Ora mais uns kilómetros para a minha menina.
O interessante nos últimos dias foi mesmo o chamado efeito de "reversible voltage depression". Chamemos-lhe, apesar de erradamente, o efeito memória.
Depois de mais de 5000 kms sem uma descarga profunda a ZEV parece que se tinha esquecido qual a sua real capacidade de bateria. Um dia da semana passada fez 45 kms, com uma carga pelo meio de 15 minutos (uns 400W?), e mesmo assim chegou ao fim já com a luz vermelha acesa. Mas como não tive tempo para baixar mais um pouco a voltagem, ficou pelos 124v, e quando carregou faltavam 5 traços no mostrador! apesar de a voltagem estar lá (carregou até aos 144v) e mostrava uma autonomia de uns 45 kms. No regresso, outros 45 kms, com outra paragem de mais 15 minutos de carga pois não quería ficar apeado. Outra carga e continuam a faltar 5 traços no carregador, autonomia de 34kms!!! isto porque tenho uma grande subida ao pé de casa e ela faz o cálculo pelos últimos kms.
Pensei "tenho mesmo de fazer uma profunda".
Então lá parti para a aventura. O meu grande problema é que os dois locais onde posso fazer cargas GRANDES são no fim de GRANDES subidas (subida de VFX e de Monsanto). E a última coisa que quero é chegar ao início dessas subidas e ter de levar a menina ao colo

Por isso, muito controlo no punho, e aos 42 kms a luz vermelha no meio da subida final para Monsanto. Cheguei acima (ufa!!!) a 40 kms/h, e fiz mais 8 kms em plano para levar a voltagem sem esforços aos 119v. Nova carga de 5 horas e tudo normal. Autonomia de novo nos 90 kms. E muito menos calor no pack.
O grande problema destas Nimh é mesmo este cuidado que temos de ter constantemente com elas.
E já lá vão 58260 kms.