma leviana vir agora alterar as regras do jogo, aparentemente para causar dificuldades e exigir multas.

3- Mas, se querem alterar, que seja daqui para a frente, dando um prazo para regularizar as diversas situações sem exigência de multas.

4-Qual a responsabilidade do Fisco , em SÓ AGORA colocar o tal campo 423 ? Se demoraram quatro anos , como poderiam os MPs adivinhar isso , anos atrás ?

Finalmente gostaria de dizer que não concordo nem com a DECO, nem com os TOC que acham que ,NESTE CASO, era necessário abrir actividade.Não há regra sem excepçao...Todo os casos são um caso, como sabemos.E este, foi vertido em LEI: é ESPECIAL, SIMPLEX .

...
Estimado Jose0209,

1 - Não creio que apresentar uma simples declaração de Inicio de Atividade, preencher o Anexo B e entregar o IRS na segunda fase seja assim tão complicado.

2 - Sendo fiscalista não creio que estejam agora a alterar as regras do jogo. Quem exerce uma atividade empresarial sempre foi obrigado a efetuar o inicio de atividade. O que aqui se passou foi uma falta de informação aos MPs por parte dos instaladores e da EDP, que fica "mal na foto", e um regime especial que deu a entender (a alguns) que tudo seria fácil.

3 - Concordo ! Artigo 32º, nº1, alínea a) do RGIT, pois não houve prejuízo para os cofres do Estado.

4 - O campo 423 é um "facilitador" por parte das Finanças/AT. Se quisermos ser rigorosos, nos anos anteriores já estes rendimentos deveriam ter sido declarados utilizando o Campo 401 (Vendas) do Quadro 4 do Anexo B do IRS. Depois, e como este campo não reconhece os 5000€ isentos, teria de efetuar uma reclamação graciosa assim que recebesse a nota de liquidação de IRS para que esta isenção (no caso de rendimentos inferiores a 5000,00€) fosse reconhecida. Dava muito mais trabalho e dores de cabeça ...

Sou da opinião que teria de ser iniciada a atividade, de outra forma como é que as Finanças/AT saberiam se o valor realizado ao longo de um ano ultrapassava os tais 5000,00€ isentos ? E caso isso acontecesse como declarar esse valor em termos de IRS ? em que campo ? em que anexo ? Simplex sim, mas com certos limites ...

Penso que estas iniciativas (Tv, jornais, etc) e este forum são úteis para se resolver da melhor forma este problema, dai também colaborar, de forma gratuita, com o meu contributo para esta discussão ...

Cumps,

João Gomes

Jacob
Membro
Membro
Registado: terça ago 19, 2008 10:18 am

Mensagem por Jacob »

Sendo assim, lá terei de ir dar início de activade.... Como já sou reformado, penso não vir ter problemas com descontos para a segurança social... lá terei de ir pedir a insenção....?

Cumps.

cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Mensagem por cupMH »

Desda já parabéns a todos os que contribuíram para que isto andasse para a frente e também ao Paulo que esteve muito bem na reportagem!
Mas até ao momento ainda não se chegou a nenhuma conclusão e concordo em se ir mais além.
Isso de ter que se abri atividade e quem trabalhe por conta de outrem, caso fique desempregado não ter direito a desemprego é mesmo desleal!
Muitas pessoas se soubessem disto anteriormente, certamente que pensariam muitas vezes e talvez não se metem-se neste negócio....
Mas ainda à muitas coisas que ainda deviam de ser esclarecidas, como por exemplo como vão ficar as Micro com a liberalização do mercado da energia?
Cmps a todos....

cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

A ideia de por a par os partidos e a Assembleia é excelente pois assim poderiam debater isto.
Fala-se tanto nas noticias em renegociação de contratos e fim dos incentivos ás renováveis, não acham que deveriam haver mais explicações, como:
Quando terminarem as Micro o que acontece ao contratos existentes?
Os contratos são para cumprir por ambas as partes?
Com a liberalização do mercado, o que acontece às Micro atuais?
Entre outras.

Jacob
Membro
Membro

Mensagem por Jacob »

cupMH Escreveu:
Os contratos são para cumprir por ambas as partes?
Nunca mais reli o contrato desde que o assinei, se bem me lembro, está escrito que ambas as parte podem rescindir quando bem o entendam...

Cumps.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Jacob Escreveu:Sendo assim, lá terei de ir dar início de activade.... Como já sou reformado, penso não vir ter problemas com descontos para a segurança social... lá terei de ir pedir a insenção....?

Cumps.
Sendo reformado está isento desse pagamento, se for reformado por outro sistema que não seja a segurança social terá que pedir a isenção.
Se os rendimentos da microprodução forem inferiores a 2500€ fica também isento do pagamento.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Mensagem por xandecool »

cmspinto Escreveu:
xandecool Escreveu:
boostpt Escreveu:o mais grave que eu acho disto tudo são os problemas com a segurança social.
Eu neste momento sou empregado por conta de outrem unicamente, desconto o normal para a SS.
hipotese: amanhã tenho o azar de ficar desempregado (nfelizmente é o pão nosso de cada dia) E DEPOIS??? Subsídios??

A meu ver acho que até será o maior problema no meio destas implicações todas....

Se soubesse disto antecipadamente, não avançava com o projecto, não iria correr riscos. deixava estar o dinheiro no banco a render juros seguros.
Mas agora é tarde... pelo menos já paguei o registo e são 615€ pela cano abaixo!!!

Eu fiz hoje a minha abertura de actividade nas finanças :?
Amanhã vou à Segurança Social pedir isenção de descontos.
De facto também o que mais me preocupa é a questão de ficar desempregado, se ficar desempregado (espero que o diabo esteja entretido com outra coisa qualquer neste momento), espero sabe-lo com uns dias de antecedência, digo eu, e poderei fechar a actividade, depois logo se vê, passo a MP para o nome da minha mulher...
Em termos de Finanças, quem abrir a actividade agora, reportando à data de início da produção, não deverá ser penalizado com a coima por esse atraso, desde que fundamente devidamente (a própria DECO indica qual o artigo do RGIT que deverá ser invocado no requerimento a entregar nas finanças). Conheço vários casos de microprodutores que o fizeram e não lhes foi aplicada qualquer coima. Ou seja, para já não deverá haver problemas com as Finanças; se se lembrarem de tributar todos os rendimentos, indepedentemente do valor dos mesmos, aí sim estaremos todos tramados ...
O maior problema será mesmo com a Segurança Social.
Em termos de Segurança Social, e para quem trabalha por conta de outrém, alguém consegue confirmar se é necessário pedir formalmente a isenção de contribuições? Parece-me que a lei em vigor indica que não será necessário, porque já o estamos a fazer por sermos trabalhadores dependentes. Se alguém tiver a indicação de que é necessário formalizar por escrito junto da Segurança Social esse pedido de isenção, agradecia que informasse. Assim, ficamos todos esclarecidos.
Não resolve é o problema caso sejamos despedidos. Por isso, tal como o João Gomes refere, também sou da opinião que o Decreto Lei que regulamenta a actividade deveria ser alterado por forma a precaver as situações relacionadas com a Segurança Social.
Sim, depois de te deslocares abrires actividades tens que ir à SS e pedir isenção de descontos, fundamentando que já descontas no âmbito do trabalho por conta de outrem. Fui assim informado pelo meu contabilista.

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

pessoal vamos ter um pouco de calma e deixar correr o barco , no meio de tantos microprodutores , com certeza que tambem deve haver alguns advogados , juizes ,magistrados,e ate pessoas com altos cargos politicos,
será que esses vao-se deixar enganar? desculpei se eu estou por aqui a dizer uma grande babuzeira, se por acaso estiver errado corrijam-me.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Miko
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 17, 2011 7:51 pm

Mensagem por Miko »

Pedia para me ajudarem a esclarecer estas dúvidas.
--No anexo B nr. 1 qual devo selecionar .
--em códigos nr.10, 11 e 12 em qual devo meter código e que numero de código?
-- Tenho de ir á Segurança Social ou não ? E o que é que eu lá vou tratar , eu trabalho por conta de outrem.
-- que tipo de IVA normal ou especial?

Desculpem lá mas tenho receio de fazer algo errado .

Obrigado

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Miko Escreveu:Pedia para me ajudarem a esclarecer estas dúvidas.
-- Tenho de ir á Segurança Social ou não ? E o que é que eu lá vou tratar , eu trabalho por conta de outrem.

Obrigado
1- 01 e 03
10- nada
11-35113
12-nada
se trabalha por conta de outrem nao precisa de ir a lado nenhum
o regime de iva só é aplicado a partir de 10000€
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Jacob
Membro
Membro

Mensagem por Jacob »

pnunes Escreveu:
Jacob Escreveu:Sendo assim, lá terei de ir dar início de activade.... Como já sou reformado, penso não vir ter problemas com descontos para a segurança social... lá terei de ir pedir a insenção....?

Cumps.
Sendo reformado está isento desse pagamento, se for reformado por outro sistema que não seja a segurança social terá que pedir a isenção.
Se os rendimentos da microprodução forem inferiores a 2500€ fica também isento do pagamento.
cumprimentos
Obrigado pela informaçao amigo pnunes!

Cumps.

cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

Já agora, a minha maria é que vai ser atitular do contrato!E como ela trabalha por conta de outrem ao abrir atividade ela não tem direito a desemprego, correto?Também estamos em pensar em ser pais brevemente, ela também vai perder os direitos que tem como trabalhador conta de outrem ao abrir atividade?

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

cupMH Escreveu:Já agora, a minha maria é que vai ser atitular do contrato!E como ela trabalha por conta de outrem ao abrir atividade ela não tem direito a desemprego, correto?Também estamos em pensar em ser pais brevemente, ela também vai perder os direitos que tem como trabalhador conta de outrem ao abrir atividade?
Essa é uma questão que ainda não está totalmente esclarecida, logo logo vou inteirar-me disso assim como fiz com as outras questões que agora já são claras embora discorde delas.
Se algumm já tiver essa informação era importante falar nela, desde que seja algo em concreto, penso que não vale a pena trazer para cá só suposições.
Penso que essa será uma das mais importantes questões a ser tirada a limpo porque como isto está hoje e com a quantidade de microprodutores existentes haverá muita gente a perder o emprego.
Concerteza que quem construiu micros não foram só pessoas que infelizmente estão desempregadas, haverá muitos empregados que podem de um momento para o outro perder o emprego, se ficarem sem o subsidio isso será terrivel.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Mensagem por xandecool »

Obrigado
Salvo melhor opinião tem que se ir à segurança social informar o inicio da actividade e em seguida pedir isenção de descontos em virtude de já os efectuar, foi o que o meu contabilista me informou. Alguém que entenda disto mais que confirme ou desminta.

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

xandecool Escreveu:

Obrigado
Salvo melhor opinião tem que se ir à segurança social informar o inicio da actividade e em seguida pedir isenção de descontos em virtude de já os efectuar, foi o que o meu contabilista me informou. Alguém que entenda disto mais que confirme ou desminta.
Também é essa a informação que tenho de uma pessoa da segurança social. ele diz mesmo que na segurança social digam que não vão ter isenção façam o pedido (foi esta a informação que me deram).
Quanto ao sub. de desemprego, penso que por ser colectado tem-se direito na mesma ao subsídio de desemprego.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Jose0209
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 10, 2012 6:24 pm

Mensagem por Jose0209 »

joaogomes Escreveu:
Jose0209 Escreveu:Caro PaulOL,

...

1-Não queremos que nos seja imposta AGORA a abertura de uma actividade , que não tendo sido alertado por ninguém, causa enormes dificuldades aos microprodutpres.

2- Sempre se deu a entender que se tratava de um regime ESPECIAL, e portanto não podem de forma leviana vir agora alterar as regras do jogo, aparentemente para causar dificuldades e exigir multas.

3- Mas, se querem alterar, que seja daqui para a frente, dando um prazo para regularizar as diversas situações sem exigência de multas.

4-Qual a responsabilidade do Fisco , em SÓ AGORA colocar o tal campo 423 ? Se demoraram quatro anos , como poderiam os MPs adivinhar isso , anos atrás ?

Finalmente gostaria de dizer que não concordo nem com a DECO, nem com os TOC que acham que ,NESTE CASO, era necessário abrir actividade.Não há regra sem excepçao...Todo os casos são um caso, como sabemos.E este, foi vertido em LEI: é ESPECIAL, SIMPLEX .

...
Estimado Jose0209,

1 - Não creio que apresentar uma simples declaração de Inicio de Atividade, preencher o Anexo B e entregar o IRS na segunda fase seja assim tão complicado.

2 - Sendo fiscalista não creio que estejam agora a alterar as regras do jogo. Quem exerce uma atividade empresarial sempre foi obrigado a efetuar o inicio de atividade. O que aqui se passou foi uma falta de informação aos MPs por parte dos instaladores e da EDP, que fica "mal na foto", e um regime especial que deu a entender (a alguns) que tudo seria fácil.

3 - Concordo ! Artigo 32º, nº1, alínea a) do RGIT, pois não houve prejuízo para os cofres do Estado.

4 - O campo 423 é um "facilitador" por parte das Finanças/AT. Se quisermos ser rigorosos, nos anos anteriores já estes rendimentos deveriam ter sido declarados utilizando o Campo 401 (Vendas) do Quadro 4 do Anexo B do IRS. Depois, e como este campo não reconhece os 5000€ isentos, teria de efetuar uma reclamação graciosa assim que recebesse a nota de liquidação de IRS para que esta isenção (no caso de rendimentos inferiores a 5000,00€) fosse reconhecida. Dava muito mais trabalho e dores de cabeça ...

Sou da opinião que teria de ser iniciada a atividade, de outra forma como é que as Finanças/AT saberiam se o valor realizado ao longo de um ano ultrapassava os tais 5000,00€ isentos ? E caso isso acontecesse como declarar esse valor em termos de IRS ? em que campo ? em que anexo ? Simplex sim, mas com certos limites ...

Penso que estas iniciativas (Tv, jornais, etc) e este forum são úteis para se resolver da melhor forma este problema, dai também colaborar, de forma gratuita, com o meu contributo para esta discussão ...

Cumps,

João Gomes
Caro João Gomes

1-Claro que é fácil...as dificuldades a que me referia era às consequências de ter uma "actividade" que estão bem documentadas nestes comentários.

2-Quem fica pior na foto é a "administração " que prometeu relacionar-se atarvés do sitio "renováveis na hora " e não o fez.Seria fácilíssimo ter avisado que abrir actividade era obrigatório.

3-Concordo,mas então porque não vêm a "administração" dizer isso preto no branco ?

4-Se colocar o campo 423 em 2012 foi um " facilitador", podemos concluir que não o tendo colocado em 2008,2009,2010 e 2011 complicararam e muito, pois hoje não existiria problema algum se o tivessem colocado em 2008.

5-Como saberiam se é ultrapassado o valor de 5000? Não me parece difícil...precisamente pela mesmíssima declaração dos contribuintes agora exigida ,mas apenas para os que ultrapassam 5000 € , que declarariam a totalidade; há quem leia desta forma ,inclusive nas Finanças...

Concluo portanto que não foi colocado o 423 antes porque tinham outra leitura do DL 363/2007 e agora têm outra, e o contribuinte agora paga as favas.
De qq forma ,obrigado pelo contributo.
Cumprimentos
Cumprimentos

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Boas
Conforme tinha dito hoje desloquei-me as finanças para esclarecer a minha situação e telefonei para a S.S. mas para variar deram-me duas informações diferentes amanhã se não chover vou lá, a minha situação felizmente que não deve ser a da maior parte dos MP mas tem algumas explicações que servem para todos.
Isto para dizer que não estou FODIIIIIID* estou REFODIIIIIIID*
Quando pensei em instalar a MP falei com alguns vendedores de MP, li o Dec. Lei 363/2007 as perguntas e respostas do site das renovaveis na hora e mais alguma informação e nada me dizia que era necessário registar-me nas finanças com qualquer actividade, porque sabia que se estivesse colectado nas finanças não tinha direito ao fundo de desemprego e que a minha situação é instável.
A minha MP foi ligada em Março de 2010.

CONCLUSÂO:

Registo de abertura da actividade fora de prazo ...........................................................................................................75€
Rectificar IRS de 2010...............................................................................................................................................46,88€
Se quizer ir "buscar" algum IVA dos paineis com data de 2010, porque algumas das facturas foram passadas em 2009, são
37,50€ por trimestre, no meu caso são 4 porque o 1º de 2012 acaba em 15 de Maio ainda estou dentro do prazo.....................150€
Neste caso tambem se pode ir "buscar" parte do IVA da Potência Instalada e do IVA da Taxa de Audiovisual com a seguinte formula:
valor da produção s/IVA x (iva da P.I. + iva da T. A.) : (valor da produção s/iva + P.I. s/iva + T. A. s/iva) isto dá-nos o valor correspondente ao que é considerado como custo da actividade de MP se alguem tiver o contador exclusivo para a MP é o
total dos IVA´s.
E depois não esquecer de enviar a declaração de abertura de actividade para a EDP para eles pagarem o IVA da produção, e tambem não esquecer que o dinheiro do IVA depois de fazer os acertos de contas (IVA recebido - IVA pago) tem que ser entregue ao estado até ao dia 15 do 2º mês a seguir ao trimestre.

SEGURANÇA SOCIAL:

Como disse amanhã vou lá confirmar as informações mas para já são:
no minimo por mês.................................................................................................................................................186,13€
Uma disse-me que era por mês e que o mês é completo, o outro disse-me que era só os dias de faltavam para completar o mês no caso de começar a trabalhar ou deixar de trabalhar por contra de outrem.
Como no meu caso comecei a trabalhar a 10 de Fevereiro de 2010 não sei se pago o mês ou só os 9 dias?!
depois fiquei desempregado em 28 de Dezembro ou pago o mês de Dezembro ou só 3 dias.
É o mês de Janeiro, Fevereiro e até ao dia 11 de Março de 2011 que foi quando voltei a trabalhar que persiste a duvida dos dias.
Depois de 11 de Setembro de 2011 que acabou o contrato até 31 de Setembro, mês de Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro Fevereiro e até 17 de Março de 2012, com os juros de 1% ao mês por falta de pagamento dentro do prazo, valor que fica a cima
dos 2.000€.
E ainda a devolução dos 3.157,20€ que recebi até Março de 2012 de fundo de desemprego.
Quem estiver na categoria B e a trabalhar por conta de outrem e ficar desempregado não tem direito a subsidio de desemprego e ainda fica com a obrigatoriedade de pagar á S.S. os tais 186,13€ por mês no minimo (a confirmar este valor), por isso se alguem estiver nessas previsões o melhor é passar o registo da MP. para nome de alguem que esteja a trabalhar ou alguem que possa pedir a isenção do pagamento da S.S. essa mudança só tem o custo do selo do novo contrato.
Por isso quem estiver a pensar em começar que faça as contas a estas situações e veja se vale a pena arriscar porque com o valor do KW se calhar nem dá para pagar a S.S..
Sem contar com os juros, entre o que tenho que pagar e o que tenho que devolver vão 5.500€ (cinco mil e quinhentos euros) grandes férias, e sem chatices, vale mesmo a pena investir em Portugal! e acreditar nos aldrabões dos politicos que andam sempre a alterar as regras e a roubar aos pequenos para dar milhões aos grandes.
E ainda por cima são ESTUPIDOS com a ganancia de ir buscar dinheiro a todo o lado no caso da MG mais valiam estar sossegados porque se formos buscar o valor do IVA da MP e da factura da EDP é menos esse dinheiro que eles recebem.
O meu caso é mais complicado porque tenho que pagar S.S. e devolver o subsidio de desemprego, agora quem esteja empregado e saiba fazer as contas e se der ao trabalho de não se esquecer de enviar a declaração de IVA todos os trimestres, deve registar-se em como movimenta o IVA porque abate o IVA da compra do equipamento e ainda vai buscar alguma coisa todos os meses à factura da EDP que é pouco, mais ou menos 2,5€ por mês (isto aos valores de agora é que de 2010 para 2011 a taxa de audio visual aumentou quase 30% de 1,74€ para 2,25€ e o IVA ainda está a 6% qualquer dia aumenta para os 23% e se eles não se lembrarem de meter mais taxas) ao fim de 25 anos são 750€, sempre amortiza o investimento mais rapidamente.
Mas amanhã já espero dar mais informações em relação a S.S.

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por areosa »

5500€ :shock: :shock: :shock: :shock:
São casos como o seu que evidenciam o quanto é penalizadora esta exigência da AT! Quantos mais casos chocantes como este forem conhecidos e divulgados mais argumentos temos para realçar que o que nos exigem não pode ser aplicado assim directamente devido aos efeitos colaterais que tem, principalmente com a segurança social.
É necessário alertar e pressionar os nossos governantes para que mudem as regras! Caso contrário, nestas condições, quem é que está interessado neste negócio??? Simplesmente não vale a pena, para receber 3000 a 4000 €por ano, na melhor das hipóteses, para depois devolver à segurança social 2233,56€, é mesmo trabalhar para aquecer! Deve haver MP que nem esse valor facturam por ano, principalmente quem já está na tarifa mais baixa (0,326/kWh), já para não falar no regime geral não bonificado.
No caso da tarifa mais baixa, seriam necessário a MP produzir por ano pelo menos 7000 kWh para conseguir pagar a segurança social! Com um sistema fixo dá certamente prejuízo porque dificilmente atingirá esse valor.

O que à partida parecia um pequeno campo perdido num qualquer anexo de uma declaração de IRS de 2011 tem efeitos colaterais que estão à vista, razões mais que suficientes que que muitas pessoas desistam desta actividade! E Então e o planeta??? Certamente é quem fica mais a perder se para isso tivermos de importar mais combustíveis fósseis!

Cps

Responder

Voltar para “Micro-Produção”