Nova MP Fixa - 4600 LDK - Xantrex 3.8SP_Porto de Mós

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Nova MP Fixa - 4600 LDK - Xantrex 3.8SP_Porto de Mós

Mensagem por cupMH »

Boas,
Venho então aqui abri o tópico sobre a minha MP.
A instalação propriamente dita em principio é para ser feita para a semana, visto que terei potencia atribuída no final do mês e quero ter a instalação já feita para que assim que me seja atribuída a potencia possa proceder logo ao pedido de inspeção.
Aqui fica o historial desta MP:
Pré-registo- 17/02/2012
Atribuição de potencia- 30/06/2012
Estrutura- Fixa K2 em telhado
Azimute: +/- 30º
Inclinação: +/- 20º
Potência Nominal: 3.45 KW
Potência do campo gerador: 4.6 KW
Equipamentos:
- 20 Painéis Fotovoltaicos LDK 230Wp
- Inversor Xantrex 3.8SP
- Quadros eléctricos (PCP, Caixa Contador, Seccionadores e Fusíveis)
- Contador SIEMENS ZMG310 (Homologado pela EDP) + Modem GSM e acessórios
- Cabo DC de Ligação secção de 4mm2 (Corrente contínua - máx. 40m)
- Cabo AC monofásico de Ligação da Microprodução (Tipo XV com secção de 10mm2 - máx. 60m)
- Ficha MC4 macho
- Ficha MC4 fêmea
- Termossifão de 200L com válvula misturadora termostática

Assim que chegue o material e que a instalação começa, postarei fotos.
Já agora esta semana foi altura da instalação do térmico "Termossifão de 200L".
Aqui ficam uma imagens do térmico durante e após a instalação:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Acho que ficou um trabalho bastante bom e ainda por cima pouco ou nada se estragou..... :D

Autor do tópico
cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Re: Nova MP Fixa - 4600 LDK - Xantrex 3.8SP_Porto de Mós

Mensagem por cupMH »

Boas,
Hoje fui dia de ir comprar os acessórios para limpeza de painéis, e lá fui eu ao deborla.
Com já tenho mangueira cá por casa, para mim este material é suficiente e ficou bem barato!

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Imagem

Material e preços:

Vara de pintor extensível até 4 metros- 3,50 €
Rodo- 1,79 €
Vassoura lavagem automóveis- já tinha mas custa 1,50 €
Moca- já tinha cá por casa, deve custar +/- 2€
Total à volta de 9 € e fiz a festa.....

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

Boa sorte com a tua micro.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

cupMH Escreveu:Boas,
Hoje fui dia de ir comprar os acessórios para limpeza de painéis, e lá fui eu ao deborla.
Com já tenho mangueira cá por casa, para mim este material é suficiente e ficou bem barato!

Rodo- 1,79 €

Boas,

É caso para dizer "Barata a Festa"... :lol:

Só um pequeno apontamento sobre o solar, já verificou as carateristicas técnicas da misturadora, parece-me (!?) não ser a indicada para um sistema TS devido ao limite máximo de temperatura admitida (80º ?), esta deve permitir neste parametro valores superiores a 100º! :mrgreen:

Boa Sorte!

Autor do tópico
cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

PaulOL Escreveu:

Rodo- 1,79 €

Boas,

Só um pequeno apontamento sobre o solar, já verificou as carateristicas técnicas da misturadora, parece-me (!?) não ser a indicada para um sistema TS devido ao limite máximo de temperatura admitida (80º ?), esta deve permitir neste parametro valores superiores a 100º! :mrgreen:

Boa Sorte!
Obrigado.
É verdade ficou barata a festa...
Em relação à misturadora o limite máximo da temperatura é 85º, o instalador disse-me que era o suficiente e eu também penso que sim... Do TS à misturadora ainda são uns 9 a 10 m de tubo e ainda tem algumas perdas, mas claro nunca vão ser muito grandes, pelo menos como está feito.
E eu já tinha andado a pesquisar na caleffi as misturadoras e o máximo que encontrei foi de 90º, por isso penso que seja o suficiente...
Mas agora também fiquei a pensar!! :?

Autor do tópico
cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

mauri Escreveu:Boa sorte com a tua micro.
Obrigado, espero bem que sim e que produza muitos Watts.... :D

Autor do tópico
cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

cupMH Escreveu:
PaulOL Escreveu:

Rodo- 1,79 €

Boas,

Boa Sorte!
Obrigado.
É verdade ficou barata a festa...
Em relação à misturadora o limite máximo da temperatura é 85º, o instalador disse-me que era o suficiente e eu também penso que sim... Do TS à misturadora ainda são uns 9 a 10 m de tubo e ainda tem algumas perdas, mas claro nunca vão ser muito grandes, pelo menos como está feito.
E eu já tinha andado a pesquisar na caleffi as misturadoras e o máximo que encontrei foi de 90º, por isso penso que seja o suficiente...
Mas agora também fiquei a pensar!! :?
Como ainda não estou bem inteirado sobre este assunto, fui agora consultar o manual do termossifão e o Limite de funcionamento das Temperaturas são :Colector 173°C, Reservatório 90 °C, por isso com as perdas e tal 85º é suficiente, correto??
Cmps

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

Como ainda não estou bem inteirado sobre este assunto, fui agora consultar o manual do termossifão e o Limite de funcionamento das Temperaturas são :Colector 173°C, Reservatório 90 °C, por isso com as perdas e tal 85º é suficiente, correto??
Cmps

Boas!

Nesse caso, já não está aqui quem falou :) , se o construtor assim diz, esperemos que assim seja! :mrgreen:
O meu TS300, já por diversas vezes chegou aos 100º... :o

Cmps.

Autor do tópico
cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

PaulOL Escreveu:
Cmps

Boas!

Nesse caso, já não está aqui quem falou :) , se o construtor assim diz, esperemos que assim seja! :mrgreen:
O meu TS300, já por diversas vezes chegou aos 100º... :o

Cmps.
Boas amigo Paulo,

Também espero bem que sim para não ter chatices, pois no manual tem essa informação!
Mas obrigado por o comentário, pois fez com que fosse ver essas pequenas coisas que às vezes dão problema.... :D

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

Viva,

então ainda não há fotos da instalação dos paineis ? O pessoal gosta de ver tudo :D , fotos dos paineis , do contador da portinhola do inversor, quando é para cuscar é a serio! :lol: .

a montagem está a correr bem ?

Mario

Autor do tópico
cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

mcarneiro Escreveu:Viva,

então ainda não há fotos da instalação dos paineis ? O pessoal gosta de ver tudo :D , fotos dos paineis , do contador da portinhola do inversor, quando é para cuscar é a serio! :lol: .

a montagem está a correr bem ?

Mario
Boas,

Pois quem me dera já poder postar-las mas já sabe como funcionam as empresas, agora só para a semana e que vão ser instalados(se não mudarem as datas novamente, o que espero bem que não).
:( :( :( :( :( :( :(

Autor do tópico
cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

Hoje foi dia de me armar em pedreiro e lá tive que abrir os roços, a vala para a passagem do cabo e ainda de assentar a portinhola e a caixa do contador.
Aqui fica uma fotos dos trabalhos.
Imagem
By cupmh at 2012-06-30

Imagem
By cupmh at 2012-06-30

Imagem
By cupmh at 2012-06-30

Imagem
By cupmh at 2012-06-30

O que me dizem, está aprovado? :D

Cmpts.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

viva

Parece-me bem , essa coisa se seres tu a abrir a vala, é que não parece bem , o instalador não faz isso ?

quando o a caixa do contador tiver lá o dito tira uma foto com o contador e as ligações a vista :D

Que altura tem o muro onde tens o contador e a portinhola ?

Mario

Autor do tópico
cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

mcarneiro Escreveu:viva

Parece-me bem , essa coisa se seres tu a abrir a vala, é que não parece bem , o instalador não faz isso ?

quando o a caixa do contador tiver lá o dito tira uma foto com o contador e as ligações a vista :D

Mario
Os gajos com não fazem construção civil e como eu não vou estar por casa quando vêm fazer a instalação, mais vale prevenir que remediar...

Claro que quando tiver o contador e a portinhola coloco fotos para poderem ver!

O muro tem cerca de 1,20m, porque?
O minimo para a portinhola é 50cm do chão, mas ficou com 35cm pois o instalador disse que isso não é problema, porque eles não implicam com isso porque para não se altear o muro para tirar a estética, desde que não fique muito colado ao chão(vamos ver, espero bem que não).
E a caixa do contador o minimo é 70cm do chão para o visor e ficou prai com 90cm.

Cmpts.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:

Mario
Os gajos com não fazem construção civil e como eu não vou estar por casa quando vêm fazer a instalação, mais vale prevenir que remediar...

O minimo para a portinhola é 50cm do chão, mas ficou com 35cm pois o instalador disse que isso não é problema, porque eles não implicam com isso porque para não se altear o muro para tirar a estética, desde que não fique muito colado ao chão(vamos ver, espero bem que não).
E a caixa do contador o minimo é 70cm do chão para o visor e ficou prai com 90cm.

Cmpts.
Boas

queria saber a altura do muro porque é uma situação muito semelhante à minha , só que no meu caso , se optarem por esse posicionamento a portinhola fica por baixo do contador de consumo , para nao se mexer no cabo do ramal, tira-se o caixa do contador de consuno actual que é um monstro , e mete-se uma mais pequena, por acaso o muro é exectamente da mesma altura... :D , mas isso vai ser opção do instalador , eu dei-lhe duas opções , e ele apresentou essa como a 3ª , desde que seja uma das tres, felizmente o meu orçamento inclui todos os trabalhos de construção civil.

Mario

Autor do tópico
cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

mcarneiro Escreveu:
cupMH Escreveu:

Mario

Cmpts.
Boas

queria saber a altura do muro porque é uma situação muito semelhante à minha , só que no meu caso , se optarem por esse posicionamento a portinhola fica por baixo do contador de consumo , para nao se mexer no cabo do ramal, tira-se o caixa do contador de consuno actual que é um monstro , e mete-se uma mais pequena, por acaso o muro é exectamente da mesma altura... :D , mas isso vai ser opção do instalador , eu dei-lhe duas opções , e ele apresentou essa como a 3ª , desde que seja uma das tres, felizmente o meu orçamento inclui todos os trabalhos de construção civil.

Mario
Pois o meu não, mas também não ia chamar um pedreiro para andar aqui um dia inteiro e pagar-lhe o belo para fazer o mesmo que eu...
Acho que até ficou muito porreirinho, só espero aquando da inspeção não impliquem com nada.
Tens razão o teu instalador é que tem que se desenrascar e de achar a melhor forma...

Quando começares a tua instalação depois coloca também fotos!!!! :D

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

claro que sim,

demomento ainda tenho lá pouca coisa, só foto do telhado , e do equipamento de Log , que comprei na Alemanha,
Eu Também gostava de de saber meter um bocado de massa na parede, mas não tenho jeito nenhum , atiro contra a para e ela cai pro chao...., o teu tá muito bem feito!

A minha instalação só começa no inicio de agosto.

Mario

Autor do tópico
cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

mcarneiro Escreveu:claro que sim,

demomento ainda tenho lá pouca coisa, só foto do telhado , e do equipamento de Log , que comprei na Alemanha,
Eu Também gostava de de saber meter um bocado de massa na parede, mas não tenho jeito nenhum , atiro contra a para e ela cai pro chao...., o teu tá muito bem feito!

A minha instalação só começa no inicio de agosto.

Mario
Ok!
Eu por acaso até parece que me desenrasco pois ficou mesmo melhor do que estava à espera...

Eu tive potencia atribuída ontem e a minha é para ser começada terça feira, vamos lá ver!
Só tens potencia para o mês que vem?
:) :mrgreen:

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Ok!
Eu por acaso até parece que me desenrasco pois ficou mesmo melhor do que estava à espera...

Eu tive potencia atribuída ontem e a minha é para ser começada terça feira, vamos lá ver!
Só tens potencia para o mês que vem?
:) :mrgreen:[/quote]

Pois,

Potencia só em julho , que é o ultimo mes de atribuição este ano, quem não tiver em julho, só para o ano que vem, e só tenho, porque houve o acrescimo de 2.5 mw , que não foram usados o ano passado ! :D

Mario

Autor do tópico
cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

Finalmente foi finalizada a instalação!
Aqui ficam uma imagens:
Imagem
By cupmh at 2012-07-07
Imagem
By cupmh at 2012-07-07
Imagem
By cupmh at 2012-07-07
Imagem
By cupmh at 2012-07-07
Imagem
By cupmh at 2012-07-07
Imagem
By cupmh at 2012-07-07
Imagem
By cupmh at 2012-07-07
Imagem
By cupmh at 2012-07-07
Imagem
By cupmh at 2012-07-07

Agora falta armar-me novamente em pedreiro e acabar o trabalho......

Responder

Voltar para “Projectos”