Avião Solar Impulse aterrou em Madrid

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Avião Solar Impulse aterrou em Madrid

Mensagem por mauri »

Avião Solar Impulse aterrou em Madrid
25.05.2012

O Solar Impulse aterrou às 1h28 locais (0h28, hora em Portugal), no aeroporto de Barajas, depois de quase 17 horas de voo e de uma viagem de 2000 quilómetros. Ao chegar, o piloto, André Borschberg, um dos fundadores do projecto, “saiu do avião a sorrir, mas sem dúvida feliz por sentir terra firme debaixo dos pés”, segundo uma nota do projecto, divulgada no site oficial na Internet. “O voo decorreu muito bem”, disse o piloto.

Imagem
O Solar Impulse, na quinta-feira, preparado para descolar do aeroporto de Payerne

O avião descolou de Payerne, na Suíça, na quinta-feira às 8h24 locais (7h24 em Portugal), sobrevoou os Pirenéus, o seu maior obstáculo, e chegou à zona do aeroporto espanhol três horas antes do previsto. O protótipo sobrevoou a região, a 3600 metros de altitude, até o aeroporto dar luz verde para aterrar.

O voo foi acompanhado pelo centro de controlo montado no aeroporto militar suíço de Payerne.

As asas do avião estão cobertas por 12.000 células fotovoltaicas que alimentam quatro motores eléctricos, com uma potência de dez cavalos cada um. A energia é armazenada em baterias, o que permite ao aparelho voar durante a noite. O Solar Impulse tem a envergadura de um Airbus A340 (63,4 metros) e pesa 1600 quilos.

O mais tardar na segunda-feira, o avião parte em direcção a Marrocos. Esta última etapa será realizada pelo explorador e outro co-fundador do projecto, Bertrand Piccard, que levará o Solar Impulse até Rabat.

Este voo, que pela primeira vez atravessa o Mediterrâneo, deverá servir como “último teste antes da volta ao mundo em 2014”, explicaram os organizadores.

Foram precisos sete anos de trabalho e uma equipa de 70 pessoas e 80 parcerias para construir este avião em fibra de carbono. A construção de um segundo aparelho, para fazer a volta ao mundo em 2014, já começou. O aparelho deverá estar pronto em 2013 para um primeiro voo de testes ainda nesse ano.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1547620
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Avião Solar Impulse aterrou em Madrid

Mensagem por mauri »

Solar Impulse percorreu mais de 2500 quilómetros
Avião solar completa primeiro voo intercontinental

06.06.2012

O piloto suíço Bertrand Piccard acaba de completar o primeiro voo intercontinental da história num avião solar, sem usar uma gota de combustível. Na última escala, o avião que pilotou, o Solar Impulse, descolou de Madrid, para ao fim de 19 horas de voo aterrar esta terça-feira em Rabat, Marrocos. Eram 23h25 locais (a mesma hora em Lisboa).

Imagem
Bertrand Piccard é cumprimentado por André Borschberg, o outro piloto do Solar Impulse, à chegada do avião a Rabat

Bertrand Piccard, de 54 anos, médico de formação, faz parte de uma família com uma longa tradição de exploradores e cientistas. O seu avô, Auguste Piccard, inventou na década de 1940 o batíscafo, primeiro submersível do mundo, que em 1960 seria utilizado no primeiro mergulho ao local mais fundo dos oceanos, a Fossa das Marianas, no Pacífico – a bordo ia o pai de Bertrand, o oceanógrafo Jacques Piccard, além do tenente norte-americano Don Walsh.

Bertrand Piccard não é um novato neste tipo de aventuras. Em 1992, ganhou, com o belga Wim Verstraeten, a primeira corrida de balão transatlântica (a Chrysler Challenge). Na sequência dessa vitória, e ao fim de três tentativas, conseguiu dar a primeira volta ao mundo de balão sem paragens. Nessa volta – em 19 dias, 21 horas e 47 minutos – percorreu 45.755 quilómetros, tendo então como companheiro de aventura o britânico Brian Jones.

Agora, o objectivo de Bertrand Piccard é voar à volta do mundo num avião movido a energia solar. Em 2010, no primeiro voo real do Solar Impulse, depois de sete anos de trabalho de uma equipa de 70 pessoas, o avião esteve no ar 26 horas seguidas sem recurso a combustível. Feito em fibra de carbono, tem a envergadura de um Airbus A340 (63,4 metros), pesa 1.600 quilos e as asas estão cobertas por 12.000 células fotovoltaicas, que captam a energia solar e a armazenam em quatro baterias que alimentam quatro motores eléctricos.

A travessia entre a Europa e África iniciou-se na Suíça a 24 de Maio, com partida da cidade de Payerne. Nesta primeira etapa, o Solar Impulse foi pilotado por André Borschberg, que é co-fundador deste projecto com Bertrand Piccard. No total, entre Payerne e Rabat, o Solar Impulse voou mais de 2.500 quilómetros.

Este primeiro voo intercontinental de um avião solar é considerado como um último teste antes da volta ao mundo em 2014. A construção do avião para esse voo já começou e a equipa espera tê-lo pronto em 2013.

~http://www.publico.pt/Ci%EAncias/aviao ... cosfera%29
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Avião Solar Impulse aterrou em Madrid

Mensagem por Emanuel Couto »

Avião movido a energia solar !!! Grande cena ..... o foturo está nas energias alternativas,
Gostei muito deste post ...... Viva a energia limpa :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Geral”