Dúvidas sobre inversor grid-tie
-
- Membro
- Registado: quinta mai 03, 2012 2:32 am
Re: Dúvidas sobre inversor grid-tie
Tópico muito interessante!
É exactamente isto que pretendo fazer em minha casa. Um conjunto de painéis e um inversor a descarregar directamente na rede caseira, sem baterias, controladores de carga, manutenções e substituições de baterias,... Desde que quando os painéis estão a produzir mas que não haja utilização dessa energia em casa o excedente possa ser subtraído à factura por injecção na rede.
O inversor, para este caso, convém ter certas características? Onda pura?
É exactamente isto que pretendo fazer em minha casa. Um conjunto de painéis e um inversor a descarregar directamente na rede caseira, sem baterias, controladores de carga, manutenções e substituições de baterias,... Desde que quando os painéis estão a produzir mas que não haja utilização dessa energia em casa o excedente possa ser subtraído à factura por injecção na rede.
O inversor, para este caso, convém ter certas características? Onda pura?
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Sim, tenho um contador à saída dos grid-tie.visitante2 Escreveu:Boas tens um contador para saberes se realmente estas a injectar na rede?
Uns 2-3Kwh. Que dificilmente estarão a sair para o exterior. O consumo costuma ser sempre superior.visitante2 Escreveu:Quantos watts pensas que estaras a injectar na rede?
500Wvisitante2 Escreveu:Quantos watts em paineis tens ?
Sim, é desses.visitante2 Escreveu:O inversor grid é daqueles baratos que se ve no ebay a venda?
Não tem problema.visitante2 Escreveu:Desculpa tantas perguntas
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Muito bem sim senhor ja fiquei com umas ideias para mim 

Live long and prosper!
-
- Membro
Mas chegou a confirmar que efectivamente, nas alturas de excedente, o contador andava para trás?CrOhN Escreveu: Uns 2-3Kwh. Que dificilmente estarão a sair para o exterior. O consumo costuma ser sempre superior.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Como já disse, ainda não me apercebi de excedentes. O que estou é a monitorizar as contagens do contador da edp, a ver se as contagens do contador analógico se desfazam em relação às digitais.
É assim, normalmente, o consumo em casa ronda sempre o máximo que o campo solar debita. Logo, dificilmente estou a injetar na rede. Para comprovar isso, tenho um medidor OWL CM119 que me dá o consumo instantaneo na casa toda. Quando o campo solar começa a produzir, o consumo no OWL vai descendo. Já fiz a experiência de desligar e ligar os grid tie, e o consumo no OWL sobe e desce em concordância. No contador da edp, quando o campo solar está a produzir quase o que se está a consumir, a luz que pisca, fá-lo muito mais lentamente, parecendo mesmo que pára.
No meu caso, a haver injecção na rede, será na ordem de Wh, na pior das hipóteses, algumas dezenas de Wh.
É assim, normalmente, o consumo em casa ronda sempre o máximo que o campo solar debita. Logo, dificilmente estou a injetar na rede. Para comprovar isso, tenho um medidor OWL CM119 que me dá o consumo instantaneo na casa toda. Quando o campo solar começa a produzir, o consumo no OWL vai descendo. Já fiz a experiência de desligar e ligar os grid tie, e o consumo no OWL sobe e desce em concordância. No contador da edp, quando o campo solar está a produzir quase o que se está a consumir, a luz que pisca, fá-lo muito mais lentamente, parecendo mesmo que pára.
No meu caso, a haver injecção na rede, será na ordem de Wh, na pior das hipóteses, algumas dezenas de Wh.
-
- Membro
CrOhN Escreveu:Como já disse, ainda não me apercebi de excedentes. O que estou é a monitorizar as contagens do contador da edp, a ver se as contagens do contador analógico se desfazam em relação às digitais.
Ok, no meu é caso é diferente pois durante as horas de sol o consumo cá em casa deverá ser quase zero. Por isso o meu interesse em saber se efectivamente o contador "desconta" esse excesso

-
- Novo membro
- Registado: sexta mai 04, 2012 9:29 pm
Boa noite. Desculpem o incomodo. qual a diferença entre um inversor comum e um inversor grid tie? Não dão ambos para "injetar" corrente na rede elétrica?
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
um grid tie só serve para injectar corrente na rede. tem de existir a rede para ele injectar.
um comum inversor cria a própria rede, não podendo ser ligada a rede da casa directamente por exemplo
um comum inversor cria a própria rede, não podendo ser ligada a rede da casa directamente por exemplo
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."
-
- Membro
- Registado: segunda mar 26, 2012 4:11 pm
Resposta da DGEG:
Sem um contrato de produção é ilegal ligar à rede. É uma pena porque eu tb estava a pensar comprar uma coisa do género.Em resposta ao seu email tenho a informar que a ligação de instalações de produção de energia elétrica à rede elétrica de serviço público (RESP) carece sempre de licenciamento.
De momento a única possibilidade licenciar uma instalação de produção é através da microprodução (Decreto-Lei n.º 363/2007, de 2 de novembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 118‑A/2010, de 25 de outubro), ou da miniprodução (Decreto-Lei n.º 34/2011, de 8 de março).
Dentro desta legislação é necessário que o inversor tenha um certificado emitido por um organismo de certificação independente, de acordo com o sistema 5 da ISO/IEC Guide 64, para a norma EN 50438:2007, ou DIN VDE 0126-1-1.
Com os melhores cumprimentos,
---
José Bigares
DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia
DSE - Direção de Serviços de Eletricidade
Av. 5 de Outubro, n.º 87, 1069-039 Lisboa
Tel.: 217922839
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Viva,reise Escreveu:Resposta da DGEG:Sem um contrato de produção é ilegal ligar à rede. É uma pena porque eu tb estava a pensar comprar uma coisa do género.Em resposta ao seu email tenho a informar que a ligação de instalações de produção de energia elétrica à rede elétrica de serviço público (RESP) carece sempre de licenciamento.
De momento a única possibilidade licenciar uma instalação de produção é através da microprodução (Decreto-Lei n.º 363/2007, de 2 de novembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 118‑A/2010, de 25 de outubro), ou da miniprodução (Decreto-Lei n.º 34/2011, de 8 de março).
Dentro desta legislação é necessário que o inversor tenha um certificado emitido por um organismo de certificação independente, de acordo com o sistema 5 da ISO/IEC Guide 64, para a norma EN 50438:2007, ou DIN VDE 0126-1-1.
---
José Bigares
também não se pode circular a mais de 120kmh nas autoestradas portuguesas, no entanto contam-se pelos dedos das mãos aqueles que cumprem essa velocidade...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
- Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm
Concordo com o pnunes, ninguem vai saber o que tens dentro da tua porta, ninguem é obrigado a dar a informaçao do que tem ou nao ligado da porta para dentro, estas a aproveitar energias limpas, a reduzir custos, uma coisa que ligas e mesmo que alguem veja ou apareça te em casa podes guardar e arrumar .pnunes Escreveu:Viva,reise Escreveu:Resposta da DGEG:Sem um contrato de produção é ilegal ligar à rede. É uma pena porque eu tb estava a pensar comprar uma coisa do género.Em resposta ao seu email tenho a informar que a ligação de instalações de produção de energia elétrica à rede elétrica de serviço público (RESP) carece sempre de licenciamento.
---
José Bigares
também não se pode circular a mais de 120kmh nas autoestradas portuguesas, no entanto contam-se pelos dedos das mãos aqueles que cumprem essa velocidade...
cumprimentos
-
- Membro Silver
Convém que injetes na rede mas que consumas a totalidade se não andas a produzir para ninguém, tudo que se produz de energias limpas convém sempre utilizar a 100% , ao ligares um gri, o que estas a fazer é a meter numa tomada e a retirar de outra, basicamente a usares a instalação já própria da casa para o mesmo uso da EDP " transportar energia " a instalação é tua, a energia é da EDP os cabos são teus, desde que não produzas a mais que o que consumas nada mais vai interferir no quadro.
-
- Membro
- Registado: segunda mar 26, 2012 4:11 pm
Certo, mas o que ouvi é que se por acaso produzires mais do que consomes os contadores digitais ligam um aviso luminoso para o gajo das leituras ficar a saber. Esse é o meu medo, se tivesse analógico nem pensava duas vezes.ProjectSolar Escreveu:Convém que injetes na rede mas que consumas a totalidade se não andas a produzir para ninguém, tudo que se produz de energias limpas convém sempre utilizar a 100% , ao ligares um gri, o que estas a fazer é a meter numa tomada e a retirar de outra, basicamente a usares a instalação já própria da casa para o mesmo uso da EDP " transportar energia " a instalação é tua, a energia é da EDP os cabos são teus, desde que não produzas a mais que o que consumas nada mais vai interferir no quadro.
-
- Membro Silver
os grid tie, são onda pura?
-
- Membro
Falei com um electricista a quem coloquei a questão de se no caso de injectar energia na rede, não consumida, se a contagem analógica iria andar para trás. Infelizmente, parece que não. Os contadores só andam num sentido! 

-
- Membro Platinium
Os baratuxos (chineses de 300, 500... etc) são considerados onda pura, THD cerca de 5%, mas tambem ninguem se dedica a medir isso.
Os "caros" de marcas reconhecidas claro que são de onda pura.
cumprimentos
Os "caros" de marcas reconhecidas claro que são de onda pura.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
Porque tendem sempre a ligar a rede, e ele sincroniza e injeta, por isso deve ser de onda pura se não os equipamentos não se dão.
-
- Membro Platinium
Mais um eletrecista que tirou o curso por correspondencia em 3 sessões...pauloms Escreveu:Falei com um electricista a quem coloquei a questão de se no caso de injectar energia na rede, não consumida, se a contagem analógica iria andar para trás. Infelizmente, parece que não. Os contadores só andam num sentido!
é mentira.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta jun 17, 2009 11:31 pm
eU TENHO UM SISTEMA GRID TIE LIGADO E ESTÁ A FUNCIONAR CORRECTAMENTE. TENHO UM CONTADOR ENTRE O GRID TIE INVERTER E A ENTRADA NA REDE - NUMA TOMADA NORMAL - E JÁ TENHO REGISTADOS 30 KWATTS, EM POUCO MAIS DE 20 OU 30 DIAS. TENHO TAMBÉM UM RELÓGIO QUE LIGA O INVERSOR POR VOLTA DAS NOVE DA MANHÃ E MANTENHO-O LIGADO DE DUAS EM DUAS HORAS COM UMA PAUSA DE 15 MINUTOS PARA DESCANSO DO VENTILADOR E DESLIGA POR VOLTA DAS 18 HORAS. O INVERSOR TEM 350 W; OS PAINEIS DEBITAM 400 W E POR DIA SÃO MAIS OU MENOS 1.5 A 2 KW QUE ESTOU POUPANDO. QUANTO À EDP NÃO TENHAM PREOCUPAÇÕES PORQUE É MUITO DIFICIL, QUASE IMPOSSIVEL ELES DETECTAREM. ESTOU DISPONÍVEL PARA TODAS AS DÚVIDAS QUE OS "FORUMWISTAS" QUEIRAM APRESENTAR.
DJOSESAN
DJOSESAN
-
- Membro
Se os seus painéis são de 400 W, o inversor deveria ter uma potência superior. Talvez dai o facto de ele estar a aquecer tanto.djosesan Escreveu:eU TENHO UM SISTEMA GRID TIE LIGADO E ESTÁ A FUNCIONAR CORRECTAMENTE. TENHO UM CONTADOR ENTRE O GRID TIE INVERTER E A ENTRADA NA REDE - NUMA TOMADA NORMAL - E JÁ TENHO REGISTADOS 30 KWATTS, EM POUCO MAIS DE 20 OU 30 DIAS. TENHO TAMBÉM UM RELÓGIO QUE LIGA O INVERSOR POR VOLTA DAS NOVE DA MANHÃ E MANTENHO-O LIGADO DE DUAS EM DUAS HORAS COM UMA PAUSA DE 15 MINUTOS PARA DESCANSO DO VENTILADOR E DESLIGA POR VOLTA DAS 18 HORAS. O INVERSOR TEM 350 W; OS PAINEIS DEBITAM 400 W E POR DIA SÃO MAIS OU MENOS 1.5 A 2 KW QUE ESTOU POUPANDO. QUANTO À EDP NÃO TENHAM PREOCUPAÇÕES PORQUE É MUITO DIFICIL, QUASE IMPOSSIVEL ELES DETECTAREM. ESTOU DISPONÍVEL PARA TODAS AS DÚVIDAS QUE OS "FORUMWISTAS" QUEIRAM APRESENTAR.
DJOSESAN

Então conseguiu confirmar que o contador anda para trás quando há injecção de energia não consumida na rede?
Um amigo falou-me na eventual possibilidade de existirem vários modelos de contadores analógicos aplicados pela EDP em que uns podem contar para trás e outros não.