SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

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Mumia
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Mumia »

Jorge Rocha Escreveu:Penso que qualquer disjuntor tem proteção térmica, pois é essa que normalmente é acionada, só será diferente em caso de curto circuito.

ora nem mais ;)
Jorge Rocha Escreveu:O calor excita as baterias, o que faz com que elas envelheçam mais rápido (oxidem mais) :)
sim.. normal.. mas da-lhes outra genica ;) durante.... 3 meses ehehehe (nao convem é ser em demasia) ;)

mas tb como se diz... tudo o que é demais faz mal ;)
Queimo, mas apenas electrões....
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Hoje fiz o mesmo percurso e correu tudo normalmente. :D

Ontem talvez tenha abusado do acelerador, já estava atrasado para as aulas. :oops:

Deve ter sido uma situação pontual, não me preocupei muito. Se voltar a acontecer talvez tenha alguma avaria no disjuntor.
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Nova actualização:
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IMG0214A.jpg (69.42 KiB) Visto 2734 vezes
28000 kms sem grandes chatices! :D

Vou abrandar um pouco agora, pois estou em época de exames e vou menos à escola. Mesmo assim esperava chegar aos 30000 antes de a mota fazer 2 anos.

No domingo devo ir até Lisboa ao grande encontro do Forum, onde espero conhecer mais pessoal dos VE.
Vai ser um dia espectacular de certeza! :D
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

A Predator continua a rolar bem e está quase a chegar aos 29.000 kms.
No Domingo é dia de 2º Aniversário! :D

Venho pedir opinião aos especialistas sobre o assunto do disjuntor. Já tinha relatado aqui o disparo do disjuntor num dia mais quente em que abusei do acelerador. Na semana passada aconteceu algo anda mais estranho. No mesmo percurso que faço para a escola, tive de puxar um pouco por ela pois estava atrasado. Quando cheguei desliguei a mota e deixei-a parada durante 3 horas. Quando ia regressar a casa, rodei a chave mas nada aconteceu. Fui logo directo ao disjuntor e estava desarmado. Tentei armá-lo mas ele não queria ficar ligado, insisti e lá se manteve armado. Vim para casa devagar com medo de ter problemas mas correu tudo bem. Até agora não voltou a acontecer.

Andei a pesquisar e é difícil achar disjuntores com as mesmas características. Um amigo que trabalha em instalações, achou-me um ABB de 100A no Caiado, mas é bastante caro, mesmo com o desconto para ele.

-Alguém com CB sabe a corrente máxima que as Predators gastam a puxar bem em subidas?
-Substituir o disjuntor por um fusível dará a mesma protecção? O fusivel é muito mais barato embora seja mais chato de substituir se se fundir.
-Quem já teve chatices com o disjuntor como é que resolveu?

Fico a aguardar opiniões... ;)
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Jorge Rocha
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Jorge Rocha »

Não sei se te lembas do Sérgio, da Predator cinza (a mais antiga que esteve em Aveiro), ele teve problemas com o disjuntor, que mesmo armado não dava passagem. Eu coloquei-lhe 2 disjuntores de 50A de fabrico nacional (efapel) que até são dos mais baratos qualidade /preço, cada um por 2,60€. Já foram feitos alguns milhares de kms e até agora tudo ok.

Coloqueios em paralelo, claro (com um chante de fio em cobre bem grosso).
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Não queria ir para a solução de usar disjuntores AC. Sei que são mais baratos que DC e que há motas a usá-los, mas se fazem disjuntores para DC é porque existe diferença na construção. Não te esqueças que a corrente em AC vai a zero, duas vezes por ciclo e é nessa altura que o disjuntor extingue o arco e abre o circuito. Pode não ter havido problemas até agora porque nunca houve curto-circuitos no sistema, mas se houver um problema grave o disjuntor pode pegar fogo! :?

Além disso o espaço onde está o disjuntor é bastante à justa e não sei se lá cabem 2 em paralelo. Talvez desviando um pouco o BMS e alterando a passagem dos cabos. Não conheço bem a mota por dentro pois nunca lhe tirei os painéis traseiros.

Colocaste um bipolar ou dois separados em paralelo? Se colocaste 2, não vão disparar ao mesmo tempo.

Acho que prefiro soluções feitas para DC. :)
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pafi
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por pafi »

e_bike Escreveu:-Alguém com CB sabe a corrente máxima que as Predators gastam a puxar bem em subidas?
Aqui a subir a Av. Elíseo de Moura (a fundo e a cerca de 70km/h) a tensão começa por baixar até cerca dos 70,71V e depois estabiliza em 72,73V e a corrente chega a atingir mais que 120A, mas depois também diminui e estabiliza.
Na próxima vez que lá passar ficarei mais atento.

2 anos!!! Boa :D

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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Barrocas »

esse disjuntor parece estar a avisar que vai pifar... mais cedo ou mais tarde, ficas apeado.

Tambem tenho usado opções AC, por ser mais acessivel, mas sei que nao é o ideal, e tambem procuro alternativas.
Temos um mercado pouco favoravel a DC... e as motitas sao umas gulosas em Amps :)

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galt
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por galt »

Barrocas Escreveu:esse disjuntor parece estar a avisar que vai pifar... mais cedo ou mais tarde, ficas apeado.

Tambem tenho usado opções AC, por ser mais acessivel, mas sei que nao é o ideal, e tambem procuro alternativas.
Temos um mercado pouco favoravel a DC... e as motitas sao umas gulosas em Amps :)
Eu neste momento tenho na minha um disjuntor AC de 100A que custou +/- 26euros. (posso dar as referências se precisarem)

Antes de comprar este, mandei vir um correto da china de corrente contínua, mas percebi que demorava cerca de 1 mês a chegar, então comprei o de corrente alternada. Assim tive a mota parada 4 dias até descobrir o disjuntar e chegar à minha mão.

O de corrente contínua tenho aqui guardado. Posso dar as referências se alguém quiser. O preço com transporte acho que não chegou a 10euros.
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Barrocas
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Barrocas »

A mim interessa, e acho que ao restante pessoal também ;)

de onde mandaste vir esse disjuntor DC, e é de quantos A?

Algo tipo este?
Disjuntor DC 125A
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Obrigado pelos vossos comentários! :D

Concordo com o barrocas! Por isso tenho andado a pesquisar alternativas aos chineses, mas é dificil achar disjuntores DC para mais de 63A.

Achei este: http://www.solar-electric.com/mnedc125.html" onclick="window.open(this.href);return false; - É para sistemas solares e ainda estou a tentar descobrir se o vendedor manda para Portugal.

O da imagem que o barrocas colocou é igual ao meu. É chinoca e não o encontrei à venda em nenhum lado, só me aparecem sites chineses.

Os disjuntores AC só servem como interruptores ou protecção térmica. Se houver um curto-circuito grave duvido que aguentem sem se estragar.

Galt partilha aí a loja onde compraste o chinoca! ;)
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Jorge Rocha
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Jorge Rocha »

Já que queres algo mesmo bom, não penses nesses para o sistema solar, é que não são constuidos para a vibrações de um veiculo em estradas portuguesas...

Vou dizer algo que uma vida de trabalho me ensinou:

Podes obter um produto final de boa qualidade utilizando material de fraca qualidade, desde que saibas seus pontos fracos e utilizes a melhor forma para o constuir.
(ou a operação inversa)
Podes obter um produto final de fraca qualidade mesmo que utilizes materiais de boa qualidade, se não os souberes aplicar da forma correta.

Se queres resolver o problema do corte por curto circuito arranja um fusivel. Podes coloca-lo em série com um disjuntor ou interruptor... (penso que é uma mais valia poder desligar o circuito se nessessário)

Quando te apresentei uma solução, economica e facil de colocar em pratica, era só para teu beneficio...
Os dois disjuntores que eu substitui na Predator ocuparam exactamente o mesmo espasso do anterior!

Bom trabalho
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jmal
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por jmal »

Os disjuntores não se destinguem por serem AC ou DC, mas sim pelas curvas de disparo, para esta nossa aplicação o melhor é mesmo os fusiveis, e é dificil encontrar disjuntores que tenham curvas que se enquadrem nesta aplicação, o que não acontece com os fusiveis.
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Jorge Rocha Escreveu:Já que queres algo mesmo bom, não penses nesses para o sistema solar, é que não são constuidos para a vibrações de um veiculo em estradas portuguesas...

Vou dizer algo que uma vida de trabalho me ensinou:

Podes obter um produto final de boa qualidade utilizando material de fraca qualidade, desde que saibas seus pontos fracos e utilizes a melhor forma para o constuir.
(ou a operação inversa)
Podes obter um produto final de fraca qualidade mesmo que utilizes materiais de boa qualidade, se não os souberes aplicar da forma correta.

Se queres resolver o problema do corte por curto circuito arranja um fusivel. Podes coloca-lo em série com um disjuntor ou interruptor... (penso que é uma mais valia poder desligar o circuito se nessessário)

Quando te apresentei uma solução, economica e facil de colocar em pratica, era só para teu beneficio...
Os dois disjuntores que eu substitui na Predator ocuparam exactamente o mesmo espasso do anterior!

Bom trabalho
Jorge as tuas sugestões são sempre bem vindas! :)
Embora saiba que deves ter muito mais experiência que eu, não sou propriamente amador na matéria, até estou a tirar o curso de Engenharia Electrotécnica! :geek: (Sei bem que os conhecimentos académicos não são nada, comparados com a experiência na prática).

A tua solução apresenta 2 problemas que acho não devem ser descurados.
1-A solução AC nunca funciona bem em DC em caso de curto-circuito forte.
2-2 disjuntores em paralelo por muito iguais que sejam, nunca disparam ao mesmo tempo, a menos que os ligues mecanicamente.

Ligar o fusível em série com o disjuntor é redudante pois tens dupla protecção e há interruptores melhores que um disjuntor.
Mais uma vez obrigado pelas tuas ideias que muito aprecio, pois sei que partilhas o teu conhecimento sem pedir nada em troca! ;)
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

jmal Escreveu:Os disjuntores não se destinguem por serem AC ou DC, mas sim pelas curvas de disparo, para esta nossa aplicação o melhor é mesmo os fusiveis, e é dificil encontrar disjuntores que tenham curvas que se enquadrem nesta aplicação, o que não acontece com os fusiveis.
Isso é verdade, mas sabes que extinguir um arco em DC é diferente de AC.
O que queria saber é se o fusível é uma boa alternativa ao disjuntor. Visto que pouco necessitamos de desligar o circuito das baterias, a menos que seja necessário deixar a mota em repouso por longos tempos, ou intervir na parte eléctrica.

Só mais uma achega, as Vectrix não têm disjuntores, nem os fusíveis acessíveis sem desmontar paineis. Por alguma razão os Engenheiros Americanos o fizeram. :roll:
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Discussões à parte, hoje é dia de festa pois a Predator faz 2 anos nas minhas mãos! :D

Em jeito de balanço, continuo muito satisfeito com ela e não me arrependo da compra! ;)
Problemas graves até agora não houve. Nunca precisei de reboque nem nunca fiquei apeado por problemas. Tem os seus defeitos, inerentes à fraca qualidade de construção chinesa, mas não é nada que me chateie muito.

Como o investimento inicial já está amortizado, (graças a uma conta poupança que tinha) agora ainda é mais vantajoso usá-la todos os dias.

Vantagens:
-Baixo custo de manutenção e utilização;
-Espaço para condutor e passageiro e boa protecção aerodinâmica;
-Espaço da bagageira evita o uso de top-case;
-Boa autonomia e comportamento das baterias de lítio.


Desvantagens:
-Pouca velocidade de ponta e arranque fraco;
-Qualidade de construção medíocre;
-Garantia limitada e inexistência de de assistência técnica.

Se fosse hoje claro que não comprava SW, pois era impossível. Também não comprava Vectrix Ni usada, pois não tem autonomia para o meu uso e as baterias requerem muitos cuidados com arrefecimento. Além disso a assistência era complicada pois não há agentes por perto. Restava as outras propostas "chinesas" da Ecocritério ou Ecoelec, pois as propostas lítio americanas estão muito fora do meu orçamento. Esteticamente nada me agrada no panorama actual e continuo a achar a Predator uma das mais bonitas, ou não tivesse sido copiada de uma Honda.

Por enquanto a Predator serve o seu propósito e vou continuar a usá-la todos os dias. :)

Não tenho números concretos para mostrar, pois nunca liguei muito a isso. Mas fazendo uma média de 8KWh por 100Km, como tenho agora 28.800km devo ter gasto qualquer coisa como 2304 KWh em electricidade. Ao preço actual dá a fantástica quantia de 368€ que era o que gastava em 2 meses a usar o carro. Claro que alguma desta electricidade foi carregada gratuitamente por isso a vantagem é ainda maior!
Os maiores gastos até agora foram em pneus, pastilhas de travão e upgrades que devem rondar os 400€. Ou seja, fiz quase 30.000 km num veículo e gastei menos de 800€ para o fazer.
Se isto não são razões para o investimento ter sido bom, não sei que mais argumentos querem... :roll:
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por marcopns »

Parabéns E_bike! A minha Predator chegou uns dias depois da tua, parece que nos calhou uma excelente fornada.

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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

marcopns Escreveu:Parabéns E_bike! A minha Predator chegou uns dias depois da tua, parece que nos calhou uma excelente fornada.
Obrigado! É verdade deve ter sido um bom lote! :D
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por pafi »

Onde vai ser a cerimónia de celebração do aniversário? ;)
No próximo sábado proponho um brinde em Ovar juntamente com as irmãs e primas :lol: !

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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

pafi Escreveu:Onde vai ser a cerimónia de celebração do aniversário? ;)
No próximo sábado proponho um brinde em Ovar juntamente com as irmãs e primas :lol: !
Quem me dera ter disponibilidade para isso! :(
Até ao fim de Julho não vai haver oportunidade de fazer passeios. Os estudos estão primeiro!

Na primeira que organizarem em Agosto, espero já poder ir se não for muito para Norte.
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