Dúvidas. Necessito de ajuda urgente ...
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: segunda mai 07, 2012 5:26 pm
Dúvidas. Necessito de ajuda urgente ...
Boa tarde
Estou à espera da minha licença para a microprodução e tenho alguns orçamentos em mãos que não diferem muito ao nível do preço, pelo que a minha indecisão está no material a utilizar. Assim gostaria de obter a vossa opinião e vos colocar algumas questões sobre dúvidas que tenho.
Potência de ligação - 3,45
1º- Orçamento
16 módulos fotovoltaicos Arinna policristalinos de 280 W (4480 W)
Inversor Kaco
Contador JANZ com modem
Cabo rodox 1x4mm
Quadro de proteção e corte de entrada DC no inversor 600Vdc 25 A
Quadro de proteção diferencial de saída do inversor 230V/25A 300mA
2º - Orçamento
18 módulos fotovoltaicos Arinna 4,23 KW policristalinos de 235 W (4230 W)
Inversor DC/AC - Kaco 3600 xi
3º Orçamento
18 módulos fotovoltaicos QSolar 4,32 KW policristalinos de 240 W (4320 W)
4º Orçamento
16 módulos fotovoltaicos EDP 3,84 KW policristalinos de 240 W (3840 W)
Inversor SMA 3000 TL (3,84)
São estas as propostas que tenho. Agradecia a vossa opinião.
Além disso tenho algumas questões que gostaria de colocar:
1- Dos inversores que referi qual o melhor e como posso saber qual o adequado para a instalação. Que contas devo fazer para saber qual a potencia do inversor a escolher ?
2- Qual o cabo que deve ser mais curto antes do inversor ou depois do inversor (isto devido a perdas) ?
3- Quais os contadores melhores ? O que referi da marca JANZ é bom ?
Sei que são muitas perguntas, mas não percebo nada disto por isso quanto maior for a ajuda melhor. Já andei a ler muito do que anda por aqui no fórum mas mesmo assim ando perdido.
Desde já o meu muito obrigado.
Estou à espera da minha licença para a microprodução e tenho alguns orçamentos em mãos que não diferem muito ao nível do preço, pelo que a minha indecisão está no material a utilizar. Assim gostaria de obter a vossa opinião e vos colocar algumas questões sobre dúvidas que tenho.
Potência de ligação - 3,45
1º- Orçamento
16 módulos fotovoltaicos Arinna policristalinos de 280 W (4480 W)
Inversor Kaco
Contador JANZ com modem
Cabo rodox 1x4mm
Quadro de proteção e corte de entrada DC no inversor 600Vdc 25 A
Quadro de proteção diferencial de saída do inversor 230V/25A 300mA
2º - Orçamento
18 módulos fotovoltaicos Arinna 4,23 KW policristalinos de 235 W (4230 W)
3º Orçamento
18 módulos fotovoltaicos QSolar 4,32 KW policristalinos de 240 W (4320 W)
4º Orçamento
16 módulos fotovoltaicos EDP 3,84 KW policristalinos de 240 W (3840 W)
Inversor SMA 3000 TL (3,84)
São estas as propostas que tenho. Agradecia a vossa opinião.
Além disso tenho algumas questões que gostaria de colocar:
1- Dos inversores que referi qual o melhor e como posso saber qual o adequado para a instalação. Que contas devo fazer para saber qual a potencia do inversor a escolher ?
2- Qual o cabo que deve ser mais curto antes do inversor ou depois do inversor (isto devido a perdas) ?
3- Quais os contadores melhores ? O que referi da marca JANZ é bom ?
Sei que são muitas perguntas, mas não percebo nada disto por isso quanto maior for a ajuda melhor. Já andei a ler muito do que anda por aqui no fórum mas mesmo assim ando perdido.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta jun 18, 2008 1:05 am
Re: Dúvidas. Necessito de ajuda urgente ...
Julgo que antes de mais o caro Didodido deverá dar especial atenção ao que está a acontecer do ponto de vista fiscal, relativamente aos microprodutores, e que está a ser discutido aqui no fórum. Você está ainda numa situação privilegiada para poder arrepiar caminho, e não vir a passar de Didodido a Fidodido, se é que me entende...
Boa sorte!

-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Viva DidoDido,
1. Aos preços actuais (material e tarifas), é um erro instalar uma potência tão baixa, tudo o que seja menos de 4700W é pouco, excepto se estiver no sul do país.
Quanto ao inversor, para 3,45 eu iria para o Xantrex ou para o SolarMax.
2. Quanto a distâncias, as perdas dependem da seção do cabo que decidir instalar, como deve imaginar em AC ter um cabo de 10mm, 16mm ou até 20mm é muito diferente.
3. Não tem havido relatos de prolemas graves com os contadores. O tenho um JANZ 1700i e não deu problemas, mas conheço uma MP em que um JANZ avariou.
Embora não mencione os valores dos orçamentos, tenha a noção que actualmente rondam os 2€/Wp (Dois Euros por cada W instalado). Boas escolhas!
Cmps,
1. Aos preços actuais (material e tarifas), é um erro instalar uma potência tão baixa, tudo o que seja menos de 4700W é pouco, excepto se estiver no sul do país.
2. Quanto a distâncias, as perdas dependem da seção do cabo que decidir instalar, como deve imaginar em AC ter um cabo de 10mm, 16mm ou até 20mm é muito diferente.
3. Não tem havido relatos de prolemas graves com os contadores. O tenho um JANZ 1700i e não deu problemas, mas conheço uma MP em que um JANZ avariou.
Embora não mencione os valores dos orçamentos, tenha a noção que actualmente rondam os 2€/Wp (Dois Euros por cada W instalado). Boas escolhas!
Cmps,
-
Quanto ao local, sou da Madeira mais precisamente do Funchal, por isso a nivel de potência penso que por volta dos 4000 W acho que não está mal.JDuarte Escreveu:Viva DidoDido,
Cmps,
Quanto ao cabo a utilizar, não percebo mesmo nada ... LOL .... o ideal deve ser de 10mm ou 20mm ?
Já agora deve ser mais curto o cabo AC ou DC ?
O inversor deverá ser com transformador ou sem transformador ?
Os orçamentos que tenho andam à volta de 10.000 euros
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Neste tópico, nesta secção, não se pode discutir preços ou nomes de firmas, só a qualidade e caracteristicas, tal como proposto no inicio do tópico. Se quiserem colocar todas as questões só no mercado livre.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Viva Didodido
Já que as propostas se baseiam no kaco, vá ao site da kaco, faça download do KacoKalcPro (http://www.kaco-newenergy.com/products/ ... co-calc/88" onclick="window.open(this.href);return false;), com o software poderá ver quais as perdas esperadas em função da secção do cabo e da distância entre componentes.
Quantos aos preços, não conheço a realidade do mercado por aí, possivelmente a concorrência é menos feroz que no continente.
Cmps,
Já que as propostas se baseiam no kaco, vá ao site da kaco, faça download do KacoKalcPro (http://www.kaco-newenergy.com/products/ ... co-calc/88" onclick="window.open(this.href);return false;), com o software poderá ver quais as perdas esperadas em função da secção do cabo e da distância entre componentes.
Quantos aos preços, não conheço a realidade do mercado por aí, possivelmente a concorrência é menos feroz que no continente.
Cmps,
-
- Membro Silver
- Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Viva
As alternativas propostas pelo Jduarte são excelentes, se de todo nao for possivel nenhuma delas , é de ir sempre para a opção Kaco com o 4200, a opp+ção com SMA, nao vale a pena ter em conta , porque vai ter produções muito baixas, quanto á potencia deverá ser o mais possivel , Tal como o Jduarte já disse , todos os fabricantes teem simuladores, é só fazer o download , o que interessa é nao exceder as voltagens maximas permitidas pelo inversor, se exceder em termos de potencia em wtts não há problema, Há que ter em atenção que nos simuladores , todos eles veem por defeito configurados com uma temperatura minima de -10c alguns com-15 , que em portugal nunca são atingidas , por isso há que alterar a temperatura para -2 que é mais do que suficiente para a Madeira.
Mario
As alternativas propostas pelo Jduarte são excelentes, se de todo nao for possivel nenhuma delas , é de ir sempre para a opção Kaco com o 4200, a opp+ção com SMA, nao vale a pena ter em conta , porque vai ter produções muito baixas, quanto á potencia deverá ser o mais possivel , Tal como o Jduarte já disse , todos os fabricantes teem simuladores, é só fazer o download , o que interessa é nao exceder as voltagens maximas permitidas pelo inversor, se exceder em termos de potencia em wtts não há problema, Há que ter em atenção que nos simuladores , todos eles veem por defeito configurados com uma temperatura minima de -10c alguns com-15 , que em portugal nunca são atingidas , por isso há que alterar a temperatura para -2 que é mais do que suficiente para a Madeira.
Mario
Cumprimentos
Mario

http://lagossolar.wordpress.com
http://www.pv-log.com/en/photovoltaicpl ... joao-lagos
Mario

-
Boa tarde
Obrigado pelas dicas.
Ainda me é dificil traduzir por miudos algumas dicas que me vão fornecendo pois falam deste tema com muita à-vontade.
Em relação aos painéis que vos falei da Arinna, teem opinião formada sobre os mesmos ?
Conseguem explicar-me melhor com a Potência de ligação - 3,45 o inversor tem de ser sempre superior, neste caso o Kaco 3600. É isso ?
E como sei que para uns 16 módulos fotovoltaicos Arinna policristalinos de 280 W (4480 W) este inversor Kaco 3600 é o certo ? Expliquem-me só a nivel de potencia. Consegue-se ver isso com facilidade ? Os painéis devem ter potencia superior ao inversor, certo ? Mas muito mais ?
Este inversor é Kaco é de 3600 porque a potencia de ligação é 3,45, sendo por isso superior ?
Devem se estar a rir com tantas perguntas, algumas até estúpidas mas como vos disse não percebo nada.
Mais uma vez obrigado.
Obrigado pelas dicas.
Ainda me é dificil traduzir por miudos algumas dicas que me vão fornecendo pois falam deste tema com muita à-vontade.
Em relação aos painéis que vos falei da Arinna, teem opinião formada sobre os mesmos ?
Conseguem explicar-me melhor com a Potência de ligação - 3,45 o inversor tem de ser sempre superior, neste caso o Kaco 3600. É isso ?
E como sei que para uns 16 módulos fotovoltaicos Arinna policristalinos de 280 W (4480 W) este inversor Kaco 3600 é o certo ? Expliquem-me só a nivel de potencia. Consegue-se ver isso com facilidade ? Os painéis devem ter potencia superior ao inversor, certo ? Mas muito mais ?
Este inversor é Kaco é de 3600 porque a potencia de ligação é 3,45, sendo por isso superior ?
Devem se estar a rir com tantas perguntas, algumas até estúpidas mas como vos disse não percebo nada.
Mais uma vez obrigado.
-
- Membro Silver
Boas,didodido Escreveu:Boa tarde
Obrigado pelas dicas.
Mais uma vez obrigado.
Quanto aos paineis não consigo ajudar, não conheço ninguem que os tenha,e nao consigo abrir o site deles, o que nao é bom sinal , quanto ao inversor é assim:
A potencia nominal do inversor não pode exceder a potencia de ligação, convem ser o mais perto possivel ou igual, como é o caso do kaco 3600 e o Kaco 4200, são ambos de 3.45 nominais,alias o 3600 e o 4200 são na pratica o mesmo inversor,a Kaco apenas modou a designação, a nova desiganção é 4200 , mas ainda existem muitos 3600 em stock
quanto aos paineis posso dar-te mais alguma ajuda se indicares as especificações.
Mario
Cumprimentos
Mario

Mario

-
Bom dia, amigos
A vossa ajuda tem sido preciosa, neste meu começo.
Vejamos, segundo o que já li do JDuarte o Kaco 3600 tem duas versões uma 3,45 nominais e outra para 3,68. Estas versões só variam no firmware, pois o hardware é exactamente o mesmo e conseguem injetar na rede 3800 e 4000W respectivamente.
Como a minha é 3,45 nunca poderia utilizar o Kaco 3600 com potencia nominal de 3,68, senão ultrapassaria a minha potencia atrubuida, certo ?
Outra questão que coloco é a seguinte:
Como saber qual a potencia total ao nivel de paineis que posso ligar a um determinado inversor ?
Por exemplo: inversor Kaco 3,35 injeta até 3800 W na rede, logo o total de potencia dos painéis deverá ser superior a esse valor de 3800W, senão não iria fazer sentido. Mas além destes 3800W, qual a potencia que devo acrescentar em painéis ? Tudo isto tem a ver com perdas de potencia que irei ter por isso por forma a precaver as mesmas tenho de subir o numero de (W), acrescentando mais painéis. É isso ?
A vossa ajuda tem sido preciosa, neste meu começo.
Vejamos, segundo o que já li do JDuarte o Kaco 3600 tem duas versões uma 3,45 nominais e outra para 3,68. Estas versões só variam no firmware, pois o hardware é exactamente o mesmo e conseguem injetar na rede 3800 e 4000W respectivamente.
Como a minha é 3,45 nunca poderia utilizar o Kaco 3600 com potencia nominal de 3,68, senão ultrapassaria a minha potencia atrubuida, certo ?
Outra questão que coloco é a seguinte:
Como saber qual a potencia total ao nivel de paineis que posso ligar a um determinado inversor ?
Por exemplo: inversor Kaco 3,35 injeta até 3800 W na rede, logo o total de potencia dos painéis deverá ser superior a esse valor de 3800W, senão não iria fazer sentido. Mas além destes 3800W, qual a potencia que devo acrescentar em painéis ? Tudo isto tem a ver com perdas de potencia que irei ter por isso por forma a precaver as mesmas tenho de subir o numero de (W), acrescentando mais painéis. É isso ?
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Sim. Mete o máximo possível. 4500 ou 4600.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm
Podes utilizar o KacoCalc Pro é muito fácil de usar.
-
Um termo que tenho encontrado por aqui e que não sei o que é, ou melhor posso saber mas não com este nome: strings .
Quem me ajuda ?
Quem me ajuda ?
-
- Membro Platinium
Séries... Eu tenho duas de 9 painéis cada.
-
ObrigadoVolt Escreveu:Séries... Eu tenho duas de 9 painéis cada.
Por acaso logo após colocar aqui a questão consegui decifrar o meu inigma.
Já agora digam-me uma coisa, posso por exemplo ter todos os painéis ligados numa mesma séria ? Qual o objetivo de ter mais do que uma série ?
Digam-me uma coisa. Em principio segundo a montagem que idealizei (já que não tenho outra hipótese), a totalidade dos meus painéis não vai captar a luz solar ao mesmo tempo, devido a algumas sombras. Isto vai acontecer durante uns 20 minutos, após o que tudo vai estar a funcionar em pleno até ao fim do dia. Posso utilizar aqui essas liogações em série para não prejudicar a produção, já que uns vão estar a funcionar em pelno e outros não ? É isso, já que a produção é influenciada por aqueles paineis que não estão a captar a luz solar em toda a sua área. Posso estar a dar cabo de alguns painéis por causa deste problema ?
-
- Membro Silver
Viva ,didodido Escreveu:ObrigadoVolt Escreveu:Séries... Eu tenho duas de 9 painéis cada.
Por acaso logo após colocar aqui a questão consegui decifrar o meu inigma.
Já agora digam-me uma coisa, posso por exemplo ter todos os painéis ligados numa mesma séria ? Qual o objetivo de ter mais do que uma série ?
Digam-me uma coisa. Em principio segundo a montagem que idealizei (já que não tenho outra hipótese), a totalidade dos meus painéis não vai captar a luz solar ao mesmo tempo, devido a algumas sombras. Isto vai acontecer durante uns 20 minutos, após o que tudo vai estar a funcionar em pleno até ao fim do dia. Posso utilizar aqui essas liogações em série para não prejudicar a produção, já que uns vão estar a funcionar em pelno e outros não ? É isso, já que a produção é influenciada por aqueles paineis que não estão a captar a luz solar em toda a sua área. Posso estar a dar cabo de alguns painéis por causa deste problema ?
Se a tua opção for o kaco 3600/4200, terá que ser sempre uma só string , porque com duas strings de 9 paineis , o inversor não atinge a voltagem minima necessaria para funcionar, penso que sao 350v, não te preocupes com os 20 minutos de sombra, se forem só mesmo 20, não tem grande problema, alias no kaco teres 1 ou duas strings em termos de sombras vai dar ao mesmo porque o inversor só tm uma MPP, a unica opção viavel é mesmo uma unica string , já que com duas strings de 9 , elas nao atingem os 350vv cada uma , o resultado disso é que o inversor nem sequer liga, mas o teu instalador deve saber isso.
Mario
Cumprimentos
Mario

Mario

-
- Membro Platinium
Como disse o mcarneiro, 9 painéis (que devem ter uns 30v, em série dará uns 270v), é pouco para esse inversor. Independente disso, se as sombras forem ao início ou fim do dia, não te importes com elas. Já se forem durante as horas de mais Sol, importa-te e muito, pois quer em série, quer em paralelo, há resistência nos módulos sombreados, que pode dar avaria ("pontos quentes").
-
Mais uma vez obrigado pela grande ajuda que me estão a prestar.Volt Escreveu:Como disse o mcarneiro, 9 painéis (que devem ter uns 30v, em série dará uns 270v), é pouco para esse inversor. Independente disso, se as sombras forem ao início ou fim do dia, não te importes com elas. Já se forem durante as horas de mais Sol, importa-te e muito, pois quer em série, quer em paralelo, há resistência nos módulos sombreados, que pode dar avaria ("pontos quentes").
Quando se referem à voltagem ( V ) dos painéis, referem-se à voltagem nominal, certo ?
Que me dizem das caraterísticas dos painéis que pretendo montar ?
PAINÉIS ARINNA
Nominal peak power: PMAX 235 W
Nominal voltage: VMPP 29.10V
Nominal current: IMPP 8.10 A
Open-circuit voltage: VOC 36.80V
Short-circuit current: ISC 8.60A
Module effi ciency: η 14.16%
Fill factor: FF 74.48 %
Tolerances for electrical data: ±3 %
Typical temperature coeffi cients
Power: PMPP -0.46 %/K
Open-circuit voltage: VOC -0.34 %/K
Short-circuit current: ISC +0.04 %/K
Typical connection parameters
Max. system voltage: 1000 VDC
IP protection level: IP 65
Max. counter-current: 15 A
Mechanical data
Cells: 60 pc. Si polycrystalline 156 x 156 mm
Cell-layout: 6 x 10
Glass: ESG 4 mm structured
Cell-matrix: EVA (Ethylen-Vinyl-Acetat)
Back: Composite fi lm
Frame: Anodized aluminium
Connection box: 1 connection box with 3 bypassdiodes and 100 cm long
Solarkabel 4 mm²,pre-equipped with plugs.
Length: 1660 mm
Width: 1000 mm
Height: 45 mm
Weight: approx. 23 kg
Allowed operation conditions
Temperature range: -40°C to +80°C
Max. pressure test: according to IEC 61215 until 5400 Pa (extended test). SKL II
Certifi cation
EN 61730-1/ EN 61730-2: 2007
EN 61701
IEC 61215
-
- Membro Platinium
Viva.
.
Há aqui pessoal bem mais entendido que eu. Mas a tensão limite do inversor, creio que é em circuito fechado (além desta, a outra que aí apresentas nesses painéis é em circuito aberto)... Tens de perguntar essas coisas ao instalador que ele saberá de certeza. Segundo essas características, cada painel tem 29,1V e 8,1A, logo, 235W (29.1*8.1=235.71). Se fizeres duas strings de 9 painéis cada, dará 261,9V (29.1*9) e 16,2A (8.1*2). Só uma string dará 523,8V (29.1*18) e 8,1A. Esse inversor prefere esta segunda hipótese.
.

Há aqui pessoal bem mais entendido que eu. Mas a tensão limite do inversor, creio que é em circuito fechado (além desta, a outra que aí apresentas nesses painéis é em circuito aberto)... Tens de perguntar essas coisas ao instalador que ele saberá de certeza. Segundo essas características, cada painel tem 29,1V e 8,1A, logo, 235W (29.1*8.1=235.71). Se fizeres duas strings de 9 painéis cada, dará 261,9V (29.1*9) e 16,2A (8.1*2). Só uma string dará 523,8V (29.1*18) e 8,1A. Esse inversor prefere esta segunda hipótese.

-
Boa tarde
Tenho uma proposta em mãos com os painéis da marca KaneKa.
Alguém já ouviu falar desta marca ?? É de confiar ??
Tenho uma proposta em mãos com os painéis da marca KaneKa.
Alguém já ouviu falar desta marca ?? É de confiar ??