OVD Alfaromeo 156 2.4 JTD
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OVD Alfaromeo 156 2.4 JTD
boas,
já à algum tempo que utilizo sitema de dois depósitos com kit artesanal, numa (pickup)fiat fiorino 1.8d
deposito 1: 100% bd
deposito 2: 100% ov
até a data cerca de 3000 km sem quaisquer problemas
no entanto encontrei muito pouco sobre o alfaromeo 156 2.4 jtd (matricula 10-2000) (bi bosh)
de inicio, a medo testei iniciar com pequenas percentagens de bd e aumentei até 30% (embora neste forum refiram que os sistemas common rail são incompativeis), até à data sem problemas.
existe alguma informação que me possam dar relativamente a aceitação de ov ou não,com o sem kit, e as percentagens?
ou será que ir testando pequenas percentagens não danifica o sistema de injecção
obrigado pela vossa colaboação
já à algum tempo que utilizo sitema de dois depósitos com kit artesanal, numa (pickup)fiat fiorino 1.8d
deposito 1: 100% bd
deposito 2: 100% ov
até a data cerca de 3000 km sem quaisquer problemas
no entanto encontrei muito pouco sobre o alfaromeo 156 2.4 jtd (matricula 10-2000) (bi bosh)
de inicio, a medo testei iniciar com pequenas percentagens de bd e aumentei até 30% (embora neste forum refiram que os sistemas common rail são incompativeis), até à data sem problemas.
existe alguma informação que me possam dar relativamente a aceitação de ov ou não,com o sem kit, e as percentagens?
ou será que ir testando pequenas percentagens não danifica o sistema de injecção
obrigado pela vossa colaboação
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olá acrf, bem vindo ao forum
com um nick destes suponho que não faças tenção de ir a um encontro.
com biodiesel não tens problemas de espécie alguma desde que as borrachas aguentem, o que é muito provável pois os fabricantes deixaram de usar borracha natural. com o ovd a questão é um pouco diferente. o melhor é descreveres aqui pormenorizadamente como é o teu kit e quais as temperaturas envolvidas. o motor common rail, em principio é o melhor para o ovd, ao nível da queima do oleo na câmara de combustão. ao nível da injecção já a coisa é mais esquisita. o que se passa é que existe uma bomba que fornece combustível a pressão muito elevada para um cilindro (common rail, ou rampa comum) e daqui são alimentados os injectores que são pilotados electricamente. para esta rampa manter a pressão constante existe uma válvula que abre acima da pressão de funcionamento do sistema reenviando o excesso de volta ao tanque. os problemas põem-se na bomba que dá pressão e na válvula que regula a pressão. ambos os componentes foram desenhados para um combustivel muito menos viscoso que o óleo vegetal. por isso é necessário aquecer bem o óleo e nunca, mas nunca mesmo esquecer de lavar o circuito com gasóleo antes de desligar o motor. alguns fabricantes também alteram a centralina para lidar com o ov, o que torna a alteração mais afinada para ov (eventualmente à custa de uma pior performance a gasóleo.
mas atenção: nunca misturar biodiesel com oleo vegetal num mesmo circuito. isso é o pior que podes fazer, pois não são substancias compatíveis. faz a experiência num frasco, agita bem e deixa repousar.
com um nick destes suponho que não faças tenção de ir a um encontro.
com biodiesel não tens problemas de espécie alguma desde que as borrachas aguentem, o que é muito provável pois os fabricantes deixaram de usar borracha natural. com o ovd a questão é um pouco diferente. o melhor é descreveres aqui pormenorizadamente como é o teu kit e quais as temperaturas envolvidas. o motor common rail, em principio é o melhor para o ovd, ao nível da queima do oleo na câmara de combustão. ao nível da injecção já a coisa é mais esquisita. o que se passa é que existe uma bomba que fornece combustível a pressão muito elevada para um cilindro (common rail, ou rampa comum) e daqui são alimentados os injectores que são pilotados electricamente. para esta rampa manter a pressão constante existe uma válvula que abre acima da pressão de funcionamento do sistema reenviando o excesso de volta ao tanque. os problemas põem-se na bomba que dá pressão e na válvula que regula a pressão. ambos os componentes foram desenhados para um combustivel muito menos viscoso que o óleo vegetal. por isso é necessário aquecer bem o óleo e nunca, mas nunca mesmo esquecer de lavar o circuito com gasóleo antes de desligar o motor. alguns fabricantes também alteram a centralina para lidar com o ov, o que torna a alteração mais afinada para ov (eventualmente à custa de uma pior performance a gasóleo.
mas atenção: nunca misturar biodiesel com oleo vegetal num mesmo circuito. isso é o pior que podes fazer, pois não são substancias compatíveis. faz a experiência num frasco, agita bem e deixa repousar.
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boas,
desde já a minhas desculpas, talvez nao tenha sido bem explicito na minha explicação, na pickup sim, utilizo bd no depósito principal, e ov no depósito secundário ambos a 100%, arranca a bd e após aquecer passo a ov, antes de parar mudo novamente para bd, e está a rolar sem problemas (com kit artesanal e pré-aquecimento do ov).
relativamente ao alfaromeo, apenas estou a utilizar uma pequena percentagem de bd (a medo, mas sem problemas, cerca de 30%). no entanto o que pretendia saber é se esta viatura, visto ser common rail (bi bosh), suporta ou não o ov, sem kit, mesmo que em pequenas percentagens.
ou se por contrário necessita obrigatoriamente de um kit para funcionar com ov.
desde já a minhas desculpas, talvez nao tenha sido bem explicito na minha explicação, na pickup sim, utilizo bd no depósito principal, e ov no depósito secundário ambos a 100%, arranca a bd e após aquecer passo a ov, antes de parar mudo novamente para bd, e está a rolar sem problemas (com kit artesanal e pré-aquecimento do ov).
relativamente ao alfaromeo, apenas estou a utilizar uma pequena percentagem de bd (a medo, mas sem problemas, cerca de 30%). no entanto o que pretendia saber é se esta viatura, visto ser common rail (bi bosh), suporta ou não o ov, sem kit, mesmo que em pequenas percentagens.
ou se por contrário necessita obrigatoriamente de um kit para funcionar com ov.
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ola acrf
vou ser simples e directo:
1º nesse motor jtd não é aconselhavel usar ovd com ou sem kit. podes correr riscos graves.
2º eu uso no motor da minha dobló jtd que é igual ao teu, b97+3%gasolina, e não tenho tido qualquer problema, decorridos que foram, 25.000km.
3º não uses bd no depósito suplementar da pickup. há sempre mistura nos circuitos e causam saponificações e posteriores danos.
4º atenção á qualidade do bd nesse motor. não facilites. sempre filtradinho, lavadinho e todo nú
5º a bomba é bosch mas o sistema é bastante melindroso.
abraços ecológicos.
vou ser simples e directo:
1º nesse motor jtd não é aconselhavel usar ovd com ou sem kit. podes correr riscos graves.
2º eu uso no motor da minha dobló jtd que é igual ao teu, b97+3%gasolina, e não tenho tido qualquer problema, decorridos que foram, 25.000km.
3º não uses bd no depósito suplementar da pickup. há sempre mistura nos circuitos e causam saponificações e posteriores danos.
4º atenção á qualidade do bd nesse motor. não facilites. sempre filtradinho, lavadinho e todo nú
5º a bomba é bosch mas o sistema é bastante melindroso.
abraços ecológicos.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
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alfaromeo 156 2.4 jtd - este tópico dá uma ideia melhor:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2221
todas as recomendações acima descritas são para seguir à risca. com um bom kit de 2 depósitos podias até usar ov em maiores percentagens (até 80% - ie. ovd80, ovd100 parece-me demasiado arriscado).
quanto a bd - a filtragem tem de ser até 1 mícron.
descreve melhor o teu kit no fiat e o seu funcionamento. podemos dar-te opinião para não correres riscos.
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2221
todas as recomendações acima descritas são para seguir à risca. com um bom kit de 2 depósitos podias até usar ov em maiores percentagens (até 80% - ie. ovd80, ovd100 parece-me demasiado arriscado).
quanto a bd - a filtragem tem de ser até 1 mícron.
descreve melhor o teu kit no fiat e o seu funcionamento. podemos dar-te opinião para não correres riscos.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
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Kit OV Fiat Fiorino Pickup
o kit que fiz para a fiat foi este, julgo que embora não seja um esquema profissional, dê para compreender o funcionamento.


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as temperaturas do motor andam por volta dos 90ºc ou algo mais, dependendo dos apertos , a esta temperatura o ov, tem a densidade aproximada do diesel.
relativamente ao comportamento, quando mudo para ov, nao há qualquer alteração no motor, nem na potencia. os consumos nunca verifiquei se gasta mais ov do que diesel ou não...
normalmente esta carrinha, só conhece mato, não é uma condução muito normal, ao que é dificil dizer se gasta muito ou pouco
numa segunda fase irei instalar um permutador electrico, mas estamos quase no verão e o que não lhe vai faltar é aquecimento
um abraço,
relativamente ao comportamento, quando mudo para ov, nao há qualquer alteração no motor, nem na potencia. os consumos nunca verifiquei se gasta mais ov do que diesel ou não...
normalmente esta carrinha, só conhece mato, não é uma condução muito normal, ao que é dificil dizer se gasta muito ou pouco
numa segunda fase irei instalar um permutador electrico, mas estamos quase no verão e o que não lhe vai faltar é aquecimento
um abraço,
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parabéns, já é um começo.
qualquer coisa é melhor que nada. embora um sistema muito artesanal, já diminui um bocado os riscos. ao arrancar com gasóleo (ou bd - não recomendável combinar com ov) não se força tanto a bi. e, depois o motor aquecido, o ov já não é tão problemático. mas cuidado, nestas condições a queima do ov não é suficientemente boa. vai formar película na câmara de combustão, válvulas, injectores, velas incandescentes até causar problemas.
deves é medir a temperatura do ov depois do filtro aquecido. embora água anda a 90 ºc não quer dizer que o ov também. já passei por esta fase por isso sei do que estou a falar. aposto que a temperatura não passa 45 - 50 ºc.
também não é aconselhável mandar o ov aquecido para depósito. polimeriza e vai criar problemas a médio prazo.
qualquer coisa é melhor que nada. embora um sistema muito artesanal, já diminui um bocado os riscos. ao arrancar com gasóleo (ou bd - não recomendável combinar com ov) não se força tanto a bi. e, depois o motor aquecido, o ov já não é tão problemático. mas cuidado, nestas condições a queima do ov não é suficientemente boa. vai formar película na câmara de combustão, válvulas, injectores, velas incandescentes até causar problemas.
deves é medir a temperatura do ov depois do filtro aquecido. embora água anda a 90 ºc não quer dizer que o ov também. já passei por esta fase por isso sei do que estou a falar. aposto que a temperatura não passa 45 - 50 ºc.
também não é aconselhável mandar o ov aquecido para depósito. polimeriza e vai criar problemas a médio prazo.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
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Hynek
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fique um pouco mais elucidado acerca da utilização do ovd, ao que agradeço desde já a vossa colaboração.
não referi anteriormente, que o ov que utilizo é novo e não usado, o usado utilizo para fazer bd, e que é sempre pouco .
na vossa opinião, é recomendável enviar o retorno para a alimentação da bomba injectora, depois da electrovalvula ?
não referi anteriormente, que o ov que utilizo é novo e não usado, o usado utilizo para fazer bd, e que é sempre pouco .
na vossa opinião, é recomendável enviar o retorno para a alimentação da bomba injectora, depois da electrovalvula ?
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o sistema é interessante. mas tem os problemas já referidos que limitam a percentagem de ov que podes usar.
eu fazia-te uma sugestão: usa um permutador hidráulico antes do filtro para aqueceres devidamente o combustível e realimentas o retorno imediatamente antes desse dispositivo. repara que se trata de um investimento inferior a 100 € (com tubos tês e braçadeiras incluídas), e que vai melhorar muito a performance e proteger os componentes do motor. podes até desviar os tubos do aquecimento do filtro reduzindo assim o investimento para menos de 50€. misturas algum ov no gasóleo (30%) e alguma gasolina no ov (5%). assim ficas mais seguro. atenção aos tempos de purga que serão mais elevados quando realimentas o retorno.
eu fazia-te uma sugestão: usa um permutador hidráulico antes do filtro para aqueceres devidamente o combustível e realimentas o retorno imediatamente antes desse dispositivo. repara que se trata de um investimento inferior a 100 € (com tubos tês e braçadeiras incluídas), e que vai melhorar muito a performance e proteger os componentes do motor. podes até desviar os tubos do aquecimento do filtro reduzindo assim o investimento para menos de 50€. misturas algum ov no gasóleo (30%) e alguma gasolina no ov (5%). assim ficas mais seguro. atenção aos tempos de purga que serão mais elevados quando realimentas o retorno.