Vectrix VX-1

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: Vectrix VX-1

Mensagem por joseneves »

viva,

Como esta a decorrer a legalização da mota?

cumprimentos.

JoseNeves

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 23, 2012 12:12 am

Mensagem por joaorui5 »

Olá

Tenho uma dúvida e gostava que alguguém me ajudasse, por vezes quando carrego a minha mota e ela está com muita carga, acontece que ela faz alguns minutos de "CC" a 11.5 Amperes, depois reduz durante mais alguns poucos minutos para 10.5 Amperes e depois começa o ciclo de arrefecimento "CO"que dependendo da temperatura pode ser muito curto (menos de 3 minutos) e depois acaba "EC", ou seja, chega aos 147V ou 148V acaba o ciclo de Constante Power e nunca chega a fazer o ciclo "TR" Transition mode de 15 mim" e o ciclo "CC" constante corrent a 3 Amperes e máximo de 1,5 Horas. Quer isto dizer (acho eu) que por vezes ela sá faz a carga até aos 80% o que nem é nada mau e até é muito mais saudavel para as baterias como vocês sabem bem melhor do que eu. Agora pergunto eu, porquê ? porque é que algumas vezes ela (e muito bem) só faz o primeiro ciclo de carga e o arrefecimento necessário?
Dou o exemplo do que se passou hoje; a moto esteve parada dois dias graças aos caprichos do São Pedro e como antes de a parar não a tinha carregado ejá tinha dado umas pequenas voltas resolvi pôr a moto a carregar, como o The Laird me aconselhou a analizar bem os ciclos de carga deste carregador que ele não conhece (para saber como poupar as minhas baterias) fiquei a ver tudo o que se passava e aqui estão os dados:

quando pus a moto á carga tinha 138 V e 18ºC de pemperatura
carrgou durante cerca de 9 mim a 11.5 Ampere "CC", até a bateria atingir os 149V
depois reduziu a amperagem durante menos de um minuto até chegar a 0 Ampere
Depois entrou em modo "CO" por menos de dois minutos e desligou os ventiladores principais
manteve mais um ventilador a funcionar por menos de um minuto (julgo ser o do carregador)
e desligou-se....
ao fim de 10mim e 57s estava paradinha e em modo "EC" End of Charge.
A temperatura manteve-se sempre nos 18ºC

Alguém me consegue explicar porque é que por vezes ela só faz estes dois ciclos, e será que é possivel controlar isso, fazer com que elz com regularidade só faça os dois ciclos?
Cumprimentos

João Rui

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por joaorui5 »

Desculpa José
Não vi o teu post, está parada, eu tenho que ir ao I.M.T.T. entregar o C.O.C. e ainda não fui, vou ver se esta semana tenho paciência e vou lá.
Estou a pensar fazer aqui um passo a passo de todo o processo, isto, se vocês tiverem interesse e se me pagarem bem ...
Cumprimentos
João Rui

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

joaorui5 Escreveu: Estou a pensar fazer aqui um passo a passo de todo o processo, isto, se vocês tiverem interesse e se me pagarem bem ...

isso é que era ;) eu sempre pensei que é mais fácil que o que dizem... mas... fico-me de ouvidos bem abertos aos experientes por experiencia própria ;)

e claro... agradeço... :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por joaorui5 »

Desculpem repetir, mas como não tive resposta...

Olá

Tenho uma dúvida e gostava que alguguém me ajudasse, por vezes quando carrego a minha mota e ela está com muita carga, acontece que ela faz alguns minutos de "CC" a 11.5 Amperes, depois reduz durante mais alguns poucos minutos para 10.5 Amperes e depois começa o ciclo de arrefecimento "CO"que dependendo da temperatura pode ser muito curto (menos de 3 minutos) e depois acaba "EC", ou seja, chega aos 147V ou 148V acaba o ciclo de Constante Power e nunca chega a fazer o ciclo "TR" Transition mode de 15 mim" e o ciclo "CC" constante corrent a 3 Amperes e máximo de 1,5 Horas. Quer isto dizer (acho eu) que por vezes ela sá faz a carga até aos 80% o que nem é nada mau e até é muito mais saudavel para as baterias como vocês sabem bem melhor do que eu. Agora pergunto eu, porquê ? porque é que algumas vezes ela (e muito bem) só faz o primeiro ciclo de carga e o arrefecimento necessário?
Dou o exemplo do que se passou hoje; a moto esteve parada dois dias graças aos caprichos do São Pedro e como antes de a parar não a tinha carregado ejá tinha dado umas pequenas voltas resolvi pôr a moto a carregar, como o The Laird me aconselhou a analizar bem os ciclos de carga deste carregador que ele não conhece (para saber como poupar as minhas baterias) fiquei a ver tudo o que se passava e aqui estão os dados:

quando pus a moto á carga tinha 138 V e 18ºC de pemperatura
carrgou durante cerca de 9 mim a 11.5 Ampere "CC", até a bateria atingir os 149V
depois reduziu a amperagem durante menos de um minuto até chegar a 0 Ampere
Depois entrou em modo "CO" por menos de dois minutos e desligou os ventiladores principais
manteve mais um ventilador a funcionar por menos de um minuto (julgo ser o do carregador)
e desligou-se....
ao fim de 10mim e 57s estava paradinha e em modo "EC" End of Charge.
A temperatura manteve-se sempre nos 18ºC

Alguém me consegue explicar porque é que por vezes ela só faz estes dois ciclos, e será que é possivel controlar isso, fazer com que elz com regularidade só faça os dois ciclos?
Cumprimentos

João Rui

buri77
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta ago 21, 2008 11:46 am

Mensagem por buri77 »

Bom dia a todos.
Já vai algum tempo que não participo no forum mas tenho acompaanhado sempre e agora com esta questão da legalização penso que posso contribuir. Alguns de vocês aqui no forum sabem que eu vendi a minha teycars e em outubro comprei uma vectrix vx1 em espanha com 5500 kms de agosto de 2008. Pois agora ela já vai com 13500 kms e sempre a rolar. Quanto á legalização foi super simples; o vendedor enviou-me o coc e os documentos por correio, depois eu enviei todos os documentos por correio para uma empresa em lisboa que trata destes assuntos e uma semana depois tinha a matricula e os documentos em casa. Paguei ao todo com despesas de legalização e trabalho da empresa 250 euros e sem me preocupar com nada.
Boas viagens a todos
Carlos Santos
Teycars Cantabrico 4KW
14500km

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

ui... uma semana... impecável!!! Realmente nada melhor que quem se sabe movimentar no meio ;) ehehehe e que tal se comporta a tua???

Joao Rui espero que seja normal... deixa ver o que dizem os "expert's" nas Vx ;)
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por joaorui5 »

Olá
Na ultima Sexta Feira apareceu-me cá em Braga o meu irmão com um grupo de 6 Motards, todos eles bem montados naquelas BMW's enormes que eu não sei de que modelo são, uma GoldWing gigante e linda, uma Triunph etc, fui ter com eles ao Sameiro para almoçarmos, já não estava com o meu irmão á três anos (ele vive em Lisboa) e lá estivemos a comer e a ouvir as histórias deles, costumam dar grandes passeios pela Europa sempre de moto, gostam de andar bem depressa, mostraram-me videos da GoldWing a fazer rotundas e a raspar com os patins no alcatrão etc, etc, eu coitadinho lá no meio sem percebar quase nada de motos e a ouvir aquilo tudo, o meu irmão lá se ía queixando que não tinha andamento para eles, que eles eram completamente doidos que andavam sempre na ganga e coisas no género, um deles era Holandês e era a primeira vêz que participava nos passeios, dava aulas de condução desportiva de moto ou algo assim parecido.
Quando acabou o almoço viemos cá para fora e no meio daquele estenderete todo e daquelas brutas motos com o povo todo a olhar, imaginem só que é que deu mais nas vistas e chamou mais a atenção.......pois tá claro que foi a verdinha da matricula Espanhola, a minha Vectrix, estavam todos de volta dela a apreciar e a dizer que já tinham ouvido falar etc, etc, foi então que resolvi convidar toda a gente a dar um passeio na "VectrixVerde" e assim um a um todos eles experimentaram a moto. Foi um êxito estrondoso, os Motards mais exigentes e convictos e que costumam olhar com desdem para as nosas MaxiScooters, ficaram completamente rendidos, todos eles sem excepção elogiaram a mota, o binário, o torque, a travagem renenerativa, o porte da mota, as linhas bonitas e refinadas, o barulho do motor ou a falta dele, só mesmo a cor é que não foi muito cosensual (vá-se lá a perceber porquê?), o Holandês que vem dum País onde são bastante mais verdes do que nós, até disse logo que era ideal para ter e usar no dia a dia na cidade e para a maioria dos "comute's" diários era mais do que suficiente e o veículo mais indicado. E assim consegui que mais alguns Motard's se rendessem ao nosso transporte EV, mesmo que por causa disso tenha feito a viagem para casa sempre com o credo na boca e chegado a casa só com cinco barras de bateria, como sabem eu ainda não conheço bem a moto e a sua autonomia, não sei bem até onde posso ir mas reparei que quando parei tinha 130 V.
Cumprimentos

João Rui

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Com 130 volts ainda tens uns 15 kms de autonomia. Pelo menos.
Eu costumo fazer 45 kms todos os dias sem stress. Acabo com 126 a 128 volts.
É fantástico ver motards a sério rendidos a uma moto a pilhas!!! :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Já vi esse filme há 4 anos atrás... Eu troquei o dia-a-dia de uma Hayabusa para o dia-a-dia de uma Vectrix. A Hayabusa ficou para os passeios. Neste momento, tenho a Goldwing para os passeios (este fim-de-semana estive no encontro internacional das Goldwing em Lagos e Portimão).

Quanto ao comportamento da carga, não me parece normal, apesar de eu já não ter esse software (nem essas baterias NiMH), não me recordo de alguma vez a moto ter acabado a carga sem o "ultimar" a 3A...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por joaorui5 »

Olá
Já recebi os novos "Tócolantes" para pôr na minha moto quando tirar as riscas, agora é só uma questão de ganhar coragem para os trocar. Estes novos autocolantes foram desenvolvidos nos States pela própria Vectrix, e segundo me consta devido ao seu formato aerodinâmico permitem aumentar a autonomia em mais de 10 Km e a velocidade de ponta em cerca de 20 km/h passado a atingir uns espantosos 130 km/h
Também já recebi a nova máquina fotográfica ( a velha avariou) portanto quando estiver bom tempo (está a chover), vou tirar algumas fotos da minha "SuperVX" para pôr aqui no Forum.
Cumprimentos

João Rui

Imagem

Imagem

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

todos catitas sim sr....
upa upa... que até dão mais velocidade e tudo assim sim... :lol:

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Bonitas, lá isso são!
Mais velocidade... :roll: não entendo como.... sem letras não deveria teoricamente ter mais velocidade? na prática não se deve notar nada....
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Mr_Icaro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 01, 2012 12:24 am

Mensagem por Mr_Icaro »

Olá,

mas em termos aerodinâmicos o atrito provocado pelas letras parece-me negligenciavel. Ainda mais localizado atrás do condutor já sob influência de zonas de rotor.

Andre

PS- são muito bonitas, bastante mais q os autocolantes de origem.

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por joaorui5 »

Olá
A questão da alteração da velocidade máxima e autonomia pelo facto de modificar as letras era apenas uma brincadeira para justificar o meu capricho em comprar as letras.
Quando VC's me conhecerem melhor começam a não ligar nenhuma a estes meus comentários.
Cumprimentos

João Rui

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

Este pessoal já não sabe apreciar uma boa ironia, ou um sarcasmo ocasional :D
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

ai ai o ppl anda distraído... :P eu ainda entrei na coisa eheheheh :P

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por joaorui5 »

Caros amigos e participantes no fórum, mais uma vês fui repreendido neste fórum (ver Mercado Livre)e desta vês por voltar a pôr no Mercado livre, um anuncio duma mota barata que estava á venda em Espanha, como vocês já devem ter percebido pela minha postura o meu único interesse ao postar estes anúncios (que foram só dois)é que o nº de Vectrix em Portugal aumente para que a nossa comunidade seja melhor , mais numerosa e em função disso mais conhecedora, julgo que a moto que o Joséneves comprou e que eu primeiro tinha ido ver a Espanha, foi comprada por isso mesmo, porque falei nela e postei no mercado livre o anuncio da referida mota. aqui à dias postei mais um anuncio de outra Vectrix para venda em Espanha que me pareceu um bom negócio, com o único e exclusivo intuito de que mais alguém tenha a oportunidade de fazer bons negócios como eu fiz, o José Neves fêz e eventualmente mais alguns já fizeram.
Ora mais uma vês uma das autoridades supremas deste fórum decidiu chamar-me a atenção por achar que a postagem de mais que um anuncio por mês era excessiva tendo em conta que contrariava as regras do fórum e do mercado livre (Muito livre como se pode constatar)

Em resumo, perante tanta liberdade de expressão e tão adequadas regras de conduta, cheguei á triste conclusão que o meu diminuto poder de raciocínio não está á altura de tamanha demanda, pelo que me sinto completamente incapaz de continuar a dar o meu contributo neste fórum, sob pena de poder voltar a violar os mandamentos sagrados, ou dito de outra maneira "não tenho saco para isto".
Assim sendo e em função do exposto, reduzirei a minha participação neste fórum ao mínimo(se não for escorraçado), e limitar-me-ei a ler os vossos post's ( que muito gosto de ler e que muito me têm ensinado) e a responder e trocar eventuais MP onde, espero eu, possa dizer aquilo que me vai na alma. Quanto á participações em post's de outros membros desta comunidade a minha consciência apenas me permite escrever:
"sim" ou "não" conforme for mais adequado, espero assim não cair em pecado para não ferir suscetibilidades.
Cumprimentos
João Rui

PS: sim eu sei que se não concordo com as regras devia enviar um MP ao moderador, e não falar desses assuntos aqui para os outros não poderem ler e saber o que se passa, mas o meu objectivo é esse mesmo, que todos possam ler e ter a sua opinião "LIVRE" e não condicionada.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Creio que colocar varios anuncios não é motivo para tal...

As regras vao ser sujeitas a alteração quando houver mudança na direcção.

No entanto acho injusto por colocar varios anuncios no mercado livre e ser aborrecido por tal... existem tantos assim...

Se calhar para facilitar faz como eu crio um topico com VE's a venda em Espanha, escusas de criar varios...

Volto a dizer chorar é fácil, criticar mais ainda solucionar só muito poucos tentam...

Sent by Motorola Defy+
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

Pois desta terei de concordar... mas vá faz como eu e vai à parte das regras e zumba da a opinião para ser mudado ;)

Concordo que nesse sentido é um pouco de exagero (minha opinião) mas vá... continua a participar, somos todos importantes e todos juntos é que nos conseguimos ajudar uns aos outros!!!

Por isso... Conto ctg ;)

Bloqueado

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”