
Grande relato técnico. Está a ficar expert


Eu diria que está mesma a pedir para ir até Ovar confirmar isso tudo!
Achas??? ficou so a minha e do bondadesua pq o rocker ia embora..... nos estavamos nos preparativos para ir a Aveiro passear!!pafi Escreveu:Neste modo de estacionar parece-me que aplicaram a tática 2-1. 2 lado a lado e 1 a trancar o duo de ataque (no dia de hoje tem que se fazer esta referência futebolística).
Ficaram as 3 ligadas ao Mobi.E? Ou fizeram turnos?
explicaaaaaa lá issoooooooJorge Rocha Escreveu:Muito bem relatado BondadeSua, até fiquei todo babado!![]()
Não tardará muito para ficar essa aplicação a funcionar devidamente!
Só isso irá fazer com que possa fazer mais uns 10Km e muito mais vida a todo o pack e ao proprio BMS!!!
O que está a acontecer é que o BMS está a ser enganado na medição da primeira celula.Mumia Escreveu:explicaaaaaa lá issoooooooJorge Rocha Escreveu:Muito bem relatado BondadeSua, até fiquei todo babado!![]()
Não tardará muito para ficar essa aplicação a funcionar devidamente!
Só isso irá fazer com que possa fazer mais uns 10Km e muito mais vida a todo o pack e ao proprio BMS!!!![]()
Interessante.... e... Solução possível?Jorge Rocha Escreveu:O que está a acontecer é que o BMS está a ser enganado na medição da primeira celula.Mumia Escreveu:explicaaaaaa lá issoooooooJorge Rocha Escreveu:Muito bem relatado BondadeSua, até fiquei todo babado!![]()
Não tardará muito para ficar essa aplicação a funcionar devidamente!
Só isso irá fazer com que possa fazer mais uns 10Km e muito mais vida a todo o pack e ao proprio BMS!!!![]()
A corrente do carregador passa pelo mesmo fio condutor do da medição da 1ª celula. Como o fio é de 1,5 ou 2,5mm2 de secção, e passando por ele os 10A do carregamento, faz com que exista uma pequena perda para o total da tensão, mas enorme por se manifestar em apenas uma celula.
Assim que se liga o carregamento (10A), a leitura de tensão na 1ª celula passa a ser superior ao seu valor real (entre os bornes da mesma celula) em cerca de 0,85V.
Estando o BMS a funcionar bem, o balanceamento entra em funcionamento aos 3,60V.
Durante o carregamento, assim que a celula 1ª ultrapasse os 2,75V, a leitura no BMS será de mais os 0,85V que dará os 3,60V e começa o trabalho de balanceamento até que os valores baixem dos 3,60V. Isso só acontesse quando a carga já está no final, quando a corrente diminui para uns 6A, e até ao término do carregamento.
Quando o carregador termina a carga, as 23 celulas seguintes estão com os 3,60V (os 100%), enquanto que a 1ª está ainda com 3,32V (80%), pois esteve quase todo o tempo da carga a ser descarregada pelo balanceamento do BMS (enganado). Problema que se vai acentuando a cada carregamento, quanto mais profundo pior...
Assim sendo, quando a descarga é mais profunda, o BMS verifica a celula mais baixa a chegar aos 2,00V (0%) e desliga o circuito da mota (através de um relé em série com a ignição), estando as outras celulas ainda com 3,26V (20%). Dai eu dizer que ainda faria mais 10 Km e mais vida tralalaaaa...
Espero que isto possa servir de exemplo para outros casos onde se comece a notar uma perda de capacidade!
Temporária - Carregar apenas a celula com menos cargaMumia Escreveu: Interessante.... e... Solução possível?
Jorge Rocha Escreveu:Qual solução temporária... À que se fazer o trabalho como deve ser e o quanto antes!!!
Os meninos mais distraidos não viram os ultimos posts da pagina anterior...(não andam a acompanhar bem a coisa)
isto ja tava habituado à "nova" imagem do forum e agora voltou ao antigo e volto-me a perder nas msg novas looool e o tempo as vezes é a correrJorge Rocha Escreveu:Os meninos mais distraidos não viram os ultimos posts da pagina anterior...(não andam a acompanhar bem a coisa)