Baterias - Células 2 x 20Ah Vs 1 x 40Ah
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm
Baterias - Células 2 x 20Ah Vs 1 x 40Ah
Boas,
Após consulta do site http://www.ev-power.eu/, comparando células CALB de 20Ah e 40Ah verifica-se que:
-2 celulas de 20Ah
Volume = 2 x 0,453L = 0,906L
Peso = 2 x 0,75Kg = 1,5Kg
Custo = 2 x 24,9€ = 52,80€
-1 celula de 40Ah
Volume = 0,957L
Peso = 1,4Kg
Custo = 55,48€
Assim abro a discussão sobre quais as vantagens/desvantagens em utilizar uma configuração de 2 células em paralelo de 20Ah Vs 1 célula de 40ah.
Para o exemplo dado (e admitindo que todos os outros parâmetros são equivalentes) temos:
Vantagens
-menor volume
-custo inferior
Desvantagem
-maior peso
-maior numero de ligações
Que outras vantagens/desvantagens conseguem identificar?
Será o maior número de ligações uma desvantagem assinalável?
Após consulta do site http://www.ev-power.eu/, comparando células CALB de 20Ah e 40Ah verifica-se que:
-2 celulas de 20Ah
Volume = 2 x 0,453L = 0,906L
Peso = 2 x 0,75Kg = 1,5Kg
Custo = 2 x 24,9€ = 52,80€
-1 celula de 40Ah
Volume = 0,957L
Peso = 1,4Kg
Custo = 55,48€
Assim abro a discussão sobre quais as vantagens/desvantagens em utilizar uma configuração de 2 células em paralelo de 20Ah Vs 1 célula de 40ah.
Para o exemplo dado (e admitindo que todos os outros parâmetros são equivalentes) temos:
Vantagens
-menor volume
-custo inferior
Desvantagem
-maior peso
-maior numero de ligações
Que outras vantagens/desvantagens conseguem identificar?
Será o maior número de ligações uma desvantagem assinalável?
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: Baterias - Células 2 x 20Ah Vs 1 x 40Ah
O Jorge Rocha tem 60 células de 20ah que fazem um pack de 48V a 80ah, esta tudo no DB dele
Além do que já referiste, tens mais uma vantagem, é mais fácil arrumar 2 pequenas células, que uma grande.
Além do que já referiste, tens mais uma vantagem, é mais fácil arrumar 2 pequenas células, que uma grande.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
Boas,
Uma desvantagem, em paralelo existem sempre perdas por transferência embora pequenas, em alguns caso poderão ser significativas e potêncialmente desastrosas principalmente se estiver muito tempo parada.
Uma desvantagem, em paralelo existem sempre perdas por transferência embora pequenas, em alguns caso poderão ser significativas e potêncialmente desastrosas principalmente se estiver muito tempo parada.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Isto não passa de um mito, é bom que seja dito!zointz Escreveu:Boas,
Muito pelo contrario, se ouver alguma das celulas que perca mais rapido sua carga, essa será segurada pela carga das outras.
Eu tenho já quase 10 000km feitos com as minhas celulas em paralelos de 4 e sem bms. Por isso mesmo tenho estado muitissimo atento a todas as suas reações, e verifico que existe quase 100% de equilibrio no pack que formei, podendo afirmar que o balanceamento que fiz (por alto, com todas a 3,60V, logo após o termino do carregamento) tem-se mantido rigurosamente igual (a cada 3 dias verifico) e isto passados quase 4 meses.
Já por duas vezes (uma muito recentemente) esgotei o pack levando o controlador a fazer o corte por baixa tensão (aos 42V) e o valor das celulas estavam todas a cima dos 2,8V e todas muito proximas.
Posso decrever qual foi o meu critério para formar os conjuntos de 4:
* Pesei rigurosamente cada celula (todas estavam entre os 702 e os 742 gramas, se não me falha a memoria).
* Somei todos os seus valores.
* Dividi por o numero total das celulas para achar a média (o resultado foi 711 gramas).
* Peguei na média e multipliquei por 4 (2 844 gramas).
* Juntei 4 celulas que juntas prefizessem o valor da média X4.
E assim consegui formar os 15 conjuntos, onde, pelo menos, todos tinham o mesmo peso.
Poderia medir sua resistencia interna, mas não tinha aparelho à altura para esse rigor!
Poderia medir suas capacidades uma a uma, mas teria serão para todo o mês!
Como verifiquei que todas eram de medidas rigurosamente iguais, imaginei que o Polipropileno de que são envolvidas, foi estrusado, sendo de espesura/densidade sempre igual (peso igual), então só poderia ser diferente a quantidade de materiais de que é feitas as celulas, e isso irá infuenciar porpocionalmente sua capacidade.
Poderei até não ter usado a melhor técnica para as igualar, mas certo é que se têm mantido sempre iguais.
Apenas no inicio, que tinha o PowerLog ligado apenas a 6 celulas, verifiquei que ele também era balanceador e que aos poucos estava a baixar a tensão dessas 6 celulas.
Infelizmente ao fim de pouco tempo, com alguns descuidos, acabei por o danificar, estando agora à espera de outro, para vir a ser o meu CB no meu painel.
Dependendo das dimensões da caixa das baterias, estas podem ser melhores ou piores, mas no meu caso favoreceu o espaço de arrumações por baixo do acento.
Espero que tenha ajudado

Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Silver
- Contacto:
Boas,Jorge Rocha Escreveu:Isto não passa de um mito, é bom que seja dito!zointz Escreveu:Boas,
Atenção eu não disse que não era possivel, disse que uma das desvantajens é a ligação em paralelo devido ao que eu chamei perdas por transferência, eu sei que é possivel minimizar, e até com um pouco de sorte poderão em alguns casos ser vantajosa, mas não deixam de ser um potencial problema.
No mundo real raramente se usa ligações de baterias em paralelo e não será por acaso.
Resumindo, claro que é possível, mas é uma desvantagem que aumenta a complexidade da solução e foi essa a questão deste tópico.
-
- Membro Platinium
Boas zointz,zointz Escreveu:Boas,Jorge Rocha Escreveu:Isto não passa de um mito, é bom que seja dito!zointz Escreveu:Boas,
Atenção eu não disse que não era possivel, disse que uma das desvantajens é a ligação em paralelo devido ao que eu chamei perdas por transferência, eu sei que é possivel minimizar, e até com um pouco de sorte poderão em alguns casos ser vantajosa, mas não deixam de ser um potencial problema.
No mundo real raramente se usa ligações de baterias em paralelo e não será por acaso.
Resumindo, claro que é possível, mas é uma desvantagem que aumenta a complexidade da solução e foi essa a questão deste tópico.
Eu sou uma pessoa que tenho um acreditar muito grande nas experiencias por mim efectuadas, mas se existir algo que vá contrariar o que eu já tinha dado como explicado, desde que tenha alguma logica, eu até aceito essa possibilidade e tentarei coloca-la à prova.
Poderias explicar em que fundamentos te guias?
-
- Membro Silver
- Contacto:
Boas Jorge,
Basicamento fundamento a minha afirmação com base em que todas as celulas são semelhantes mas com pequenas diferencas entre elas, se aceitarmos isto, então sabemos que 2 celulas que tenham tensões diferentes no mesmo nivel de carga obrigatóriamente irá fazer com que uma delas drene para a outra.
Se aceitarmos isto, então teremos as tais perdas por transferência que imagino eu que irão agravar-se com a idade das baterias, e julgo que o principal problema será mesmo a idade.
Basicamento fundamento a minha afirmação com base em que todas as celulas são semelhantes mas com pequenas diferencas entre elas, se aceitarmos isto, então sabemos que 2 celulas que tenham tensões diferentes no mesmo nivel de carga obrigatóriamente irá fazer com que uma delas drene para a outra.
Se aceitarmos isto, então teremos as tais perdas por transferência que imagino eu que irão agravar-se com a idade das baterias, e julgo que o principal problema será mesmo a idade.
-
- Membro Platinium
Boas zointz,
Ai é esse tipo de perdas a que te referes!?
Mas esse efeito de perdas por transferencia também se dá com as celulas unicas, daí as celulas aquecerem quando são carregadas ou descarregadas com fortes correntes.
Estando elas em série, e com os ligadores/barramentos de ligas boas condutoras (ex:Cobre) com secções bem dimencionadas, e ligadas de forma inteligente (*), tudo fica equilibrado como se de uma unica celula se tratasse!
* Poderia ter explicado, mas isso depende um pouco do tipo de série que se faça.
Ai é esse tipo de perdas a que te referes!?
Mas esse efeito de perdas por transferencia também se dá com as celulas unicas, daí as celulas aquecerem quando são carregadas ou descarregadas com fortes correntes.
Estando elas em série, e com os ligadores/barramentos de ligas boas condutoras (ex:Cobre) com secções bem dimencionadas, e ligadas de forma inteligente (*), tudo fica equilibrado como se de uma unica celula se tratasse!
* Poderia ter explicado, mas isso depende um pouco do tipo de série que se faça.