Bóson de Higgs,uma partícula-chave para a física fundamental

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Bóson de Higgs,uma partícula-chave para a física fundamental

Mensagem por Esteves »

Imagem


Paris - Os cientistas procuram há 40 anos o bóson de Higgs, um elemento-chave da estrutura fundamental da matéria conhecida como a "Partícula de Deus".


No "modelo padrão", a teoria da estrutura fundamental da matéria elaborada nos anos 60 para descrever todas as partículas e forças do universo, o bóson de Higgs é considerado a partícula que proporciona sua massa a todas as demais.


Ao tentar isolar os menores componentes da matéria, os físicos descobriram várias séries de partículas elementais.


Seis tipos de quarks, chamados "up" (para cima, em inglês), "down" (para baixo), "charm" (encanto), "strange" (estranho), "top" (em cima) e "bottom" (embaixo), fazem parte dos componentes básicos ou "tijolos elementais" da matéria, como o elétron e seus irmãos, o múon e o tau, e três tipos de neutrinos.


Estas 12 partículas interagem entre elas, por intermédio de mensageiros, chamados bósons.


Um deles é o fotão, que porta a radiação electromagnética, e outro é o glúon, que proporciona a coesão dos núcleos atómicos.
O fotão, que viaja à velocidade da luz, não tem massa. No entanto, nossa experiência nos faz sentir a presença da matéria, composta por átomos e, portanto, também quarks e electrões.


De onde vem essa massa? Os cientistas explicam que não provém propriamente das partículas.


Em 1964, por dedução, o físico britânico Peter Higgs postulou que existia o bóson que hoje leva seu nome e que devia dar sua massa a outras partículas.


"A ideia é que existem partículas que se chocam permanentemente com bósons de Higgs.


Estes choques travam seu movimento, que se torna mais lento, e dão a eles a aparência de uma massa", explica o físico e filósofo Etienne Klein.


Klein compara este fenómeno com um homem que tenta passar correndo em meio a uma multidão, que trava sua corrida e faz com que diminua sua velocidade.


Também compara o campo de Higgs com uma espécie de cola no meio à qual se encontrariam relativamente aderidas as partículas, o que seria percebido como uma massa.


O bóson de Higgs é chamado de "Partícula de Deus" por causa de um livro que teve o título trocado. O Prêmio Nobel de Física, Leon Lederman, queria chamá-lo de "The Goddamn Particle" ("a partícula maldita"), por ser difícil de encontrá-la. O editor tirou o termo "damn" e colocou o título de "The God Particle", já que temia que a palavra "maldita" fosse considerada insultante.

04-07-2012 18:01


Fonte
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Bóson de Higgs,uma partícula-chave para a física fundame

Mensagem por Esteves »

Outra informação relacionada com o mesmo tema.



Físicos do Laboratório Nacional Acelerador Fermi, vinculado ao Departamento de Energia dos Estados Unidos, anunciaram nesta segunda-feira que encontraram a mais forte evidência até agora da existência de um corpo subatômico conhecido como "partícula de Deus", ou bóson de Higgs.

Qual é a origem da expressão 'partícula de Deus'?
Preços da Ciência: veja quanto custa o acelerador de hádrons
Veja 33 dúvidas sobre astronomia

A evidência surgiu com subprodutos da colisão de partículas no acelerador chamado de Tevatron, disseram os cientistas. A pista, porém, ainda precisa de provas que a comprovem. Os resultados do Tevatron indicam que a partícula de Higgs, se é que existe, tem uma massa entre 115 e 135 gigaeletronvolts (GeV/c2), em torno de 130 vezes a massa do próton.

As experiências com o acelerador de partículas mais potente, o LHC, do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), na fronteira entre a França e a Suíça, apresentaram em dezembro de 2011 "provocadores indícios" de que a elusiva partícula estava escondida em uma estreita faixa de massa.

O LHC do CERN, maior acelerador de partículas do mundo, mostrou uma possível faixa do bóson de Higgs entre 115 e 127 gigaeletronvolts (GeV).

O GeV é a medida padrão para a massa das partículas subatômicas. Um GeV é equivalente à massa aproximada de um próton.

Uma vez que os mesmos subprodutos da colisão que indicam a existência da partícula também podem vir de outras partículas subatômicas, os físicos só poderão excluir outras explicações se tiverem confiança de 550 para 1, ou seja, de que há menos de 0,2 por cento de chance de que os escombros da colisão não são do bóson de Higgs. Por convenção internacional, as probabilidades precisam ser mais próximas a 0,14 por cento.

"Desenvolvemos sofisticados programas de simulação e análise para identificar padrões similares ao bóson de Higgs. Ainda assim, é mais fácil buscar o rosto de um amigo em um estádio esportivo com 100 mil pessoas do que buscar uma eventual partícula de Higgs entre as bilhões de colisões", afirma Luciano Ristori, físico do Fermilab e do Instituto Nacional de Física Nuclear (INFN) italiano.

Na próxima quarta-feira, físicos do Cern, o laboratório acelerador de partículas localizado na fronteira entre Suíça e França, devem anunciar seus próprios achados sobre a pesquisa da partícula. Se os físicos conseguirem confirmar a existência do bóson de Higgs, a última peça que falta no modelo padrão da física, o anúncio se tornará um dos avanços científicos mais importantes do século. "Nossas informações apontam fortemente para a existência do bóson de Higgs, mas precisamos dos resultados dos experimentos do Grande Colisor de Hádrons (LHC ou acelerador de partículas) na Europa para confirmar uma descoberta", declarou Rob Roser, porta-voz do laboratório nacional americano Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory), no estado americano de Illinois.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Bóson de Higgs,uma partícula-chave para a física fundame

Mensagem por hmma »

HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Bóson de Higgs,uma partícula-chave para a física fundame

Mensagem por visitante1 »

Pahh se estes gajos se ocupassem com coisas realmente importantes é que era...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”