Vectrix VX-1

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 23, 2012 12:12 am

Re: Vectrix VX-1

Mensagem por joaorui5 »

Volt
Tens razão, por lapso referi manómetro da direita em vez de manómetro da esquerda.

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por joaorui5 »

Mumia
circulo com a moto com a matricula Espanhola que é a que unica que tenho porque a outra ainda não foi atribuída, e não nunca pensei em pintar a minha toda de branco, eu gosto daquele verde, é diferente e animado, já pensei foi em tirar as risquinhas brancas.
Quanto a importação de Espanha, o que se está a passar lá é que muitos compram estas motos sem estarem bem informados das suas limitações e depois vendem-nas ao desbarato, além de que lá têm uma subvenção do estado que acho eu paga quase um quarto do preço da moto, vê o caso da moto que fui ver a vigo, comprada á menos de um ano por mais de 6.000€ e vendida menos de um ano depois por 3.190€, e sem problemas técnicos, é claramente alguém que se quis livrar da moto porque não servia para aquilo que queria (calculo eu que por falta de informação), além disso em espanha eles têm milhares de scooter's a circular pelas cidades não é como cá e em face disso a maioria das pessoas não deve ter paciência para aguentar uma Vectrix, para se ter uma electrica é preciso fazer algumas cedências, é como um casamento se não houver paciência e cedências a corda rebenta e.......vende-se a scooter e compra-se uma com motor de C.I.
Cumprimentos

João Rui

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

uhmm ok ok pensei que ja tava matriculada.. :)
Sim eu falei no branco pq (eu) não gosto das riscas... mas de uma so cor concordo fica mais bonita ;) (tira essas riscas) hihihiih :P

Pois.. é uma diferença de valores mt grande mesmo e a importaçao, a ser como tenho estado a ver contigo sem qq duvida compensa, eu ja tinha andado a ver, mas faltava-me esses pontos q te perguntei da inspecção /ruido etc... e claro não tenho a sorte estar tao perto de Espanha ;) mas mas é um mercado upa upa!!!

vai dando mais noticias :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

joaorui5 Escreveu:Volt
Tens razão, por lapso referi manómetro da direita em vez de manómetro da esquerda.
Pois, era o que eu calculava, mas ainda assim, concluías mal que elas têm informações diferentes. Não têm. As Li e as NiMH são iguais nesse aspecto. Os displays só são diferentes naquele caso que referi (com o corte corrente desligado e o punho pressionado) e em mais dois: Quando a mota está em carga, ou quando tem um aviso amarelo ou vermelho. O amarelo pode ser por exemplo falha de comunicação no encoder. O vermelho pode ser por exemplo problemas de alta temperatura nas baterias, ou tensão muito baixa.

:-).

PS: Os espanhóis conseguem comprar uma Li nova por cerca de 7 mil euros graças a três factores: 1 - IVA de 18%; 2 - Comparticipação do estado de 25%; 3 - PVP da mota ligeiramente inferior ao português.

PPS: São 3 mil euros que um espanhol paga a menos que um português, o qual apenas poderá receber 800 no retorno do IRS e em situações muito "especiais"...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

Volt Escreveu:PPS: São 3 mil euros que um espanhol paga a menos que um português, o qual apenas poderá receber 800 no retorno do IRS e em situações muito "especiais"...
podia....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Atenção que preço da mota antes de impostos é mais barata em espanha... estranho...

Sent by Motorola Defy+
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por joaorui5 »

Volt
Quando fui a Espanha ver a Suposta VX-1 Li que afinal não o era, o importador explicou por telefone ao tipo do Stand isso mesmo, que para confirmar se era de Li a informação disponivel
(com o corte corrente desligado e o punho pressionado) era diferente e deveria fornecer as 4 temperaturas sequêncialmente coisa que a moto não fazia apenas dava a informação da temperatura e tensão. Se vires mais acima no post já tinha referido isso e admitido que foi uma novidade para mim, quanto ás minhas fontes de informação:

antiscab
05/25/2012 - 00:39
Hi Joan Rui,
The Lithium version shows the battery voltage while riding.
It also shows lowest cell voltage and I think highest cell voltage.
The charger is the gold Runke charger

They also have the VX1-Li (30Ah0 or VX1-Li+ (45Ah) markings
The 45Ah version is better for sustained high speeds...

regards,
Matt

Tenho a certeza que sabes quem é e se fui mal informado não foi porque não procure boas fontes como podes constatar, aliás não penses que não aprendo ou sequer que duvido daquilo que me dizes, simplesmente noto nos teus comentários um tom critico do género " este ainda agora chegou e acha que sabe tudo...", ,mas não é nada disso, comecei por dizer nos meus primeiros post's, "estou aqui para aprender com quem sabe mais do que eu" e é isso mesmo que pretendo fazer.

Cumprimentos
João Rui

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Gosto da maneira como contas as histórias não sei porque gosto pois leio de uma ponta a outra e tiro muitos conselhos uteis...

Quanto ao ler tons criticos é o que dá não veres a pessoa do outro lado de teclado! ;)
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Também acho serges. :-).
joaorui5, se a minha ideia fosse essa não te estaria a ajudar (não é?), nem me interessaria por isso. Sei quem é o antiscab, claro. Mas o facto de essas informações estarem mal, é um facto. Creio que é importante esclarecer também quem vem ler informações novas e não sabe o que está certo e o que não está. Daí eu procurar informar o melhor possível.

Outra maneira de detectar em Vectrix (de origem) se são o modelo novo ou o antigo, é olhar para os punhos. Os punhos de origem mudaram e, estes novos, estão muito melhores. :-D.

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

vaaa eu até regalo os olhos a aprender mais :) ehehe

bebo de informaçao como de agua num deserto ihihihi :P

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por joaorui5 »

Volt
Qual é a diferença dos punhos?
Nem sequer reparei nos punhos da moto que fui ver a Espanha...
Volt, o facto de eu por vezes referir "Tensão" e não "Volt"agem" é só para te provocar...Lol, estou a brincar é claro, só para quebrar o gelo.
Em relação ao punho eu até gosto dos que a minha tem, já li algures que com o calor se desfazem mas como eu ando muito devagarinho e acelero pouco ainda não dei por isso.
Já agora que estou em maré de perguntas, tendo em conta que eu ando relativamente devagar +- 50/70 K/h, que raramente faço mais de 30 Km/dia e que durante esses +- 30Km posso carregar a moto varias vezes, qual o tipo de procedimento mais aconselhavel de forma a prolongar a vida das baterias NiMH ?
Agradeço desde já a vossa ajuda,
Cumprimentos

João Rui

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Boas joaorui5,

Podes carregar sempre que quiseres. Deves mesmo.
As baterias não gostam de extremos. Nem muita, nem pouca voltagem. Muita, em princípio não há problema pois o carregador corta aos 151V. Pouca é que tens tu de ter cuidado.
Corres é o risco de ao fim de uns 2000kms ficar com o indicador de carga meio viciado.
Nesse caso (e só nesse caso) deverás fazer uma descarga profunda. Até a luz vermelha da bateria acender e depois podes andar mais uma meia dúzia de kms (sem puxar pela moto!) até ela ter nitidamente pouca força. Não deverá passar dos 30km/h em plano. Depois é só colocar de novo à carga.
Se tiveres que a guardar por um longo tempo (inverno por exemplo) deverá ser guardada CARREGADA por causa das perdas, para evitar que o pack baixe dos 100v, pois assim o carregador já não a carrega!
E também tens de ter muito cuidado com o calor. As Vectrix não se dão bem com o calor. Logo evita deixar a moto ao sol, e evita também usar o travão regenerativo com o moto com muita carga (80% SOC), pois se as células estiverem cheias, a carga do travão é transformada em calor, aquecendo o pack.
Mais, aconselho que passes muitas horas a ler o visforvoltage, que é a melhor enciclopédia que existe.
Eu já lá perdi dias...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por joaorui5 »

Então nada de luz Vermelha, certo? Por acaso a minha nunca acendeu
Em relação ao delay ? devo deixar umas horas antes de arrancar o carregamento? assim também carraga mais tarde e provalvelmente com temperaturas ambientes inferiores.
Devo usar um Timer para desligar o carregamento?

Agora outra questão, alguém acha que a moto é muito dura no empedrado, já alguém tentou baixar a pressão dos pneus?
outros pneus mais macios ?
mudar o oleo da suspensão da frente por um mais fino ?

Agora uma ultima mas importante pergunta, quando passar por uma bomba de gasolina da nossa conhecida "Galp", devo buzinar uma vêz ? devo buzinar duas vezes ? ou devo parar e fazer um manguito ?

Cumprimentos

João Rui

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Quanto a ultima questão sempre que passares por bombas de gasolina deves apitar 3 vezes e dizer eu não uso gasolina e mostras a lingua :lol:
Live long and prosper!

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Mmm... atividade interessante para fazer nos desfiles quando se realizarem encontros! Um bando de VE's a passar pelos postos de combustíveis e a apitar em surdina :lol:

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Mais louco era passar pelas sedes da GALP, REPSOL e BP e fazer um buzinão, desenrolando uma faixa a dizer "De nós, nem um cêntimo levam!!!". :D

Podes ir à luz vermelha, mas eu não aconselho a ir frequentemente. Quando ela acende ainda tens alguma folga, entre uns 8 a 10 kms a velocidade reduzida. Mas é como a reserva num CI. Avisa que estás a ficar "seco" e logo deves ter cuidado. E em especial não deves forçar muito a moto pois poderá, no pior caso, haver uma queda brusca de tensão numa célula e ela morrer.

Quanto ao timer, a moto tem já incorporado. Com ela ligada, apertas o travão da frente, e ficando sempre a carregar, desligas a moto. Quando ligares à carga, ela fica com um delay de 30 minutos. O mesmo se passa com o travão de trás, mas neste caso é possível escolher o delay. Tens o procedimento no DB do nosso catalão:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 5&start=40" onclick="window.open(this.href);return false;

Quanto ao empedrado, eu infelizmente apanho todos os dias. E sim, é incómodo. Mas não deves baixar a pressão dos pneus, pois a moto é pesada (230kgs) e além disso ficaria a gastar mais...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Tensão é tensão. Correctíssimo. Creio que voltagem também já faz parte do dicionário, mas eu gosto mais das palavras dos antigos. :-D.

Os punhos, já deves saber como são os "velhos", mas aqui vai uma foto:
Os punhos velhos das Vectrix
Os punhos velhos das Vectrix
DSC00052[1].jpg (10.4 KiB) Visto 5979 vezes
Os novos, são mais assim (não sei se se consegue ver bem no vídeo, mas não encontrei foto):

Link

De resto, deves carregar sempre (como já foi dito). As descargas profundas devem ser feitas de vez em quando (eu só fazia quando a bateria já estava com um efeito de memória notório, coisa que só passa com a descarga profunda).

A luz vermelha é um aviso de tensão abaixo de um X valor (não me recordo qual é). Depois disso ainda tens uma "reserva". A descarga profunda é feita quando ela em recta já não passa dos 30kph (também já leste isto). :-).

Não é que a Vectrix não goste de sol, o que não é boa ideia (e aqui falamos de algo que é comum a todas as motas eléctricas) é deixar a mota a carregar ao sol no verão... As baterias podem sobreaquecer.

:-).

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

E por falar em passagens por bombas de gasolina, lembram-se desta?
Volt Escreveu:para finalizar, deixo-vos com um episódio que me aconteceu na semana passada.
penso que foi na segunda, num dia muito frio, em que lá tive de ir à bomba meter ar nos pneus. estava quase a estacionar na fila de "enchimento", quando me deu para abrir a viseira. o vento gelado se apoderou de minha face (de tom) rosada queimada e fez-me lacrimejar. lacrimejei de tal forma que, já estacionado, quando olhei para as restantes pessoas que estavam na fila, reparei que o meu "lacrimejanço" era o alvo das suas atenções. sem saber muito bem como explicar tamanha "lacrimejeira", decidi apontar para o preçário da gasolina (que estava mesmo ao meu lado) e encolher os ombros como quem diz: "paciência".
e assim fomos todos à nossa vida pacata e conformista.

;-).

ps: de notar que todas as pessoas logo logo acenaram a cabeça como que compreendendo o "lacrimejanço"...
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 34#p148834" onclick="window.open(this.href);return false;

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

sugarstorm Escreveu:Mais louco era passar pelas sedes da GALP, REPSOL e BP e fazer um buzinão, desenrolando uma faixa a dizer "De nós, nem um cêntimo levam!!!". :D
Isso também não será literalmente assim, pois num futuro próximo os postos de combustíveis deverão estar equipados com PCR's e afins para vender GALP "energia"... mas podia arranjar-se uma a dizer "De nós, nem mais uma gota levam!!!" :lol:

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por joaorui5 »

Embora um bocado fora do contexto, hoje recebi um Email onde me dizem que os microprodutores de energia têm de se colectar e pagar iva e IRS, portanto eu que pensava que uma das boas soluções para nós (EV's driver's) seria a microprodução já começo a ver que estamos condenados a ser escravos dos grandes grupos que mandam na nossa terra...

"Esclarecimento das autoridades tributárias
De acordo com informação recolhida pela APISOLAR junto das autoridades tributárias foi apurado que de acordo com os artigos 31º do Código do IVA e 112º do Código do IRS, o microprodutor deverá dar início de actividade junto das referidas autoridades, bem como proceder à declaração dos rendimentos resultantes da actividade de microprodução. Esta imposição aplica-se também aos microprodutores em situação de regime especial de isenção, com rendimentos inferiores a 5.000 €, nos termos do Artigo 53º do Código do IVA."

Como podem ver eles dão com uma mão e tiram com a outra, ou mesmo com as outras duas...

Volt, preciso de saber se o carregador da minha scooter é um E.S.D. ? podes ajudar-me ?

Cumprimentos para todos

João Rui

Bloqueado

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”